Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2020"

Neto derrota Deusdete e se ele prefeito de Igaporã com 51,5% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Neto recebeu 5.228 votos, contra 4.923 votos recebidos por Deusdete, equivalente a 48,50%. A diferença foi de 305 votos, equivalente a 3% dos votos válidos.

Na disputa entre os ex-prefeitos Neto (PT) e Deusdete (PSD), que levou a melhor foi o candiato petista, que saiu vitorioso na eleição realizada no último domingo (15). Neto recebeu 5.228 votos, equivalente a 51,50% dos votos válidos, contra 4.923 votos recebidos por Deusdete, equivalente a 48,50%. A diferença foi de 305 votos, equivalente a 3% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de Neto não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, tendo conquistado cinco das onze vagas, com a eleição de: Cristiane, Waldir, Marcão de Seu Bebé, Tõe Girai e Pedim do Baxio. Já os partidos que apoiaram Desudete conquistaram seis assentos, tendo sido eleitos: Diogo, José Pedro, Lucim, Érico, João de Lô e Nengo.

Ibicoara: Gil derrota atual prefeito e se elege com 52,57% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de Gil não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores.

O ex-vereador Gil (PSC) derrotou o atual prefeito Haroldo Aguiar (PSD) e se elegeu prefeito de Ibicoara com 52,57% dos votos válidos. Gil obteve 6.512 votos, equivalente a 52,57% dos votos válidos, enquanto o atual prefeito obteve 5.876 votos, equivalente a 47,43% dos votos válidos. A diferença foi de 636 votos, equivalente a 5,14% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de Gil não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, conquistando cinco das onze vagas, tendo sido eleitos: Edcarlos Totico, Professora Branca, Gustavo Gomes, Cristina de Durval e Bô da Van. Já os partidos que apoiaram o atual prefeito conquistaram seis assentos, tendo sido eleitos: Mazinho Vampeta, China, Marcinho, Tõe de Lu, Nau e Denilson.

SEC/BA lança nesta terça-feira (17) edital 2020 do Programa Universidade para Todos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O UPT é desenvolvido em parceria com a UNEB, a UEFS, a UESB, a UESC e a UFRB, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. (Foto: Cindi Rios / UPT-UNEB)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) promove, nesta terça-feira (17), às 9h, o lançamento do edital do Programa Universidade para Todos (UPT), pelo canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira. A atividade contará com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

O UPT é desenvolvido em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. Durante a live, serão repassadas informações sobre o número de vagas ofertadas e as principais mudanças do programa devido à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19. 

O Programa Universidade Para Todos é voltado para estudantes matriculados, em 2020, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Dra. Aline foi eleita prefeita de Maetinga com 59,66% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Aline tem 39 anos, é casada, tem superior completo e declarou ao TSE a ocupação de advogada. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 920.000.

Dra. Aline (PL) foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Maetinga para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Dra. Aline teve 59,66% dos votos. Foram 3.089 votos no total. A candidata derrotou Braz, que ficou em segundo lugar com 40,34% (2.089 votos). A eleição em Maetinga teve 24,18% de abstenção, 0,7% votos brancos e 4,12% votos nulos. Dra Aline tem 39 anos, é casada, tem superior completo e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de advogada. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 920.000,00. O vice é Valdivio Lima, do PCdoB, que tem 52 anos. Os dois fazem parte da coligação Renovação e Desenvolvimento, formada pelos partidos PL e PC do B. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a eleição de Dra. Aline conquistaram maioria na Câmara de Vereadores, com 5 assentos, tendo sido eleitos: Eder Aguiar, Daí do Caminhão, Lero, Zé de Ana e Dilton Dutra. Já os partidos que apoiaram Braz conquistaram quatro assentos, com a eleição de Chicaozinho, Arnaldo, Netinho e Maria de Eliezer.

Dr. Cristiano se reelege prefeito de Rio de Contas com 59,15% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dr. Cristiano obteve 5.700 votos contra 3.936 votos obtidos por Márcio Farias, equivalente a 40,85% dos votos válidos. (Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste)

O atual prefeito de Rio de Contas, Dr. Cristiano (PSB) conquistou a reeleição neste domingo, dia 15, ao derrotar o ex-prefeito Márcio Farias (PSD), por uma diferença de 1.764 votos, equivalente a 18,3% dos votos válidos. Dr. Cristiano obteve 5.700 votos, equivalente a 59,15% dos votos válidos, contra 3.936 votos obtidos por Márcio Farias, equivalente a 40,85% dos votos válidos. Com o resultado, Dr. Cristiano segue para o segundo mandato à frente da Prefeitura de Rio de Contas. Nas eleições legislativas, o partido doe Dr. Cristiano conseguiu fazer a maioria, conquistando cinco das nove vagas, tendo sido eleitos: Bado, Gil de Iu, Lande de Dr. Adão, Marinaldo e Tutu. O partido de Márcio Farias conquistou quatro assentos, tendo sido eleitos: Luciano Pierote, Célio, Johny e Kaique Mafra.

