Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Dário Teixeira Cotrim

Membro da Academia Montes-clarense de Letras e dos Institutos Histórico e Geográfico de Montes Claros (MG), de Feira de Santana (BA) e da Bahia. Dário também é sócio correspondente da Academia Caetiteense de Letras.

O MUNDO DAS PROPRINAS

O projeto socialista que a presidente Dilma Rousseff insiste em manter no seu governo é o mesmo que fracassou em todo o mundo. Sob o tapete da corrupção está uma camada de sujeira do PT. Nota-se que a eleição da presidente Dilma foi constituída de mentiras, com assalto aos cofres da Petrobras, e com falcatruas e traições dentro do próprio governo. A oposição tem se manifestado coerente nas suas ações contra essa quadrilha que hoje comanda os rumos da economia brasileira. O senador Pedro Simon, quando se despedia da política, disse que o “Lula é a maior decepção da minha vida política”. Ele não só fechou os olhos para a corrupção, ele é o maior corruPTo dos políticos brasileiros.

Os jornalistas Robson Bonin e Hugo Marques, em matéria da Revista VEJA, disseram com muita propriedade que a propina era entregue em domicílio, segundo revelou Rafael Ângelo Lopez, funcionário de confiança do doleiro Alberto Youssef. Nomeou, ainda, alguns nomes de influência política, ligados a presidente Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, que receberam em moeda corrente quantia vultosa proveniente da Petrobras. João Vaccari Neto (500.000 reais), Fernando Collor (50.000 reais), Roseane Sarney (900.000 reais), Mário Negromonte (150.000 reais), Luiz Argôlo (600.000 reais), Nelson Meurer (200.000 reais), André Vargas (150.000 reais) e muitos outros que ainda não foram delatados.

Hoje já se sabe que a propina vinha dos cofres da Petrobras. Entretanto a meliante Graça Foster de nada sabe. Já esta com a Polícia Federal todos os nomes dos beneficiários da propina delivery e as autoridades ainda insistem em dizer que nada pode fazer tendo em vista que se trata de “Segredo de Justiça”. O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Ceveró, foi preso no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e levado para Curitiba. Ceveró é um dos acusados pela Operação Lava Jato, Agora uma pergunta que precisa de resposta: Por que a Graça Foster não foi presa juntamente com ele, se são cumplices, e farinha do mesmo saco?

Luiz Inácio Lula da Silva é, sem sombra de dúvida, o maior corruPTo deste país. Usando uma tática não muito recomendável, ele consegue dissimular os indícios de sua culpa, sempre na esperança de retornar ao poder para a desgraça de todos nós. Dilma e Lula deveriam se explicar com mais responsabilidade as suas mazelas com o patrimônio público. Mais dias e menos dias eles estarão amargurando no xilindró da moralização, pois a nação brasileira não tolera mais os roubos, as falcatruas, as fraudes e as dilapidações irresponsáveis do nosso patrimônio público. A história do Brasil está manchada, enodada, emporcalhada e triste. Não se faz história com mentiras. As gerações futuras certamente que vão repudiar esse capítulo sórdido de nossa memória histórica.

Lula e Dilma estão deixando uma história, no mínimo, curiosa: no futebol o Brasil foi derrotado pela Alemanha por sete a um; o petrolão ultrapassa agora os limites do mensalão na distribuição do dinheiro público para políticos e empresários; o PIB zero marca a incompetência e a irresponsabilidade dos nossos governantes; as mentiras na campanha eleitoral, se não bastasse para impugnar a eleição de 2014, por outro lado já é o bastante para iniciar o processo de impeachment da presidente Dilma. Portanto, que seja breve!