Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2017"

Documento de veículo com porte obrigatório terá versão digital

Quinta / 14.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer esta opção aos proprietários de veículos de todo o país.

Após aprovar a criação da CNH digital, agora, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aprovou a Resolução nº 720, publicada dia 13 no Diário Oficial da União, criando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), que estará disponível em todo o país até o final de 2018. Esta decisão permitirá que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, promova o desenvolvimento de um modelo digital do CRLV que hoje existe apenas em meio físico, que é o formato impresso, conhecido de todos os proprietários de veículos no país. A Resolução determina também que os Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal terão 180 dias para atualizar as suas bases de dados junto ao Registro Nacional de Veículo Automotores (RENAVAM), com as informações sobre os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sobre o Licenciamento, pois o CRLVe somente será expedido para os proprietários dos veículos após a plena quitação dos débitos, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer esta opção aos proprietários de veículos de todo o país. Os condutores poderão optar pelo porte do documento tradicional, impresso, ou do documento eletrônico. O Denatran trabalha no desenvolvimento do modelo eletrônico junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro e apresentará um protótipo do novo documento digital em breve.

Inscrições no Sisu começam no dia 29 de janeiro

Quinta / 14.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Vão ser oferecidas mais de 239.600 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

As inscrições da primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 29 de janeiro e terminam em 1º de fevereiro de 2018. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, onde as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao total, vão ser oferecidas mais de 239.600 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O candidato pode acessar a lista de cursos, instituições participantes e municípios que oferecem as vagas, no site. Lá, o candidato informar o número de inscrição e a senha do Enem e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO SISU

Caetité: Escola José Marques dos Santos realiza culminância do Programa Novo Mais Educação

Quinta / 14.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

As atividades foram associadas às premiações do Projeto Sementinha de Ouro, premiando simbolicamente aqueles aprovados nas disciplinas na III Unidade.

As atividades do Programa Novo Mais Educação no Núcleo Escolar José Marques dos Santos, da comunidade de Cercado, foram realizadas com muito empenho, dedicação e parceria entre os alunos e equipe do Programa, culminando em um momento de apresentações e desenvolturas belíssimas. Para deixar esse momento mais especial, as atividades foram associadas às premiações do Projeto Sementinha de Ouro, cujo objetivo é valorizar e incentivar os alunos com o comprometimento aos estudos, premiando, simbolicamente, aqueles aprovados nas disciplinas na III Unidade. “Esse momento foi significativo para toda comunidade escolar, bem como para os familiares de cada um de nossas "Sementinhas" germinadas para a construção de um futuro conscientemente melhor”, destacou Eduarda Mendes, diretora do grupo escolar.   

Unidades da Rede SAC ganham escritórios do Programa Primeiro Emprego

Quinta / 14.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A meta é oferecer um total de 4.500 mil vagas até 2018. Os empregos serão oferecidos na área de estudo de cada jovem.

Alta demanda de contratações e necessidade de monitoramento dos egressos. Esse é o objetivo principal da implantação de Escritórios Regionais do Programa Primeiro Emprego (PPE) em unidades SAC do interior do Estado. Já estão em funcionamento dois escritórios: em Teixeira de Freitas e Irecê, que foi inaugurado na última sexta-feira (8). Ainda vão ser implantados mais quatro escritórios nos postos SAC Jequié, Feira II, Conquista II e Santo Antônio de Jesus. A presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Maria Quitéria, acredita que a ação vai facilitar o acesso dos jovens a informações sobre o programa. "A gente que faz gestão pública entende que tudo o que é feito no sentido de se aproximar mais das pessoas, funciona melhor. Para os egressos das escolas do ensino técnico estadual que moram no interior da Bahia é fundamental a implantação dos escritórios, pois o programa precisa de acompanhamento sistemático para garantir a eficácia", disse.