João Francisco se elege prefeito de Tanhaçu 4 anos após deixar o cargo

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A diferença foi de apenas 161 votos, equivalente a 1,11% dos votos válidos. (Foto: Blog do Anderson)

O ex-prefeito João Francisco (PP) se elegeu novamente prefeito de Tanhaçu, 4 anos após deixar o cargo, que exerceu por dois mandatos (2009 a 2016). Com o resultado, o prefeito eleito assume em 1º de janeiro o seu mandato à frente do executivo municipal. João Francisco obteve 7.098 votos, equivalente a 48,83% dos votos válidos, contra 6.937 votos obtidos pelo atual prefeito Dr. Jorge (DEM), equivalente a 47,72% dos votos válidos. A diferença foi de apenas 161 votos, equivalente a 1,11% dos votos válidos. Outros dois candidatos participaram da disputa, sendo eles Júnior Caracas (PSL), que obteve 256 votos (1,76%) e Niltinho (PODE), que obteve 245 votos (1,69%). Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de João Francisco não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, tendo conquistado cinco das onze vagas, com a eleição de: Rick de Natal, Carlinhos Santana, Miguel de Deca, Miranildo e Tiago de Ourives. Já os partidos que apoiaram Dr. Jorge conquistaram seis vagas, tendo sido eleitos: Emilson de Duca, Dielzo, Irineu, Júnior de Aliomar, Zenildo Abreu e Dino Dorado.

Ricardinho derrotou Carlão e foi reeleito prefeito de Livramento

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Ricardinho conquistaram 8 das 13 cadeiras na Câmara. (Foto: Patrick Cassiano / Blog Regional)

Atual prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho (REDE) derrotou o ex-prefeito Carlão (PSD) e foi reeleito prefeito, seguindo para o seu segundo mandato à frente do executivo municipal. Ricardinho obteve 14.550 votos, equivalente a 53,59% dos votos válidos, contra 12.395 votos obtidos por Carlão, equivalente a 45,65% dos votos válidos. A disputa ainda contou com a candidatura de Chiquinho do PT, que obteve 208 votos, equivalente a 0,77% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Ricardinho também tiveram um excelente desempenho, conquistando oito das trezes cadeiras na Câmara de Vereadores, tendo sido eleitos: Cidão Aracatu, Batata, Huga, Paulo Lessa Filho, Vitalmir Moura, Zé Pinha, Kinka e Deca de Dionísio. Os partidos que apoiaram Carlão conquistaram cinco vagas, tendo sido eleitos: Alan de Gonçalinho, Juscélio Pires, Zé de Vital, Professor Zemar e Osvânio da Barrinha.

Roberval foi reeleito prefeito de Dom Basílio com 62% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os 2.104 votos de diferença mostram que a população de Dom Basílio aprovou a atual gestão e votou pela continuidade da mesma. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

O atual prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira (PL), foi reeleito neste domingo (15). Roberval obteve 5.434 votos, equivalente a 62% dos votos válidos, contra 3.330 votos obtidos por Marcão (PP), equivalente a 38%. A diferença foi de 2.104 votos, equivalente a 24% dos votos válidos. A expressiva diferença mostra que a população de Dom Basílio aprovou a atual gestão e votou pela continuidade da mesma. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Roberval também tiveram um excelente desempenho, conquistando sete das nove cadeiras na Câmara de Vereadores, tendo sido eleitos: Gonçalo Zé de Júlio, Gelson Caires, Zilmar Chaves, Ney da Van, Zory Oliveira, Louro Queiroz e Professor Luiz Eugênio. Já os partidos que apoiaram Marcão conquistaram dois assentos, tendo sido eleitos: ED Frutas e Núbia Cristina.

Valtécio derrota atual prefeito Aldo Gondim e se elege prefeito de Caetité

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Valtécio encerra um ciclo de 12 anos, iniciado na gestão do ex-prefeito Zé Barreira (8 anos) e continuado na gestão do atual prefeito Aldo Gondim (4 anos). (Foto: Caetfest)

O candidato Valtécio Aguiar (PDT) derrotou o atual prefeito Aldo Gondim (PSD) e se elegeu prefeito de Caetité. A disputa contou com a participação de quatro candidatos, com três obtendo votações expressivas. Valtécio obteve 13.118 votos, equivalente a 40,30% dos votos; Aldo Gondim obteve 10.538 votos, equivalente a 32,37% dos votos válidos; Éder David (DEM) obteve 8.600 votos, equivalente a 26,42% dos votos válidos; e Wanderson Pimenta (PSOL) obteve 296 votos, equivalente a 0,91% dos votos válidos.

