Sertão Hoje

Sertão Hoje

Audiência Pública que vai discutir Projeto de Lei do deputado Luciano Ribeiro para pagamento de advogados dativos é aprovada

Quinta / 20.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O projeto assegura honorários a advogado dativo no Estado da Bahia.

Durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Ribeiro e os membros do colegiado aprovaram a sugestão de audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei, de autoria do parlamentar, que assegura honorários a advogado dativo no Estado da Bahia.

Jairo Magalhães se reúne com a Liga Desportiva Guanambiense e garante apoio ao Campeonato Municipal de Futebol

Quinta / 20.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Ao lado do presidente da Liga, Isaías Alves, o prefeito ouviu as demandas dos desportistas e reafirmou o seu compromisso em continuar ajudando o esporte amador na cidade.

O prefeito Jairo Magalhães se reuniu com representantes de 14 clubes amadores na sede da Liga Desportiva Guanambiense (LDG), localizada nas dependências do Estádio Municipal 02 de Julho. Ao lado do presidente da Liga, Isaías Alves, o prefeito ouviu as demandas dos desportistas e reafirmou o seu compromisso em continuar ajudando o esporte amador na cidade. Jairo vai firmar convênio para o repasse de recursos, na ordem de R$ 30 mil, que serão destinados a organização do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2017. O prefeito ainda garantiu um incentivo para os clubes, subsidiando a inscrição das agremiações no campeonato. “O compromisso é de continuar com a manutenção do trabalho de base com as crianças e juventude, para a formação de novos talentos e o mais importante, formar cidadãos e cultivar valores através do esporte. Por isso, reafirmo o meu apoio e incentivo aos desportistas e a LDG”, salientou o gestor. Segundo o presidente da LDG, o campeonato deste ano deverá iniciar ainda neste primeiro semestre, com reunião arbitral a ser marcada para os próximos dias. “Agradeço ao prefeito Jairo pelo apoio e incentivo a todos os clubes aqui representados. Com certeza, esse será um dos grandes campeonatos já realizados”, destaca Isaías. “Com diversos campos de várzea recuperados, novas quadras reformadas e outras a serem inauguradas nos próximos meses, dois novos miniginásios entregues recentemente, a reforma total do Estádio Municipal com a troca do gramado, o convênio firmado com a Uneb para o fomento do esporte e agora a parceria com a LDG, seguiremos apoiando a fortalecendo o esporte em nossa cidade”, finalizou Jairo.

Guanambi: Vice-prefeito Hugo Costa discute parcerias com o SEBRAE

Quinta / 20.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram na pauta do encontro ações e diretrizes para formular parcerias em prol do desenvolvimento econômico do município.

Na última terça-feira (18), o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Planejamento de Guanambi, Hugo Costa, esteve reunido com representantes do SEBRAE. Estiveram na pauta do encontro ações e diretrizes para formular parcerias em prol do desenvolvimento econômico do município. Hugo ressaltou a linha de atuação do prefeito Jairo Magalhães na busca de projetos e programas para geração de emprego e renda, na qual o SEBRAE é um parceiro histórico. Estiveram presentes na reunião o secretário de Administração Walguimar Cotrim, a consultora do Sebrae Claudete Lélis, o analista IUR10 Ridson Sales, assessora do secretário Rayanny Moreira e o coordenador da Sala do Empreendedor Paulo Ricardo.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 22/04

Quinta / 20.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 22/04, das 07h30 às 13h30, no bairro Novo Brumado, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Centenário; Faz. Tocadas; Rua Ana Angélica Gama; Rua Aurélio Gama; Rua Cleobulo M. Leite. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Dom Basílio: Reunião entre SINDSERVDB e gestores públicos inicia discussões sobre a elaboração dos Planos de Carreira

Quinta / 20.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Houve pronunciamentos de todos os presentes e alguns aspectos iniciais dos dois lados já foram apresentados.

