Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2016"

Brumado: Habitus Run 2016 reuniu corredores de várias cidades da Bahia

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A concentração, largada e chegada aconteceram na Praça Armindo Azevedo, em frente ao Mercado de Artes.

No último domingo (27), a 4ª edição da Habitus Run, em Brumado, reuniu corredores de várias cidades da Bahia. A concentração, largada e chegada aconteceram na Praça Armindo Azevedo, em frente ao Mercado de Artes, de onde os atletas competiram em percursos de 5km e 10km. Todos os participantes estavam munidos de sacola (tipo mochila); camisa (100% poliamida); squeeze; número de peito (personalizado); chip - cronometragem eletrônica (descartáveis); e ainda ganharam medalha de participação e bandana tubular.  A corrida teve premiação por idade e R$ 1.200,00 para os vencedores dos 10km. No geral dos 5k ficou: categoria masculina – 1º Juliandro Pereira da Silva, em 2º Everton da Silva Oliveira, 3º Fal Fernandes; categoria feminina – 1º Celeida S. Fernandes Avevedo, 2º Bianca Amorim, 3º Ivanete da Silva Santos. E no geral dos 10km ficou: categoria masculina – 1º Benedito Pinheiro dos Santos, 2º Edinei Pereira Morais, 3º Marlon Santos de Oliveira; categoria feminina – 1º Suzy Ruas N. Ferreira, 2º Valeria de Lima Porto, 3º Leidiana Prates Oliveira.

Os participantes estavam munidos de sacola (tipo mochila); camisa; squeeze; número de peito (personalizado); e chip - cronometragem eletrônica (descartáveis).

Caetiteense é a quarta melhor fisiculturista do estado do Ceará

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Jassiara obteve o título da Atleta Top 4 do Estado do Ceará. Agora a Atleta se prepara para competir no próximo dia 10/12, no mesmo Circuito, porém na Etapa de Natal-RN.

No último dia 19 de novembro, a caetiteense Jassiara Dias, que mora atualmente em Natal (RN), participou do seu Primeiro Campeonato de Fisiculturismo. A competição é parte do Circuito NTT Classic de Fisiculturismo, na Etapa de Fortaleza (CE) pela IFBBRN, afiliada a IFBB Brasil, sob a Presidência do Joacy Filho. Na ocasião, Jassiara foi Classificada em 4º lugar, obtendo assim o título da Atleta Top 4 do Estado do Ceará na Categoria do Fisiculturismo Wellness até 1,68. Agora a Atleta se prepara novamente para competir no próximo dia 10/12, no mesmo Circuito, porém na Etapa de Natal-RN. “Tenho me dedicado bastante e meu objetivo é me classificar entre as top 5 do Estado do Rio Grande do Norte”, declarou animada. A Categoria Wellness começou no Brasil em 2005 e é representada por corpos sarados, mas sem exageros, garotas jovens e adultas mostram a sensualidade da mulher brasileira.

Ação conjunta do MPF, PF e CGU de Guanambi resulta na prisão de acusado de desvio de dinheiro da saúde em Palmas de Monte Alto

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A ação levou à prisão André Luis Costa Donato, acusado de forjar procedimento licitatório e contribuir para o desvio de verbas da saúde em Palmas do Monte Alto (BA).

Na da última quarta-feira (30), uma ação conjunta do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) levou à prisão preventiva de André Luis Costa Donato, por fraude em licitação e contribuir para o desvio de verbas da saúde no município de Palmas do Monte Alto (BA). Donato é ex-secretário Municipal de Administração de Guanambi (BA), e atualmente ocupa o cargo de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Além da prisão de Donato, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sua residência e na residência de Valdete Rosa Martins Prado, sócia da Limpel Comércio e Representações. A referida empresa foi contratada para fornecer materiais e equipamentos para Postos de Saúde da Família em Palmas de Monte Alto, no ano de 2008, após licitação fraudada. O esquema foi descoberto pela CGU e investigado pela PF.

