Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2014"

Pau quebrou na eleição para Presidente da Câmara de Ituaçu

Sexta / 12.12.2014

Por Leonardo Oliva

A polícia militar teve que ser acionada para reestabelecer a ordem (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

A sessão em que estava sendo votada eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara de Ituaçu estava correndo tudo bem até que foi anunciado o resultado favorável à chapa encabeçada pelo Vereador Adenilton Luz Teixeira. A partir daí, o clima esquentou e os vereadores Otacílio e Anísio Braz, membros da chapa derrotada, partiram para cima do Presidente, e bastante exaltados acusaram o mesmo de ter feito ‘malandragem’ na votação. Entenda o que aconteceu: Duas chapas participaram da disputa, sendo uma presidida pelo Vereador Adenilton Luz Teixeira e outra presidida pelo Vereador Anísio Braz de Oliveira; a votação foi secreta; A apuração foi feita pelos vereadores Euvaldo Azevedo, da oposição, e Sivaldo Ferreira, da situação; Os dois apuraram onze votos, sendo seis a favor da chapa encabeçada por Adenilton  e cinco a favor da chapa encabeçada por Anísio Braz. O Presidente, diante da situação, chegou a declarar encerrada a sessão e a polícia militar foi acionada para garantir a sua segurança, tendo em vista que a sua retirada do plenário foi impedida pelos vereadores de oposição. Reestabelecida a ordem, a sessão foi retomada e chegou-se ao consenso de realizar outra votação.

Brumado: rua terá pavimentação concluída por indicação de Dr. Alessandro Lôbo

Quinta / 11.12.2014

Por Eliana Costa

O atendimento às reivindicações da população tem sido o direcionamento da maioria das proposições do vereador Alessandro Lôbo e Silva, pois são os moradores dos bairros que sabem de suas maiores necessidades. Na indicação de n° 105/2013 o parlamentar solicitou do gestor municipal a conclusão da pavimentação da Rua Teodoro da Silva Leite, localizada no bairro Santa Tereza, que teve a obra iniciada e não concluída, causando muitos transtornos a todos que residem na referida rua. No início desta semana o vereador teve a grata satisfação de ter atendida a sua solicitação pela administração municipal que deu início a obra, contemplando os residentes no logradouro. “Ficamos bastante satisfeitos quando temos uma proposição atendida, especialmente quando várias pessoas são beneficiadas com obras que representam a melhoria da qualidade de vida. Agradecemos ao prefeito”, pontuou Alessandro Lôbo.   

Tanhaçu: homem que jogou carro contra PM tem prisão decretada

Quinta / 11.12.2014

Fábio Júnior Silva Santos, que atentou contra a vida do Policial Militar Claudemir dos Santos Fonseca, teve o Mandado de Prisão expedido hoje (11) pelo Juiz da Comarca de Tanhaçu, Bel. Rodrigo de Souza Britto. Segundo informações da polícia, no dia 08, por volta das 18h30, o policial estava em um restaurante da cidade, quando o acusado repentinamente acelerou o veículo GM Corsa e arremessou o mesmo contra o policial e mais três pessoas que estavam no local. Por sorte, nenhum dos quatro atingidos se feriu com gravidade. O condutor então fugiu do local, mas foi localizado por uma guarnição da Polícia Militar. Segundo relatos de testemunhas, Fábio Júnior estava visivelmente embriagado e teria desacatado e ameaçado os policiais. Ele foi conduzido a uma unidade de saúde do município, onde passou por testes para confirmar o estado de embriaguez e depois para a carceragem da Delegacia de Polícia de Tanhaçu. O Delegado Alex Wendel, que lavrou o flagrante, requereu ao Juiz da Comarca a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, o que foi acatado pelo Juiz.

