Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Aurélio Rocha

brumadense, paramiriense e caetiteense, Aurélio Rocha é médico, formado pela UFBA, turma de 1963. É professor Titular de Ginecologia-Obstetrícia da Faculdade de Itajubá-MG

MINISTÉRIOS!

Hoje, um dia seis de agosto, me recordei que os festejos lá em Bom Jesus da Lapa chegam ao máximo. Na realidade jamais fui a Bom Jesus da Lapa durante os festejos. Faltou oportunidade. Mas é uma tradição e bem cultuada. E na realidade sem ter certeza de que um dia ainda chegarei lá não entendi as razões que me vieram à mente os movimentos de rua programados para o próximo dia 16. Talvez porque o movimento de gente para festas do dia seis deixou sua marca. Ai, divagando, comecei a pensar que praticamente já não há uma justificativa uma vez que na “boca das urnas” do ano passado seria oportuna decisão de mudanças. Não houve. Então vamos obervar se o governo do PT estabelecido, pelo menos promova a redução dos Ministérios.

Honestamente não sei como veio à mente o problema que chamo de “ministerial” petista e então vou remoer passado e os meus “sete leitores” que aguentem a chatice. Mas é necessário sempre se recordar do que passou para comparação. Comecemos assim:

- E pleno 1906 governava o país Afonso Pena que dispunha de apenas sete ministérios e então criou mais um: o Ministério da Agricultura, de grande utilidade porque o país era considerado como com predomínio da atividade na agricultura. Tudo bem, ele está aí até hoje.

- Getúlio Vargas foi ditador e presidente eleito e teve 11 Ministérios e Juscelino que constitui Brasília não criou ministério, fez apenas uma projeção para o futuro construindo área para um total de 19 futuros ministérios. Com absoluta certeza Juscelino (JK) jamais iria pensar que se esquecendo do antigo PSD já em 2015 se teria só 39 Ministérios!...

- Parece piada mas verdade que aquele Ministério de Afonso Pena deu uma cria: passou a ser também do Desenvolvimento Agrário. Se começa “futucar” se observa que botando todos os Ministros no mesmo momento na rampa do “Esplanada” terá uma “pequena multidão” a trocar trombadas.

Para não chatear muito o leitor – e com certeza poucos sabem – tem ministério para tudo. Assim Ministério da Defesa e o da Segurança Institucional (parece que o Wagner, ex-governador da Bahia é o titular). Cito para ciência: Ministério do Planejamento e Assuntos Estratégicos. Direitos Humanos, também é Ministério assim como das Cidades, Integração Nacional, Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Até das Pequenas e Medias Empresas assim como Pesca. Ministério dos Transportes, do Turismo, dos Esportes, das Telações Institucionais(?)...

Acredito que consegui chamar a atenção para o problema MINISTÉRIOS já que isso tudo custa muito dinheiro. Meu dinheiro. Seu dinheiro que acabou enfadado com a leitura que lhe impomos. A pergunta é:

- Para onde caminhamos? Onde vamos parar? Sei lá...