Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2019"

Câmara de Ituaçu aprova Moção de Repúdio à EMBASA; Presidente defendeu a não renovação do contrato de concessão

Sexta / 13.12.2019

Por Leonardo Oliva

O Presidente da casa, vereador Márcio Aparecido, defendeu a não renovação do contrato de concessão com a EMBASA. (Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje)

Na sessão desta sexta-feira, dia 13, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu, Márcio Aparecido Araújo Rocha apresentou uma Moção de Repúdio contra atuação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) no município. Defendendo a sua proposição, o Presidente destacou que a EMBASA não demonstra nenhum respeito às autoridades do município, que já foram solicitados diversos esclarecimentos à empresa e estes não foram prestados, que os vereadores marcaram uma reunião com o escritório regional em Vitória da Conquista, mas a reunião foi cancelada, que a sensação de todos é que a EMBASA desdenha dos vereadores e dos pedidos de melhoria que são feitos em favor do município. O Presidente defendeu ainda a não renovação do contrato de concessão com a EMBASA. A Moção de Repúdio foi aprovada por unanimidade em plenário e será encaminhada à EMBASA.

Cerimônia marca primeira formatura do curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Agropecuária da EFA

Sexta / 13.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

Após a celebração, os convidados, professores e alunos participaram de uma saborosa confraternização, oferecida pelos alunos e demais responsáveis pela conclusão do curso.

Na tarde, desta quarta-feira (11), a Escola Família Agrícola (EFA) de Paramirim recebeu a cerimônia da primeira formatura do curso de Educação Profissional Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. No total, 08 alunos receberam os certificados. A formatura teve início às 16h30 com a missa solene realizada pelo Bispo Dom Armando Bucciol e pelos Padres Samuel e Marcio. Em seguida aconteceu a Colação de Grau dos formandos. Os novos técnicos em Agropecuária deixaram os convidados emocionados com seus depoimentos, retratando os quatro anos em que passaram na EFA. Após a celebração, os convidados, professores e alunos participaram de uma saborosa confraternização, oferecida pelos alunos e demais responsáveis pela conclusão do curso.

Câmara de Ituaçu realizou a última sessão do ano legislativo 2019

Sexta / 13.12.2019

Por Leonardo Oliva

A sessão foi conduzida pelo Presidente da casa, vereador Marcinho de Noé, e contou com a presença de todos os vereadores, com a exceção do Vereador Figueiredo Vade.

Nesta sexta-feira (13), foi realizada a última sessão ordinária do ano legislativo de 2019 da Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu. A sessão foi conduzida pelo Presidente Márcio Aparecido Araújo Rocha (Marcinho de Noé) e contou com a presença de dez dos onze vereadores que compõe o legislativo municipal: Joel Teixeira, Ela Marilu, Otacílio Souza, Adriano Machado, Almir Pessoa, Reinalvo Rocha (Branco do Guigó), Sivaldo Ferreira (Sivaldinho) e Ronaldo Rocha. Ausência justificada do Vereador Euvaldo Figueiredo (Vade). Na sessão, foram aprovadas duas moções de pesar, sendo: uma pelo falecimento da Sra. Iolanda Medrado Silva e Silva, subscrita por todos os vereadores e aprovada por unanimidade – veja aqui; e outra pelo falecimento da Sra. Ana Pereira Bonfim, apresentada pelo Presidente Marcinho de Noé e aprovada por unanimidade.

No Grande Expediente, diversos assuntos foram debatidos pelos vereadores, a exemplo da necessidade de instalação de sinalização na BA-142 em razão do elevado número de acidentes verificados nesse trecho; e a melhoria no abastecimento de água pela EMBASA.

