Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2018"

Guanambi: Casarão de D. Dedé recebeu evento de homenagem ao Dia Nacional da Música

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A pasta de Cultura pretende implementar nos espaços públicos, projetos que visam valorizar a música local e outras manifestações da área. (Foto: Ascom Guanambi)

Na noite desta quinta-feira (22), o Casarão de D. Dedé, monumento histórico do município de Guanambi, foi palco de um belo espetáculo musical com a participação de diversos artistas locais. A atividade marcou o Dia do Músico na cidade, que é comemorado nacionalmente em 22 de novembro. Esta data homenageia os artistas que criam, tocam e estudam melodias e harmonias. O Dia do Músico é comemorado no Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.

O prefeito Jairo Magalhães e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Costa, estiveram presentes e comemoram o êxito do evento. “Foi um dos belos momentos que vivi em minha vida. Nós estamos muito bem servidos em termos de música”, ressaltou Paulo Costa. Da mesma forma, o prefeito se revelou encantado com o que viu, “foi um show musical com a cara dos grandes eventos, da melhor qualidade”, constatou Jairo Magalhães.

Segundo o Secretário, a pasta de Cultura vai implementar nos espaços públicos - como a Casa de D. Dedé, Mercado das Artes e Parque da Cidade, projetos que visam valorizar a música local e outras manifestações da área.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta segunda-feira (26)

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na Avenida Vila Ceraima, em Ceraima, município de Guanambi, nesta segunda-feira (26), das 13h30 às 17h.
 

CAIXA anuncia nova etapa do Programa de desligamento de empregado

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo do programa é dar continuidade aos ajustes de estrutura do banco diante do cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência. (Foto: GauzhaZH)

A CAIXA anunciou nesta sexta-feira (23) uma nova etapa do Programa de Desligamento de Empregado (PDE). Desde 2016, cerca de 12,5 mil empregados se desligaram da banco, sendo 8,6 mil por adesão aos programas de demissão voluntária.

O alcance de R$ 11,5 bilhões de lucro acumulado do ano, divulgado no último dia (14), foi impactado de forma direta pela redução de 7,1% nas despesas de pessoal em relação ao mesmo período de 2017. O objetivo do programa é dar continuidade aos ajustes de estrutura do banco diante do cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência. O índice de eficiência operacional da CAIXA no 3T2018 alcançou o patamar de 45,8%, melhor marca da instituição.

O limite de desligamento dessa edição do Programa de Desligamento está fixado em 1,6 mil empregados, conforme orçamento aprovado para o ano. Caso o banco atinja o número máximo de desligamentos, a expectativa é economizar mais de R$ 324 milhões ao ano.

O período de adesão será de 26 a 30 de novembro. Podem aderir ao PDE os empregados: aposentados ou aptos a se aposentar até o último dia do ano; empregados com mais de 15 anos de trabalho na CAIXA; ou ainda aqueles que possuem adicional de incorporação de função de confiança.

Baiano é premiado por desenvolver práticas sustentáveis, econômicas e sociais na fazenda

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A entrega do troféu ocorreu durante o Seminário Soja Plus 2018, realizado nesta quarta (21), em Campo Grande (MS).

Entidades do agronegócio premiaram o baiano Moisés Schmidt, do município de Barreiras (BA), pela gestão sustentável, econômica e social em sua propriedade rural. A entrega do troféu ocorreu durante o Seminário Soja Plus 2018, realizado nesta quarta (21), em Campo Grande (MS).

A premiação faz parte do programa Soja Plus, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), que capacita produtores rurais, gratuitamente, para atender demandas de conservação de recursos naturais, governança das atividades produtivas e bem-estar social de trabalhadores e comunidades locais.

Os critérios para a escolha do vencedor foram divididos em dois temas: Legislações Socioambientais e Boas Práticas – como qualidade do ambiente de trabalho, capacitação para aplicação de agrotóxicos e gestão da saúde do funcionário – e Construções Rurais, como alojamento para os colaboradores, área de convivência e depósito de embalagens vazias.

Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE, a premiação é uma forma de observar que o programa tem tido resultados. "É um reconhecimento para os produtores que se empenharam em obter uma fazenda-modelo com boas práticas ambientais, sociais e econômicas. Estamos orgulhosos", afirma.

Guanambi: Final do XV Campeonato Armindo Paes acontece neste domingo, às 15h, no Distrito de Morrinhos

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Estamos fortalecendo todos os campeonatos tradicionais, foi assim com o Municipal de Futebol, e os demais eventos esportivos da sede, distritos e zona rural”, destaca Paulo Costa.

Na tarde deste domingo (25), o Estádio Ribeirão, no distrito de Morrinhos, irá receber a grande final entre BT Atlético Clube e Vargem, válida pelo XV Campeonato Armindo Paes. As arquibancadas do estádio foram recém inauguradas. Ao todo, 8 equipes do distrito e região se dividiram em dois grupos.

A Prefeitura de Guanambi e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer deram total apoio ao tradicional campeonato, que também contou com o suporte na organização dos desportistas locais, Júnior e Beto e o vereador do distrito Homero Castro.

