Sertão Hoje

Sertão Hoje

VALEC realizou palestras sobre educação ambiental em quatro lotes da FIOL

Domingo / 09.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação atende ao PBA, que consiste num conjunto de programas com medidas para mitigar e compensar os impactos da FIOL, conforme exigência do IBAMA. (Foto: Pref. de Ilhéus)

Dos dias 4 a 7 de junho, a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. visitou quatro lotes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) para apresentar aos profissionais que atuam nos canteiros de obras e às comunidades que moram em regiões próximas à ferrovia, o que é a FIOL e a importância da preservação do meio ambiente.

A VALEC realizou as apresentações nos municípios baianos de Ilhéus (lote 1), Jequié (lote 2), Aiquara (lote 2), Contendas do Sincorá (lote 3), Caetité (lote 4) e Brumado (lote 4). De acordo com a VALEC, mais de 300 pessoas participaram dos encontros, que abordaram aspectos da FIOL como a localização, a estrutura, os objetivos gerais da ferrovia e a importância de se respeitar a faixa de domínio - faixa de terra com 40 metros para cada lado da ferrovia. Também foram discutidos temas relacionados à educação ambiental, como combate à caça e ao tráfico de animais silvestres, minimização de desmatamentos, importância das passagens de fauna, destinação correta de resíduos, prevenção de queimadas, atividades de salvamento de animais e a prevenção de atropelamentos.

Segundo a VALEC, a ação atende ao Plano Básico Ambiental (PBA), que consiste num conjunto de programas com medidas para mitigar e compensar os impactos da FIOL, conforme exigência do IBAMA. A partir da segunda-feira (11), a VALEC estará visitando outros quatro lotes da FIOL para dar continuidade às palestras.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.