Sertão Hoje

Sertão Hoje

Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania para Belo Campo

Sexta / 16.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

"A estimativa era atender 7 mil pessoas, mas, por conta da grande procura, vamos aumentar para 10 mil", explica o coordenador Edvaldo Gomes. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

A população de Belo Campo, no Centro Sul baiano, acordou cedo na manhã desta quinta-feira (15), para aproveitar os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Até sexta-feira (16), os moradores do município vão poder contar com exames de oftalmologia com oferta de óculos, exames para cirurgia de catarata, mamografia, ultrassonografia, raio x, eletrocardiograma, além de aferição de pressão e medição de glicemia; emissão de RG, CPF e outros. Uma unidade móvel do SAC também está no município para emissão de carteiras de identidade. Nos dois dias de atendimento serão emitidas 500 carteiras de identidade. A próxima parada da feira será no município de Caetité, na próxima quinta-feira (22­).

A feira também atende quem precisa fazer cirurgias eletivas. A população passa por consulta com o cirurgião, que realiza o encaminhamento para cirurgias de hérnias, vesícula, além de histerectomia.  O município de Vitória da Conquista, que recebeu a Feira Cidadã no dia 31 de Julho, iniciou a ciclo de operações na quarta-feira (14). A estimativa é que 600 pacientes sejam operados nos próximos 30 dias no Hospital Geral de Vitória Conquista. As cirurgias de catarata serão realizadas no sábado (17) e domingo (18) no hospital municipal Vicente Vieira e os serviços de odontologia vão se estender até segunda-feira (19). "Nossa estimativa era atender 7 mil pessoas, mas, por conta da grande procura da população daqui da cidade e até mesmo de outros municípios principalmente para cirurgias de catarata e eletivas, vamos aumentar esse número para 10 mil", explica o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes.

Para o secretário de Saúde de Belo Campo, Fábio Maia, a iniciativa irá aliviar o atendimento de saúde do município que estava com uma grande necessidade na oferta de alguns serviços e exames. "A gente estava com uma demanda reprimida muito grande aqui no município e com essa Feira vamos conseguir dar um passo muito bom e zerar toda a parte de cirurgia oftalmológica e ultrassonografia".

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.