Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2021"

Enem teve 26% de abstenção em sua primeira parte, segundo Inep

Terça / 23.11.2021

Por Brasil 61

A prova continua no próximo domingo (28) com as questões de ciências da natureza e de matemática. A previsão é de que o gabarito saia em dia 1º/12. (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu nesse último domingo (21), levou aos locais de prova um total de 3.040.907 candidatos. No entanto, 68.893 fizeram o exame de forma digital, o que significa um total de 3.109.800 — 74% dos que haviam se inscrito. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a aplicação ocorreu em 1.747 municípios brasileiros. A prova continua na próxima semana, com as questões de ciências da natureza e de matemática. Somente após o próximo domingo (28) é que o gabarito será liberado, a previsão é de que saia em 1º de dezembro.

“Acredito que o Enem foi um sucesso. Tivemos apenas 26% de abstenção em um período que ainda é de pandemia. Isso é um número significativo, porque, sem o Enem, uma série de outros passos da educação brasileira sofreria atrasos, o que poderia prejudicar ainda mais os jovens que querem ascender ao ensino superior”, diz o ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, em coletiva neste domingo.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de servir de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que tenham convênio com o Inep.

Quem tomou a vacina da Janssen contra a Covid-19 precisa da 2ª dose; entenda

Terça / 23.11.2021

Por Janary Bastos Damacena / Brasil 61

A Janssen era aplicada como dose única, mas estudos demonstraram que a proteção desse imunizante é mais efetiva quando aplicadas em 2 doses. (Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF)

Com a mudança nas orientações do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a Covid-19, as pessoas que tomaram a vacina da fabricante Janssen agora precisam tomar uma 2ª dose. Antes essa vacina era aplicada como dose única, mas estudos científicos demonstraram que os efeitos de proteção desse imunizante são mais efetivos quando aplicadas as duas doses, assim como as demais vacinas.

A segunda dose da vacina Janssen não é a de reforço. As pessoas que tomaram apenas uma dose da Janssen terão de ser vacinadas com uma 2ª dose após, no mínimo, dois meses da primeira. Depois disso, devem aguardar cinco meses para que possam ser vacinadas com um imunizante diferente - essa sim, será a dose de reforço. É isso o que explica o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Hoje nós sabemos que é necessário essa proteção adicional. Então, essas pessoas tomaram a vacina da Janssen, vão tomar uma segunda dose desse mesmo imunizante. Como nós temos o quantitativo [de vacinas], não vai ser um esforço muito grande. E lá na frente, a sequência é: completou cinco meses da segunda dose, recebe a dose de reforço preferencialmente de uma vacina diferente”, afirmou.

De acordo com a fabricante da Janssen, os efeitos colaterais da vacina podem ser reações no local da aplicação como dor, vermelhidão na pele e inchaço. Além disso, podem ocorrer efeitos colaterais como dor de cabeça, sensação de muito cansaço, dores musculares, náusea, febre. No Brasil, não há registro de casos graves relacionados a essa vacina. Depois das duas doses da Janssen, a orientação do Ministério da Saúde de tomar a dose de reforço diferente da vacina tomada anteriormente não oferece riscos para a saúde da população, segundo a médica infectologista Ana Helena Germoglio. “Nós não trabalhamos com riscos de vacinas diferentes, muito pelo contrário, já está provado que as vacinas com plataformas diferentes propiciam resposta imune melhor. Então não existe risco em tomar vacinas de plataformas diferentes. E quando a gente fala de plataforma, a gente quer dizer fabricantes, pois hoje em dia cada fabricante utiliza uma plataforma diferente”, destacou a médica.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento foram aplicadas 4.832.642 doses da vacina Janssen por todo o Brasil. Além disso, na semana passada, mais de 1 milhão de doses desse imunizante chegaram ao país. Essas vacinas fazem parte das mais de 38 milhões produzidas pela farmacêutica americana e que estão encomendadas pelo Ministério da Saúde até o fim de 2021. A remessa será distribuída para estados e Distrito Federal nos próximos dias, pois as vacinas ainda estão retidas pelo Governo Federal para análise e controle de qualidade. Por diversos estados, a estratégia de vacinação vai se adequar ao envio desse lote de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

