Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Padre Ezequiel Dal Pozzo é cantor e compositor, lidera o Projeto Despertai para o Amor, de evangelização através da música. Já lançou 5 CDS e 1 DVD e roda o Brasil com shows musicais, palestras, missas e pregações. Apresenta o programada de rádio reflexão Despertai para o Amor e o programa de TV Despertai para o Amor. É editor da Revista Despertai para o amor e autor do livro "Beber na fonte do amor”.

O que é a vida

Você já pensou sobre o que é a vida? O filósofo Ortega Y Gasset dizia que a vida é a realidade radical. O que é isso? Que o mais importante mesmo - de tudo aquilo que nós fazemos, da realidade que nos cerca, dos nossos projetos -, é a vida. Ela o eixo que nós devemos cuidar e fortalecer, por isso que a gente diz que o mal maior é a ameaça à própria vida. Também se olhamos o estudo do ser humano, nós poderíamos dizer que o sentido primário da vida não é só o biológico, mas sim o biográfico, melhor dizendo, a trajetória biográfica. Por quê? Porque nós podemos estar vivos, mas o que depende mesmo, para que a vida tenha qualidade, é o jeito como nós vivemos. Por isso quando nós olhamos o mundo, nós o vemos como anfitrião, nós estamos no mundo. Ele, de certa forma, nos acolhe.

A vida humana é constituída por um complexo grupo de ingredientes, de todo o tipo, que devem ser enfrentados pelo homem. Por essa razão eu posso começar falando da minha vida. E quando eu falo da minha vida, eu me pergunto quem sou eu, o que faço, em que situação me encontro, como é o perímetro humano e cultural que me rodeia, como são os meus relacionamentos... Por isso, uma das atividades importantes é perceber como vai a minha vida. E ela tem dois vetores essenciais. São a personalidade e o projeto. Ou seja, ao longo da minha vida eu vou formando a minha personalidade, realizando de modo concreto o meu projeto de vida, os meus sonhos.

Por isso eu faço a minha vida. Estou ocupado cuidando da minha vida, tentando tirar o melhor proveito possível. Mas essa operação projetada num tempo futuro deve ter uma unidade interna, ou seja, eu estou no mundo e eu posso contribuir para que o mundo seja bom ou não. Então existe a questão da construção da personalidade e também os projetos, os sonhos, que nós vamos cultivando. Que essa reflexão nos ajude hoje a pensar, afinal o que é a minha vida? O que estou fazendo dela? Tire um tempo do seu dia e pense nisso...