Cada unidade possui dois pontos de atendimento, com o objetivo de prestar informações, formalizar contratações e tirar dúvidas dos egressos. Eles vão atuar em diversos órgãos como Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O programa já contempla 23 contratados no território de Irecê e 37 na Chapada Diamantina, que serão atendidos no posto SAC de Irecê. Os 15 contratados no território do Extremo Sul e 35 na Costa do Descobrimento serão atendidos no posto SAC de Teixeira de Freitas. O PPE é uma ação social de combate ao desemprego de jovens, promovido pelo Governo do Estado para inserir no mercado de trabalho estudantes da Educação Profissional e adolescentes qualificados por programas governamentais. A meta é oferecer um total de 4.500 mil vagas até 2018. Os empregos serão oferecidos na área de estudo de cada jovem. 

Secretário assina portaria para criação do Plano de Valorização do Servidor da SSP

Quarta / 13.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Policiais militares, civis, técnicos, bombeiros e funcionários de setores administrativos receberam os certificados de conclusão do curso de Agentes Multiplicadores em Saúde.

Na manhã desta quarta-feira (13), foi assinada a portaria que oficializa a implantação do Comitê Mais Vida, pontapé fundamental para a criação do Plano de Valorização do Servidor da Secretaria da Segurança Pública. O evento ocorreu, no auditório da Desenbahia, juntamente com a formatura dos Agentes Multiplicadores em Saúde. O comitê é uma reestruturação do programa Mais Valor, que tem como objetivo pensar e desenvolver ações para melhorias das estruturas e equipamentos de trabalho até questões pessoais dos servidores. "O objetivo é valorizar as nossas principais ferramentas no combate à criminalidade, os homens e mulheres que trabalham todos os dias, 24 horas, para melhor atender a sociedade baiana", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

O superintendente de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP e responsável pelo plano, coronel Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro informou sobre as realizações de questionários com os efetivos para diagnosticar quais são as principais necessidades. Além da assinatura da portaria, 34 policias militares, civis, técnicos, bombeiros e funcionários de setores administrativos receberam os certificados de conclusão do curso de Agentes Multiplicadores em Saúde. A capacitação é desenvolvida há 10 anos pelo Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas (Nead) com o propósito de evitar que os policiais e bombeiros usem substâncias piscoativas lícitas (álcool) e ilícitas (drogas). "Existem pesquisas que mostram o quanto os profissionais de Segurança Pública, no mundo inteiro, por conta do nível de stress, estão sujeitos ao uso destas substâncias", explicou o coordenador do Nead e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Gessé de Souza Silva. O professor, como é chamado carinhosamente, informou ainda que a capacitação é realizada uma vez por ano e que interessados para a turma do ano que vem podem se inscrever através dos telefones 3116-6759/6755 ou através do e-mail [email protected]

Caetité: Escolas de Maniaçu realizam 9ª Edição do Natal Solidário

Quarta / 13.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ação humanitária, desta vez, contemplou a comunidade de Malhada, próxima ao distrito.

No último sábado (09) as escolas Zelinda Carvalho, Nunila Frota, Pedro Atanásio Garcia (CEPAG), Maurício Gumes e o Núcleo Escolar Bento Oliveira, todas do distrito de Maniaçu, realizaram a 9ª edição do projeto Natal Solidário. A ação humanitária, desta vez, contemplou a comunidade de Malhada, próxima ao distrito. As crianças e famílias da localidade foram surpreendidas com um dia bastante descontraído e animado com a presença do Papai Noel, realização de brincadeiras, distribuição de lanches, brinquedos e cestas básicas.

Crea-BA elege novo presidente nesta sexta-feira (15)

Quarta / 13.12.2017

Por Daniela Biscarde

Os profissionais aptos a votar estão distribuídos em 53 seções por toda a Bahia. Para consultar a sua seção eleitoral é só acessar o seu ambiente profissional no Sistema do Crea-BA.

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) da Bahia escolherão o novo gestor da instituição, o novo presidente do Conselho Federal e diretores da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, nesta sexta-feira (15). As eleições serão realizadas das 9 às 19h. Para votar, os profissionais da área tecnológica têm que estar em dia com a anuidade junto ao Conselho Regional. Concorrem à presidência do Crea-BA oito candidatos enquanto seis estão concorrendo à presidência do Confea. O voto é facultativo. As propostas dos candidatos estão disponíveis no site do Crea-BA. Já para a Mútua, as vagas são para diretor geral e diretores administrativos das Mútuas regionais. Para as eleições para Diretoria Administrativa da Mútua somente será possível votar se a pessoa for associada à Caixa de Assistência. O mandato para os cargos acima é de três anos e vai de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2020.

