Sertão Hoje

Sertão Hoje

Dom Basílio: Presidente suspende e depois encerra sessão após bate-boca entre Vereador e público presente

Quinta / 25.04.2019

Por Leonardo Oliva

Além da guarnição local da Polícia Militar, uma outra guarnição do PETO, da 46ª CIPM de Livramento, também compareceu ao local, mas nenhuma intervenção foi necessária.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Dom Basílio, João Marcos Oliveira (Marcão) optou por suspender e depois encerrar a sessão ordinária que estava sendo realizada nessa quinta-feira, dia 25. A decisão ocorreu após um bate-boca entre o Vereador Edy Frutas e algumas pessoas que estavam presentes no plenário. A sessão transcorria normalmente, com a aprovação da ata da sessão anterior e os vereadores Lôro e Juvenal fazendo uso da palavra, mas o clima começou a esquentar quando o vereador Zilmar Chaves pediu ao Presidente que explicasse porque desempatou a votação do projeto de abairramento, votando pela rejeição do mesmo, afirmando que o povo foi prejudicado. Em resposta, Marcão afirmou que deveria ter sido feita uma consulta popular antes de encaminhar o projeto para o legislativo e destacou que o próprio Vereador Zilmar Chaves, quando era presidente desempatou a votação que instituiu a Taxa de Iluminação Pública, votando a favor da mesma e que muitas pessoas também se sentiram prejudicadas naquele momento. Após um breve discussão entre os dois, a sessão foi retomada e a palavra franqueada aos vereadores Gonçalo e Chico da Ana.

Quando a palavra foi franqueada ao Vereador Edy Frutas, o mesmo acusou o prefeito de mandar funcionários públicos para participar da sessão e tentar pressionar os vereadores para aprovar os projetos de interesse do poder executivo. Disse que aquela ‘meia dúzia’ de pessoas presentes não representavam a população do município e que eram pessoas desocupadas e que deveriam estar em seus postos de trabalho. O público não reagiu bem às palavras do vereador e alguns mais exaltados iniciaram um bate-boca com o mesmo. Diante da confusão, o Presidente Marcão suspendeu a sessão, o bate-boca continuou e o Vereador Edy Frutas acabou se retirando do plenário. O Presidente ainda tentou retomar a sessão, mas como o clima permanecia quente, optou por encerra-la.

A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança no local, mas não chegou a adentrar o plenário porque a sessão foi encerrada antes e as pessoas já haviam se retirado do local. Além da guarnição local da Polícia Militar, uma outra guarnição do PETO, da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, também compareceu ao local, mas nenhuma intervenção foi necessária.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.