Sertão Hoje

Sertão Hoje

Eleições 2020: 95 municípios poderão realizar segundo turno

Segunda / 28.09.2020

Por Felipe Moura, Lincoln Freitas e Luciana Bueno

Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, os prefeitos e vice são eleitos em 1º turno. Ganha aquele que tiver o maior número de votos. (Foto: Roberto Jayme / TSE)

Noventa e cinco municípios do país com mais de 200 mil eleitores podem ter de promover um segundo turno de votação para escolher os prefeitos e vice-prefeitos nas Eleições Municipais de 2020. É o que aponta o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).  Segundo a Constituição, nos municípios com menos de 200 mil eleitores, os prefeitos e vice-prefeitos são eleitos em primeiro turno. Ganha aquele que tiver o maior número de votos.

Já nas cidades que têm mais de 200 mil eleitores, o candidato não precisa apenas ter mais votos do que os seus concorrentes. É necessário obter a maioria dos votos válidos — os votos válidos são aqueles que excluem os votos em branco e os votos nulos. Se ninguém alcançar essa marca no primeiro turno, os dois mais votados vão para a disputa em segundo turno.

Entre as capitais, 25 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter de realizar um segundo turno, de acordo com o TSE. As exceções são Brasília — em que não há pleito — e Palmas, no Tocantins, que não tem a quantidade mínima de eleitores para realizar um segundo turno. Os moradores da capital tocantinense vão eleger os responsáveis pelo município já no primeiro turno. Se seguir a tendência das últimas eleições municipais, o número de cidades que vão precisar promover o segundo turno deve crescer este ano. Em 2012, 50 municípios tiveram segundo turno. Já em 2016, foram 55.

Para Gianpaolo Melo, advogado, a realização de um segundo turno é vantajosa sob vários aspectos. Entre eles, o maior tempo para o debate da sociedade em torno dos projetos de cada candidato. “O segundo turno das eleições é útil por duas razões: dar oportunidade para conhecer melhor as propostas dos candidatos e forçar o entendimento entre as várias facções políticas. O segundo turno é o momento ideal para se discutir os problemas que a próxima administração terá que enfrentar e as possíveis soluções”, avalia.

Em julho, o Congresso Nacional promulgou a emenda que adiou as Eleições Municipais deste ano. Antes previstas para outubro, as votações em primeiro e segundo turnos ficaram para 15 e 29 de novembro, respectivamente. O motivo é a pandemia da Covid-19.  Vale lembrar que o TSE decidiu ampliar o horário de votação das Eleições Municipais deste ano em uma hora. Os eleitores vão poder ir às urnas escolher os seus representantes das 7h às 17h. No entanto, entre o início da votação e 10h, o horário será preferencial para as pessoas com mais de 60 anos.

Fonte: Brasil 61.

(Arte: Brasil 61)

PMs doam marmitex para famílias carentes em Vitória da Conquista

Segunda / 28.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação contou com PMs do GOC e da CIPE Sudoeste e da Dona Marlene, moradora do bairro Henriqueta Plates. (Fotos: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na manhã do último domingo (27), por volta das 11h, policiais militares do Grupamento de Operações com Cães (GOC) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, juntamente com Dona Marlene, moradora do bairro Henriqueta Plates, doaram 60 marmitexs para pessoas carentes da Comunidade do bairro Borracha Queimada, em Vitória da Conquista. O cadastramento das famílias beneficiadas foi realizado pela guarnição da CIPE Sudoeste, que, em nota, explica que “esta ação ajuda a cumprir dois Objetivos Estratégicos da Corporação, o Fortalecimento da imagem institucional e a Ampliação da responsabilidade social e o respeito aos direitos humanos”.

Eleições 2020: Total de candidaturas bate recorde neste ano, com mais de 542 mil inscritos

Segunda / 28.09.2020

Por Paulo Oliveira, Ana Lustosa e Luciana Bueno

Em 2016, o TSE havia recebido 496.927 solicitações de candidaturas, sendo que 5,62% foram rejeitadas pelo tribunal. (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

O número de candidatos inscritos nas eleições municipais deste ano bateu recorde, com 542.352 pedidos de registros, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, esse quantitativo deve sofrer alguma alteração, pois as solicitações ainda precisam ser aprovadas pela corte. Em 2016, o TSE havia recebido 496.927 solicitações de candidaturas, sendo que 5,62% foram rejeitadas pelo tribunal.

