Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Irlando Oliveira

Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Tenente Coronel. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela UNEB; Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES).

1º de Outubro - Dia do Idoso

Na data de hoje comemora-se o Dia do Idoso, considerando-se o fato de o Estatuto da categoria ter sido promulgado em 1º de Outubro de 2003 (Lei n.° 10.741). Apesar de os seus direitos ainda não serem devidamente respeitados - o que se nos apresenta como um verdadeiro afronta aos postulados dos direitos humanos -, pelo menos são sinalizados, o que suaviza alguns dos inúmeros problemas decorrentes da sua faixa etária: igual ou superior a 60 anos.

A presente data nos fez evocar uma película antiga, em preto e branco, intitulada "A balada de Narayama", a qual retrata a situação de como o idoso no Japão de antigamente era tratado, já que, àquela época, o idoso era literalmente descartado pelos seus familiares, os quais os levavam para o pico de Narayama, uma montanha muito alta, e os abandonavam para que lá pudessem morrer, considerando a "idade avançada"; muitos morriam de hipotermia, devido às baixíssimas temperaturas registradas naquela montanha gélida.

O alento do idoso na atualidade - e todos o seremos, se não morrermos antes - é que, se antigamente os "velhinhos" eram descartados em Narayama, hoje não o são - com raríssimas exceções, já que existem casos de maus tratos do idoso -, pois há todo um fomento para prestigiar aqueles que começam e/ou já atingiram a senilidade, entendendo, acima de tudo, que é preciso valorizar o idoso, já que este é caracterizado por todo um arcabouço psicológico, possuidor de um imensurável legado, o qual fora edificado ao longo de uma difícil mas profícua existência! VIVA O IDOSO!