O Prefeito Jairo Magalhães destaca ao apoio e os investimentos em reforma e novos equipamentos esportivos, como quadras na zona rural e urbana. ‘Investimos no Estádio Ribeirão e iremos inaugurar em dezembro mais duas quadras de esportes na sede e zona rural do município’, comemora.  Para o secretário Paulo Costa, seguramente este campeonato será marcado como um dos maiores dos últimos tempos, pela sua organização, premiação e sucesso de público. “Estamos fortalecendo todos os campeonatos tradicionais da cidade, foi assim com o Municipal de Futebol, e os demais eventos esportivos da sede, distritos e zona rural”.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado neste sábado (24)

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Bairro Centro, em Guanambi, neste sábado (24), das 8h30 às 14h, na Avenida Tiradentes, na Rua Adevaldo Alves Araujo, na Rua Castro Alves, na Rua Gasparino P. Costa Neto, na Rua Lindolfo Nunes, na Rua Osvaldo Aranha, na Rua Pereira Barreto e na Rua Tamandare.
 

Caculé: PELC promove neste sábado (24), evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Para Washington Almeida, esse tipo de evento é algo que vem sendo realizado desde a implantação do programa e neste mês será voltado para a Consciência Negra.

Será realizado às 17h deste sábado (24), na Praça da Lagoa em Caculé, o evento “A cor do PELC é Negra” que acontece em parceria com a Associação de Capoeira Alessandra Guerreira e comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado na última terça-feira (20).

Segundo o coordenador do PELC (Programa Esporte de Lazer da Cidade) em Caculé, Washington Luiz Almeida, esse tipo de evento, que busca envolver toda comunidade, já é algo que vem sendo realizado em Caculé desde a implantação do programa e neste mês de novembro será voltado para a Consciência Negra. “No dia do evento teremos apresentação de Capoeira, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda e um momento com danças afro que será aberto ao público. De todas essas apresentações o Samba de Roda, a dança e a Capoeira, após a apresentação será chamado os expectadores que quiserem participar”, destaca Washington.

Fonte: Informe Cidade

INEMA realiza audiência pública sobre empreendimento para geração de energia solar em Caetité

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A audiência pública realizada com a presença da comunidade é uma obrigação legal para a efetivação do licenciamento. (Fotos: Direcom PMC)

O distrito de Maniaçu, em Caetité, recebeu uma audiência do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) nessa quinta-feira (22), para tratar do licenciamento do Empreendimento Complexo Solar Fotovoltaico Tanque dos Padres.

O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Caetité, Herbert Castro, esteve na audiência representando o Governo Municipal e falou sobre a importância do empreendimento para o município. “A prefeitura está acompanhando o trâmite para implantação do empreendimento, essa audiência é um passo importante, e o Governo Municipal está a disposição para a sua efetivação porque entende que isso é bom para o município e a geração de empregos”, destacou.

A audiência pública realizada com a presença da comunidade é uma obrigação legal para a efetivação do licenciamento. Estiveram presentes também os vereadores Álvaro Montenegro, Jairo Fraga e Zacarias Nogueira.

TCM aprova, com ressalvas, as contas da Prefeitura de Igaporã

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

As contas são referentes ao ano de 2017 e estão sob a responsabilidade do atual prefeito, José Suly Fagundes Netto. (Foto: Reprodução / Pref. de Iagaporã)

Na sessão desta quinta-feira (22), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas do ano de 2017 do prefeito de Igaporã, José Suly Fagundes Netto.  O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, opinou pela rejeição das contas pelo descumprimento do índice de pessoal, mas, por quatro votos a dois, prevaleceu o voto divergente apresentado pelo conselheiro Mário Negromonte. Isto porque a maioria dos conselheiros tem deixado de aplicar a pena máxima, de rejeição das contas, em razão de gastos excessivos com pessoal por se tratar do primeiro ano do mandato do prefeito.

O município apresentou uma receita arrecadada de R$ 35.513.912,20 e uma despesa de R$ 39.271.881,07, o que revela um déficit orçamentário de R$ 3.757.968,87. Segundo o conselheiro Antônio Emanuel, apesar do gestor alegar na defesa que esse déficit foi decorrente da crise econômica do país, restou evidente que ele realizou mais gastos do que os recursos disponíveis no exercício, contrariando o princípio do equilíbrio previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o TCM, a despesa total com pessoal alcançou R$ 21.970.843,77, que corresponde a 62,18% da receita corrente líquida, superior ao limite de 54%. O gestor foi advertido a adotar as medidas necessárias para recondução dos gastos ao percentual máximo permitido, sob pena de rejeição das contas seguintes.
 

Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões neste sábado (24)

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h de sábado, em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Neste sábado (24), a Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 70 milhões do concurso 2.100, que será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte, estacionado em Campos Belos, interior do estado de Goiás.

