Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2018"

Garoto de 9 anos realiza sonho de conhecer a Cipe Chapada

Quarta / 28.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A visita aconteceu na manhã desta terça-feira (27), na sede da especializada, localizada no município de Ruy Barbosa. (Fotos: Divulgação / SSP-BA)

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada receberam o garoto João Pedro Teles de Jesus, 9 anos, que tinha o sonho de conhecer a sede da unidade. A visita aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no município de Ruy Barbosa.

O chefe da Seção de Planejamento Operacional da unidade, Capitão PM Ricardo Souza da Anunciação, expressou a satisfação em receber o pequeno nas dependências do quartel. “Receber uma criança especial como João nos traz alegria. Além da admiração pelo ambiente policial, ele ainda demonstra apreciação pelo nosso trabalho”, relatou.

O oficial ainda contou que os PMs da Cipe se comprometeram a acompanhar e dar apoio ao garoto ao logo do próximo ano. João é filho de um casal que passa por um processo de recuperação da dependência química e está sob os cuidados da pastora Ressivalda Oliveira Borges. “No final da visita João cantou um louvor e fez orações pedindo bênçãos para os policiais”, declarou emocionado o capitão PM Ricardo.

Fonte: SSP-BA

Caculé: Inscrições para os cursos profissionalizantes da Pró Educa começam nesta quinta-feira (29)

Quarta / 28.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Todos os cursos são regulamentados pelo MEC e oferecem certificados. As aulas serão realizadas na Câmara de Vereadores. (Foto: Reprodução / Informe Cidade)

Estarão abertas somente nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de novembro, as inscrições para os cursos profissionalizantes que serão realizados pela Pró Educa em parceria com a Câmara de Vereadores de Caculé.

A Pró Educa estará oferecendo cursos profissionalizantes de Cabeleireiro Unissex, Auxiliar Administrativo, Atendente de Farmácia, Instalações Elétricas, Mecânica de Motos, Estética Facial, Corte e Costura e Manicure. Para esses cursos a matrícula e da mensalidade será de R$ 49,90. Os cursos terão duração de 03 meses com carga horária de 48h/aula no período noturno. Também será oferecido o curso de Operador de Máquinas Pesadas: Escavadeira Hidráulica, Retroescavadeira, Pá Carregadeira, Caminhão Munck e Trator de Lavoura. A matrícula para este segmento custa R$ 69,90. O valor total do curso e sua duração podem ser conferidos no ato da matrícula, que serão realizadas na Câmara.

Todos os cursos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem certificados. As aulas, que também serão realizadas na Câmara de Vereadores, serão ministradas por professores capacitados e conterão conteúdos teóricos e práticos.

Fonte: Informe Cidade

Guanambi: Prefeito assina nesta quarta (28), o Termo de Cooperação para implantação da doutrina Militar no Colégio Josefina Teixeira

Terça / 27.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A escola conta cerca de 792 alunos e será a primeira da microrregião de Guanambi a aderir ao programa de parceria do Governo do Estado com os Municípios.

Cumprindo agenda oficial em Salvador, o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, ao lado do vice-prefeito Hugo Costa e da Secretária Municipal de Educação, Maristela Cavalcante, assinará na manhã quarta-feira (28), às 11h, na sede do Comando Geral da Polícia Militar, junto ao Coronel Anselmo Brandão e do Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Arthur Mascarenhas, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para implementação da Doutrina Militar utilizada nos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM), no Colégio Municipal Josefina Teixeira de Azevedo, localizado no Bairro Brasília.

“Além dos novos empreendimentos comerciais, o Corpo de Bombeiros Militar que já está assegurado, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), obras a todo vapor no Aeroporto Municipal, a implantação da Doutrina Militar dos CPM em uma escola municipal, é mais uma grande conquista para a nossa cidade”, comemora o prefeito.

Com a parceria, Policiais Militares da reserva, serão os tutores disciplinares dos alunos. No novo regime, as crianças e adolescentes, regularmente matriculadas no estabelecimento escolar, receberão instruções militares, noções de civismo e direitos humanos, além de aulas de cidadania, requisitos de hierarquia e disciplina.

