Sertão Hoje

Sertão Hoje

Conheça o Rotina Divertida, aplicativo para facilitar a vida de crianças e jovens com autismo

Quarta / 09.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Apesar de ser criado para ajudar as crianças autistas, o aplicativo serve para qualquer um que queira ajustar uma rotina diária. (Foto: Reprodução / Gazeta do Povo)

Desenvolvido por Marcelo Korjenioski e Altieres Herculano Bianchi de Queiroz, o aplicativo para Android Rotina Divertida já conta com 10 mil downloads. A ideia surgiu depois que o filho de Queiroz foi diagnosticado com o transtorno. “Meu filho foi identificado com autismo leve, mas começamos a fazer terapia porque havia muita dificuldade com relação à rotina, com tudo que fugia do habitual. Na clínica recomendaram uma rotina visual, com um cartaz onde colocaríamos as tarefas, pois vendo isso ficaria mais fácil para ele. Como mexíamos com tecnologia, resolvemos juntar tudo, até mesmo para facilitar não só para os pais, mas também para a criança”, explicou.

O aplicativo organiza as tarefas diárias e faz com que as crianças se sintam “cumprindo suas metas”. “A criança autista se sente à vontade com equipamentos eletrônicos, pois o cérebro do autista é sempre lógico, então tudo que falamos para uma criança é sempre ao pé da letra. Através do aplicativo ou equipamento é tudo sempre bem objetivo. As pessoas precisam entender bem como funciona a cabeça do autista, porque aí sim conseguem ter um relacionamento bom”, explicou Quieroz.

Korjenioski explica que “O autista [precisa] seguir uma rotina todos os dias. Todo esse processo do dia faz com que a criança se sinta segura. Através do aplicativo, criando uma agenda diária, a gente coloca tudo o que ele vai ter que fazer durante o dia, ele executa a rotina e marca que concluiu as fases, por isso se sente mais à vontade”, afirmou Korjenioski.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.