Na manhã da última terça-feira (18), em Dom Basílio, aconteceu a primeira reunião entre poder executivo, poder legislativo, servidores públicos e SINDSERVDBV, no espaço do antigo Clube Social. A finalidade do encontro foi dá inicio as discussões para revisão do Estatuto do Servidor Público de Dom Basílio, Criação dos Planos de Carreiras de todos os servidores públicos municipais e Revisão do Plano de Carreiras dos profissionais de Educação de Dom Basílio. A reunião foi programada em conjunto e contou com a presença do prefeito Roberval Meira, presidente da Câmara de Vereadores Zilmar Chaves, vereador Ney da Van, secretário de Administração Gelson Caires, secretário de Saúde Valmor Félix, secretário de Educação Antonio Lima, representante da FESEMPRE Cézar Nolasco, diretoria do SINDSERVDB e servidores públicos municipais eleitos em assembleia.

O presidente do SINDSERVDB, Cézar Carmo, enfatizou a importância histórica da reunião e enalteceu a atitude do prefeito no cumprimento de seus compromissos de campanha com a classe de servidores. Solicitou as autoridades presentes rigor e compromisso com as negociações de forma a transformar em leis os anseios da classe, da administração pública e, por conseguinte, de toda a população do município. O prefeito fez uma explanação da situação difícil que encontrou a administração pública municipal, declarou estar aberto ao diálogo com a classe e solicitou a criação de comissões para efetivar as negociações de forma que o equilíbrio seja alcançado entre gestor e servidor. O presidente da Câmara Zilmar Chaves colocou o legislativo a disposição das negociações e salientou que o entendimento culmine na criação e aprovação de leis que favoreçam todo o município.

Houve pronunciamentos de todos os presentes e alguns aspectos iniciais dos dois lados já foram apresentados. A gestão pública, por parte do Poder Executivo, nomeou os integrantes de sua comissão para participarem ativamente das negociações. A saber: Roberval Meira – Prefeito Municipal; Dr. Rodrigo – Assessor Jurídico; Gelson Caires – Secretário de Administração; Valmor Félix – Secretário de Saúde; Antonio Lima – Secretário de Educação. O SINDSERVDB, representando a diretoria, indicou os seguintes nomes para a mesa: Cézar Carmo – Presidente; Cézar Nolasco – FESEMPRE; Dr. Kléber Dias – Assessor Jurídico; Rosânia Costa – Secretária Geral. Representando os servidores da Educação estão: Marly Caires – Professora; Rosa Silva – Professora; José Júnior – Professor; Dimas Emanoel – Secretário Escolar. Representação dos servidores da Saúde: Marcel Caetano – Cirurgião Dentista; Regina Coqueiro – Enfermeira; Sueli Santos – Agente Comunitária de Saúde; Maria Soares – Técnica em enfermagem.

A Câmara de vereadores, na pessoa de seu presidente, ficou de nomear sua comissão e encaminhar os nomes posteriormente. A pedido da gestão pública e do SINDSERVDB, serão também nomeados representantes dos servidores dos outros setores da administração pública, de forma a que todos tenham suas carreiras incluídas nas leis. Os contatos já estão sendo mantidos neste sentido. No final da reunião ficou agendada nova reunião, na sede da Prefeitura Municipal, na próxima sexta-feira (28), às 15h, para iniciar de fato a construção dos planos.

Tanhaçu: Coelba comunica Desligamento Programado dia 22/04

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 22/04, das 10h às 16h, na zona rural de Tanhaçu. Serão atingidos os seguintes locais: Pov. Lagoa Velha. O desligamento será necessário  para que os técnicos da  empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Diretor da OAB elogia atuação do deputado Luciano Ribeiro em defesa das comarcas do interior da Bahia

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O parlamentar é advogado de formação e tem importantes ações no mandato pela melhoria do judiciário do Estado.