A escola conta com aproximadamente 792 alunos e será a primeira da microrregião de Guanambi a aderir ao programa de parceria do Governo do Estado da Bahia com os Municípios, tendo a Polícia Militar como responsável pela sua execução. Os primeiros passos para a viabilidade do projeto já foram realizados, com diálogos e reuniões com a direção, pais e alunos da unidade de ensino municipal, e já será iniciado no ano letivo do próximo ano, onde a escola contará com o pleno funcionamento no novo regime disciplinar, além de algumas adequações. Em reunião realizada na semana passada no gabinete municipal, o prefeito informou que a Prefeitura doará o fardamento padrão dos CPM para os alunos, conforme modelo exposto em anexo.

Paramirim promove evento em homenagem ao dia da Consciência Negra

Terça / 27.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento lotou o Espaço Cultural para receber a rica cultura dos povos que vieram, predominantemente da África, para construir nossa identidade nacional.

A Prefeitura de Paramirim, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com a Secretaria de Educação promoveu neste domingo (25), um lindo evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado em todo o Brasil no dia 20 de novembro. A iniciativa teve o objetivo de “celebrar a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, de afirmar direitos, identidade e atitude do povo negro”.

O evento lotou o Espaço Cultural, que foi todo ornamentado especialmente para a data. O ambiente ofereceu diversos espaços para divulgação da rica cultura dos povos que vieram, predominantemente da África, para ajudar a construir o Brasil e que até hoje edificam a nossa identidade nacional. Na ocasião aconteceram apresentações culturais, promovidas pelos alunos das escolas municipais, APAE Paramirim, Grupo de Dança Arte em Movimento, Aue Kapoeira e Grupo Cultural Oju Orum, da cidade de Brumado. Para fechar com chave de ouro aconteceu o tão esperado “Desfile Afro”. Após a finalização teve uma “baladinha” com o DJ soteropolitano João Levi.

Caetité: Serviço de Convivência dos Idosos celebra confraternização

Terça / 27.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Estamos trabalhado para assegurar um espaço de encontro para os idosos”, afirma Mara Rebouças. (Foto: Direcom PMC)

O Governo de Caetité através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou no último sábado (24), a confraternização do Serviço de Convivência do Idoso. O evento reuniu centenas de idosos em uma grande comemoração pela vida, com música ao vivo com Robson Di Castro e Gilmar, e, em seguida, foi servido um delicioso jantar.

Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças, afirmou que ter um programa direcionado para os idosos, contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. “Estamos trabalhado para assegurar um espaço de encontro para os idosos, propiciando vivências que valorizam as experiências nas mais diversas áreas. E em 2019 nós temos nos programado para fortalecer, diversificar e ampliar o serviço”, explicou a secretária.

A primeira-dama Aline Gondim destacou que os idosos merecem respeito e dignidade, para que tenham uma qualidade de vida adequada. “Estou muito feliz por estar aqui hoje, reencontrando grandes amigos. As atividades desenvolvidas pelo Serviço de Convivência revelam o empenho da administração municipal em manter essas pessoas assistidas em suas necessidades básicas, que são o direito ao lazer de qualidade e sua inserção no meio social, através de atividades educativas e de promoção humana. Em 2019 vamos retomar com esse programa ainda melhor!”, destacou Aline.

Para o prefeito Aldo Gondim “esse programa resgata a autoestima e a vontade de viver dos nossos idosos. Pertencer a grupos, reconhecer-se em um contexto, construir referências de atitudes e valores, perceber e respeitar a diversidade, são caminhos que só podem ser percorridos nas relações sociais e esse evento efetivou esses valores. O trabalho na administração pública é feito para transformar vidas. E durante essa comemoração, percebi o olhar de agradecimento de cada idoso! É isso que nos motiva, nos move e nos faz querer trabalhar mais e mais! Parabéns a toda a equipe desse projeto e aos que se empenharam para essa linda noite”, comemorou o prefeito.

Policlínica do Alto do Sertão completa um ano com 45 mil atendimentos realizados

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A policlínica cobre uma área com 22 municípios e cerda de 480 mil moradores. (Foto: Ascom Pref. de Guanambi)

Em 24 de novembro de 2017 entreva em funcionamento a Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão, instalada em Guanambi. Um ano após a inauguração, a unidade de saúde já realizou 45 mil atendimentos em pacientes vindos de 22 municípios. A unidade atende cerca de 480 mil moradores de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

O atendimento é agendado pelas secretarias municipais e quem vive fora do município em que foi construída a policlínica conta com micro-ônibus com ar-condicionado, que faz o traslado todos os dias, gratuitamente, para levar o paciente do município até a unidade e depois retornar para casa. Ao todo, as oito unidades inauguradas na Bahia entre o final de 2017 e primeiro semestre de 2018, somam mais de 250 mil atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.
 

