Sertão Hoje

Sertão Hoje

INB emite nota de esclarecimento sobre suas atividades em Caetité e região

Terça / 29.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) encaminhou à Redação do Site Sertão Hoje uma nota de esclarecimento destinada à população sobre suas atividades no município de Caetité e região. Confira abaixo a nota na integra.

Mineração de urânio: compromisso com a segurança e a população

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB está presente em Caetité/BA muito antes do início das suas operações no município participando do dia a dia da população tanto através da geração de emprego e renda como através de programas sociais e de comunicação.

Ao longo dos anos tem buscado realizar suas atividades com o máximo de segurança, sempre melhorando processos de acordo com o desenvolvimento de novas técnicas como também devido à indicação de órgãos reguladores e fiscalizadores.

A INB entende que assuntos em torno da energia nuclear como a radiação, por exemplo, ainda são muito desconhecidos do público em geral e, por isso, busca esclarecer ao máximo suas atividades, realizando diversas ações como a manutenção de um centro de informações, o Espaço INB, na praça central do município baiano. É importante destacar que o urânio é um mineral com baixa radioatividade natural.

As atividades de mineração de urânio foram paralisadas entre 2014 e 2015 porque a Mina da Cachoeira se exauriu e foi necessário iniciar o processo de licenciamento para uma nova mina. Atualmente, a INB está aguardando a licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama para iniciar a lavra da Mina do Engenho.

Compromisso com os órgãos reguladores

A Unidade de Concentrado de Urânio (URA) da INB possui Autorização de Operação Permanente (AOP), concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN, em setembro de 2009. Desde então, a AOP vem sendo renovada regularmente, a cada 24 meses, sempre após a INB comprovar ao órgão licenciador o cumprimento das condicionantes impostas para a manutenção da autorização. A última renovação aconteceu em abril deste ano, através da Resolução CNEN Nº 241.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.