Sertão Hoje

Sertão Hoje

Sesab alerta para o risco de doenças imunopreveníveis no Carnaval

Quinta / 28.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria recomenda que a população esteja sempre atenta ao surgimento de sintomas e procure uma unidade de saúde. (Foto: Ascom Sesab)

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), emitiu um comunicado, nesta terça-feira (27), em seu site oficial (saude.ba.gov.br), alertando sobre os riscos de ocorrência de doenças imunopreveníveis (sarampo, rubéola, influenza, meningite, coqueluche, entre outras) durante o período de Carnaval. A Secretaria recomenda que a população esteja sempre atenta ao surgimento de sintomas e procure uma unidade de saúde.

Segundo a Divep, como medidas preventivas, é recomendável a lavagem das mãos diversas vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; e manter os ambientes bem ventilados.  Deve-se também evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.