Guanambi: É Campeão! BT Atlético Clube vence a 15ª edição do Campeonato Armindo Paes

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vitória por 4x0 garantiu a premiação de R$ 2.500,00 ao BT Atlético Clube, enquanto o vice levou R$ 1.500,00. (Foto: Ascom Guanambi)

O Estádio Ribeirão, no distrito de Morrinhos, presenciou neste último domingo (25), a grande final entre BT Atlético Clube e Vargem, válida pelo 15º Campeonato Armindo Paes.  O expressivo público presente assistiu o domínio do BT Atlético Clube que atropelou a equipe de vargem ao anotar 4 x 0, garantindo o título e o prêmio de R$ 2.500,00, enquanto a vice-campeã levou R$ 1.500,00.

Na ocasião, o prefeito Jairo Magalhães parabenizou a comissão organizadora, as equipes e todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso da competição frisando sua satisfação em ter honrado o compromisso de construir a arquibancada para melhor conforto dos torcedores. "O ano que vem, no Centenário, vamos fazer melhor e aqui assumo o compromisso de fazer a construção da Praça Armindo Paes, localizada ao lado da Subprefeitura e a reforma da Praça do Mercado".

O campeonato contou com o apoio da Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, organizado pelos desportistas Beto e Júnior e o vereador Homero Castro.

Bahia tem dívida de R$ 70 milhões em juros por não pagar indenização a PMs; estado aponta necessidade de precatório

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ação foi movida por cinco PMs que cobravam o pagamento de aulas dadas em cursos de formação de oficiais. (Foto: Reprodução / Henrique Mendes – G1)

O atraso no pagamento de uma indenização no valor de R$ 2 milhões gerou, em 15 anos, juros de R$ 70 milhões à Bahia. Atualmente, 18 anos após a sentença da Justiça, a dívida é de R$ 72 milhões. O estado alega necessidade de uma precatório como motivo da falta de pagamento e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A ação foi movida por cinco PMs que cobravam o pagamento de aulas dadas em cursos de formação de oficiais. Na época, eles eram coronéis ou tenentes-coronéis. São eles: Gustavo Monteiro, Herverton Tosta, Antônio Melo, Cristovam Pinheiro e Milton Regis Mascarenhas, que era comandante-geral da Polícia Militar.

"A legislação anterior previa a respeito da incorporação dos honorários de ensino, só que teve uma legislação posterior, que retirou essa incorporação depois de 5 anos. Eles tentaram, de todas as formas, cobrar do estado que fosse pago esse valor retroativo, porque o valor já foi incorporado. Inclusive, tem alguns autores dessa ação, que são oficiais superiores, que já estão na reserva. E esses valores já foram incorporados aos seus subsídios", explicou Dnoemerson Nascimento, advogado da Associação de Policiais Militares e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra).

A condenação saiu no ano 2000. Na época, ficou definida a indenização de R$ 2 milhões, que deveria ser dividida entre os cinco policiais pelos honorários de ensino que não teriam sido pagos. Contudo, a Justiça também determinou que fosse cobrada uma multa de R$ 20 mil, por dia, até que o estado pagasse aos PMs. A multa foi contabilizada até 2015, ano em que o estado conseguiu, por meio de recurso, suspender a cobrança dos valores.

Fonte: G1

Tanhaçu: Coelba comunica Desligamento Programado nesta terça-feira (27)

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no centro de Tanhaçu, nesta terça-feira (27), das 9h30 às 14h30, na Rua Coronel Moraes Camisão, Rua Bento Gama, Rua Jurema, Rua Jorge Amado, Rua Anísio Teixeira, Rua Pedro Álvares Cabral, Rua Joana Angélica, Travessa Lauro De Freitas, Rua Montreal e Rua José Pereira.
 

Anagé: Vereador leva coice e está em estado grave no Hospital Geral em Vitória da Conquista

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Igor Macário, que também é empresário, tem 38 anos, foi vítima de acidente durante a tarde deste domingo (25), na Zona Rural de Conquista. (Foto: Reprodução / Caetité Notícias)

O vereador de Anagé, Igor Leonardo Oliveira Macário, está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista com “trauma de crânio moderado a grave”. Igor Macário, que também é empresário, tem 38 anos, foi vítima de acidente durante a tarde deste domingo (25), na Zona Rural de Conquista. Ele levou um coice de um cavalo na região do crânio.

