Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guajeru: agricultores e produtores rurais participaram de seminário sobre o cultivo intensivo da palma na última sexta (11)

Segunda / 14.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

O evento, organizado pela Prefeitura, SEBRAE, COOTRAF e Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 180 agricultores e produtores rurais de Guajeru e região.

O Engenheiro Agrônomo e consultor do SEBRAE, Paulo Suassuna, esteve em Guajeru, na última sexta-feira (11), para participar do Seminário sobre Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma (TCIP). O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 180 produtores rurais e agricultores familiares do município e da região, segundo divulgado pela Prefeitura.

Paulo Suassuna, que desde 1994 se dedica ao estudo da palma, desenvolveu um modelo tecnológico de produção, o TCIP, que tem como objetivo otimizar a produção, principalmente, em pequenas propriedades. “Esse modelo confere uma produtividade de 10 a 12 vezes maior que as obtidas com o sistema tradicional. Hoje no Brasil temos um problema fundiário muito grande porque a maioria das propriedades são formadas por pequenos módulos rurais de 10 hectares a baixo. O nosso grande desafio aqui é fazer com que uma propriedade rural, situada em plena região semiárida do Brasil, possa garantir a subsistência daquela família que tem como fonte de sobrevivência a palma, sobretudo quando cultivada no sistema intensivo”, explicou Suassuna.

O seminário foi dividido em dois momentos. A manhã foi dedicada ao conteúdo teórico e a tarde ficou reservada à atividade prática, na qual foram feitas demonstrações do manejo e plantio da palma forrageira e esclarecidas as dúvidas e questionamentos dos produtores. O prefeito Gil Rocha destacou a importância do seminário para os agricultores e produtores rurais do município, que têm no cultivo da palma uma importante fonte de alimento para o seu rebanho. “O nosso governo sempre estará empenhado e dedicado à nossa agricultura familiar, promovendo ações que fortaleçam o homem e a mulher do campo e prova disso é este Seminário que realizamos hoje e que contou com a presença do Agrônomo Paulo Suassuna, uma referência internacional no cultivo da palma”.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Guajeru, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) e a Câmara de Vereadores.

O seminário foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo e consultor do SEBRAE, Paulo Suassuna, que desde 1994 se dedica ao estudo da palma.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.