Jequié: crianças visitaram Cantinho Literário Itinerante nessa segunda (20)

Terça / 23.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

A ação foi promovida por policiais militares do 19ª BPM que participam da Operação Ronda Maria da Penha. (Fotos: Divulgação SSP)

Nessa segunda-feira (20), 70 alunos da Escola Municipal Doutor Joel Coelho Sá (CAIC), situada no bairro de Jequiezinho, em Jequié, município do sudoeste baiano, participaram de um momento lúdico promovido por policiais da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) e do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Os militares celebraram a 4ª edição do projeto Cantinho Literário Itinerante da OPRMP, cujo objetivo é incentivar a leitura e contribuir na construção da cidadania. Durante a ação, estudantes de três turmas do ensino fundamental, com idades entre 6 e 10 anos, participaram de contação de histórias, brincadeiras, oficina de balões e receberam guloseimas. Os animadores Juju e Jojo alegraram a ação. "O momento mais especial foi quando eles chegaram ao auditório. Os olhos brilharam quando viram os policiais militares e os animadores. Nos orgulha fazer parte de ações deste tipo", revelou a comandante da OPRMP/Jequié, tenente Patrícia de Oliveira Batista, lembrando ainda que o projeto é a ampliação de um outro existente na sede do 19º BPM para acolher filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, assistidas pela OPRMP. "Acreditamos na educação como forma de prevenção de qualquer tipo de violência. Por isso decidimos fazer de forma itinerante e uma vez por mês levar esse cantinho literário para as comunidades carentes da cidade", finalizou a tenente.

Cortejo com terreiros e grupos de capoeira marcou o Dia da Consciência Negra em Caculé

Terça / 23.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O cortejo percorreu algumas ruas da cidade, finalizando o desfile na Praça da Lagoa, nesse último sábado (20). (Fotos: Josivan Vieira / Ascom PMC)

Nesse último sábado, 20 de novembro, a Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou um cortejo com terreiros e grupos de capoeira, que percorreu algumas ruas da cidade, finalizando o desfile na Praça da Lagoa, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O evento prosseguiu com uma sequência de ações protagonizadas por pessoas negras, que gritaram pela liberdade religiosa e falaram sobre a importância da valorização da cultura preta. O grupo musical Omó Eledá aproveitou a data para retornar com as suas apresentações, que estavam paralisadas há 23 anos. Sacerdotes, mestres e mestras de capoeira parabenizaram a realização do ato e frisaram a relevância em se discutir e expor assuntos tão necessários como o racismo religioso e a intolerância contra a cultura afro-brasileira.

Em nota, a Secretaria de Educação destaca que “Entender a importância de visibilizar é válida para que opressões não ocorram e que toda população tenha espaço para praticar e exercer aquilo que é seu por direito”, além de que “Exaltar a cultura de um povo é permitir que esse mesmo povo seja protagonista da narrativa apresentada, mas nem sempre é isso que acontece. Em Caculé nunca se comemorou o Dia da Consciência Negra, só que em 2021 a atenção dada pela área de cultura da Secretaria de Educação foi especial”, finaliza. 

Agências da CAIXA voltam no horário pré-pandemia nesta terça (23)

Terça / 23.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O banco também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp, aplicativos e telefone, além das lotéricas e correspondentes. (Foto: Divulgação)

A partir desta terça-feira (23), as agências da CAIXA voltam a atender no horário que era praticado antes da pandemia da Covid-19. Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades de cada região e serão praticados desde que a legislação municipal não determine padrão diferente do estabelecido anteriormente.

Os clientes podem pesquisar os detalhes sobre o horário de funcionamento das agências no site da CAIXA;

O banco também anunciou que vai manter os cuidados necessários para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19, como a disponibilização de álcool em gel em todas as unidades.

A CAIXA também disponibiliza aos clientes atendimento remoto e digital por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Bolsa Família, dentre outros. Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Além disso, está disponível em todo o país a Rede Lotérica e a Rede de Correspondentes CAIXA Aqui.