Desde o último domingo (27), os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador já podem iniciar as suas campanhas. Além disso, essa vai ser a segunda eleição municipal em que é vedada a doação de empresas aos candidatos. Para o cientista político Nauê Bernardo, ao poucos, essa proibição pode se tornar uma oportunidade para que mais pessoas possam ingressar na política. “Nós teremos a oportunidade de ver uma mudança na forma de fazer campanha política e que possa abrir espaço para as pessoas com menos posses”, explica.

Do total de registros de candidaturas, 33,1% são do gênero feminino. O percentual contradiz com o fato de que as mulheres, segundo o TSE, correspondem a 52,49% dos eleitores no país. Essa será a primeira eleição municipal em que os partidos políticos são obrigados a repassar 30% dos recursos provenientes do Fundo Eleitoral a candidaturas femininas. A advogada eleitoral, Carla Rodrigues, acredita que a implementação da regra possibilitará uma renovação do quadro político nos municípios brasileiros. “Acredito que teremos uma grande renovação e candidaturas femininas viáveis, o que vai possibilitar o número de mulheres eleitas nas mais de cinco mil câmaras de vereadores do país”, diz.

A maior quantidade de solicitações de candidaturas nas eleições foi para o cargo de vereador (504.217), seguido pelos cargos de prefeitos e vice-prefeitos, com pouco mais de 19 mil pedidos de registros cada. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Social Democrático (PSD), o Partido Progressista (PP), o Democratas (DEM) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foram os partidos com o maior número de solicitações de candidaturas.

Fonte: Brasil 61.

MDB, PSD, PP, DEM e PSDB foram os partidos com o maior número de solicitações de candidaturas. (Imagem: Brasil 61)

Incêndio em Barra tem parte crítica controlada e 2 focos ativos

Segunda / 28.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

O combate está sendo feito nesses pontos para evitar que fogo se alastre. A tendência é de que as chamas sejam totalmente controladas nesta semana. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Após 13 dias, a parte crítica do incêndio que atingiu o município de Barra, no oeste da Bahia, já é considerada sob controle por bombeiros e brigadistas que estão no local. Ainda existem 2 focos ativos, um próximo à margem do Rio São Francisco e outro no distrito de Igarité, ambos na zona rural. O combate está sendo feito preferencialmente nesses pontos, para evitar que fogo se alastre mais uma vez. Durante o sábado (26) e o domingo (27), o município não registrou novos focos de incêndio. Ainda de acordo com as equipes no local, a tendência é de que as chamas sejam totalmente controladas nesta semana.

O incêndio atingiu seis comunidades da zona rural de Barra e, na última quarta-feira (23), chegou às casas dos moradores. Segundo os bombeiros, a área atingida pelas chamas passa dos 1.500 hectares, mas os dados não foram atualizados nesta segunda. Uma perícia feita no local onde o fogo começou, na comunidade de Porto Novo, mostra que o incêndio pode ter começado a partir de uma queima para renovação de pastagens, e perdeu o controle. Os especialistas ambientais acreditam que mais de 90% dos incêndios em vegetação começam a partir da ação humana, principalmente pra limpeza de área por agricultores.

Fonte: G1 Bahia.

O incêndio atingiu seis comunidades da zona rural de Barra e, na última quarta-feira (23), chegou às casas dos moradores. (Foto: TV Sudoeste)

Operação conjunta da PM-BA localiza roça de maconha e prende 3 suspeitos em Mucugê

Segunda / 28.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

A operação contou com PMs da CIPE Chapada, da Rondesp Chapada e da 42ª CIPM. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Na tarde da última sexta-feira (25), policiais militares da CIPE Chapada, da Rondesp Chapada e da 42ª CIPM realizaram uma ação conjunta para erradicar uma roça de maconha na zona rural do município de Mucugê, localizado na região da Chapada Diamantina.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), uma denúncia anônima informou que a plantação estava localizada no Povoado de Aleixo. As guarnições se dirigiram ao local, onde prenderam um indivíduo, em flagrante, que indicou aos policiais uma casa estava sendo utilizada por ele e seus comparsas para armazenar e vender a droga. Os PMs foram ao imóvel, situado no Povoado de Santo Antônio, onde prenderam, também em flagrante, outro indivíduo, além de realizar a apreensão de mais drogas, itens utilizado no tráfico e um automóvel. Ao retornar a cidade, as guarnições decidiram abordar um veículo, no qual o condutor agia em atitude suspeita, resultando na apreensão de arma de fogo, munições e porções de maconha. O condutor do veículo também foi preso em flagrante.