O deputado Luciano Ribeiro (DEM) participou de reunião entre o poder legislativo e a OAB, realizada em 18 de abril, com o objetivo de discutir sobre a ameaça do fechamento de comarcas no interior da Bahia. O parlamentar, que é advogado de formação e tem importantes ações no mandato pela melhoria do judiciário do Estado, apoiou essa parceria a fim de que a comunidade não perca serviços essenciais em seus municípios. O diretor da OAB, Dr. Luiz Viana, elogiou a atuação do colega advogado Luciano Ribeiro no parlamento. “Ele está sempre na defesa do cidadão e da categoria dos advogados e da OAB, grande parceiro, se solidariza às nossas causas e nos traz novas idéias”, enfatizou Luiz Viana. O deputado Luciano Ribeiro reafirma que seu mandato é uma luta pela melhoria da vida dos baianos. “O Pacto que firmamos aqui deve envolver também a governadoria e o Tribunal de Justiça. E vamos buscar, através do diálogo, este envolvimento e tentaremos buscar a melhor solução. Justiça é um direito, e vamos lutar pela melhor justiça aos baianos”, enfatizou o deputado.

Brumado: CRAS Esther Trindade comemorou a Páscoa com momento de reflexão

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, as crianças e adolescentes fizeram uma apresentação através da qual falaram sobre perdão, solidariedade, respeito, gratidão e, acima de tudo, amor.

Em celebração à Páscoa, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) de Brumado, por intermédio do CRAS Esther Trindade Serra, situado no bairro Baraúnas, promoveu um momento de reflexão com os grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), composto por crianças, adolescentes e idosos. Na oportunidade, as crianças e adolescentes fizeram uma apresentação através da qual falaram sobre perdão, solidariedade, respeito, gratidão e, acima de tudo, amor. Estivem presentes na celebração a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, as coordenadoras da Proteção Básica e da Proteção Especial e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Ao final, foi servido um almoço aos presentes e distribuídos os ovos de chocolate confeccionados pelos adolescentes sob a supervisão da equipe da unidade.

Ao final, foi servido um almoço aos presentes e distribuídos os ovos de chocolate confeccionados pelos adolescentes.

Secretaria de Agricultura de Guanambi promove plantio de árvores no aterro sanitário

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

A secretaria promoveu o plantio de árvores no aterro sanitário para promover o equilíbrio ambiental do local.

No intuito de construir uma cidade sustentável, a Secretaria de Agricultura de Guanambi tem focado ações para promover a preservação do Meio Ambiente. Nesse contexto, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Conselho Municipal do Meio Ambiente, promoveu o plantio de árvores no aterro sanitário para promover o equilíbrio ambiental do local. “Estamos focados na questão ambiental já que o prefeito Jairo Magalhães tem estas ações como prioridade, atendendo uma demanda e uma necessidade em todo o mundo”, disse o secretário de Agricultura, Hélio Pereira (Lelé). Estiveram presentes o secretário de Infraestrutura Marcio Luiz, vereador Fabrício Lopes, técnicos e parceiros da gestão.

Brumado: Cras Irmã Dulce celebra Páscoa com grupos do Serviço de Convivência de idosos e adolescentes

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

A programação dos eventos proporcionou momentos de discussão e reflexão sobre o tema: “O verdadeiro sentido da Páscoa”.

Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) de Brumado, por intermédio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Dulce, localizado no Bairro São Félix, promoveu as comemorações da Páscoa. Participaram do momento de celebração os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de idosos e adolescentes. Na manhã do último dia 12, o grupo “Idade da Sabedoria” foi recepcionado com um almoço. Estiveram presentes a secretária interina de Desenvolvimento Social, Maria Nicéia, e das coordenadoras da Proteção Social Básica, Magaly Rodrigues, e da Proteção Social Especial, Bianca Meira. Já a confraternização com os grupos “Jovens de Atitude” e “Os Mensageiros” ocorreu na tarde do último dia 13, com a entrega dos ovos de Páscoa por eles confeccionados. A programação dos eventos proporcionou momentos de discussão e reflexão sobre o tema: “O verdadeiro sentido da Páscoa”. Através de uma roda de conversa, os participantes falaram sobre suas crenças e o respeito às religiões.