Dom Basílio: Eleição da Câmara ‘une’ Dr. Alfredo e Zezito Caires

Quinta / 11.12.2014

Por Leonardo Oliva

Ex-prefeitos Dr. Alfredo Matias e Zezito Caires, de inimigos a aliados nas eleições da Mesa Diretora da Câmara de Dom Basílio

Quem conhece a política dombasiliense sabe que os ex-prefeitos Dr. Alfredo Machado Matias e José Caires Araújo (Zezito) são muito mais que adversários políticos, chegando-se ao patamar da inimizade pessoal. No entanto, fato inusitado ocorreu durante a eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dom Basílio. A Vereadora Sirlene do Hospital, ligada politicamente ao ex-prefeito Dr. Alfredo Matias, foi candidata a presidente, encabeçando uma chapa que tinha ainda como membros os vereadores da oposição Zezito Caires, Luiz Eugênio e Gelson Caires. A votação terminou 5 a 4 em favor da chapa encabeçada pelo atual presidente Chico da Ana, demonstrando que o Vereador Zezito Caires votou na candidata de Dr. Alfredo. Uma pessoa presente na sessão, que preferiu ter sua identidade preservada, chegou a comentar com a nossa reportagem: ‘não achei que estaria vivo para ver este momento: Zezito e Alfredo juntos’, afirmou.

Cultura brumadense estará em festa neste sábado (13)

Quinta / 11.12.2014

O Movimento Cultural ABRACADABRA promoverá no sábado, dia 13, na Praça da Prefeitura, em Brumado, a 6ª edição do seu Evento Pluricultural, das 19h às 23h. Criado em 2009, o Movimento tem o objetivo de mostrar ser possível fazer a autogestão da cultura, deixando a mesma de ser dependente do apoio do poder público municipal. Neste sentido, o Evento Pluricultural ABRACADABRA se propõe a ser o momento de congraçamento dos artistas, que têm a oportunidade de expor o seu trabalho. A expectativa é que o evento conte com a participação de mais de 40 artistas da cidade, nas mais diversas formas de expressão artística e cultural: dança, capoeira, teatro, poesia, samba de roda, maculelê, entre outras manifestações. Segundo Paulo Esdras, um dos idealizadores do evento, ‘a cultura brumadense estará em festa’. Ele destacou ainda que este ano o evento contará ainda com um quiosque especial em defesa dos direitos dos animais, com doação de filhotes.

Câmara de Brumado realizará duas sessões extraordinárias amanhã (12) para votação de projetos

Quinta / 11.12.2014

Por Eliana Costa

LOA e Código de Meio Ambiente serão votados nas sessões extraordinárias (Foto: Arquivo/Tribuna do Sertão)

Com a finalidade de votar dois importantes projetos de origem do poder Executivo, a Câmara de Vereadores de Brumado vai realizar nesta amanhã (12) duas sessões extraordinárias, uma sendo iniciadas as 9h00min e outra às 9h30min. O Projeto de Lei nº 032/2014 que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício de 2015 estará em sua segunda discussão e votação e o Projeto de Lei nº 041/2014, que tramita em Regime de Urgência Urgentíssima, que institui o Novo Código Municipal do Meio Ambiente de Brumado, será apresentado na sessão iniciada às 9h00min e posteriormente, em única discussão e votação na sessão marcada para às 9h30min. O presidente da Casa observa que as sessões extraordinárias serão única e exclusivamente para votação dos projetos, que são de grande importância sem nenhum custo extra para o Município ou para o Legislativo. Na segunda (15) será realizada a Sessão Solene para encerramento dos trabalhos legislativos do ano de 2014.

Chico da Ana é reeleito Presidente da Câmara de Dom Basílio

Quinta / 11.12.2014

Por Leonardo Oliva

Vereadoes Chico da Ana, Valdete, Lôro e Gerson, integrantes da Mesa Diretora, ao lado do Vereador Nena (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Os vereadores que compõem o legislativo municipal de Dom Basílio realizaram hoje (11) a eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara. Duas chapas concorreram, sendo uma encabeçada pelo atual Presidente, Vereador Francisco Isaias dos Santos (Chico da Ana) e outra encabeçada pela Vereadora Sirlene do Hospital, que apesar de ser da bancada se situação, encabeçou uma chapa composta por três vereadores de oposição. Após a votação secreta, a apuração dos votos coube aos Vereadores Luiz Eugênio e João Edmilson (Lôro), sendo apurados cinco votos a favor da chapa encabeçada por Chico da Ana e quatro votos a favor da chapa encabeçada por Sirlene do Hospital. Com isto, o atual presidente Chico da Ana foi reeleito para o cargo de presidente, biênio 2015/16, tendo sido eleitos ainda: Gerson Antônio dos Santos (Vice-Presidente), Valdete Lima Caires (1ª Secretária) e João Edmilson (2º Secretário). Após a votação, a Vereador Sirlene do Hospital afirmou que o prefeito João Careca já havia sido comunicado da sua decisão e que continua fazendo parte da bancada de situação. Já o Presidente Chico da Ana agradeceu o apoio e a confiança dos vereadores que votaram nele, parabenizando também a Vereadora Sirlene pela sua coragem.

