Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2016"

Prefeito eleito de Guanambi encaminha demandas em encontro da UPB

Sexta / 09.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Durante o encontro, Jairo manteve contatos com parlamentares e lideranças, além de colegas da região, articulando demandas do interesse do município e da região.

O secretário de Planejamento e prefeito eleito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), participou do Encontro de Prefeitos Eleitos em Salvador, promovido pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB). Durante o encontro, ele manteve contatos com parlamentares e lideranças, além de colegas da região, articulando demandas do interesse do município e da região. Ao lado do prefeito de Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva, e de Cocos, Marcelo Emerciano, Jairo solicitou ao Governador a pavimentação asfáltica da estrada que liga Carinhanha, Feira da Mata e Cocos. “São 90 km da BR-030 que irão promover importante interligação de Guanambi com o Oeste e Brasília”, ponderou o prefeito eleito, que vem discutindo com os colegas dos três municípios a adesão ao Consórcio do Alto Sertão.

Brumado: Polícia Militar realiza formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Sexta / 09.12.2016

Por Guto Bernardes

Entre os que compuseram a mesa estiveram o Major PM Jocevã, os secretários Miguel Lima e Acácia Gondim, subtenente Paulo Souza e o vereador Zé Ribeiro.

Na noite de ontem (08), foi realizada a formatura da turma do 2º semestre/2016 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Brumado. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e receberam o certificado 185 crianças e adolescentes das escolas Élcio Trigueiros, Arminda Azevedo, Ginásio Municipal Clemente Gomes e Nossa Senhora de Fátima. Compuseram a mesa o Major PM Jocevã Lima Oliveira; o secretário da Secult Miguel Lima Dias, representando o prefeito; secretária de Educação Acácia Gondim; subtenente do TG Paulo Souza; vereador Zé Ribeiro; presidente do COMDICA, Paulo Esdras; representante do CDL, Iara Lobo; e a representante do Conselho Tutelar, Suzi da Silva. Também estiveram presentes os familiares dos formandos.

Durante o evento, foram entregues prêmios a cinco alunos que se destacaram na redação do projeto, sendo entregue uma bicicleta ao 1º lugar. Também foram realizadas apresentações de dança, homenagens aos ministradores do curso e leitura de textos criados pelos alunos do Projeto. Os ministradores do curso, Capitão Cláudio Delmondes e o soldado Clécio Nunes, passaram por uma capacitação para aplicar nas salas de aula as orientações de segurança elaboradas pela Polícia Militar da Bahia. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem o curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula das escolas.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e receberam o certificado 185 crianças e adolescentes de escolas públicas e uma de escola particular.

Magnesita realiza projeto “Uma Onda de Amor” em Brumado

Sexta / 09.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da ação é sensibilizar funcionários e a população brumadense sobre a importância da doação de sangue e de atitudes de ajuda ao próximo.

A Magnesita, empresa global que oferece soluções em refratários, serviços e minerais industriais, realizou, no dia 1º de dezembro, a primeira ação do projeto “Uma Onda de Amor” em Brumado, uma iniciativa que faz parte do Programa de Voluntariado Empresarial. O objetivo é sensibilizar funcionários e a população brumadense sobre a importância da doação de sangue e de atitudes de ajuda ao próximo. Visando promover e valorizar a solidariedade, os voluntários da própria Magnesita e outros convidados realizaram ações de humanização no Hospital Municipal e a ainda na unidade local do Hemoba. Além da doação de sangue, foram distribuídas lembranças e mensagens de Natal aos pacientes. Os envolvidos na iniciativa distribuíram rosas pelas ruas da cidade, convidando as pessoas a fazerem parte dessa corrente de amor. Segundo a analista da área de Comunicação e Responsabilidade Social da empresa, Lucilla Soledade, essa é a primeira vez que a empresa promove o projeto. “Foi um dia muito especial. Percebemos que, juntos, podemos fazer um mundo melhor e através do amor fazemos diferença na vida de muitas pessoas”, disse Lucilla.

Caetité: Prefeito Zé Barreira tem contas de 2015 aprovadas no TCM

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Com esta decisão do TCM, Zé Barreira tem os sete anos de sua gestão aprovados pelos órgãos fiscalizadores.

O prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, teve suas contas do exercício 2015 aprovadas, com ressalvas, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na tarde de ontem (07). Com essa decisão, o atual prefeito tem sete anos de sua gestão aprovados pelo TCM. O parecer teve como conselheiro Paolo Marconi, que apontou algumas ressalvas. O parecer do tribunal segue agora para Câmara de Vereadores para aprovação final da casa legislativa.

