Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo Federal assume a BR-430, trecho entre Caetité e Igaporã

Quarta / 29.07.2015

Por Samuel Gonçalves

A federalização vinha sendo reivindicada pela Prefeita Rosana Cotrim (Igaporã), Prefeito Zé Barreira (Caetité) e pelo Deputado Federal José Rocha

Após as reivindicações e audiências do governo municipal junto ao Ministério dos Transportes o Governo Federal assumiu o trecho da BR-430. A federalização vinha sendo reivindicada pela Prefeita Rosana Cotrim (Igaporã), Prefeito Zé Barreira (Caetité) e pelo Deputado Federal José Rocha. O ato oficializando a transferência foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). O trecho da BR-430 interliga os municípios Caetité, Igaporã, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa, no sudoeste da Bahia com uma extensão de aproximadamente 150 km, até então sob responsabilidade do estado.

“Ficamos muito felizes com essa boa notícia. É a primeira etapa, agora iremos continuar acompanhando o processo no qual o próximo passo é a efetivação das obras de readequação da rodovia que são de extrema urgência. Na audiência que tivemos anteriormente com o ministro (dos Transportes) Antonio Carlos Rodrigues, ele nos prometeu empenho para realização das mesmas.” Afirmou a Prefeita Rosana Cotrim.

Essa via possui grande importância econômica e cultural, haja vista que possibilita o desenvolvimento da região, que atualmente recebe importantes investimentos no setor de geração de energias limpas como eólica e solar. Segundo dados atualizados o estado da Bahia já ocupa o segundo lugar na geração da energia pela força dos ventos, no qual essas cidades possuem importantes parques eólicos. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) o estado produz cerca de 463 megawatts médios. No âmbito cultural dentre inúmeras manifestações culturais é a principal via de acesso de romeiros ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, o qual recebe anualmente centenas de milhares de visitantes.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.