Sertão Hoje

Sertão Hoje

MPF e MP-BA firmam parceria com Prefeitura de Tanhaçu para melhorar educação básica no município

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o MPF, a escolha de Tanhaçu se deu pelo rebaixamento da nota média do IDEB. O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017. (Foto: Divulgação / MPF)

O Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista, com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), firmou parceria com a Prefeitura de Tanhaçu para implementação do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município, visando identificar necessidades para aprimorar a educação básica para a comunidade, contando com o envolvimento dos membros dos MPs, gestores públicos e cidadãos. Todas as escolas de ensino básico, estaduais e municipais serão contempladas pelo projeto.

Durante a reunião, os MPs explicaram que, nessa fase do projeto, a intenção é buscar uma parceria para o diagnóstico dos problemas e para a obtenção de soluções. O Procurador da República André Sampaio Viana falou sobre as fases de execução do MPEduc. O Promotor de Justiça Tarcísio Robslei França enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os Ministérios Públicos e a comunidade envolvida. O prefeito de Tanhaçu, Jorge Teixeira, e a Secretária de Educação, Maria Rosária, comprometeram-se em apoiar o projeto, disponibilizando terminais de acesso à internet para que os diretores e professores escolares, bem como os presidentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho do Fundeb respondam os questionários. Os gestores garantiram, também, viabilizar a divulgação do programa por meio de cartazes, rádio e outros veículos de grande alcance. A reunião contou ainda com a presença do procurador jurídico do município, Bruno Mascarenhas de Souza.

Segundo o MPF, a escolha de Tanhaçu se deu pelo rebaixamento da nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017.  Uma audiência pública será realizada em Tanhaçu, prevista para o início de maio, com o intuito de ouvir educadores, pais e gestores sobre as dificuldades enfrentadas na educação no município.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ATA DA REUNIÃO.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.