Sindicato dos Bancários de Conquista e Região realiza manifestação no BB de Itapetinga

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na ação, foi cobrado da instituição financeira o fim do projeto de reestruturação do banco e a contração de mais funcionários para suprir a demanda da região.

Na manhã desta quinta-feira (08), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação com o retardamento da abertura do Banco do Brasil de Itapetinga. Na ação, foi cobrado da instituição financeira o fim do projeto de reestruturação do banco e a contração de mais funcionários para suprir a demanda da região. Os bancários denunciam que a quantidade de funcionários é insuficiente para atender a população, principalmente após os recentes ataques aos bancos de Itarantim e Potiraguá, pois os clientes desses municípios agora buscam a agência de Itapetinga. Segundo o SEEB/VCR, mesmo com a sobrecarga, o BB irá reduzir três postos de trabalho na cidade, o que vai prejudicar ainda mais o atendimento à população e precarizar as condições de serviço. Buscando reverter a situação, o Sindicato encaminhou um ofício ao banco solicitando a imediata contratação de mais bancários e colheu assinaturas que integrarão o abaixo-assinado contra o fechamento de agências e extinção de cargos no BB. "Ações como essa visam chamar atenção da direção do banco quando não demonstram disposição para atender demandas importantes. É inadmissível que uma instituição tão lucrativa não respeite seus clientes e funcionários. Vamos acompanhar essa demanda para evitar ainda mais sobrecarga e adoecimento dos bancários", afirmou Larissa Couto, diretora de Cultura e Formação Sindical.

Polícia encontra drogas e celulares em celas da delegacia de Barra Da Estiva

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A polícia investiga de que forma os presos tiveram acesso aos produtos encontrados.

Durante revista realizada na manhã de ontem (07), na delegacia de Barra da Estiva, a Polícia Civil encontrou dois celulares, maconha e um carregador nas celas onde estavam os presos conhecidos como “Pardal” e Jorge. A polícia investiga de que forma os presos tiveram acesso aos produtos encontrados.

Polícia Militar de Malhada de Pedras recupera moto roubada

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A motocicleta foi encaminhada para a delegacia, juntamente com os dois indivíduos: Jeferson e Eliseu, ambos maiores de idade.

Ontem (07), a Polícia Militar de Malhada de Pedras recuperou uma motocicleta que havia sido roubada no município. Segundo informações, durante diligência, ao abordar dois homens, foi constatado que a moto em que eles estavam era proveniente de roubo. A motocicleta foi encaminhada para a delegacia, juntamente com os dois indivíduos: Jeferson e Eliseu, ambos maiores de idade.

Dr. Cristiano tem recurso deferido e é confirmado como prefeito eleito de Rio de Contas

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O resultado da última terça-feira (06) foi bastante comemorado pelo grupo político que apoiou a chapa Cristiano Azevedo (DEM) e Tiago Reis (PSDB).

O médico Cristiano Cardoso de Azevedo estava com sua candidatura a prefeito de Rio de Contas indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por trabalhar em um hospital da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Mas, na manhã da última terça-feira (06), em julgamento realizado pelo TRE, em Salvador, o recurso protocolado pelos advogados do candidato foi aprovado por unanimidade e ele teve a sua vitória reconhecida no pleito, sendo confirmado como prefeito eleito. Na cidade, o resultado oficial das eleições municipais estava em suspenso, visto que o TRE havia, em setembro, em decisão considerada inédita, indeferido a candidatura do candidato por considerar que o fato de o médico trabalhar em um hospital da cidade vizinha desequilibrava a disputa entre os postulantes. O resultado da última terça-feira foi bastante comemorado pelo grupo político que apoiou a chapa Cristiano Azevedo (DEM) e Tiago Reis (PSDB).

Cessão de equipamento beneficiará mais de 50 mil domicílios baianos com água potável

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

30 municípios da região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), localizada em três territórios de identidade do estado da Bahia serão contemplados.

A Bahia terá a disposição o equipamento perfuratriz, utilizado para escavação de poços, que beneficiará 54,1 mil domicílios baianos com água encanada. Um total de 30 municípios da região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), localizada em três territórios de identidade do estado da Bahia (Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Velho Chico) serão contemplados.  A demanda foi acordada em reunião entre o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Franscisco de Assis Lopes, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e o vice-governador João Leão. “Esse equipamento mudará a realidade de milhares de pessoas que demandam de um bem tão precioso para a sobrevivência como a água. Pois, será possível, através da perfuração, captar água para consumo humano, agricultura e produção de animais”, comemorou Peixoto. A profundidade máxima de alcance das perfuretrizes é fator decisivo no índice de sucesso destas ações, levando em conta que muitas vezes a camada impermeável que se encontra abaixo da superfície está mais distante do solo.