Fazendo o encerramento da sessão, o Presidente Marcinho de Noé desejou a todos os vereadores, funcionários do legislativo e moradores do município um Feliz Natal e próspero ano novo, destacou que no próximo ano será realizada a eleição municipal, que é um ano ainda mais difícil para quem exerce cargo\função pública, enfatizando que os vereadores recebem diariamente diversos pedidos e que não é fácil para eles ver o sofrimento do povo e não ajudar. Marcinho encerrou a sua fala rogando a Deus que todos possam retornar com saúde no próximo legislativo, ressaltando que a Câmara vai continuar sempre defendendo os interesses da população e contribuindo para o desenvolvimento de Ituaçu.

Prefeitura de Ituaçu vai realizar audiência pública do SIMEC

Sexta / 13.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado na próxima quinta-feira, dia 19, a partir das 14h, no auditório da Congregação Mariana. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Ituaçu, Administração ‘Trilhando Novos Caminhos”, que tem à sua frente o Prefeito Adalberto Luz, através da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar uma Audiência Pública para debater o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). O evento será realizado na próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, a partir das 14 horas, no auditório da Congregação Mariana. O Governo Municipal está convidando a todos para participar da Audiência Pública.

Ituaçu: Câmara aprova Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Iolanda Medrado Silva e Silva

Sexta / 13.12.2019

Por Leonardo Oliva

(Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje)

Na sessão desta sexta-feira (13), que marcou o encerramento do ano legislativo da Câmara Municipal de Ituaçu, foi aprovada a Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Iolanda Medrado Silva e Silva. Iolanda Medrado foi casada com Vildomar Pereira da Silva, já falecido, com quem teve dois filhos: Maria Anita e Mateus. Cursou o primário em Ituaçu, concluiu o ensino médio em Jequié, formou-se professora pelo Instituto de Educação Isaias Alves (ISEIA), em Salvador. Foi aprovada em concurso público do Estado da Bahia, tendo lecionado em Ituaçu. Posteriormente, foi morar em Salvador, onde concluiu o curso superior de licenciatura em Geografia, mudando-se depois para Brumado. “Era uma pessoa do bem. Escolheu a mais nobre formação, a de professora e, com sua dedicação, carinho e amor, transmitia o saber e conhecimentos a todos, indistintamente, por isso tinha o respeito não só de seus alunos, mas também dos seus colegas professores e auxiliares”, destaca a Moção de Pesar aprovada pelo legislativo. Iolanda Medrado Silva e Silva era de família tradicional do município, seu tio Francisco Avelino dos Anjos foi o primeiro prefeito do município, seu irmão Antônio Augusto Medrado dos Anjos e Silva foi duas vezes vice-prefeito e vereador por dois mandatos. A Moção de Pesar foi subscrita por todos os vereadores, aprovada por unanimidade em plenário e será encaminhada para conhecimento da família.

Dom Basílio: alunos destaques em 2019 serão premiados

Quinta / 12.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

A cerimônia acontecerá na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 18h, na Praça São João. (Foto: Reprodução / Internet)

Os alunos destaque da rede municipal de ensino de Dom Basílio serão premiados neste ano de 2019. A cerimônia, realizada pela Prefeitura de Dom Basílio por meio da Secretaria Municipal de Educação, acontecerá na noite da próxima terça-feira, dia 17, a partir das 18 horas, na Praça São João.

Final do Campeonato Dombasiliense de Futebol acontece neste domingo (15)

Quinta / 12.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

O jogo tem transmissão ao vivo pela rádio 105 FM ou pelo facebook.com/radio105fmdombasilio. (Foto: Reprodução)

Neste domingo, dia 15, a partir das 17h, o Estádio Rafael Oliveira será palco do primeiro jogo da grande final do Campeonato Dombasiliense de Futebol 2019, entre as equipes de Pedra Redonda e Alagoas. O jogo tem transmissão ao vivo pela rádio 105 FM ou pelo facebook da rádio - facebook.com/radio105fmdombasilio.