Auxílio Brasil: recebem hoje (23) beneficiários com final NIS 5

Terça / 23.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O benefício começou a ser pago dia 17 e pode ser consultado pelos aplicativos Caixa TEM e Auxílio Brasil CAIXA. (Foto: Caio Rocha / Estadão Conteúdo)

O calendário do Auxílio Brasil dos meses de novembro e dezembro já está disponível. Seguindo o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos 10 últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), a parcela de novembro começou a ser paga dia 17 para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0.

• Auxílio Brasil: saiba mais sobre o novo programa social do governo;


Calendário de pagamento de novembro:

• Final NIS 1 | 17 de novembro;
• Final NIS 2 | 18 de novembro;
• Final NIS 3 | 19 de novembro;
• Final NIS 4 | 22 de novembro;
• Final NIS 5 | 23 de novembro;
• Final NIS 6 | 24 de novembro;
• Final NIS 7 | 25 de novembro;
• Final NIS 8 | 26 de novembro;
• Final NIS 9 | 29 de novembro;
• Final NIS 0 | 30 de novembro.


Calendário de pagamento de dezembro:

• Final NIS 1 | 10 de dezembro;
• Final NIS 2 | 13 de dezembro;
• Final NIS 3 | 14 de dezembro;
• Final NIS 4 | 15 de dezembro;
• Final NIS 5 | 16 de dezembro;
• Final NIS 6 | 17 de dezembro;
• Final NIS 7 | 20 de dezembro;
• Final NIS 8 | 21 de dezembro;
• Final NIS 9 | 22 de dezembro;
• Final NIS 0 | 23 de dezembro.


Como sacar o Auxílio Brasil?

De acordo com a Caixa, os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil. Além disso, as famílias que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa TEM, em conta Poupança Digital, receberão o novo auxílio na mesma modalidade e poderão continuar movimentando-o pelo aplicativo.

Os canais para saque e consulta de informações dos benefícios também permanecem os mesmos: aplicativo Caixa TEM, terminais de autoatendimento, lotéricas e as agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 deste mês. Além do app Caixa TEM, o app chamado Auxílio Brasil, que substitui o do Bolsa Família, já está disponível para baixar no Google Play somente para aparelhos Android.

Mosquito da Dengue precisa ser combatido durante todo o ano, diz especialista

Segunda / 22.11.2021

Por Janary Bastos Damacena / Brasil 61

De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 918.773 casos prováveis de Dengue no país. (Foto: Pixabay)

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde foram notificados 918.773 casos prováveis de Dengue no país, sendo a taxa de incidência de 437,2 casos para cada 100 mil habitantes. Os dados apontam que a região Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 1.149,5 casos/100 mil habitantes; seguida das regiões Sul, com 929,5 casos/100 mil habitantes; Sudeste com 339,2 casos/100 mil habitantes; o Nordeste com 234,0 casos/100 mil habitantes e o Norte do país com 105,8 casos/100 mil habitantes.

A Dengue é uma doença febril grave, causada por um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. No caso da Dengue, esse vetor é o mosquito Aedes Aegypti, que também é o principal transmissor do Zika Vírus e da Chikungunya. Ainda não existem vacinas ou medicamentos para combater a Dengue, que pode, inclusive, levar à morte. Os sintomas variam de acordo com a pessoa, mas, em geral, são dores no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e febre maior que 38ºC.

O Aedes Aegypti precisa de água parada para se proliferar e o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. “É fundamental combater o mosquito da Dengue, pois ele é o vetor da doença. Não existe Dengue sem o mosquito. Então, se eu combato o mosquito, eu passo a não ter casos dessa doença viral na minha redondeza, na minha vizinhança, no meu município. Então é fundamental e não pode acontecer esse olhar para combater o mosquito só perto do verão. Tem que acontecer o ano inteiro para que se possa tirar os criadouros do mosquito ali da região”, explica a médica infectologista, Rebecca Saad, que também é coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM).
 