Guajeru: Prefeito Gil Rocha vai a Brasília cobrar mais agilidade ao Ministério da Integração Nacional

Quarta / 19.04.2017

Por Leonardo Oliva

Gil Rocha destacou que a luta é antiga e que agora, quando a solução se aproxima, muitos querem assumir a 'paternidade' (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Durante a Audiência Pública realizada pela Câmara de Guajeru, na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Gil Rocha afirmou que esteve em Salvador na última segunda-feira, oportunidade em que solicitou ao Secretário Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Dr. Cássio Ramos Peixoto, para que também interceda junto ao Ministério da Integração Nacional para agilizar a licitação, contratação e execução da adutora que liga o Açude de Truvisco à Barragem de Lagoa da Horta. Gil Rocha informou ainda que já programou uma viagem a Brasília, onde pretende, ao lado dos deputados que representam o município, reforçar o pedido de agilidade ao Ministério da Integração. O prefeito aproveitou para elogiar a postura dos vereadores de Rio do Antônio e Guajeru, que se mobilizaram e realizaram audiências públicas para chamar atenção para o problema, enfatizando que a população precisa ser mais participativa na busca pelos benefícios, não podendo deixar somente a cargo do poder público municipal reivindicar os benefícios. Gil Rocha destacou ainda que esta luta é antiga e que agora, quando a solução se aproxima, muitos querem assumir a 'paternidade' da mesma. Neste sentido, ele aproveitou para registrar que em 2013, o então governador Jaques Wagner foi o responsável pela construção da adutora de Lagoa da Horta (Rio do Antônio) para Guajeru. 'Esta adutora solucionou provisoriamente o problema. Agora, estamos em busca da segunda parte deste projeto, que é a adutora ligando o Açude de Truvisco à barragem de Lagoa da Horta, que representa um investimento de mais de R$ 11 milhões e será a solução definitiva', afirmou Gil Rocha.

André Berkovitz, presidente da Câmara de Rio do Antônio, defende descarga imediata em Truvisco para abastecer Lagoa da Horta

Quarta / 19.04.2017

Por Leonardo Oliva

'Truvisco está com um volume em que deve ser priorizado o consumo humano e animal. É preciso fazer cumprir as leis', afirmou Berkovitz (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Durante a audiência pública, realizada na manhã desta quarta-feira (19), em Guajeru, o Presidente da Câmara de Rio do Antônio, Vereador André Berkovitz foi bastante enfático ao afirmar que, caso não se chegue a uma solução para o problema na reunião marcada para o dia 04/05, a ideia é recorrer ao Ministério Público e buscar uma solução na justiça. 'Não podemos permitir que esta situação se prolongue. Caculé e Licínio de Almeida com água em abundância, inclusive para irrigação de pastos e plantações e as populações de Rio do Antônio e Guajeru sofrendo com a falta d'água', afirmou Berkovitz. A reunião mencionada pelo Vereador vai ocorrer no dia 04/05, na Câmara de Rio do Antônio e vai contar com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), INEMA, EMBASA, DNOCS, Comitê da Bacia do Rio de Contas e dos municípios banhados pelo Rio do Antônio. O Presidente do legislativo de Rio Antônio destacou ainda que a adutora não soluciona 100% do problema, enfatizando que os ribeirinhos continuarão prejudicados. Segundo ele, o Açude de Truvisco que deveria servir para perenizar o Rio do Antônio, na prática acabou com o manancial. Ele defendeu ainda que, em razão das recentes chuvas e para aproveitar a existência de água na calha do rio, deveria ser feito uma descarga agora no Açude de Truvisco para que a água chega até a barragem de Lagoa da Horta sem muito desperdício. 'Truvisco está com um volume em que não se pode mais usar água para irrigação, devendo ser priorizado o consumo humano e a dessedentação animal. É preciso fazer cumprir as leis', afirmou Berkovitz.