Câmara de Dom Basílio encerra trabalhos legislativos em 2019

Quinta / 12.12.2019

Por Leonardo Oliva

A sessão contou com as presenças dos Vereadores Marcão, Ney da Van, Dr. Silvio, Lôro, Juvenal, Zilmar Chaves, Chico da Ana e Edy Frutas. Ausência. (Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje)

Na manhã dessa quinta-feira (12) foi realizada a última sessão ordinária do ano de 2019 da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Basílio. A sessão contou com as presenças dos Vereadores Marcão (Presidente), Ney da Van, Dr. Silvio, Lôro, Juvenal, Zilmar Chaves, Chico da Ana e Edy Frutas. Ausência justificada do Vereador Gonçalo. Após a leitura e aprovação da ata, o Presidente concedeu aos Edis o tempo regimental de cinco minutos. Na oportunidade, todos os vereadores foram unânimes em reafirmar o compromisso de continuar votando sempre a favor dos projetos de interesse da comunidade e em defesa da população, que o trabalho desenvolvido pelo legislativo está sendo feito de forma séria e comprometida com os interesses públicos e rogaram a Deus para que todos possam retornar com saúde no próximo ano para dar continuidade a esse trabalho. Falando na oportunidade, o Presidente João Marcos de Oliveira (Marcão) disse que busca sempre exercer a presidência do legislativo de forma democrática, tratando a todos os vereadores da mesma forma, mas que eventualmente pode ter cometido alguma falha, aproveitando o ensejo para pedir desculpas caso tenha falhado com algum vereador. Desejou a todos os vereadores e moradores do município que tenham um bom natal, um excelente final de ano e rogou a Deus para que todos os vereadores possam retornar com saúde para o último ano da atual legislatura. E, nada mais havendo a tratar, o Presidente declarou encerrada a sessão.

Caetité: alunos do 5ª ano se formaram do Proerd na terça (10)

Quinta / 12.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

Este ano, 357 estudantes da rede municipal participaram do Proerd e 80 da rede privada, segundo dados divulgados pela Secretaria de Educação de Caetité. (Fotos: Divulgação)

A 94ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (CIPM-BA), em parceria com a Prefeitura de Caetité, realizou a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) na manhã de terça-feira (10). Este ano, 357 estudantes da rede municipal de ensino participaram do Proerd e 80 alunos foram da rede privada, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Caetité nesta quarta-feira (11).

Na oportunidade, estiveram presentes a vice-prefeita Jaquele Fraga; a Gerente de Acompanhamento Pedagógico Marta Caramelo; o Comandante da 94ª CIPM, Major PM Wellington Cirilo Costa; o presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dácio Alves Oliveira Neto; os Instrutores Soldados PMs Danilo Dantas, André Lázaro e Sandino; além dos diretores das escolas.

Foram contempladas as Escolas Municipais Dácio Alves Oliveira, Monsenhor Bastos, da Aplicação, Eponina Zita, Maria Neves Lobão, Conceição Pontes, Manoel Teixeira Ladeia e Waldir Cardoso. As da rede privada foram a Escola Carrossel, Grão de Areia, Mundo Colorido, Arco Íris e Pequenos e Brilhantes.

Este ano, 357 estudantes da rede municipal participaram do Proerd e 80 da rede privada, segundo dados divulgados pela Secretaria de Educação de Caetité. (Fotos: Divulgação)

Aeroporto de Salvador amplia capacidade para 15 milhões de passageiros por ano

Quinta / 12.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

O terminal recebeu investimento de R$ 700 milhões, sendo 516 por meio de financiamento do Banco do Nordeste. Ao todo, são 22 mil m² de área construída. (Fotos: Paula Fróes/GOVBA)

O governador Rui Costa participou da entrega oficial da primeira etapa das obras do Salvador Bahia AirPort, na tarde desta quarta-feira (11). O ato ocorre após 18 meses do lançamento da pedra fundamental para a requalificação. O terminal recebeu um investimento de R$ 700 milhões, sendo R$ 516 milhões por meio de financiamento do Banco do Nordeste. Ao todo, são 22 mil metros quadrados de área construída. Com este incremento, o aeroporto amplia a capacidade de 10 para 15 milhões de passageiros por ano. As obras envolveram ainda a ampliação do pátio de aeronaves em 45 mil metros quadrados e do espaço para lojas, um novo sistema de transporte de bagagens e a oferta de novos serviços, como Wi-Fi de alta velocidade gratuita.