A diferença do primeiro para o segundo colocado foi de 2.580 votos, equivalente a 7,93% dos votos válidos. Com o resultado, Valtécio Aguiar vai assumir em 1º de janeiro o seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Caetité, encerrando um ciclo de 12 anos, iniciado na gestão do ex-prefeito Zé Barreira (8 anos) e continuado na gestão do atual prefeito Aldo Gondim (4 anos).

Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram sem sucesso a reeleição do Prefeito Aldo Gondim, tiveram um excelente desempenho, conquistando oito dos quinze assentos, tendo sido eleitos: Marcelinho, Nem de Dácio, Arual Rachid, Jairo da Mecaterra, Mário Rebouças, João do Povo, Almir Brito e Zacarias. Já os partidos que apoiaram o prefeito eleito Valtécio, conquistaram três assentos, tendo sido eleitos: Leonardo Monteiro, Paulão da Rádio e Donizete. Os partidos que apoiaram Éder David, também conquistaram três assentos, tendo sido eleitos: Jorge Ladeia, Maria da Serragem e Dé Axé. O PT conquistou uma vaga, tendo sido eleito Rodrigo de Brejinho.

Gilberto Brito é reeleito prefeito de Paramirim com 51,70% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Gilberto Brito derrotou o ex-prefeito Dr. Júlio Bernardo, que já governou o município por quatro mandatos. (Foto: Maria Nunes / Sertão Hoje)

O ex-deputado estadual e atual prefeito de Paramirim, Gilberto Brito (PSB) foi reeleito neste domingo, dia 15, para mais um mandato à frente do executivo municipal. Ele derrotou na disputa o ex-prefeito Dr. Júlio Bernardo, que já governou o município por quatro mandatos. Beto obteve 7.255 votos, equivalente a 51,70% dos votos válidos, contra 6.739 votos obtidos por Dr. Júlio Bernardo, equivalente a 48,03% dos votos válidos. A diferença foi de 516 votos, equivalente a 3,67% dos votos válidos. A disputa contou ainda com um terceiro candidato, Everardo Caires, que obteve 38 votos, equivalente a 0,27% dos votos válidos. O resultado demonstra que a população votou pela continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual prefeito. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Gilberto Brito não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, conquistando cinco dos onze assentos, tendo sido eleitos: João de Jorge, Nanando, Chico, Agnaldo e Toninho da Farmácia. Já os partidos que apoiaram Dr. Júlio Bernardo conquistaram seis cadeiras, tendo sido eleitos: Pom Moraes, Orlando Flor, Tiziu, Márcia de Ceceu, Tõe de Geralda e Willian Martins.

Braulina conquista vitória histórica e é eleita prefeita de Aracatu

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Essa foi a 3ª eleição seguida disputada por Braulina, que chegou a perder por apenas 14 votos, mas que agora conseguiu a vitória com uma margem expressiva de frente.

Candidata de oposição, Barulina (Republicanos) obteve uma vitória expressiva nas eleições de domingo, dia 15. Braulina obteve 5.875 votos, equivalente a 58,08% dos votos válidos, contra 4.241 votos obtidos por Vavinha (PSD), equivalente a 41,92% dos votos válidos. A diferença foi de 1.634 votos, equivalente a 16,16% dos votos válidos. Essa foi a terceira eleição seguida disputada por Braulina, que chegou a perder uma disputa por apenas 14 votos, mas que agora conseguiu a vitória com uma margem expressiva de frente. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a eleição de Braulina conseguiram fazer maioria na Câmara, conquistando cinco das nove vagas, tendo sido eleitos: Flores Barbosa, Marlúcio de Adão, Eduardo Silveira, Zé de Sudário e Juliana Maia. Já o PSD, partido de Vavinha, conquistou quatro assentos, tendo sido eleitos: Bismarc, Teco, Niva e Ataíde Campos.

Pedro Cardoso derrota Bida e é reeleito prefeito de Lagoa Real

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A diferença foi de 168 votos, equivalente a 1,96% dos votos válidos, mostrando que a disputa foi bastante acirrada.