Assim como nas eleições para presidente do Brasil, no pleito do Crea-BA o eleitor tem um local de votação determinado. Os profissionais aptos a votar até o momento estão distribuídos em 53 seções por toda a Bahia. Para consultar a sua seção eleitoral, engenheiros, agrônomos, tecnólogos e técnicos devem acessar o seu ambiente profissional no Sistema do Crea-BA. Lá, também será possível alterar o local de votação, desde que a mudança seja feita para a sede ou inspetorias do Conselho. O prazo para transferir a seção terminou no dia 14 de novembro. No dia da eleição, os profissionais devem comparecer ao local de votação indicado no Sistema portando um documento de identificação com foto. Não será permitido o uso de celular na sala de votação ou manifestação não silenciosa a favor de qualquer candidato.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO CREA-BA

As propostas dos candidatos estão disponíveis no site do Crea-BA.

Caetité: 1º Temporada Esportiva, 13 a 22 de dezembro

Quarta / 13.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A abertura do evento será na Praça da Juventude e terá uma programação direcionada ao público infantil, com entrega de brindes, além da presença do Projeto Criança Feliz.

Começa hoje (13) a 1ª Temporada Esportiva de Caetité, uma iniciativa da Prefeitura de Caetité, através da secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. O evento acontecerá na Praça da Juventude e no Parque das Árvores (conforme programação), a partir das 15h, e vai até o dia 22/12. A abertura do evento será na Praça da Juventude nos dias 13 e 14, terá uma programação superespecial direcionada ao público infantil, com entrega de brindes, Mundo dos Brinquedos (pula-pula, piscina de bolinhas e escorregador), além da presença do Projeto Criança Feliz.

Durante os dias de temporada, serão realizadas atividades de: vôlei, basquete, futsal, handebol, vôlei de areia, baleado, peteca, lutas, atividades recreativas, aula de dança, jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, roda de capoeira, aula de dança e aula aeróbica. “Ações como essa mostram a importância do fortalecimento de atividades esportivas e culturais, que promovem o crescimento do município e o fortalecimento de vínculos entre as famílias, através do esporte”, destacou a gerente municipal de Esportes, Lajucy Lobo.

Prorrogada inscrições para concurso da Educação

Quarta / 13.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Podem concorrer candidatos de nacionalidade brasileira ou portuguesa, com idade mínima de 18 anos e com a formação profissional prevista em edital.

As inscrições para o concurso da Educação serão prorrogadas até às 14h da sexta-feira (15). Os candidatos que ainda não garantiram participação no certame devem realizar sua inscrição exclusivamente pela internet. Serão ofertadas 3.760 vagas para professores e coordenadores pedagógicos, distribuídas entre 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A taxa é no valor de R$ 100. Realizado pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), o concurso será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

Para o cargo de professor serão ofertadas 3.096 vagas nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, sendo exigida formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já para o ingresso nas 664 vagas de coordenador pedagógico é exigida formação em Pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas e a remuneração básica é R$ 3.209,53, para professor, e R$ 3.296,87, para coordenador. Podem concorrer candidatos de nacionalidade brasileira ou portuguesa, com idade mínima de 18 anos e com a formação profissional prevista em edital, entre outras exigências. Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência e 30% para candidatos negros.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Caetité: Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência de Caetité participam de confraternização no CRAS

Quarta / 13.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A coordenadora do CRAS, Ana Rebouças, destacou a importância do encontro, que é um momento de renovação e união.

