Sertão Hoje

Sertão Hoje

Polícia Militar baiana ganha primeira tenente-coronel da história

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”.

Integrante da primeira turma de mulheres oficiais da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Fernanda Dantas, de 54 anos, médica, solteira e sem filhos é também a primeira mulher a alcançar a patente de Tenente-Coronel da PM-BA. Ana Fernanda, como também é chamada, ainda é especialista em pediatria, bacharel em Direito e mestranda em Administração Pública.

 “Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, lembra com satisfação. Hoje, a Oficial se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia.

De acordo com a nota divulgada pela PM-BA, o gosto pela instituição militar veio ao acompanhar a carreira de um tio emprestado que serviu ao Exército. Após se formar médica pela Universidade Federal da Bahia (UF-BA) aos 23 anos, seguiu os estudos e fez especialização em pediatria, à espera de concursos públicos em instituições militares, até finalmente alcançar a aprovação do ingresso de mulheres na PM. Aos 28 anos foi aprovada, ingressando na instituição aos 29. Atuava no extinto Hospital da Polícia Militar, que atendia integrantes e familiares. Cumpriu funções no Colégio da Polícia Militar, e em outros setores da PM, sempre em funções ligadas à saúde.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.