Segundo denúncia ajuizada pelo MPF em 2016, André Donato foi o responsável pela reunião da documentação para a montagem da licitação e concorreu para o desvio das verbas da saúde. Na ação penal (processo nº 0003260-62.2015.4.01.3309), além de Donato e Valdete, figuram como réu o ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz, e mais cinco servidores municipais. Em razão da prática de crimes similares, André Donato já foi condenado pela Justiça Federal em Guanambi em outras duas ações penais (processos nº 1367-46.2009.4.01.3309 e 4358-53.2013.4.01.3309), em uma delas, inclusive, por formação de quadrilha voltada para a prática de fraudes a licitações.

De acordo com as investigações, Donato está atualmente envolvido em episódios de fraude a licitações de prefeituras baianas e desvio de dinheiro público, como no caso do município baiano de Pindaí. Na cidade, o acusado mantém contrato supostamente fraudulento com a Prefeitura para a prestação do serviço de transporte escolar, por meio de empresa constituída em nome de terceiros. Ao decretar a prisão preventiva, a Justiça Federal considerou que “a manutenção do investigado André Luís Costa Donato em liberdade provavelmente implicará na reiteração das condutas aqui combatidas, atingindo-se a ordem pública”.

Bancários aprovam orçamento para 2017 do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Também foi apresentada uma previsão de superávit para este ano, além de manter a política de não cobrar o desconto assistencial.

Na última quarta-feira (30), foi aprovado em assembleia o planejamento orçamentário do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Na ocasião, a categoria também debateu e aprovou ajustes para o orçamento de 2016. Foi apresentada uma previsão de superávit para este ano, além de manter a política de não cobrar o desconto assistencial. Por representar um compromisso do Sindicato na defesa dos interesses da categoria, um resultado como esse mostra como é positivo construir uma política financeira sólida e transparente. Para o diretor Financeiro, Jornan Almeida, a participação dos bancários é de fundamental importância. “Neste ano conseguimos equilibrar as finanças do SEEB/VCR, garantimos atividades de integração e políticas, tanto em Conquista, quanto nas cidades base. Uma administração financeira responsável tornou possível esse trabalho que vem sendo construído e realizado junto com a categoria”, ressaltou.

Caculé participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegytpi

Sexta / 02.12.2016

Por Tayga Ribeiro

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito consiste em ações integradas e simultâneas, em todas as capitais do País (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Com a proximidade do verão, o governo federal, com o apoio dos governos do estado e dos municípios, intensifica sua atuação contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya. As iniciativas incluem campanha publicitária em TV, rádio, internet e outros meios, como distribuição de testes rápidos de Zika, campanhas educativas, mutirões de faxina; etc. Em Caculé, 40 estabelecimentos públicos receberão a visita dos Agentes de Endemias, com trabalho de sensibilização sobre a importância da ajuda de toda a população no combate ao mosquito transmissor das três doenças. Serão distribuídos folders explicativos e uma busca aos focos no interior dos locais visitados. A ação #MosquitoNão acontece hoje, dia 02 de dezembro, como em todo o território nacional. O Dia Nacional de Combate ao Mosquito consiste em ações integradas e simultâneas, em todas as capitais do País, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitam residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes Aegytpi.

Governador Rui Costa recebe em audiência prefeitos eleitos do PR

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Durante a reunião, o governador Rui Costa ouviu atentamente as demandas dos prefeitos eleitos para seus municípios.

O governador Rui Costa recebeu em audiência, na segunda-feira (28), 17 prefeitos eleitos em outubro pelo Partido da Republica (PR). Os prefeitos eleitos foram convidados pelo presidente estadual da legenda, deputado federal José Carlos Araújo, em encontro articulado pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. A reunião ainda contou com a presença do deputado federal João Carlos Bacelar. O deputado federal José Rocha não pode comparecer ao evento por estar fora do país. Durante a reunião, o governador Rui Costa ouviu atentamente as demandas dos prefeitos eleitos para seus municípios. Os parlamentares do PR também apontaram as áreas que necessitam de maior atenção em cada região. O encontro serviu ainda para apresentar aos prefeitos eleitos o secretário de Turismo, José Alves, indicado pelo Partido da República.

