Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bom Jesus da Lapa: Codevasf irá implantar sistema de abastecimento de água no projeto de irrigação Formoso

Segunda / 01.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os recursos são da União e foram destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. O prazo previsto para conclusão dos serviços é de 18 meses.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou ordem de serviço para execução dos serviços de implantação do sistema de abastecimento de água que atenderá com água tratada a população das Agrovilas 33 e 04 do projeto de irrigação Formoso, localizado em Bom Jesus da Lapa. A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório do Distrito de Irrigação Formoso.

De acordo com a superintendência, o sistema de abastecimento deverá beneficiar cerca de quatro mil pessoas, com investimentos de R$ 4,8 milhões. Os recursos são do Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. O prazo previsto para conclusão dos serviços é de 18 meses. Antes disso, com recursos da mesma origem, foram investidos R$ 470 mil para a elaboração de projeto básico de engenharia. Após levantamentos e estudos foram apresentadas alternativas de concepção e elaborado o projeto com maior viabilidade técnica e econômica para operação e manutenção pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto em Bom Jesus da Lapa.

A captação será realizada por meio de flutuante metálico no Rio Corrente, em local próximo às atuais captações feitas para a irrigação do perímetro público. A vazão bombeada deverá ser de 15,25 l/s, enquanto a potência do conjunto elevatório será de 5 cv. Serão 200 metros de adutora de água bruta até a estação de tratamento de água.  A implantação da estação de tratamento de água convencional, pré-fabricada, terá etapa única. A capacidade de tratamento será de 16 l/s. A estação contará com casa de química, misturador rápido, floculador, decantador, filtros, tanque de contato e reservatório de reúso. Os efluentes gerados na lavagem das unidades da estação serão direcionados para um reservatório de aproveitamento. O lodo desidratado deverá ser descartado em aterro sanitário.
 

A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório do Distrito de Irrigação Formoso.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.