Sertão Hoje

Sertão Hoje

Serra do Ramalho: mulheres campesinas recebem kits de irrigação

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

As agricultoras receberam kits de irrigação que facilitam o trabalho e permitem que consigam ampliar a produção

Desde 28 de Julho de 1960 se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Agricultor. Esse profissional acorda cedo, carrega peso, encara o sol inclemente e ainda tem que conviver com os efeitos das estiagens para garantir o próprio sustento e produzir grande parte dos alimentos básicos que chegam aos pratos dos brasileiros. E o Dia do Agricultor deste ano foi especial para as integrantes da Associação das Mulheres Campesinas de Serra do Ramalho, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Elas comemoram uma sensível melhoria de vida devido ao apoio que têm recebido da Companhia. As agricultoras receberam kits de irrigação que facilitam o trabalho e permitem que consigam ampliar a produção.

 O recebimento dos kits de irrigação, aliado ao fato de elas terem passado a fazer parte do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), é responsável pela mudança na vida dessas agricultoras. O PAA é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com recursos do próprio MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa adquire alimentos produzidos por associações de agricultores familiares com dispensa de licitação.

 Os alimentos são repassados gratuitamente para pessoas ou famílias que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional ou para instituições que fazem com que esses alimentos cheguem a pessoas que necessitem, como entidades de assistência social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.