Sertão Hoje

Sertão Hoje

Audiência pública do MPF ouve comunidade para aprimorar educação básica em Tanhaçu

Quarta / 22.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A comunidade apresentou dificuldades e possíveis soluções para a melhoria da educação no município, cujo IDEB, caiu de 4.6 em 2015, para 4.3 em 2017. (Foto: Divulgação / MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou a ata da 1ª Audiência Pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município de Tanhaçu, realizada na última quarta-feira (15) em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Na ocasião, diretores de escolas, professores, alunos e seus familiares puderam apresentar as principais dificuldades e possíveis soluções para a melhoria da educação básica no município, cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), caiu de 4.6 em 2015, para 4.3 em 2017.

Uma das participantes, Maria Veranilda Costa Ferreira, que se apresentou como representante das crianças com necessidades especiais, relatou a situação dos estudantes que necessitam de atenção diferenciada dos professores. Em resposta, a secretária de Educação, Maria Rosária, salientou que o município possui psicóloga e psicopedagoga que atuam na inclusão e acompanhamento dos alunos especiais e que o município está oferecendo oficinas voltadas especificamente para a formação de professores. Sobre a nota do Ideb, Rosária afirmou que as melhorias realizadas pela atual gestão serão possivelmente refletidas na próxima avaliação, quando prevê que a nota do município será elevada, pois acredita que o processo educacional necessita de tempo de maturação até a obtenção de resultados favoráveis.

Outra questão importante, levantada pela coordenadora da Escola Municipal Jânio Quadros, Maria Arlinda Lima Figueiredo, foi a evasão escolar causada pela colheita de café em Minas Gerais que, segundo ela, leva crianças a se ausentarem das escolas nos meses de maio a junho para que seus pais possam trabalhar na colheita. O procurador considerou as dificuldades causadas pela necessidade econômica dos pais, mas informou que constituirá comissão com a finalidade de estudar o tema e propor soluções. Viana ressaltou que o analfabetismo também é um problema grave e que terá tratamento especial no programa MPEduc.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.