Malhada de Pedras: Bahia Produtiva amplia produção de ovos de galinhas caipiras para 20 famílias em Lagoa das Cacimbas

Segunda / 22.11.2021

Por Ascom SDR/CAR

A implantação dos aviários é uma iniciativa do Governo Estadual, via Bahia Produtiva e executado pela CAR/SDR com cofinanciamento do Banco Mundial. (Fotos: Divulgação)

Na Associação de moradores e pequenos produtores rurais das Fazendas Lagoa das Cacimbas e adjacências, localizada na zona rural de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, 20 famílias beneficiadas com a implantação de aviários já conseguem um importante incremento na renda. A maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos. A implantação dos aviários, que teve aplicação de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

A presidente da Associação, Maria Sônia Santos Ataíde, explica que o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres, gerando desenvolvimento na comunidade: “Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos tem produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”. Ela conta ainda que as famílias trabalham também com outros produtos, que são vendidos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”.

Segundo a presidente da associação, além dos investimentos do Governo do Estado, esse resultado também se deve à união entre associados e associadas e a muito trabalho e esforço, que permitem à associação crescer mais, a cada dia: “Agora estamos recebendo um projeto de agroindústria e já temos beneficiários que estão na maior expectativa. Estamos no processo de licitação, para a gente começar a trabalhar”.
 

Guanambi: prefeito Nilo Coelho autoriza concurso para Agentes de Trânsito em 2022

Segunda / 22.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Comissão Organizadora está realizando os estudos e ajustam os detalhes finais para lançamento do edital, que deverá contar com 20 a 25 vagas. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), autorizou para janeiro de 2022 a publicação do Edital do Concurso para seleção de novos agentes municipais de trânsito. A Comissão Organizadora, já nomeada, está realizando os estudos e ajustam os detalhes finais para lançamento do edital, que deverá contar com 20 a 25 vagas a serem preenchidas. A informação foi dada pelo Superintendente Municipal de Trânsito (SMTrans), João de Deus Cotrim, e pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Michel Macêdo.

O prefeito ainda determinou a execução de várias intervenções no sistema viário do município através de obras, implantação de equipamentos canalizadores e aquisição de veículos e instrumentos necessários para dinamizar a atuação da Superintendência de Trânsito. Segundo o superintendente, Nilo determinou a compra de lombadas eletrônicas para serem instaladas nas vias de maior movimento, visando um combate eficiente aos excessos de velocidade e consequentemente, a diminuição no número de acidentes. Serão implantados equipamentos que garantam uma travessia mais segura na interseção formada pela Rua Binha Teixeira e Av. Waldir Pires, no Bairro Santa Catarina, que também dá acesso a vários órgãos como a Secretaria de Assistência Social, novo Almoxarifado Central e Faculdade de Medicina FIP de Guanambi. Além disso, a patrulha motorizada da SMTrans será reforçada com a aquisição de uma nova camionete e novas motocicletas.

Mais Futuro convoca 656 universitários para ingresso em vagas de estágio

Segunda / 22.11.2021

Por Ascom/Saeb

Esta é a 7ª convocação para ingresso em estágio realizada em 2021, totalizando 1.229 universitários beneficiados somente este ano. (Foto: Divulgação)

O Governo da Bahia convocou, nessa última sexta-feira (19), 656 jovens do Mais Futuro para ingresso em vagas de estágio destinadas aos estudantes atendidos pelo programa. O grupo é composto por jovens regularmente matriculados nas universidades estaduais baianas (Uefs, Uesb, Uesc e Uneb) e irão atuar em 17 órgãos e secretarias. A convocação foi feita por e-mail.

Os selecionados deverão se apresentar nos locais de estágio portando carta de apresentação, o termo de responsabilidade da universidade e o termo de responsabilidade do aluno, documentos fornecidos pela própria instituição de ensino superior. O contrato tem duração de dois anos, com direito a bolsa estágio. Esta é a sétima convocação para ingresso em estágio realizada em 2021, totalizando 1.229 universitários beneficiados somente este ano. Ao todo, a iniciativa do governo estadual já possibilitou a experiência a 6.535 estudantes. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

O Mais Futuro é um programa de assistência estudantil, criado pelo Governo do Estado, para garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. São ofertados estágios e auxílio financeiro. Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado. Os estudantes que já estão na fase final do curso e atendem aos critérios do Mais Futuro também podem ingressar no programa, tendo acesso a oportunidades de estágio.