Ainda de acordo com a SSP, os três indivíduos presos integram a mesma quadrilha. Eles foram apresentados à Polícia Civil, na sede da Delegacia Territorial de Mucugê. No total, a operação resultou na apreensão de 120 pés, 47 mudas e um saco com sementes de maconha, fertilizantes, uma prensa, um revólver calibre 38, munições, 7 balanças, 2 carros e 1 motocicleta, R$ 1,3 mil reais em espécie e 4 celulares.

A operação contou com PMs da CIPE Chapada, da Rondesp Chapada e da 42ª CIPM. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Polícia baiana apreendeu 9 armas de fogo por dia em 2020, informa SSP

Segunda / 28.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até o domingo, dia 27, as forças de segurança da Bahia apreenderam um total de 2.253 armas de fogo. (Foto: Alberto Maraux)

Ações de inteligência e de patrulhamento ostensivo das forças de segurança da Bahia resultaram, em 2020, na apreensão de 2.253 armas de fogo, o que representa uma média de 9 localizadas por dia. Metralhadoras, fuzis, espingardas, pistolas e revólveres foram retirados das ruas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no domingo (27).

Os flagrantes aconteceram em Salvador, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Entre as apreensões destaca-se a ocorrência na cidade de Belmonte, no dia 13 de setembro, onde uma metralhadora antiaérea calibre 50 e quatro fuzis foram localizados. "Somamos esforços com a PF, nesse caso, e conseguimos apreender materiais bélicos com grande poder de destruição", destacou o comandante de Operações da PM-BA, Coronel Humberto Sturaro.

Em Salvador, uma ação integrada entre o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Comando de Policiamento Especializado (CIPE) resultou na apreensão de 2 fuzis, 1 carabina, 2 metralhadoras e 5 espingardas foram alcançadas, no bairro de São Gonçalo, no dia 18 de agosto. Cinco criminosos acabaram morrendo em confronto.

"Em 2020 estamos atuando de forma certeira contras as organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas, roubos a bancos e carros-forte, além de homicídios. As reduções nesses índices são resultados do trabalho que alia inteligência e repressão", afirmou o diretor do Draco, Delegado Marcelo Sansão.

Dom Basílio: PM apreende drogas com dois indivíduos próximo ao Cemitério

Segunda / 28.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os PMS foram verificar uma denúncia no Rio São João. Ao retornar para a cidade, os PMs avistaram a dupla numa motocicleta, em atitude suspeita. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Na manhã do último sábado (26), policiais do Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Dom Basílio, município do sudoeste baiano, apreenderam cocaína e dinheiro com dois indivíduos. De acordo com a PM, por volta das 9h30, o Destacamento recebeu uma denúncia anônima que informava sobre dois indivíduos em atitude suspeita próximos ao Rio São João. Os militares foram ao local verificar a denúncia, mas não encontraram os suspeitos. Ao retornar para a cidade, próximo ao Cemitério, na BA-148, os PMs avistaram dois indivíduos numa motocicleta, em atitude suspeita. Na abordagem, os policiais encontraram com os suspeitos, identificados pelas iniciais “W. S. S.” e “G. A. R.”, 7 petecas de uma substância análoga à cocaína, 2 smartphones, R$ 193,50 em espécie e 3 carteiras com os documentos dos indivíduos. A dupla e todo o material acima citado mais a Motocicleta Honda CG 125 Titan e os 2 capacetes foram apreendidos e apresentados à Polícia Civil, na sede da 20ª Coorpin, em Brumado.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta terça-feira (29)

Domingo / 27.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que nesta terça-feira, dia 29, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h30 às 14h30, no centro da cidade. A medida afetará as Avenidas Lindolfo Azevedo Brito e Exupério Pinheiro Canguçu, além das Ruas Urbino Lima da Silva e Vereador Salvador M. Silva.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Codevasf investirá R$ 23,7 milhões em infraestrutura em Campo Formoso

Domingo / 27.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

A maior parte do investimento será para a 2ª etapa das obras do sistema de esgotamento sanitário de Campo Formoso, que contará com R$ 18,5 milhões. (Foto: Codevasf)

A população de Campo Formoso, no norte baiano, será beneficiada com a retomada das obras do sistema de esgotamento sanitário, o início de pavimentação asfáltica de 62 km de estradas e a entrega de equipamentos para incremento da produção agrícola. As ações, executadas por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), totalizam cerca de R$ 23,7 milhões.

O anúncio foi feito na última quinta-feira (24) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve no município acompanhado pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira. “Essas ações representam o compromisso do Governo Federal com a população e têm o objetivo de reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento da região”, pontuou Marinho.