José Carlos Araújo destacou o crescimento do Partido da República em 2016, conquistado graças à união de forças dos parlamentares e também dos prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas que integram a legenda. “O partido está unido e tem batalhado diariamente para fortalecer ainda mais a aliança com o projeto político do governador Rui Costa”, afirmou o presidente estadual do partido, que elegeu na Bahia 19 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 213 vereadores. Foram convidados para o encontro com os prefeitos eleitos do PR: Gilmar da Silva (Brejolândia), Maria Tânia Sousa (Caatiba), Sueli Novais (Cafarnaum), Myriam Oliveira (Canápolis), Ezenildo Dourado (Canarana), Paulo Andrade (Cansanção), Marcelo Emerenciano (Cocos), Ueliton Souza (Contendas do Sincorá), Manuel Rocha (Coribe), Roberval Meira (Dom Basílio), Edvaldo dos Santos (Gongogi), Vera Lúcia Santos (Maragogipe), Leonardo Lima (Morro do Chapéu), Everaldo dos Santos (Piraí do Norte), Welington de Góis (Quijingue), Josielton Muniz (Sebastião Laranjeiras), Humberto da Silva (Tabocas do Brejo Velho), José da Cruz (Teodoro Sampaio) e Dinoel Carvalho (Vereda).

Iuiú: Bandidos explodem carro forte na BR-030 e mantém funcionários reféns

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os assaltantes conseguiram levar o dinheiro, mas não se sabe ainda qual foi a quantia roubada.

Na manhã desta sexta-feira (02), um carro forte foi interceptado por bandidos na BR-030, nas imediações do entroncamento do município de Iuiú (BA). Segundo informações obtidas pelo Jornal Tribuna do Sertão/Sertão Hoje, o veículo foi explodido e os criminosos fortemente armados fizeram os ocupantes veículo de reféns, que foram liberados logo em seguida. Testemunhas disseram que os bandidos estavam em uma SW4 de cor preta e todos agiram encapuzados. Os assaltantes conseguiram levar o dinheiro, mas não se sabe ainda qual foi a quantia roubada. A polícia foi acionada, mas ainda não há informações sobre o desenrolar da operação.

TCM rejeita contas da Prefeitura de Santa Maria da Vitória

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O gestor Amário dos Santos Santana foi multado em R$ 15 mil e em R$ 21.600,00, e ainda deverá ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$ 10 mil.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou ontem (1º), as contas da Prefeitura de Santa Maria da Vitória, da responsabilidade de Amário dos Santos Santana, referentes ao exercício de 2015. De acordo com o órgão, a rejeição teve como motivo principal o descumprimento do índice de 54% para despesas com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o TCM, além de aplicar 63,92% da receita corrente líquida em gastos com pessoal, extrapolar nos gastos, o gestor não investiu o percentual mínimo de 25% na área da educação, que ficou limitada ao percentual de 23,58%. A relatoria também registrou a ausência de comprovação do recolhimento integral de multa imposta pelo TCM. O gestor foi multado em R$ 15 mil e em R$ 21.600,00 - valor correspondente a 12% de seus subsídios anuais. O prefeito ainda deverá ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$ 10 mil, com recursos próprios.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 04/12

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 04/12, das 07:15h às 13:15h, nos bairros Centro, Alvorada e Vomita Mel, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua 13 de Maio, Rua Humberto de Campo, Avenida Barão do Rio Branco, Travessa Humberto de Campo, 13 de Maio, Rua Otavio Mangabeiras, 31 de Março, Rua 1º de Maio, Travessa 13 de Maio, Rua A, Rua B, Avenida Santos Dumont, Travessa Epitácio Pessoa, Praça Henrique Pereira Donato, Rua Pedro Lopes Teixeira, Avenida Guanabara, Rua F, Rua Tobias Barreto, Rua Barão de Macaúbas, Rua Pedro Jose de Anchieta, Rua Dr. Jose Bastos, Rua Plínio Salgado, Rua Maria Quitéria, Rua Rio de Janeiro, Rua Vasco da Gama, Praça Manoel Novais, Rua José Catão de Castro, Rua Satiro Dias, Rua Joana Angélica, Rua Cassimiro de Abreu, Rua Rui Barbosa, Fazenda Manoel Novais, Rua Humberto de Campo. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Diplomação dos candidatos eleitos de Igaporã será no dia 13 de dezembro

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito eleito por Igaporã, José Suly Fagundes Neto (PTN), será diplomado às 17h do dia 13.

