Sertão Hoje

Sertão Hoje

Municípios e Via Bahia discutem revisão da concessão da BR-116 e BR-324

Quinta / 04.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a União dos Municípios da Bahia, a renovação do contrato é um importante momento para ampliar os estudos técnicos. (Foto: Divulgação / UPB)

Uma reunião realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta quarta-feira (03), entre a concessionária Via Bahia e os municípios pelos quais passam os 680km de rodovias administrados pela empresa, discutiu a revisão quinquenal do contrato de concessão e adequações no projeto de execução do serviço nas BRs 324 e 116. O encontro resultou na criação de uma comissão que vai a Brasília cobrar do Ministério de Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a celeridade no processo de pactuação da renovação contrato.

O presidente da UPB, Eures Ribeiro, que já encaminhou ofício à ANTT e MI solicitando audiência sobre a questão, destacou que “a Marcha a Brasília é uma boa oportunidade de reunir os prefeitos dos 27 municípios que precisam do respaldo dos órgãos federais para destravar o processo de revisão do contrato. A manutenção das estradas é necessária e os municípios precisam ter acesso aos benefícios trazidos pela concessão”.

O diretor de relacionamento da Via Bahia, Carlos Bonini, afirmou aos prefeitos que a revisão vai permitir adaptar o projeto em execução e prevê investimentos de R$ 5,5 bilhões na duplicação de estradas, construção de vias marginais urbanas, instalação de passarelas, retornos operacionais e estudo de impacto ambiental, entre outras benfeitorias. “A nova leitura adequada à realidade dos municípios permite equilibrar e viabilizar a sustentabilidade do projeto”.

Segundo a UPB, a renovação do contrato é um importante momento para ampliar os estudos técnicos. “Além da qualidade da trafegabilidade, é preciso ter a devida observância da realidade dos municípios. Dar conhecimento aos prefeitos do projeto em execução no seu território”, ponderou Jerônimo Souza, prefeito de Irajuba. O prefeito Rogério Costa, de Santo Estevão, onde o trecho da via está em obra de duplicação, destacou que aproximação e o diálogo com a Via Bahia na revisão da concessão vai “antecipar os problemas e evitar transtornos futuros”.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.