Hospital Municipal de Brumado realizou sua 3ª captação de órgãos

Segunda / 22.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

A doadora, uma mulher de 52 anos, faleceu devido a um AVC. Ao todo, foram doados o coração, o fígado e as córneas. (Foto: Divulgação / Sesau Brumado)

No último dia 11, uma equipe de captação de órgãos chegou ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, para iniciar procedimento em uma mulher de 52 anos. Nascida e criada em Brumado, a paciente residia em Bom Jesus da Lapa.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado, ela deu entrada na UTI adulto do Hospital na madrugada do dia 07 de novembro e, após realização de tomografia computadorizada, foi confirmado o diagnóstico de AVC (acidente vascular cerebral), com indicativos de morte encefálica, que é a que ocorre quando a pessoa perde as funções cerebrais. No dia seguinte, a equipe médica iniciou o protocolo de morte encefálica, quando são realizados dois exames testes neurológicos, em dois dias consecutivos e por dois médicos diferentes, além de exame complementar de eletroencefalograma. Com o protocolo fechado, a família foi informada e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (CIHDOTT) estabeleceu o diálogo pertinente ao caso. O companheiro da paciente e demais familiares decidiram pela doação dos órgãos. No final da manhã daquele dia, foi realizado o procedimento para captação do coração, fígado e córneas. Essa foi a terceira captação de realizada no Hospital Municipal de Brumado.

Guajeru: trabalhadores da limpeza pública receberam novos uniformes

Segunda / 22.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os uniformes foram confeccionados com faixas de segurança, que aumentam a visibilidade do servidor ao realizar seu trabalho nas vias públicas. (Fotos: Divulgação)

Na última sexta-feira (19), o prefeito de Guajeru, Jilvan ‘Galego’ Teixeira, acompanhado do Secretário Municipal de Administração, José Carlos, e do chefe do Departamento de Limpeza Pública, Pedro Dias, realizou a entrega de novos uniformes para a equipe de limpeza pública do município. Os uniformes são da cor azul e foram confeccionados com faixas de segurança, que aumentam a visibilidade do servidor ao realizar seu trabalho nas vias públicas. Em nota, o Governo de Guajeru lembra que “É importante a colaboração da população com o trabalho destes profissionais, respeitando os horários e dias de coleta, embalando corretamente o seu lixo, protegendo o material perfuro-cortante, bem como não jogando lixo ou entulhos nas ruas.”

"Estão esquecendo o drama que a gente viveu", diz Rui Costa sobre o Carnaval 2022

Segunda / 22.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O governador chamou atenção ainda para a realização de festas de menor porte que não estão seguindo as recomendações de segurança sanitária contra a transmissão da Covid-19.

Na última quinta-feira (18), após participar de agenda no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o governador Rui Costa (PT) voltou a falar sobre as cobranças por definição quanto à realização do Carnaval da Bahia no próximo ano. Como já havia reforçado em declarações anteriores, o chefe do executivo lembrou que a atual situação da pandemia de Covid-19 ainda exige cautela.

"Continuamos em torno de 2.500 casos positivos. Países estão fechando cidades quando aparecem cinco casos. Nós temos 2.500 casos ativos e a pergunta que tenho que responder neste momento é se teremos Carnaval, se vamos colocar 3 milhões de pessoas na rua. A gente precisa ter mais amor pelo próximo, atitudes mais solidárias. Há pessoas que, no anseio de realizar ou seu sonho festivo ou seu sonho empresarial, estão esquecendo o drama que a gente viveu por um ano e meio. Eu não colocarei a população em risco", disse o governador, que chamou atenção ainda para relatos de que, mesmo em festas de menor porte, já liberadas no estado, não são seguidas à risca as recomendações de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscara e a comprovação de vacinação contra a Covid-19. "O dinheiro não pode estar acima da vida e da saúde das pessoas", complementou.