"Hoje temos condições dignas de receber passageiros domésticos e internacionais, com toda infraestrutura necessária, inclusive com uma estação do metrô aqui ao lado. Nós reclamávamos há anos a necessidade de uma concessão pública para o Aeroporto de Salvador. Temos também outros projetos na Bahia, como o novo aeroporto de Porto Seguro, que devemos licitar no ano que vem. Além disso, precisamos intensificar o debate para promover mais conectividade no Nordeste, com companhias de baixo custo, aumentando o fluxo de turistas", afirmou Rui.

Segundo a empresa francesa Vinci AirPorts, administradora do terminal, o calendário de obras foi cumprido no prazo previsto e envolveu direta e indiretamente dois mil trabalhadores. O aeroporto de Salvador ganhou um novo píer com seis portões de embarque. "Nosso objetivo é melhorar o serviço e trazer mais voos. Como resultado das obras, agora em dezembro, vamos iniciar novos voos para Santiago com duas companhias, a Sky e a JetSmart", explicou o diretor-presidente da Vinci Airports, Julio Ribas.

Conab entrega 700 toneladas de alimentos para comunidades quilombolas de Piatã e mais 16 município baianos

Quinta / 12.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os alimentos estão sendo retirados pelos representantes das comunidades indicados pela Fundação Cultural Palmares. (Foto: Reprodução / Instituto Luiz Gama)

Famílias estabelecidas em quilombos nos municípios baianos de Piatã, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibititá, João Dourado, Lapão, Mulungu do Morro, São Gabriel, Uibaí, Antônio Gonçalves, Morro do Chapeu, Caldeirão Grande, Pindobaçu e Filadélfia estão recebendo cestas de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As doações somam mais de 700 toneladas de produtos que beneficiarão mais de 16,3 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional na Bahia.

As cestas, com 22 kg cada, são compostas por 4 kg de feijão, 1 lata de óleo, 1 kg de macarrão, 1 kg de flocos de milho, 2 kg de farinha de mandioca, 10 kg de arroz, 2 kg de açúcar, 1 kg de leite em pó. Os alimentos se encontram nas unidades armazenadoras da Conab de Irecê, Itaberaba e Ribeira do Pombal e estão sendo retirados pelos representantes das comunidades quilombolas indicados pela Fundação Cultural Palmares. Ao fim da operação, que ocorre em parceria com o Ministério da Cidadania, terão sido entregues mais de 32,5 mil cestas, correspondentes a duas cestas por família.

Rui Costa anuncia construção de mais 60 novas escolas na Bahia

Quarta / 11.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

Rui acrescentou que 5 complexos esportivos também terão a licitação lançada em janeiro de 2020. (Fotos: Camila Souza / GOV-BA)

Até 2022, mais 60 novas escolas serão construídas na Bahia. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria na noite de terça-feira (10). "Serão todas escolas de grande porte e de alto padrão, com 35 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra coberta e campo society, dando condições para os alunos aprenderem. Com essa completa reestruturação na infraestrutura da rede estadual, vamos permitir a prática esportiva e a educação com qualidade", afirmou Rui.