De acordo com a CAIXA, caso apenas um ganhador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 260 mil em rendimentos mensais. O valor também seria suficiente para adquirir quatro carros do modelo mais caro da atualidade.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) de sábado, em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Coelba abre inscrições para 70 vagas de estágio em Brumado, Vitória da Conquista e outras 9 cidades

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos passarão por testes online, triagem curricular, vídeo entrevista, dinâmica presencial, painel com executivos e entrevista individual. (Foto: Reprodução / Neoenergia)

Estão abertas até o dia 5 de dezembro as inscrições para o Programa de Estágio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Ao todo, são 70 vagas, em diversas áreas, para as cidades de Brumado, Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas, Valença, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Vitória da Conquista.

Os interessados em participar do processo devem ter a previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, além de disponibilidade de 24 ou 30 horas semanais - com o máximo de seis horas por dia de estágio. Podem participar da seleção, estudantes de todos os cursos superiores, especialmente os de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e correlatos, Comunicação Social - Propaganda, Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Economia, Direito, Matemática e Estatística, e de todas as Engenharias.

Durante a seleção, os candidatos passarão por testes online, triagem curricular, vídeo entrevista, dinâmica presencial, painel com executivos e entrevista individual. As primeiras contratações serão realizadas no mês de fevereiro de 2019.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

TCM aprova contas de 2017 da Câmara de Vereadores de Condeúba

Quinta / 22.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O relator, conselheiro Raimundo Moreira, ao analisar os autos de Codeúba, não imputou nenhum tipo de sanção ao gestor. (Foto: Reprodução / Ddez.com.br)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, nesta quarta-feira (21), as contas de 2017 da Câmara de Vereadores de Condeúba, sob a responsabilidade do presidente da casa: vereador Silvano dos Santos Pereira.

De acordo com o TCM, os relatores não encontraram quaisquer ocorrências que poderiam ser apontadas como irregularidades administrativas ou financeiras durante a análise das contas, motivo pelo qual emitiram votos pela aprovação sem qualquer ressalva. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, ao analisar os autos de Codeúba, não imputou nenhum tipo de sanção ao gestor.

Fonte: TCM

Guanambi: 2ª Feira de Saúde dos Bairros Lagoinha, Taboinha e Araújo ofereceu diversos serviços à Comunidade Local

Quinta / 22.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Durante o evento, o prefeito anunciou a construção da Praça Judite Dias, no Bairro Santo André. (Fotos: Ascom Guanambi)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Bairros Lagoinha, Taboinha e Araújo, em Guanambi, promoveram na última quarta-feira (21), a sua 2ª Feira de Saúde, Educação e Meio Ambiente.  A abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de saúde André Moitinho, do prefeito Jairo Magalhães, do vereador Zaqueu Rodrigues e representantes de parceiros, como as Faculdades Integradas Padrão (FIP), representada pelo seu diretor Rafael Gontijo.

Durante todo o dia, foram oferecidos serviços de cabeleireiro (corte e escola), antropometria, glicemia capilar, tipagem sanguínea, avaliação postural, ginástica laboral, teste rápido do PSA, orientação nutricional, captação de medula óssea, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais, entre outros serviços. O evento se deu graças às parcerias desenvolvidas com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Departamento de Vigilância Epidemiológica, Superintendência de Trânsito, CTA, NASF, CRAS, UniFG, FIPGuanambi, UNEB, Hemoba/UCT, CEEP, COTAEG, Fisio 10, escolas municipais, e Escola de Cabeleireiro Sueli.
 

Operação Mosaico desarticula esquema que sonegou R$ 18 milhões em ICMS na Bahia

Quinta / 22.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O alvo principal foi a empresa varejista de pedras naturais Gabisa, acusada de não repassar o valor do ICMS cobrado de clientes e declarado ao fisco. (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

Um esquema que causou prejuízo de R$ 18 milhões aos cofres do Estado da Bahia nos últimos quatro anos foi desarticulado hoje, dia 22, pela Operação Mosaico, deflagrada por força-tarefa formada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Polícia Civil e Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).

A ação cumpriu três mandados de prisão e oito de busca e apreensão em Salvador e Camaçari. O alvo principal foi a empresa varejista de pedras naturais Gabisa, acusada de não repassar aos cofres públicos o valor do ICMS cobrado de clientes e declarado ao fisco. Por deixar de fazer o pagamento do Débito Declarado, a empresa foi classificada como “omissa contumaz”.

O esquema de sonegação envolvia também a criação sucessiva de empresas no mesmo ramo de atividade, que funcionavam por curtos períodos de tempo, bem como a utilização de sócios laranjas, para que o débito constituído fosse direcionado para pessoas de baixa capacidade econômica e financeira, na maioria das vezes empregados ou ex-empregados das empresas constituídas. Atualmente, o nome fantasia em atividade da empresa é Dipedrarochas Naturais.
 

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta sexta-feira (23)

Quinta / 22.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural de Guanambi, nesta sexta-feira (23), das 8h30 às 12h, na Avenida Juscelino Kubstcheck e nas Fazendas Água Branca, Caldeirão e Iracema.