Sertão Hoje

Sertão Hoje

Operação Freio de Arrumação: PRF e MP-BA desarticulam associação criminosa que fraudava autuações de trânsito e pontuação em CNH

Sexta / 13.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação faz parte de uma operação nacional de combate à corrupção e cumpriu ao todo 126 mandados judiciais em 27 cidades de 11 estados. (Fotos: Divulgação / PRF e MP-BA)

Uma operação nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro deflagrada pelo Ministério Público (MP) nesta quinta-feira, dia 12, resultou em 38 prisões e na apreensão cerca de R$ 650 mil em dinheiro, de 11 mil litros de combustíveis clandestinos e de farta prova documental, equipamentos eletrônicos e armas de fogo. A ação cumpriu 126 mandados judiciais e aconteceu em 27 cidades de 11 estados além da Bahia: Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Confira no “leia mais” o resultado das operações nesses estados.

Na Bahia, a operação Freio de Arrumação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), combateu crimes cometidos por servidores públicos e particulares que realizavam diversas fraudes relacionadas a infrações de trânsito e pontuações em Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) em Salvador. A investigação realizada pelo MP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), identificou a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa que tinham como finalidade a suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de autuações por infrações de trânsito (multas); mudanças ilegais na categoria da CNH; e decisões de recursos administrativos e outros procedimentos irregulares. Um servidor público do Detran foi preso.

Os PRFs atuaram em conjunto no cumprimento dos 11 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de exibição de documentos públicos e 1 mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da capital baiana. Atuaram um total de 15 promotores de Justiça, 22 servidores do GAECO e 70 policiais rodoviários federais.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.