Sertão Hoje

Sertão Hoje

Vitória da Conquista: cães da CIPE Sudoeste são usados em cinoterapia com membros da APAE

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na cinoterapia, o cão é utilizado como co-terapeuta no processo de reabilitação de pessoas com déficit no desenvolvimento mental, cognitivo e/ou motor. (Fotos: CIPE Sudoeste)

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Vitória da Conquista, desenvolveram uma parceria para implantação do projeto piloto de cinoterapia entre as crianças e adolescente de até 14 anos da APAE. Segundo a Companhia, a cinoterapia consiste em abordagem terapêutica complementar, na qual se utiliza o cão como co-terapeuta no processo de Reabilitação (Habilitação) de pessoas com déficit no desenvolvimento mental, cognitivo e/ou motor.

O Comandante da CIPE Sudoeste, Major PM Edson Ramos Mascarenhas Júnior, o cinotécnico Capitão PM Guimarães e o Sub-tenente PM Washington participaram das atividades juntamente com os cães da companhia, além da ajuda da equipe multiprofissional da APAE. De acordo com a CIPE, a seleção dos cães usados na cinoterapia consiste em aptidões comportamentais relativas às necessidades do grupo atendido, sendo imprescindível para a consolidação das atividades na estimulação das funções motoras, socialização, autoestima e desenvolvimento cognitivo dos pacientes, principalmente no caso das crianças, que serão o público alvo em primeira instância na aprimoração do serviço.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.