Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colunistas

Aurélio Rocha

brumadense, paramiriense e caetiteense, Aurélio Rocha é médico, formado pela UFBA, turma de 1963. É professor Titular de Ginecologia-Obstetrícia da Faculdade de Itajubá-MG

ESCOLHA IMPOSSÍVEL!

Jamais deixei de ser ligado à minha região de origem e se nela não me “aboletei” em caráter definitivo foi por questões as mais diversas e difícil de explicar a esta altura da vida. E ligado agora que estamos em ano eleitoral ando primeiro por Paramirim e “meus informantes” dizem que mais de seis candidatos à Prefeitura já começam a dar as caras. Vamos memorizando os nomes, quem são, suas origens e ficamos até espantados de como “envelhecemos, sem perceber”. É interessante e inusitado – difícil de acreditar – que a maioria dos postulantes, já maduros, vieram ao mundo no próprio Paramirim e não faltando memória ou falha “os meninos” foram pegados pela dupla Dr. Aurélio J. Rocha e D. Elza, com exceção de um dos candidatos: Antonio Robson Bittencourt Martins. Beto (assim o chamo) que é o Dr. Gilberto Martins Brito, médico Tolinha, Dr. Jurandi Martins (médico) e o próprio atual Prefeito médico Julio Bernardo. Mas continuando mesmo sem parágrafo, com uma “rural” la´de antigamente vou para Livramento de Nossa Senhora em companhia do Messias (amigo impar) que me lembra que o Dr. “Lula de Teófilo também foi aparado pelo Dr. Aurélio” e chegamos ao destino onde encontramos o atual Prefeito que não sabemos se o partejador foi o mesmo mas a amizade que foi é de nossa parte para os “amigos do Anjico” que começa lá atrás com Armando e Europedes ainda no Colégio Dois de Julho, em Salvador e assim abraço o Dr. Paulo (é médico também). Livramento é sede – assim como Minas do Rio de Contas – de inicio da nossa família e ainda por ali há vários parentes. Mas dois amigos (médicos) também parecem disputarão o próximo pleito municipal: Drs. Emerson e Carlos (Carlão). Com ambos a convivência fraterna mantida até hoje que vem de longa data sem dúvida alguma.

Ia ser texto sem parágrafo mas como tivemos que viajar de “Rural” até Livramento agora chegou o momento de ressaltarmos que se estivéssemos por ai morando, com título de eleitor devidamente regular, com certeza iria ficar de fora, podendo até pedir transferência temporária para Salvador, hoje o destino mais frequente dos paramirienses. Não teríamos condições de fazer opção ou escolha porque todos significam para mim, a esta altura da vida, não importando os defeitos que são mais que óbvios, AMIGOS que à distância cultivamos são, uns ainda até com cabelo mas com predomínio do branco... Contamos a história ai da região a um colega daqui com quem trocamos conversas diárias e ele foi enfático e disse:

- Eu, estivesse no seu lugar, só apareceria em Paramirim antes de deflagrada a campanha oficial para eleição de Prefeitos...

Ouvimos, calados estávamos, calados nos despedimos do amigo e começamos a pensar no tempo. Se pudesse iria votar EM TODOS!... sem esquecer do Dr. Silvio Humberto que já até foi “alcaide do Paramirim”.