Visita de Wagner a Lagoa Real foi adiada para dia 19

Quinta / 11.12.2014

Por Leonardo Oliva

A visita estava inicialmente marcada para próxima segunda-feira

A visita do governador Jaques Wagner a Lagoa Real, que estava inicialmente marcada para a próxima segunda-feira (15), conforme foi noticiado pelo Site Sertão Hoje na matéria Zezinho comenta visita de Jaques Wagner a Lagoa Real, que acontecerá na próxima segunda (15) foi adiada para o próximo dia 19 de Dezembro. A informação foi repassada para nossa redação pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Real agora à noite, após a veiculação da matéria citada acima. Na mesma data estava prevista ainda a visita do governador aos municípios de Riacho de Santana e Sebastião Laranjeiras. Ainda não temos confirmação se estes eventos também foram adiados.

Com Recursos Próprios: ruas do centro e bairro Caculezinho estão sendo asfaltadas em Caculé

Quarta / 10.12.2014

Por Leonardo Oliva

A Prefeitura de Caculé, que tem à frente do seu governo o prefeito Beto Maradona, através da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, está realizando, com recursos próprios do município, a pavimentação com asfalto no Bairro Caculezinho e de ruas do centro da cidade. A reportagem do site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão passou por uma das ruas que estava recebendo a pavimentação hoje (10) e pode ver de perto a qualidade do serviço que está sendo executado, com asfalto quente e sobre a pavimentação de pedras existentes, o que deve contribuir para aumentar a durabilidade da obra.

Lagoa Real realizou exposição de trabalhos feitos por beneficiários do CRAS

Quarta / 10.12.2014

Por Leonardo Oliva

O evento foi realizado na Praça da Matriz pela Secretaria de Assistência Social, CRAS e Prefeitura de Lagoa Real (Fotos: Rogério Rocha)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e com o apoio da Prefeitura de Lagoa Real realizaram, no último dia 05, uma Exposição dos trabalhos artesanais feitos por membros dos Grupos de Convivência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Na exposição, realizada na Praça da Matriz, as artesãs tiveram a oportunidade de expor diversos trabalhos realizados, a exemplo de panos de prato, bordados, tapetes de barbante, entre outros. Falando ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, a Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Neildes Alves Rocha destacou que existem 8 Grupos de Convivência em Lagoa Real, sendo: 3 na sede - Adolescentes (7 a 17 anos), Crianças (2 a 6 anos) e Idosos (Grupo Flor da Idade); 2 na comunidade de Riachão - Adolescentes (7 a 17 anos) e Mulheres; 1 na comunidade de Pancadão - Adolescentes (7 a 17 anos); e 2 na comunidade de Lagoa do Rocha - Mulheres e Idosas. ‘Estes Grupos são atendidos pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, do CRAS localizado na sede, que conta com Assistente Social e Psicóloga, e pela equipe do CRAS Volante, que também conta com Assistente Social e Psicóloga’, destacou. Neildes enfatizou ainda que as atividades de cada grupo são definidas de acordo com a faixa etária. ‘No Grupo de Mulheres, procuramos intensificar o trabalho de artesanato, que depois foi todo transformado em produtos, que foram comercializados na Exposição e em uma Feira’, destacou. A Coordenadora do CRAS afirmou ainda ser muito gratificante ver a satisfação estampada nos rostos de cada um dos participantes dos Grupos de Convivência. ‘Além dos Grupos, nós desenvolvemos ainda outras atividades, a exemplo de palestras, encontros com a psicóloga e assistente social, além de desenvolver projetos em parceria com outras Secretarias, que disponibilizam profissionais para participar’, afirmou.