Nas localidades de Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho, que pertencem ao território de identidade da Bacia do Rio Corrente, existem ainda 5,2 mil domicílios que recorrem a rios açudes e lagos e outros 5 mil que utilizam poços ou nascentes para o abastecimento humano. Já no território de Bacia do Rio Grande, composto pelas cidades de Angical, Baianópolis, Barrreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachao das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley, existe o desafio de ampliar o acesso à água encanada para 17,4 mil domicílios que ainda são abastecidos através de poços ou nascentes e aos 5,6 mil que ainda recorrem a rios ou açudes. No território do Velho Chico, que é composto pelas cidades de Bom Jesus da Lapa, Cariranha, Feira da Mata, Paratinga, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, não é diferente. Ainda persistem formas de abastecimento com poços e nascentes 16,1 mil domicílios e rios e lagos um total de 4,8 mil.

Caculé: PETI realiza ação de combate ao trabalho infantil com grafite nas ruas

Quinta / 08.12.2016

Por Tayga Ribeiro

O grafiteiro Robson Guimarães foi o idealizador da pintura que encanta a população com desenhos em apoio ao combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) levou a arte e o colorido para os muros de Caculé em mais uma intervenção que busca alertar a população dos malefícios do trabalho infantil na saúde e na vida de crianças e adolescentes. O grafiteiro Robson Guimarães foi o idealizador da pintura que encanta a população com desenhos em apoio ao combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes. A arte em grafite está inserida em um conjunto de ações que a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza para sensibilizar a população, com o intuito de retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Malhada de Pedras: Câmara acata pedido de afastamento de Ceará e vice-prefeito assume prefeitura

Quinta / 08.12.2016

Por Leonardo Oliva

Após a votação, o Presidente do Legislativo Municipal deu posse no cargo de prefeito ao vice-prefeito César Paca (Fotos: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Em sessão ordinária realizada na manhã de hoje (08), os vereadores de Malhada de Pedras acataram por unanimidade o pedido de afastamento feito pelo Prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará). Em Ofício encaminhado ao legislativo municipal, Ceará baseou-se na Lei Orgânica do Município para solicitar o seu afastamento do cargo em razão da impossibilidade de exercer o mandato que lhe foi conferido pela população.

Antes da votação, praticamente todos os vereadores se manifestaram acerca do pedido feito por Ceará. Para o Vereador Maécio Roberto, o legislativo municipal nunca enfrentou uma situação como esta e ele espera que não venha a passar por isto novamente. Maécio adiantou o seu voto afirmando que acataria o pedido de afastamento do prefeito e aproveitou para desejar ao vice-prefeito um bom trabalho neste pouco tempo que falta para o encerramento da atual gestão. Em votação, o pedido foi aceito por todos os vereadores.

Após a votação, o Presidente do Legislativo Municipal deu posse no cargo de prefeito ao vice-prefeito César Paca, franqueando a palavra ao mesmo. Em sua breve fala, César afirmou não ser muito de falar, mas de agir e que por esta razão afirmou que vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para honrar compromissos e fazer o fechamento da atual gestão. Falando com exclusividade ao Site Sertão Hoje, ao final da sessão, César afirmou que a sua prioridade será o pagamento dos funcionários públicos e manter os serviços de saúde em pleno funcionamento.

Falando com exclusividade ao Site Sertão Hoje, César afirmou que a sua prioridade serão o pagamento dos funcionários e manter os serviços de saúde em pleno funcionamento.

Prefeito de Ibiassucê tem contas rejeitadas por extrapolar nos gastos com pessoal

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O gestor Manoel Adelino terá que pagar duas multas, a primeira no valor de R$7 mil, e a segunda de R$14.400,00, além de ressarcir R$ 641,06 aos cofres municipais.

