Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caculé: CAPS I realiza palestra sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quarta / 22.05.2019

Por Germano Afonso

O evento foi realizado no Cine Teatro Eng. Emmanuel Dória na última sexta-feira (17). (Fotos: Ascom Gov. de Caculé)

O Cine Teatro Eng. Emmanuel Dória recebeu, na última sexta-feira (17), uma palestra promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) com o tema: “Cuidar sim excluir nunca’’. De acordo com a assessoria de comunicação do governo de Caculé, a ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, e teve como objetivo “mostrar as mudanças na condução e tratamento em Saúde Mental, mas principalmente questionar as relações de exclusão social”.

Na palestra, o psicólogo Dr. Artur Marques abordou os antigos modelos de internação em manicômios que se baseavam mais em exclusão social do que reabilitação. Para representar a antiga realidade dos tratamentos psiquiátricos o grupo de teatro do CAPS I, “Força para Viver”, presenteou a platéia com uma marcante apresentação abordando o sofrimento dos portadores de transtorno mental nas instituições antigas, os manicômios.

Para finalizar a médica do CAPS I, Dra. Luana Cangussu, falou sobre a “Psicofobia: A sociedade contra o preconceito,” explicando sobre a discriminação e estigma sofrido por portadores de Doenças Mentais pela sociedade, e apresentou dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito da incidência de pacientes de saúde mental, aproximadamente 700 milhões em todo o mundo e em torno de 50 milhões só no Brasil.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.