Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Dário Teixeira Cotrim

Membro da Academia Montes-clarense de Letras e dos Institutos Histórico e Geográfico de Montes Claros (MG), de Feira de Santana (BA) e da Bahia. Dário também é sócio correspondente da Academia Caetiteense de Letras.

ORÇAMENTO DEFICITÁRIO

Qualquer pessoa leiga em assuntos econômicos sabe que o governo de Dilma Rousseff está sem rumo. Nunca na história deste país foi entregue no Senado Federal um Orçamento deficitário como agora acontece. Na verdade, é o Partido dos Trabalhadores inaugurando uma nova modalidade de incompetência administrativa. A poupança existe para salvaguardar os excessos financeiros e/ou para o uso em situação de aflição. O governo faz o contrário, gasta mais do que arrecada, sem condições de fazer uma poupança para esses momentos de necessidade absoluta.

É preciso cortar na própria carne os desmandos para que a nação brasileira possa sair deste labirinto sem esperança. Não há mágica na condução econômica, senão capacidade e competência administrativa. Os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) ao que parece estão desorientados com as “abobrinhas” de Dilma Rousseff na impressa a todo o momento. Cada discurso da presidente serve de chacota no facebook. É impressionante como ela só diz besteiras. São palavras desconectadas, sem razão de ser e o pior, tudo indica que ela está no Mundo da Lua, sob o efeito de drogas. Por outro lado, os seus simpatizantes nunca percebem tamanha idiotice de uma pessoa mal intencionada, egoísta, arrogante e, acima de tudo, BURRA.

O resultado negativo do orçamento deficitário retrata com perfeição que antes as contas estavam maquiadas. Agora, vem a presidente dizer que tudo é tratado com transparência. É bem verdade que esse povo do PT acha que o povão brasileiro de nada entende em política. Que se trata de uns baitolas, sem instrução e sem malícia. São eles uns bajuladores interesseiros somente no Bolsa Família e nada mais. Acredito que esse povão não tem consciência do mal que o populismo está causando à nação brasileira. Portanto, para cobrir o rombo nas finanças da nação, o governo planeja criar mais impostos. Cobrar da ELITE, de quem tanto fala mal, o imposto sobre fortunas. Talvez a venda do patrimônio público para os países vizinhos, como a Venezuela e Bolívia, e vendas de terrenos e imóveis para cobrir parte do défice anunciado.

Nota-se que, não é por acaso que os amigos de Luís Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff estão engaiolados em Curitiba. Lula sabe que mais cedo ou mais tarde o seu destino é a Papuda, onde ele deverá amargurar dias de cão para que a justiça seja feita. O Brasil está um barco à deriva, sem rumo, sem comandante e sem esperança. Dilma deve renunciar para o em do Brasil, caso contrário, uma guerra civil somente vai agravar mais a situação que já incomoda. Os insultos de Evo Morales e Maduro em nada ajudam. Eles nada podem fazer para interferir nos problemas interno da nação. Aliás, eles não têm nenhuma moral para falar em democracia, uma vez que a Bolívia e a Venezuela estão completamente atoladas na lama da corrupção em vista dos governos ditatoriais. Fora, Dilma!