O atual prefeito Pedro Cardoso (MDB) derrotou o ex-prefeito Bida (DEM) e se reelegeu prefeito de Lagoa Real para mais um mandato de quatro anos à frente do executivo municipal. Pedrinho obteve 4.376 votos, equivalente a 50,98% dos votos válidos, contra 4.208 votos obtidos por Bida, equivalente a 49,02% dos votos válidos. A diferença foi de 168 votos, equivalente a 1,96% dos votos válidos, mostrando que a disputa foi bastante acirrada, mas a maioria votou pela continuidade do trabalho que vem sendo realizado pelo atual gestor. Nas eleições legislativas, no entanto, a vantagem também foi do grupo de situação, que conquistou seis das onze cadeiras, tendo sido eleitos: Rozangela de Bruno, Teozão do Riachão, Zé Perninha, Zé Tadeu, Zé de Abel e Moizéis, todos pelo MDB. Os partidos que apoiaram Bida conquistaram cinco assentos, tendo sido eleitos: Maria do Baralho, Edilson, Laiston, Santão e Jão.

Por 82 votos de diferença, Aloísio derrota Amelinho e é eleito prefeito de Macaúbas

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Aloísio obteve 11.414 votos, equivalente a 47,60% dos votos válidos, contra 11.332 votos obtidos por Amelinho, equivalente a 47,26% dos votos válidos.

Por uma diferença mínima de 82 votos, equivalente a apenas 0,34% dos votos válidos, o candidato do Democratas, Aloísio, derrotou o atual prefeito Amelinho (PT) e foi eleito prefeito de Macaúbas. Aloísio obteve 11.414 votos, equivalente a 47,60% dos votos válidos, contra 11.332 votos obtidos por Amelinho, equivalente a 47,26% dos votos válidos. A disputa ainda contou com um terceiro candidato, Dr. Elismar (PSOL), que obteve 1.233 votos, equivalente a 5,14% dos votos válidos. Amelinho estava em seu terceiro mandato como prefeito de Macaúbas e tentava a reeleição. Nas eleições legislativas, no entanto, o sucesso da eleição majoritária não se repetiu. Os partidos que apoiaram o prefeito eleito conquistaram somente cinco das quinze cadeiras, tendo sido eleitos: Ricardo de Luiz Teobaldo, Nito, Marcelo Nogueira, Vá de Lindolfo e Nego de Eli; Já os partidos que apoiaram o atual prefeito Amelinho conquistaram dez assentos, tendo sido eleitos: Ricardo Costa, Marciel, Carlinhos de Antério, Clebinho Keké, Valmir do Enchu, Jurandi Moto Táxi, Marcinha do Açude, Roberto de Zé de Enedina, Willian de Dema e Ié.

Aloísio obteve 11.414 votos, equivalente a 47,60% dos votos válidos, contra 11.332 votos obtidos por Amelinho, equivalente a 47,26% dos votos válidos.

Beto de Preto Neto vence disputa contra Terezinha e se elege prefeito de Malhada de Pedras

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Beto obteve 3.365 votos, equivalente a 52,50% dos votos válidos, contra 3.044 votos obtidos por Terezinha, equivalente a 47,50% dos votos válidos.

Candidato de oposição, Beto de Preto Neto (PSD) venceu a atual prefeita Terezinha (PP) e se elegeu prefeito de Malhada de Pedras. Beto de Preto Neto obteve 3.365 votos, equivalente a 52,50% dos votos válidos, contra 3.044 votos obtidos por Terezinha, equivalente a 47,50% dos votos válidos. A diferença foi 321 votos a favor do candidato eleito. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a eleição de Beto de Preto Neto conquistaram a maioria das cadeiras na Câmara de Vereadores, com cinco vereadores eleitos, sendo eles: Jaime de Maroto, Jajá de Alveno, Adriano Enfermeiro, Miguel de Valdomiro e Evânio Oliveira. Já o partido da atual prefeita conquistou quatro assentos, tendo sido eleitos: Ticha de Anísio, Bores, Marcão do Pão e Pocano.

Adauto se reelege prefeito de Ibiassucê com 58,63% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição do prefeito Adauto também, as saíram muito bem, conquistando seis das nove cadeiras.

Atual prefeito de Ibiassucê, Adauto (DEM) foi reeleito neste domingo para mais um mandato de quatro anos à frente do município. Adauto obteve 3.995 votos, equivalente a 58,63% dos votos válidos, contra 2.722 votos da candidata do PT, o que deu uma diferença de 1.273 votos. A disputa ainda contou com a participação de um terceiro candidato, do Solidariedade, que obteve 97 votos, equivalente a 1,42% dos votos válidos. Com o resultado, Adauto inicia mais um governo de quatro anos no próximo dia 1º de janeiro, demonstrando que a população está satisfeita com a forma com quem vem administrando o município e apostou na continuidade. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição do prefeito Adauto também, as saíram muito bem, conquistando seis das nove cadeiras. Foram eleitos: João de Horácio e Júlio do MDB; Tadeuzinho Prates, Joathan, Josaphat Farias e Arnaldo Marques, do DEM; Marquinhos e Waldir do PSD; e Verônica Brito do PT.