Sertão Hoje

Sertão Hoje

Deputado Luciano Ribeiro apresenta Moção pelo aniversário de Rio do Antônio

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O município de Rio do Antônio completou, no dia 27 de julho, 53 anos de emancipação político-administrativa

O deputado Luciano Ribeiro apresentou Moção de Congratulação pelo aniversário de emancipação política do Município de Rio do Antônio, que completou hoje, dia 27 de julho, 53 anos. ‘Parabéns a Rio do Antônio com votos de mais desenvolvimento a esta querida terra’, diz a nota encaminhada à Redação do Sertão Hoje. Rio do Antônio dista cerca de 717 quilômetros da capital Salvador, com população, em 2010, de 14.815 habitantes, segundo o IBGE. O município teve os primeiros habitantes no ano de 1874, na Fazenda do Senhor Bemardo José Dias, onde o mesmo com seus filhos construiu uma Capela em louvor a Nossa Senhora do Livramento, que atualmente é a Padroeira do Município. Formou-se um povoado e como situava-se próximo à Fazenda do nativo Antônio, e na referida fazenda, passava-se um rio, aí denominou-se o Povoado de Rio do Antônio.

Em ocasiões mais tarde passou-se a Vila de Rio do Antônio, com a administração pública e a jurisprudência, pertenceu ao Município vizinho de Caculé. E só concretizada a sua emancipação política e oficializada em 27 de julho de 1962, publicado no Diário Oficial do estado da Bahia em 1º de agosto do mesmo ano, na lei vigente n° 1759.

Na sua dimensão geográfica-política, o município compõe-se de um Distrito por nome Ibitira e um povoado por nome Umbaúba. A sua situação sócio/econômica tem como principais produtos agrícolas a mandioca, feijão, milho, algodão e cana-de-açúcar voltados à agricultura familiar. Também com pequenos rebanhos de aves, suínos, bovinos, equinos e caprinos. No comércio, em atacado e varejo, com destaque para casas comercias com mercadinhos, farmácias, restaurantes, padarias, hotéis, bares e similares. Na extensão do leito do rio, apresenta olarias no fabrico artesanal de tijolos e telhas e também de cerâmica, além de pequenos alambiques na fabricação de aguardente.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.