Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Ceraíma é o primeiro projeto de irrigação da Codevasf no Médio São Francisco baiano com titulação quitada em 100% dos lotes

Quinta / 07.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Com aproximadamente 415 hectares irrigáveis, o Projeto Público de Irrigação Ceraíma é formado por 112 lotes de agricultores familiares e 16 usuários externos.

O Projeto Público de Irrigação Ceraíma, em Guanambi (BA), tornou-se o primeiro projeto implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, com a titulação quitada de 100% dos lotes agrícolas.

Segundo a Codevasf, em fevereiro de 2017, foi iniciada a campanha que oferece descontos para a liquidação de dívidas de titulação de lote e tarifa d'água (K1) a agricultores de projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf. O desconto, que chega a até 95% da dívida, varia de acordo com valor da dívida, data da escritura e tamanho do lote. "Após a edição da lei, Decreto 8.929/2017 e Resolução 99/2017 da Codevasf, iniciou-se o trabalho de divulgação junto aos projetos irrigados. Tendo em vista a grande oportunidade, a procura dos irrigantes para liquidação dos débitos foi grande", conta Marcelo Queiroga, gerente de Administração da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

"Comemoramos o feito dos produtores de Ceraíma e esperamos que os irrigantes dos outros projetos sigam o exemplo. Em Ceraíma, por exemplo, apenas 11 lotes titulados não possuíam dívidas referentes à titulação do lote. A dívida somava cerca de R$ 909.692,04 e o desconto concedido para os lotes de Ceraíma foi de 95%. Assim, o valor final pago foi de R$ 46.369,14", completa Marcelo Queiroga.
 

Inicialmente, a produção era destinada a culturas de ciclo curto. Nos anos 90, os produtores passaram a priorizar a fruticultura irrigada, focando principalmente na bananicultura.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.