Na última quinta-feira (07) as crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de uma linda confraternização de Natal no CRAS. Na oportunidade, as crianças receberam a visita do Papai Noel que, além de contar histórias, distribuiu alguns presentes para os pequenos. Para a coordenadora do SCFV, Juliana Moreira, a equipe está unida com o objetivo de fazer a diferença na vida das crianças e jovens que frequentam as oficinas do Serviço. “Ao longo desse ano, promovemos atividades socioeducativas, proporcionando aprendizado e conhecimento para as nossas crianças e hoje é o momento de fazermos um balanço e comemorarmos esse nosso ano cheio de momentos e atividades importantes”, informou Juliana. A coordenadora do CRAS, Ana Rebouças, destacou a importância do encontro, que é um momento de renovação e união. “Fico feliz em poder participar de momentos como este, que além de comemorativos, promovam a socialização e reforcem o verdadeiro significado do Natal que é o nascimento de Jesus”, destacou Ana.

Brumado: Resultado Preliminar do Processo Seletivo IFBA 2018

Terça / 12.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Brumado, divulgou hoje, dia 12 de dezembro, a relação de aprovados no Processo Seletivo 2018, para cursos técnicos nas modalidades subsequente. Os candidatos participantes também podem acessar o boletim de desempenho, sendo necessário informar o CPF e a senha pessoal. Para interposição de recursos, é necessário encaminhar entre os dias 13 e 14, e-mail com o assunto "Recurso contra o resultado preliminar - Prosel 2018" para [email protected], informando nome completo, CPF, curso, modalidade, campus para o qual se inscreveu e anexar o Formulário de recurso preenchido e assinado, com a devida fundamentação do argumento, identificando a(s) questão(ões), com justificativa clara e coerente.  O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RESULTADO

Caetité está realizando com sucesso a 3ª Semana do Bebê

Terça / 12.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A campanha tem como seu objetivo principal que melhorar a qualidade de vida das gestantes e crianças na primeira infância. (Fotos: Claudio Amaral / Direcom Caetité)

A prefeitura de Caetité, por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, está realizando nesta semana a 3ª Semana do Bebê. O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda municipal. A semana vai até a próxima sexta-feira (15). Na segunda-feira (11), foi realizada a abertura oficial do evento na sede do CRAS Urbano, com apresentações das crianças, distribuição de brindes e uma palestra com a enfermeira Cláudia Línia. Na oportunidade a secretária de Saúde, Cynthia Lopes falou sobre a importância da Semana do Bebê. “Muito mais que uma condicionante para que Caetité conquiste novamente o Selo Unicef Município Aprovado 2017/2020, nessa semana nós vamos intensificar ações que já vem sendo realizadas no município. Iremos fazer uma avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece às crianças na sua primeira infância e, com essa avaliação, poder melhorar os serviços. Porque é nesse sentido que nós trabalhamos: tornar Caetité um município ainda melhor para se viver”, declarou Cynthia.

Durante a semana, Médicos, Enfermeiras, Dentistas e Auxiliares, Fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e Psicólogos, realizarão em todas as Unidades de Saúde do Município palestras educativas voltadas para hábitos de vida saudáveis, rodas de conversa, dinâmicas, teatro de fantoche, escovação monitorada pelo técnico de saúde bucal, brincadeiras, dentre outras atividades. A articuladora do Selo Unicef em Caetité, Ana Rebouças, destacou que a campanha tem que atingir diversos metas para alcançar seu objetivo principal que é melhorar a qualidade de vida das gestantes e crianças na primeira infância. Além do CRAS, nessa segunda-feira (11) a Unidade de Saúde da Família (USF) de Caldeiras, juntamente com o NASF, realizou uma mobilização com gestantes e crianças de 0 a 2 anos de idade, com palestra sobre a importância do acompanhamento do pré-natal; doenças prevalentes na primeira infância; higiene bucal; alimentação saudável e foi demonstrada e ensinada a técnica shantala, para alivio de cólicas, relaxamento e sono tranquilo. Pela tarde a USF de Aroeiras e a USF José Silveira Rocha (na sede) falaram sobre os cuidados com a gestante e o bebê de 0 a 2 anos de idade, além da importância de aleitamento materno. Na oportunidade, foi distribuído lanche e brindes para os presentes.

A semana vai até a próxima sexta-feira (15).