O prefeito eleito por Igaporã, José Suly Fagundes Neto (PTN), será diplomado pela Justiça Eleitoral no próximo dia 13 de dezembro. A cerimônia ocorrerá no Cartório Eleitoral de Igaporã, a partir das 17h. Também serão diplomados o vice-prefeito, Márcio Fagundes, e os vereadores eleitos. O futuro prefeito enfrentará dificuldades políticas logo no início, pois possui uma base com somente cinco vereadores, enquanto a oposição terá seis vereadores. A diplomação é uma declaração da Justiça Eleitoral que confirma que o candidato foi eleito e que não possui impedimento para tomar posse. Na cerimônia, os eleitos e seus suplentes recebem um diploma assinado pelo presidente da Junta Eleitoral da circunscrição contendo nome, partido, cargo ou classificação como suplente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o diploma pode conter outros dados definidos pelo juiz eleitoral.

Secretaria de Educação de Guanambi publica edital para as eleições de diretores das escolas da rede municipal de ensino

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A publicação é exigência da Lei Municipal Nº. 423/10, que institui eleições diretas para diretores e vice-diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

A Secretaria de Educação de Guanambi, através da Presidente da Comissão Eleitoral Priscila Teixeira da Silva, publicou no Diário Oficial do Município, na data de 29 de novembro de 2016, o Edital nº 02/2016. O documento homologa as Chapas que concorrerão para as eleições de Diretores e vice-diretores das instituições de ensino da Rede Municipal. A publicação é exigência dos Incisos III e IV, Artigo 8º da Lei Municipal Nº. 423/10 de 25 de outubro de 2010, que institui eleições diretas para diretores e vice-diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

CONFIRA A RELAÇÃO DAS ESCOLAS E SUAS RESPECTIVAS CHAPAS

Deputado Luciano Ribeiro faz convite à população para participar de Audiência Pública sobre Reforma Política no Brasil

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro destaca no convite que, “a discussão com a sociedade é um dos mecanismos que possibilitará maior participação popular” (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O deputado Estadual Luciano Ribeiro (DEM), vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, convida a população para participar de Audiência Pública que debaterá a “Reforma Política no Brasil”. O evento será realizado no dia próximo dia 15 de dezembro, às 9h30, no plenário do Palácio Deputado Luiz Eduardo Magalhães. A Audiência Pública tem por finalidade analisar o modelo político atual e sugerir, de forma específica, uma série de reformas para o aprimoramento do regime constitucional e fortalecimento das instituições republicanas, sendo uma das principais, a Reforma Política, considerada como “mãe de todas as reformas”. Luciano destaca no convite que, “a discussão com a sociedade é um dos mecanismos que possibilitará maior participação popular dentro do ordenamento e aprimoramento dos mecanismos de direito e de política, que devem ser inseridos tanto na esfera administrativa, jurisdicional, como também na legislativa”.

Governador Rui Costa afirma que Embasa não será privatizada

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A declaração de Rui faz referência ao projeto de lei 22.011/2016, encaminhado pelo governo baiano à Alba para a criação da BahiaInvest (Foto: Manu Dias/GOVBA).