Auxílio Brasil: recebem hoje (22) beneficiários com final NIS 4

Segunda / 22.11.2021

Por Redação Sertão Hoje

O benefício começou a ser pago dia 17 e pode ser consultado pelos aplicativos Caixa TEM e Auxílio Brasil CAIXA. (Foto: Caio Rocha / Estadão Conteúdo)

O calendário do Auxílio Brasil dos meses de novembro e dezembro já está disponível. Seguindo o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos 10 últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), a parcela de novembro começou a ser paga dia 17 para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0.

• Auxílio Brasil: saiba mais sobre o novo programa social do governo;


Calendário de pagamento de novembro:

• Final NIS 1 | 17 de novembro;
• Final NIS 2 | 18 de novembro;
• Final NIS 3 | 19 de novembro;
• Final NIS 4 | 22 de novembro;
• Final NIS 5 | 23 de novembro;
• Final NIS 6 | 24 de novembro;
• Final NIS 7 | 25 de novembro;
• Final NIS 8 | 26 de novembro;
• Final NIS 9 | 29 de novembro;
• Final NIS 0 | 30 de novembro.


Calendário de pagamento de dezembro:

• Final NIS 1 | 10 de dezembro;
• Final NIS 2 | 13 de dezembro;
• Final NIS 3 | 14 de dezembro;
• Final NIS 4 | 15 de dezembro;
• Final NIS 5 | 16 de dezembro;
• Final NIS 6 | 17 de dezembro;
• Final NIS 7 | 20 de dezembro;
• Final NIS 8 | 21 de dezembro;
• Final NIS 9 | 22 de dezembro;
• Final NIS 0 | 23 de dezembro.


Como sacar o Auxílio Brasil?

De acordo com a Caixa, os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil. Além disso, as famílias que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa TEM, em conta Poupança Digital, receberão o novo auxílio na mesma modalidade e poderão continuar movimentando-o pelo aplicativo.

Os canais para saque e consulta de informações dos benefícios também permanecem os mesmos: aplicativo Caixa TEM, terminais de autoatendimento, lotéricas e as agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 deste mês. Além do app Caixa TEM, o app chamado Auxílio Brasil, que substitui o do Bolsa Família, já está disponível para baixar no Google Play somente para aparelhos Android.

ONG Jardim das Borboletas realizará Chá Beneficente em Guanambi; saiba mais

Domingo / 21.11.2021

Por Giselle Quintão

Compre já seu ingresso a R$ 110,00 para participar de uma tarde de divertida e ainda fazer o bem. Venda na Farmácia Vieira ou no Instagram @jardimdasborboletas_.

A ONG Jardim das Borboletas, que cuida de pessoas com Epidermólise Bolhosa por todo país, vai realizar, em Guanambi, um Chá Beneficente e convida toda a população a conhecer mais sobre este trabalho de dedicação e amor realizado pela ONG e ainda com a oportunidade de fazer o bem em uma tarde divertida, no dia 01 de dezembro de 2021, às 18 horas no M&A Eventos.

O objetivo do evento é tornar mais conhecido e reconhecido o trabalho da ONG Jardim das Borboletas, sediada no município de Caculé, e, assim, conquistar novas parcerias e apoiadores na região para a continuidade de um trabalho multidisciplinar de apoio integral a pessoas que sofrem de problema de pele grave e incurável, além de angariar fundos para manutenção da compra de medicamentos, curativos e insumos em geral enviados mensalmente aos assistidos. O ingresso do Chá Beneficente será vendido no valor de R$ 110, com direito a entrada, lanche da tarde e uma rodada de bingo! Vendas na Farmácia Vieira, na Rua Dr. Francisco José Fernandes, 141 ou de forma online no Instagram @jardimdasborboletas_. Mais informações: WhatsApp (77) 98815-2565.
 

Compre já seu ingresso a R$ 110,00 para participar de uma tarde de divertida e ainda fazer o bem. Venda na Farmácia Vieira ou no Instagram @jardimdasborboletas_.