A maior parte dos investimentos será destinada à segunda etapa das obras do sistema de esgotamento sanitário de Campo Formoso, que contará com um aporte da ordem de R$ 18,5 milhões. Serão realizados os serviços de limpeza e recuperação do que já foi concluído na primeira fase, bem como a construção de três estações elevatórias (EEE), uma estação de tratamento (ETE), duas lagoas de estabilização facultativas e duas de maturação. Também está prevista a construção de 21 km de rede e outras 1.646 ligações domiciliares, que beneficiarão uma população aproximada de 27 mil habitantes. O prazo previsto para realização dos serviços é de 18 meses.

Foram ainda assinadas ordens de serviço que autorizam o início de obras de pavimentação asfáltica de 62 km de vias do município. Um dos trechos será de 42 km, com investimentos de R$ 3,16 milhões. O outro, de 20 km, receberá aporte de R$ 1,49 milhão. Por fim, foram doados 171 tanques de 10 mil litros para associações comunitárias de agricultores, totalizando um investimento de R$ 284 mil, e uma retroescavadeira para outro núcleo de produtores da região, no valor de R$ 215 mil.

A maior parte do investimento será para a 2ª etapa das obras do sistema de esgotamento sanitário de Campo Formoso, que contará com R$ 18,5 milhões. (Foto: Codevasf)

Candidatos ao cargo de prefeito em Cândido Sales e mais 2 municípios assinam acordo para evitar aglomerações em campanhas eleitorais

Sábado / 26.09.2020

Por Maiama Cardoso

O documento, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, prevê regras para a realização de eventos político-eleitorais, como comícios carreatas e passeatas.

Os candidatos ao cargo de prefeito dos municípios de Cândido Sales, Encruzilhada e Ribeirão do Largo firmaram Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público Eleitoral, comprometendo-se a evitar aglomerações durante o período de campanha eleitoral. O documento, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, prevê regras para a realização de eventos político-eleitorais, como comícios carreatas e passeatas.

Os candidatos e coligações assumiram o compromisso de não promover, por si e por quaisquer integrantes de seu grupo de apoio e/ou simpatizantes, eventos eleitorais que acarretem aglomeração em número superior a 100 pessoas, em reuniões, comícios, carreatas, passeatas ou em quaisquer outras atividades realizadas durante a campanha, enquanto perdurar a situação de pandemia da Covid-19. Também não deverão realizar comícios em via pública, somente via internet. As caminhadas, geralmente feitas nos bairros, poderão acontecer observado o limite máximo de cem pessoas. Eventos com número inferior a esse deverão observar o percentual de 40% da capacidade máxima do local, assegurar o fornecimento de em gel aos participantes e exigir o permanente uso de máscara de proteção.

Diversas outras medidas estão previstas para cumprimento pelos candidatos. Assinaram os documentos os candidatos ao cargo de prefeito de Cândido Sales, Albânia Ferreira da Silva, Jaimilton Sousa Acioly, Maurílio Lemos das Virgens, Márcio Viana Campos e Elaine Pontes de Oliveira; de Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva, Pedro Alves de Lacerda Sobrinho e Carlos Alves dos Santos; e de Ribeirão do Largo, João Borges, Wesley Gomes Souza e Ivonilda da Silva Moreira.

Fonte: Cecom / MP-BA.

Governador Rui Costa entrega obras em Santana e Coribe nesta terça-feira (29)

Sábado / 26.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

As visitas ocorreriam na segunda-feira (28), mas foram remarcadas para a terça, dia 29. Em Santana, a visita ocorre a partir das 10h. Em Coribe, a partir das 11h30.

A viagem do governador Rui Costa para os municípios de Santana e Coribe que aconteceria na segunda-feira, dia 28, foi remarcada para terça, dia 29. A programação terá início pela manhã, às 10h, em Santana, onde Rui vai entregar as obras de recuperação do Mercado Municipal, a pavimentação do acesso à Rodovia BA-172 e a ampliação e reforma do Hospital Municipal Dr. Francisco Flores. O governador também vai autorizar a celebração de três convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva. Ainda em Santana, Rui participa da entrega da pavimentação da estrada da Serra da Altaneira, das ruas do povoado de Umburanas e da Rua do Alto da Santa Rita, na sede.

Em Coribe, a partir das 11h30, o governador vai entregar a requalificação da praça da localidade de Ranchinho e a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos do Hospital Municipal Antônio Joaquim Lopes. Haverá ainda inauguração do serviço de urbanização e pavimentação do bairro Novo Horizonte e do centro da cidade, além da entrega do novo Terminal Rodoviária Municipal.