Ontem (07), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Ibiassucê, da responsabilidade Manoel Adelino Gomes de Andrade, relativas ao exercício de 2015. O conselheiro relator, José Alfredo Dias, imputou duas multas ao gestor. A primeira no valor de R$7 mil, por falhas contidas no relatório técnico, e a segunda no valor de R$14.400,00, que equivale a 12% dos subsídios anuais do gestor, pela não recondução da despesa total com pessoal ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi determinando o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 641,06, com recursos pessoais, pelo pagamento de multas e juros por atraso no cumprimento de obrigações. A despesa realizada com pessoal no 3º quadrimestre de 2015 ultrapassou o limite de 54% definido na LRF, vez que a administração aplicou a quantia de R$ 12.981.069,09, que equivale a 62,30% da receita corrente líquida de R$ 20.834.933,09, o que, por si só, compromete o mérito das contas. Cabe recurso da decisão.

Contas da Prefeitura de Riacho de Santana são rejeitadas pelo TCM

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Tito Eugênio Cardoso de Castro foi multado em R$6 mil pelas irregularidades remanescentes no relatório técnico (Foto: Reprodução).

As contas da Prefeitura de Riacho de Santana, da responsabilidade de Tito Eugênio Cardoso de Castro, referentes ao exercício de 2015, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão realizada na última terça-feira (06). O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, multou o gestor em R$6 mil pelas irregularidades remanescentes no relatório técnico. Durante a análise, a relatoria verificou a abertura de crédito especial no montante de R$ 180.000,00, sem prévia autorização legislativa. Além disso, a referida lei foi publicada em 12/11/15, enquanto a edição do decreto de abertura e sua contabilização ocorreu em 30/06/15, o que comprometeu o mérito das contas. Cabe recurso da decisão.

Movimentos Sociais farão protesto contra a PEC 55 em Brumado

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

A manifestação ocorrerá a partir das 16h30 no cruzamento da Rua Cel. Tibério Meira com a Dr. Mário Meira, próximo as Lojas Americanas (Foto: Divulgação).

Objeto de muita polêmica nos últimos meses, a Proposta de Emenda Constitucional 55 será contestada, nesta sexta-feira (09), pelos Coletivo Para Todos, Levante Popular da Juventude, Militância Livre, MODERA, Ocupação da UNEB XX e outros movimentos sociais em Brumado. Segundo os movimentos, a PEC 55 aponta a diminuição de verbas para direitos sociais durante 20 anos no país. Ela neutraliza o voto popular, pois a sua redução de investimentos inviabilizará programas dos cinco próximos presidentes eleitos, aprofundando diretamente a desigualdade social. De acordo com os manifestantes, levando em conta que existem problemas com a receita, pode-se arrecadar maiores impostos dos mais ricos, indo na contramão ao que acontece atualmente. Os mais ricos pagam apenas 21% da sua renda, enquanto os pobres destinam 32%, não sendo, portanto, necessário limitar gastos que impactam diretamente na saúde, educação, cultura e previdência social, entre outros motivos. A manifestação ocorrerá a partir das 16h30 no cruzamento da Rua Cel. Tibério Meira com a Dr. Mário Meira, próximo as Lojas Americanas, no centro da cidade.

Deputado Luciano Ribeiro pede revisão do Projeto de Lei do Executivo que aumenta taxas judiciárias em 500%

Quinta / 08.12.2016

Por Redação Sertão Hoje

Luciano ainda lamentou a forma de votação que o parlamento baiano, dando o direito do governador usar a Casa como se fosse um anexo do Executivo (Foto: Reprodução).

Como de costume do Executivo, foi enviado para aprovação na Assembleia Legislativa mais um Projeto de Lei em regime de urgência, e que vem prejudicar diretamente a população baiana ao limitar a acessibilidade ao judiciário. O Projeto de Lei majora as taxas de serviços de cartórios em 498,66% e nas causas de menores em que se pagava R$ 300,00 passará a ser R$ 3 mil reais. O deputado Luciano Ribeiro, na tribuna do dia 06 de dezembro, entrou em defesa da população e do judiciário. “Não respeitou nem mesmo o momento de crise econômica para enviar um projeto que majora as taxas em quase 500%. Todos ficam prejudicados - o judiciário, os advogados e as partes. A proposta do governo prevê que em uma ação de R$ 1,5 milhões, a parte deverá depositar R$ 52 mil reais para iniciar a ação, quando era R$ 8.769,60. A população não terá condições de pagar advogados, enquanto os advogados não terão clientes... Somente os ricos com liquidez poderão bater na porta do judiciário”, salientou o deputado. Luciano ainda lamentou a forma de votação que o parlamento baiano, sempre às cegas, sem discussões e dando o direito do governador usar a Casa como se fosse um anexo do Executivo, aprovando tudo que se envia, sem contestação, assim como foi a votação do orçamento. O PL das taxas cartoriais deve ser votado na próxima semana.