TCM aprova contas de Mucugê

Terça / 12.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em Mucugê, os recursos deixados em caixa no montante de R$4.971.489,30 foi suficiente para pagamento das despesas com restos a pagar e exercícios anteriores.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou com ressalvas a conta das prefeitura de Mucugê, da responsabilidade de Ana Olímpia Hora Medrado, referente ao exercício de 2016. Os relatores, conselheiros Plínio Carneiro Filho e Fernando Vita, consideraram que boa parte dos questionamentos apontados foram satisfatoriamente justificados e os remanescentes, dado o grau de relevância, nível de incidência e frequência com que ocorreram, não chegaram a inviabilizar as contas. Ana Olímpia foi multada em R$ 3 mil.

Em Mucugê, os recursos deixados em caixa no montante de R$4.971.489,30 foi suficiente para pagamento das despesas com restos a pagar e exercícios anteriores, cumprindo o disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi obedecido o limite de 54% previsto na LRF para gastos com pessoal, já que as despesas alcançaram apenas 51,07% da receita corrente líquida do municípios. A ex-prefeita Ana Olímpia Hora Medrado cumpriu ainda a aplicação mínima de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal com o investimento de 26,82% dos recursos específicos, na ações e serviços de saúde com 19,25% dos recursos e no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério com 68,57% dos recursos do Fundeb. Cabe recurso da decisão.

TCM aprova contas da Prefeitura de Malhada, no exercício de 2016

Terça / 12.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os relatores consideraram que boa parte dos questionamentos apontados foram satisfatoriamente justificados e os remanescentes não chegaram a inviabilizar as contas.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Malhada, da responsabilidade de Gimmy Everton Mouraria Ramos, referente ao exercício de 2016. Os relatores, conselheiros Plínio Carneiro Filho e Fernando Vita, consideraram que boa parte dos questionamentos apontados foram satisfatoriamente justificados e os remanescentes, dado o grau de relevância, nível de incidência e frequência com que ocorreram, não chegaram a inviabilizar as contas. Gimmy foi multado em R$ 5 mil.

O ex-prefeito cumpriu as obrigações constitucionais previstas, aplicando 25,28% dos recursos específicos na área da educação, quando o mínimo exigido é 25%, 69,22% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, sendo o mínimo 60%, e 19,40% dos recursos nas ações e serviços públicos de saúde, quando se exige ao menos 15%. Também foi cumprindo o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que foram quitadas todas as despesas com restos a pagar e ainda restou um saldo de R$2.748.906,34. Em relação aos gastos com pessoal, o município promoveu despesas no percentual de 59,06% da receita corrente líquida, superando o limite previsto na LRF que é de 54%. Apesar disso, a relatoria entendeu que não houve descontrole administrativo de tais gastos, vez que o gestor conseguiu reduzir o percentual de 67,28% para 59,06%. 

Sítio do Mato: Polícia encontra arma e munições em casa de filho de prefeito

Terça / 12.12.2017

Por Bahia Notícias

Após a varredura em Bom Jesus da Lapa, o efetivo seguiu para Sítio do Mato, onde também fez uma revista nos imóveis da família do prefeito. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Um revólver e munições de grosso calibre foram encontrados nesta segunda-feira (11) na casa do filho do prefeito de Sítio do Mato, Alfredo Magalhães. Policiais da 24ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em imóveis de João Vitor Gonçalves Magalhães, filho de Alfredo Magalhães. João Vitor está preso desde a última quarta-feira (6). Ele é acusado de tentativa de homicídio, após disparar 10 vezes contra o arquiteto Wilson Magalhães, em uma discussão de trânsito em Bom Jesus da Lapa, na mesma região, no dia 26 de novembro. Segundo o delegado Jakson Trindade, a arma usada no crime foi uma pistola 380 milímetros. Ainda segundo a Polícia, após a varredura em Bom Jesus da Lapa, o efetivo seguiu para Sítio do Mato, onde também fez uma revista nos imóveis da família do prefeito. O irmão de Alfredinho, João Magalhães, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, mas foi liberado após pagar fiança.