Governo de Caetité realiza Páscoa da Alegria do Serviço de Convivência

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Foram dois dias de muita alegria para as crianças e adolescentes do Serviço.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS, realizou nos dias 18 e 19 de abril, a Páscoa da Alegria para cerca de 220 crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na ocasião foram realizadas atividades como: gincanas, danças, músicas temáticas, brincadeiras, além da presença do Coelho da Páscoa. “Esses são momentos importantes para mostramos, através de brincadeiras, o verdadeiro sentido dessa data, que é a ressureição de Jesus Cristo”, informou Cátia Virgínia, secretária de Desenvolvimento Social.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Na ocasião foram realizadas atividades como: gincanas, danças, músicas temáticas, brincadeiras, além da presença do Coelho da Páscoa.

Câmara de Guajeru realizou audiência pública para discutir crise hídrica e seus impactos econômicos e sociais

Quarta / 19.04.2017

Por Leonardo Oliva

O evento contou com as presenças de todos os vereadores, do prefeito Gil Rocha, Vereadores de Rio do Antônio e população em geral (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

A Câmara de Vereadores de Guajeru realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma audiência pública para discutir a crise hídrica enfrentada pelas populações dos municípios de Guajeru e Rio do Antônio. O evento foi realizado no plenário do legislativo municipal, a partir das 09h, e contou com as presenças da presidente Eliene Rodrigues e todos os vereadores que integram o legislativo guajeruense, do prefeito Gil Rocha, do Presidente André Berkovitz e Vereadores Tõe Coutinho e Nelsão da Câmara de Rio do Antônio, bem como de diversas pessoas da comunidade local. Na oportunidade, o Professor Antônio Lima fez uma detalhada exposição sobre as causas da crise hídrica, com destaque para os baixos índices pluviométricos, captações para irrigação e assoreamento da calha do Rio do Antônio. Ele também destacou os impactos econômicos e sociais que a falta d'água tem causado nos dois municípios, sendo as principais: diminuição da produção de cana e fabricação de aguardente, redução da área plantada de hortaliças, êxodo rural e desemprego. Ao final da Audiência Pública, foram aprovadas seis propostas que serão levadas para a reunião que será realizada em Rio do Antônio, no dia 04/05, com a participação da Agência Nacional de Águas (ANA), INEMA, EMBASA, DNOCS, Comitê da Bacia do Rio de Contas e representantes dos municípios banhados pelo Rio do Antônio. Foram aprovadas as seguintes propostas: maior celeridade no processo de licitação, contratação e execução da adutora de Truvisco para Lagoa da Horta, reestruturação da comissão de monitoramento do Açude Truvisco e Lagoa da Horta, assegurar volume de água da barragem de Lagoa da Horta garantindo o abastecimento das populações de Rio do Antônio e Guajeru, recuperação do registro do Açude Federal Truvisco, recuperação da válvula dispersora do Açude Truvisco e, caso nenhuma solução seja adotada na citada reunião, representar ao Ministério Público Estadual e Federal para buscar judicialmente uma solução para a questão.

Na oportunidade, o Professor Antônio Lima fez uma detalhada exposição sobre as causas da crise hídrica, impactos econômicos e sociais (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Brumado: Escola Armida Maria Azevedo realiza atividades de prevenção contra dengue

Quarta / 19.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ação foram ministradas palestras, realizadas brincadeiras e transmitidos vídeos para atrair as crianças para a importância do tema.

Em parceria com a equipe da USF Ivaneide das Neves Santos Teixeira, em Brumado, a Escola Municipal Armida Maria Azevedo realizou uma série de atividades durante a última semana para transmitir aos alunos conhecimentos sobre medidas de prevenção contra a dengue. Na ação foram ministradas palestras, realizadas brincadeiras e transmitidos vídeos para atrair as crianças para a importância do tema. A diretora da unidade escolar enfatizou que a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e mobilização de toda a comunidade através da adoção de medidas simples. Além disso, o apoio das crianças é fundamental para interrupção do ciclo de transmissão e contaminação da doença. A direção agradeceu a equipe escolar e a equipe da USF pelo empenho e dedicação de todos.