Com R$ 200 milhões em investimento, a licitação para a construção de 12 escolas, deste total de 60, será lançada já em janeiro de 2020. Em Salvador, as unidades escolares ficarão localizadas nos bairros de Paripe, Sussuarana, São Cristóvão, Imbuí, Vila Canária e Pau da Lima. As outras seis vão funcionar nos municípios de Lauro de Freitas (2), Candeias (1), Teixeira de Freitas (1), Itabuna (1) e Ilhéus (1). O governador ainda acrescentou que cinco complexos esportivos — que serão construídos em Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos, Irecê e Jequié — também terão a licitação lançada em janeiro de 2020.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sicoob fecham parceria para instalação de agência em Guanambi

Quarta / 11.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

A agência será instalada na Rua Humberto de Campos, 146, no Centro de Guanambi. (Foto: Reprodução)

Na última quinta-feira (05), o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guanambi e vice-prefeito, Hugo Costa, juntamente com sua equipe, esteve em reunião com Albano César, gerente da Sicoob Credinor, para tratar da implantação de um escritório de apoio na cidade.

Inicialmente prevista para ser instalada numa das salas do Mercado Municipal até a inauguração da agência, que será localizada na Rua Humberto de Campos, 146, no Centro, a Sicoob em Guanambi  atuará em todos os segmentos do mercado: pessoas físicas e jurídicas, do microempreendedor aos grandes empresários. Para Hugo Costa, “a parceria com a Credinor veio somar ainda mais a possibilidade de financiamento dos pequenos negócios de nosso município, além da oferta com valores convidativos ao microcrédito, é mais uma linha que garante ao munícipe a condição de investir e trabalhar com maior segurança, fortalecendo nosso comércio e agregando cada vez mais a economia regional”.

Bahia tem 58 municípios sem crimes contra a vida registrados neste ano

Quarta / 11.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os dados foram divulgados pela SSP-BA na terça-feira (10). Confira a lista completa no “leia mais” ao final da matéria. (Foto: Reprodução / Internet)

Cinquenta e oito municípios baianos não registraram homicídios, feminicídio, latrocínios e lesão corporal seguida de morte até o final de novembro. Os municípios situam-se nas regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Leste, Norte, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) na terça-feira (10).

Confira a lista completa no “leia mais” ao final da matéria.

Na região sudoeste do Estado são 29 municípios, entre eles Maetinga, onde não ocorre nenhum dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVI) há mais de seis anos. O último caso foi em julho de 2013, totalizando 2.297 dias. Em Abaíra, na região da Chapada Diamantina, e nos municípios de Rio de Pires, Rio Antônio e Botuporã, esses últimos na região sudoeste, os crimes estão zerados há mais de cinco anos. Outros sete municípios celebram três anos sem CVLI, são eles: Boninal, 1.405 dias; Caatiba, 1.336; Canápolis, 1.272; Ibiassusê, 1.258; Rio de Contas, 1.226; Lajedo do Tabocal, 1.177; e Érico Cardoso, 1.129.

Os Policiais Militares, Civis e Técnicos que atuam nesses locais estão entre os beneficiados com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP) pago na primeira quinzena de novembro, após a queda de 6% no índice estadual de crimes contra a vida. Mais de 25,3 mil profissionais de segurança receberam a gratificação de cerca de R$ 40 milhões.
 

Agentes Comunitários de Saúde de Caculé participam de palestra sobre Saúde no Trabalho

Quarta / 11.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

A palestra foi ministrada pelo Biólogo e Especialista em Saúde Pública Irineu Reis, que falou sobre a importância do trabalho voltado para a Saúde da Mulher e Saúde do Homem.

Na manhã de segunda (09), os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Caculé participaram de uma palestra, ministrada pelo Biólogo e Especialista em Saúde Pública, Irineu Reis, que falou sobre a importância do trabalho voltado para a Saúde da Mulher e Saúde do Homem. A Secretaria Municipal de Saúde, em nota, explicou que a palestra teve o objetivo de fazer com que os profissionais aprendam a lidar com suas emoções para que seu trabalho seja mais efetivo, levando à satisfação dos usuários do SUS.