Bahia tem 28 municípios com mais eleitores que habitantes

Sábado / 26.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o TRE-BA, estão cadastrados 10.893.320 eleitores para as votações deste ano em 417 municípios na Bahia.

Um levantamento do G1, divulgado nesta sexta-feira (25), mostra que a Bahia tem 28 municípios com mais eleitores que habitantes. O estudo utiliza dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), estão cadastrados 10.893.320 eleitores para as votações deste ano em 417 municípios na Bahia.

Maetinga, que tem 7.175 eleitores registrados, mas apenas 2.764 habitantes, é a segundo município do Brasil com a maior diferença proporcional, ficando atrás apenas de Severiano Melo (RN), que tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes. Ainda na Bahia, Maracás tem 21.605 eleitores, enquanto o município tem 20.393 habitantes. Serra Preta tem 17.414 habitantes e 14.699 eleitores. Coaraci tem 16.876 eleitores e 16.549 habitantes e Tremedal tem 16.377 eleitores e 16.189 habitantes. Os municípios que completam a lista são Barro Preto, Boa Nova, Caraíbas, Catolândia, Contendas do Sincorá, Dom Macedo Costa, Guajeru, Ibirataia, Iramaia, Itapé, Jaborandi, Jitaúna, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lamarão, Lajedão, Mucugê, Mulungu do Morro, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Saubara, Sítio do Quinto, Vereda. Somados, eles possuem 24.888 eleitores a mais que habitantes.

Conforme o G1, o número de municípios brasileiros com mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as últimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municípios nesta situação. Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais (TREs), as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes.

Nos casos em que há muita discrepância entre eleitores e habitantes ou que há um aumento da transferência de domicílios, a Resolução 22.586/2007, do TSE, determina que seja feita uma revisão do eleitorado sempre que for constatado que o número de eleitores é maior que 80% da população, que o número de transferências de domicílio eleitoral for 10% maior que no ano anterior, e que o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somada à maior de 70 anos no município.

Segundo o TRE-BA, estão cadastrados 10.893.320 eleitores para as votações deste ano em 417 municípios na Bahia. (Imagem: Juliane Souza / G1)

Governador Rui Costa anuncia liberação do transporte coletivo intermunicipal em toda a Bahia

Sábado / 26.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

Rui também destacou a importância de preservar as medidas como o uso de máscaras, medição de temperatura, ocupação de até 50%, etc. (Foto: Marina Silva / CORREIO)

Durante agenda em Porto Seguro na sexta-feira (25), o governador Rui Costa anunciou que vai autorizar a retomada do transporte coletivo intermunicipal, a partir da próxima segunda-feira (28), em 114 municípios do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste. Com esta decisão, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.

• Aulas continuam suspensas até 12 de outubro na Bahia;

Apesar da autorização, concedida devido à redução dos casos de contaminação da Covid-19 e desocupação dos leitos nas regiões, o governador salientou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias, tais como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade, entre outras providências. “Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, alerta o governador.

De acordo com o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do serviço até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte. Não tendo um impacto negativo, vamos ampliar, inicialmente, para 70% a capacidade, mas isso ainda será no mês de outubro”.

Aulas continuam suspensas até 12 de outubro na Bahia

Sábado / 26.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia tem 303.058 casos de Covid-19, sendo que 289.385 já são considerados curados, 7.170 encontram-se ativos e 6.503 vieram a óbito.

O decreto estadual nº 19.586, que venceria neste domingo (27), determinando a proibição das aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 100 pessoas, ficará em vigor até o dia 12 de outubro. O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) contabiliza 303.058 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia. Desses, 289.385 já são considerados curados, 7.170 encontram-se ativos e 6.503 vieram a óbito. Na sexta-feira (25), a Sesab registrou 1.810 novos casos (taxa de crescimento de +0,6%), 1.899 curados (+0,7%) e 48 óbitos (+0,13%).

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 50 milhões neste sábado (26)

Sábado / 26.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA e pelo app Loterias CAIXA. O valor de uma aposta simples é de R$ 4,50.

A Mega-Sena acumulou e pode pagar um prêmio estimado em R$ 50 milhões neste sábado (26) para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.303. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). Ainda no sábado, serão sorteadas as modalidades Timemania, com prêmio estimado em R$ 3,7 milhões; a Loteca, com prêmio estimado em R$ 1,4 milhões; o Dia de Sorte, com prêmio estimado em R$ 700 mil e Dupla Sena, com prêmio estimado em R$ 600 mil.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br) e pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários da plataforma iOS. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50.