Zezinho comenta visita de Jaques Wagner a Lagoa Real, que acontecerá na próxima segunda (15)

Quarta / 10.12.2014

Por Leonardo Oliva

Zezinho elegeu como prioridades para Lagoa Real e reconstrução da estrada interligando a cidade à BR-030 e a extensão da Adutora do Algodão até Lagoa Real

O prefeito Francisco José Cardoso (Zezinho) recebeu a equipe de reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje em seu gabinete, na Prefeitura de Lagoa Real, onde falou sobre a visita que será feita pelo governador Jaques Wagner ao município, na próxima segunda-feira, dia 15. Inicialmente, Zezinho enfatizou a sua satisfação em receber a visita do governador, destacando que há tempos já estava prevista esta visita a Lagoa Real, mas aconteceram alguns contratempos e não foi possível antes. ‘O Governo do Estado tem importantes serviços prestados ao município, principalmente na área de recursos hídricos e também na entrega de uma ambulância, mas o estado precisa ampliar esta presença aqui em Lagoa Real’, afirmou. Questionado se fará algum pedido especial ao governador, Zezinho adiantou que, apesar de estar no final do mandato, pedirá a Wagner que leve alguns pedidos ao seu sucessor, o governador eleito Rui Costa. ‘Nós vamos pedir a construção da estrada interligando a cidade à BR-030, tendo em vista que a obra construída em 1996 foi apenas um tratamento contra pó e só durou até hoje porque a Prefeitura de Lagoa Real vem fazendo a manutenção do trecho. Vamos pedir também a extensão da adutora do algodão para que a água do São Francisco chegue a Lagoa Real. O projeto já foi aprovado e é necessário que a Embasa dê início às obras o mais rapidamente possível’, afirmou. O prefeito destacou ainda que Wagner está deixando o governo do estado, mas deve ocupar lugar de destaque no segundo mandato da Presidente Dilma. ‘Muito tem se falado em reforma política, até para dar uma resposta à sociedade, mas vou pedir a Wagner que busque em primeiro lugar a realização de uma reforma tributária, porque os pequenos municípios brasileiros, que tem como principal fonte de renda o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) estão sofrendo demais com a falta de recursos’, afirmou. Zezinho chamou atenção ainda para o risco dos atuais gestores passarem a ser meros administradores da folha de pagamento. ‘Os pequenos municípios não estão tendo como realizar obras com recursos próprios’, afirmou. Depois da visita a Lagoa Real, Jaques Wagner segue para Riacho de Santana e Sebastião Laranjeiras.

Governo e indústria discutem soluções para drama dos produtores de leite

Quarta / 10.12.2014

Por Josalto Alves

Para o secretário Jairo Carneiro a reunião foi muito importante, com resultados que precisam ainda ser ampliados

Pequenos e médios produtores de leite da Bahia, inclusive da Chapada Diamantina, uma das regiões mais prejudicadas pela falta de mercado para produção de leite, recebem novo alento com as soluções discutidas pelo governo e indústrias. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (9), no gabinete do Secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, o diretor de compras da Nestlé, Renê Machado, concordou em aumentar o volume de compra de leite de 50 mil para 75 mil litros/dia, como medida de curto prazo, e de apresentar ao conselho da indústria a proposta de instalar um entreposto na região de Feira de Santana ou Na Chapada, para comprar diretamente dos criadores. A indústria deve estudar também a proposta de voltar a industrializar na unidade de Itabuna produtos que consumam mais leite, e com isso voltar o volume de compra de 500 mil litros/dia. Todas essas questões foram debatidas na reunião convocada pelo secretário Jairo Carneiro, por solicitação do ex-secretário da agricultura e deputado estadual eleito Eduardo Salles. Logo depois da reunião, em contato com Eduardo Salles, o proprietário do Laticínio Lacaa, de Capela de Alto Alegre, que havia anunciado aos produtores da região que passaria na próxima semana a comprar o leite a R$ 0,68, já que a Nestlé não compraria mais nenhuma quantidade, e por isso teria que enviar toda produção para o Laticínio Da Vaca, em Ibirapuã, onerando os custos, diante da decisão da Nestlé reconsiderou o anúncio e decidiu que pagará R$ 0,75 por litro. O dirigente da Lacaa disse ainda que se no futuro a Nestlé reduzir o preço o laticínio também o fará, proporcionalmente.