Segundo o Blog do Anderson, Igor foi admitido na Sala de Choque e fez tomografia e depois foi avaliado pelo neurocirurgião para definição de conduta. O estado de saúde do vereador espira cuidados e o mesmo segue internado na unidade de saúde.

Fonte: Caetité Notícias

Brumado: Polícia Civil prende idoso que estuprou e engravidou sobrinha-neta

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A condenação de 12 anos, 4 meses e 15 dias foi sentenciada pelo Juiz Genivaldo Guimarães. (Foto: Divulgação / 20ª Coorpin)

Policiais Civis da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Brumado prenderam na última quinta-feira (22), o Sr. Francisco Félix Lopes, de 66 anos, na localidade de São João, pela prática de estupro de vulnerável contra sua sobrinha-neta, na época com 13 anos de idade. O abuso sexual gerou a gravidez da vítima. O caso ocorreu em janeiro de 2015.

O fato foi apurado pela Polícia Civil e o inquérito policial foi presidido pelo Delegado Romilson Dourado, o qual, ao final indiciou Francisco pela prática do crime acima mencionado. A condenação de 12 anos, 4 meses e 15 dias foi sentenciada pelo Juiz Genivaldo Guimarães.

Francisco permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até ser transferido para uma unidade prisional da SEAP, onde deverá cumprir a pena em regime inicial fechado.

PF e CIPE apreendem 1 tonelada e meia de cocaína na BA-407

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os condutores relataram que a droga saiu de São Paulo com destino a Juazeiro, porém a polícia desconfia que pode ter ligação com o tráfico internacional de drogas.

Uma operação realizada na última sexta-feira (23) pela Companhia Independe de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga em parceria com a Polícia Federal (PF) e com a RONDESP/Norte apreendeu cerca de 1 tonelada e meia de pasta base de cocaína na cidade de Juazeiro (BA).

De acordo com os militares, a droga estava dentro de 14 tonéis que estavam escondidos no meio de uma carga de vasilhames (bombonas plásticas de 200 litros) transportada por uma carreta baú e acompanha por um caminhão baú que continha uma carga semelhante. Os condutores relataram que a droga saiu de São Paulo com destino a Juazeiro, porém a polícia desconfia que pode ter ligação com o tráfico internacional de drogas.

A abordagem, realizada em frente a uma pousada nas margens da BA-407, procedeu de forma tranquila e não houve reação. Os indivíduos foram conduzidos e apresentado junto com todo o material e veículos ao delegado federal Amaro José de Barros Guimarães na Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro.

Brumado: Homem é detido com armas e drogas no bairro do Mercado

Segunda / 26.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Wilson Barbosa se Souza Júnior, de 27 anos, mantinha 2kg de substância prensada parecida com maconha, 2 revólveres cal. .38, 1 revólver cal. .32, ambos municiados.

Na madrugada deste sábado (24), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) apreendeu drogas e armas que estavam em uma residência no bairro do Mercado, em Brumado. De acordo com os policiais, Wilson Barbosa se Souza Júnior, de 27 anos, mantinha 2kg de substância prensada parecida com maconha, 2 revólveres cal. .38, 1 revólver cal. .32, ambos municiados. Todo o material e o indivíduo foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta terça-feira (27)

Domingo / 25.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural de Guanambi, nesta terça-feira (27), das 9h às 16h, nas Fazendas Caldeirão, Cangulo, Jatobá e Pirajá, na Estrada Guanambi Cangulo e no Povoado Quixaba.
 

Malhada realiza II Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Sexta / 23.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com o CMDCA e tratou dos seguintes temas: proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências.

Foi realizada nesta sexta-feira (23), a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na cidade de Malhada, Bahia. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tratou dos seguintes temas: proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências.

A Coordenadora de Assistência Social, Rose Ciríaco, falou da importância da educação da criança e do adolescente.  Já o prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho, Dezin, fez com que muitas pessoas se emocionassem, contando sua história de vida e os problemas enfrentados na infância. Ele também fez um paralelo em ralação de como era o respeito na época e como ocorre atualmente. A psicóloga Tainara também fez o uso da palavra, ressaltando a importância do diálogo de pais e filhos e com a sociedade.

Estiveram presentes no evento os secretários de Educação, de Cultura e de Saúde, do município, além da presidente do Conselho Tutelar, Divina.