Na última terça-feira (29), durante a formatura de cinco mil crianças participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o governador Rui Costa afirmou que a privatização da Embasa “nunca foi, não é e nunca será sua intenção”. A declaração de Rui faz referência ao projeto de lei 22.011/2016, encaminhado pelo governo baiano à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para a criação da Empresa Baiana de Ativos S.A. (BahiaInvest). “Com a BahiaInvest, estamos buscando um modelo que deu certo em alguns lugares de mundo de atrair investimentos privados, num modelo de capitalização que garanta retorno através de investimentos públicos para setores privados que queiram investir nesta empresa. A BahiaInvest vai, por exemplo, capitalizar investimentos do VLT. Então, empresários que não sejam os que vão operar o VLT poderiam comprar uma cota desse investimento”, acrescentou. Outro objetivo da nova empresa de economia mista é alocar recursos para o abastecimento de água nos grandes centros urbanos, como Salvador e Feira de Santana.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, lembra que o governo baiano está desenvolvendo ações na área de saneamento visando mudar a política de abastecimento de água, que foi implantada na Bahia nos últimos 30 anos. “Estamos preparando um projeto que começará a ser executado no início de 2017 pela Embasa, com desvio de águas na represa de Santa Helena para o Rio Joanes, uma nova linha de adução e nova estação de tratamento de água. Com isso, em 95% do tempo, nós não precisaremos sangrar Pedra do Cavalo para abastecer Salvador”, explicou Dauster. A meta, segundo o secretário, é garantir a autossuficiência hídrica de Salvador pelos próximos 50 anos. De acordo com o projeto de lei encaminhado à Alba, o Estado da Bahia fica autorizado a integralizar o capital da BahiaInvest com até 25% das ações ordinárias e o mesmo percentual das ações preferenciais de que é titular na composição acionária da Embasa, além de outros ativos.

Solenidade marca a formatura da primeira turma do PROERD em Guajeru

Sexta / 02.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

No município de Guajeru o programa atendeu a 58 alunos do 5º ano da educação infantil, das escolas municipais Prefeito Andrade e Getúlio Vargas.

Na última terça-feira (29), foi realizada a solenidade que marcou a formação da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) de Guajeru. A cerimônia foi realizada na quadra poliesportiva da Praça de Esportes Luiz Cabral e contou com a presença do Major PM Jocevã Lima Oliveira, Comandante da 34ª CIPM/Brumado, do Soldado PM Clécio Nunes, do prefeito Gil Rocha e da secretária de Educação Fátima Viana. No município de Guajeru o programa atendeu a 58 alunos do 5º ano da educação infantil, das escolas municipais Prefeito Andrade e Getúlio Vargas. As aulas da turma 2016.2, que tiveram início em setembro deste ano, foram ministradas pelo instrutor Soldado PM Clécio Nunes, sob a coordenação do Capitão PM Delmondes. Ao final do curso os alunos fizeram uma redação demonstrando o que aprenderam sobre o programa, tendo destaque o aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, Gabriel Moreira Coutinho, que foi convidado a ler a sua produção textual para todos os presentes.

Para o prefeito Gil Rocha, apoiador do programa no município, a ação é de fundamental importância por levar orientações aos jovens sobre os males causados pelo contato com as drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, de modo a evitar que eles “se percam” neste mundo que oferece danos, muitas vezes irreversíveis, à família e à sociedade. “Destaco aqui o papel da Polícia Militar da Bahia pela iniciativa e execução do PROERD em nosso município e também o da família, como fomentador deste processo. Nós, como agentes públicos, buscamos também desenvolver nosso papel de promoção, conscientização a apoio às ações educativas e do combate às drogas”, ressaltou. As lições do PROERD trabalham os seguintes aspectos: compreensão dos efeitos das drogas; lidando com as tensões; maneiras de dizer não; fortalecendo a autoestima; resistindo à violência e às pressões das gangues; e resolução de conflitos sem recorrer à violência.

A solenidade contou com a presença do Major PM Jocevã Lima Oliveira, do Soldado PM Clécio Nunes, do prefeito Gil Rocha e da secretária de Educação Fátima Viana.

Deputado Luciano Ribeiro parabeniza Mortugaba pelos seus 55 anos

Quinta / 01.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O deputado Luciano Ribeiro solidariza-se com seus habitantes, desejando progresso e desenvolvimento ao município.

No começo do século XIX, teve início o povoamento do território, integrante do município de Jacaraci, por fazendeiros que ali se fixaram, desenvolvendo a agropecuária. O nome Mortugaba é de origem indígena Tupi, que significa habitação do povo. Ontem (30), o município comemorou 55 anos de emancipação política, e o deputado Luciano Ribeiro solidariza-se com seus habitantes, desejando progresso e desenvolvimento ao município, por ele enfatizado como “cidade querida”.