Natal Luz chega aos distritos de Caetité

Quarta / 10.12.2014

Por Giselle Quintão

Papai Noel e Mamãe Noel apareceram, levando alegria, encanto e muitos doces

Coincidindo com a comemoração pelo dia de Nossa Senhora da Conceição, a Praça da Igreja de Maniaçu recebeu a iluminação do Natal Luz – O Natal das Famílias, um projeto da Prefeitura Municipal de Caetité, realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Após a missa em homenagem à Santa Padroeira, teve início a abertura do momento mágico do natal que, desde 2013, foi estendido aos distritos, com a presença de dezenas de crianças. Com apresentação do DJ Quick, duas belíssimas apresentações do Colégio Zelinda de Carvalho Teixeira encantaram os presentes: primeiro do Grupo de Percussão, que realizou evoluções com os toques ritmados dos tambores; segundo, com a apresentação do balé infantil, que mostrou o talento das crianças do distrito. Em seguida os parceiros da melhor idade atendidos pelo Programa de Atenção ao Idoso (PRAI) cantaram e dançaram para o público, iluminados pelas lâmpadas do Natal Luz. Então ocorreu o grande momento esperado pela criançada: Papai Noel e Mamãe Noel apareceram, trazendo alegria, encanto e muitos doces.

Os idosos do PRAI se apresentaram para o público cantando e dançando

Weliton Lopes encaminha ofícios solicitando permanência da DIRES e DIREC em Brumado

Quarta / 10.12.2014

Por Eliana Costa

Vereador Weliton Lopes: 'Vamos unir forças para que consigamos alcançar o êxito nesta luta' (Foto: Romualdo Júnior/Tribuna do Sertão)

A notícia da reforma administrativa que o governador eleito da Bahia, Rui Costa pretende fazer visando enxugar a máquina e cortar gastos deixou a todos bastante apreensivos mediante o fato de ter anunciado a extinção das 33 Direcs em todo o estado, as quais serão substituídas por 20 núcleos administrativos. Brumado possui os dois órgãos, a Direc 19 e a Dires. Diante disto, o vereador Weliton Lopes (SDD) que tem sido um grande batalhador nas questões que envolvem a garantia dos direitos do cidadão, a exemplo da Comissão em Prol da Reinstalação da Defensoria Pública e nas questões que envolvem a Operadora Vivo, também chamou a responsabilidade para seu mandato de parlamentar e já iniciou as ações para que os órgãos sejam mantidos em Brumado. “Estamos muito indignados e revoltados com essa possibilidade e não podemos de forma alguma deixar que Brumado perca esses dois importantes órgãos e buscando essa vitória iniciamos a luta encaminhando a Deputados e Senadores, que obtiveram votação no Município, ofício explicando toda a situação e todas as conseqüências que poderão ocorrer caso a Dires e a Direc sejam extintas, ou mesmo, transferidos para outras cidades e solicitamos a intervenção política nesta questão”. Continuando o parlamentar frisou que Brumado é uma referência na microrregião e tem realizado um trabalho de grande competência e não pode ser alijado desta forma. “Vamos unir forças para que consigamos alcançar o êxito nesta luta”, afirmou.

Amanhã (11) acontece o Dia de Combate à Cegueira em Caculé

Quarta / 10.12.2014

Por Tayga Ribeiro

Pessoas acima de 40 anos, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra são o público-alvo do Projeto

Amanhã, dia 11 de dezembro, acontecerá em Caculé o ‘Dia de Combate à Cegueira’ com atendimento médico gratuito para identificação do Glaucoma no Centro Paroquial, próximo a Igreja Nossa senhora Aparecida, das 7 às 17 horas. Os atendimentos fazem parte do Projeto Glaucoma que tem como objetivo sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma à saúde ocular, bem como da saúde preventiva e incluir e manter no Programa os pacientes que após avaliação oftalmológica forem detectados portadores da doença. Para facilitar o acolhimento as pessoas deverão portar os seguintes documentos: cópias da identidade, do CPF, do cartão do SUS e do comprovante de residência.