Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2018"

Câmara de Vereadores de Brumado antecipa a segunda parcela do 13º salário

Terça / 13.11.2018

Por Eliana Costa

O pagamento da 2ª parcela deveria ser realizado até o dia 20/12, porém, foi definido pelo pagamento antes do prazo previsto em lei. (Foto: Ascom CM Brumado)

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, antecipou a segunda parcela do 13º salário que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 12 de novembro. O pagamento da segunda parcela deveria ser realizado até o dia 20 de dezembro, porém, repetindo o que fez com a primeira parcela paga em junho, definiu também pelo pagamento antes do prazo previsto em lei.

Esse dinamismo e modernidade na gestão têm sido aplicados de forma ampla na Câmara de Brumado, que conforme foi assumido no início da gestão tem cumprido todas as metas traçadas a fim de oferecer a parlamentares e servidores as melhores condições para a efetivação do trabalho. Léo Vasconcelos salienta que: “Estamos buscando realizar uma gestão que efetivamente utilize de forma responsável, coerente e comprometida os recursos públicos. Antecipar o pagamento do 13º salário de nossos servidores possibilita a todos que planejem com antecedência as festividades do final do ano, fato que contribuirá também de forma direta com o aquecimento do comércio local”, pontuou.

Fabrício Castro amplia vantagem em corrida eleitoral da OAB-BA

Terça / 13.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A margem de erro é de 4,4 pontos para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A eleição está marcada para o próximo dia 21 de novembro.

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fabrício Castro, ampliou a vantagem frente ao seu concorrente na corrida eleitoral pela presidência da seção Bahia. De acordo com o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto ao Instituto Dataqualy, Castro cresceu de 38,8% das intenções de voto, em outubro, para 47,6% neste mês.

A pesquisa ouviu 500 advogados entre os dias 6 e 9 de novembro de 2018, na capital e no interior do estado. A margem de erro é de 4,4 pontos para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A eleição está marcada para o próximo dia 21 de novembro.

Liderando a chapa “Renova OAB”, Gamil Föppel teve uma queda nas intenções de voto: passou de 31,8% no primeiro levantamento do Dataqualy para 27,8% na nova pesquisa. Com isso, Fabrício Castro, da chapa "Avança OAB", mais do que dobrou sua vantagem: está 19,8% à frente de Gamil de acordo com os ouvidos em novembro. Em outubro, eram apenas 7 pontos de diferença.

Fonte: Bahia Notícias

A pesquisa ouviu 500 advogados entre os dias 6 e 9 de novembro de 2018, na capital e no interior do estado. (Foto: Reprodução / Instituto Dataqualy)

Paramirim: Comunidade de Lajedo de Orôca é contemplada com sistema de abastecimento de água

Terça / 13.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Além do poço artesiano, foi instalado em conjunto um catavento para tocar a bomba, já que a comunidade é desprovida de energia elétrica. (Foto: Ascom Paramirim)

Cerca de 20 famílias da Comunidade de Lajedo do Orôca, na região serrana entre Paramirim e Caetité, foram contempladas com a entrega de um poço artesiano pela Prefeitura de Paramirim. A região sempre sofreu com a falta d’água.

Além do poço artesiano, foi instalado em conjunto um catavento para tocar a bomba, já que a comunidade é desprovida de energia elétrica.

Caculé: Encontro promove consulta pública para ajudar na construção de um currículo referencial para o Estado

Terça / 13.11.2018

Por Germano Afonso

O encontro foi realizado no Colégio Municipal Professor Vespassiano Filho. (Foto: Ascom Caculé)

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, realizou no dia 11 de novembro um encontro com Profissionais da Educação no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho.

O objetivo foi conhecer, analisar e contribuir na construção do currículo referencial para o Estado, por meio da consulta pública, na expectativa de um documento que respeite a diversidade e especificidades do território baiano, os direitos de aprendizagens e desenvolvimento dos estudantes e atenda as particularidades de cada etapa de ensino e suas modalidades.

Vale destacar que a consulta pública está aberta aos profissionais da educação para contribuição até o dia 13 de novembro 2018. Para maiores informações: www.educacao.ba.gov.br.

Resultado do Encceja 2018 do ensino médio é divulgado

Terça / 13.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os resultados do ensino fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. (Foto: Reprodução / Encceja)

O estudante inscrito no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para o ensino médio já pode acessar os resultados individuais para conferir como foi o desempenho. Os resultados do ensino fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro.

As notas estão na Página do Participante (enccejanacional.inep.gov.br), e pode ser acessada com o número do CPF do estudante e a senha individual. Segundo o Inep, quem obteve a nota mínima deve procurar as Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação do ensino médio. A prova do Encceja foi aplicada em 5 de agosto para 1,6 milhão de pessoas. 

Brumado: Empreiteiro garante que reestruturação da obra de canalização do Riacho do Bufão será realizada sem prejuízos aos cofres municipais

Terça / 13.11.2018

Por Eliana Costa

“As obras ainda não foram entregues ao Município, portanto, de total responsabilidade da empresa executante o reparo de qualquer problema”, esclarece Léo Vasconcelos.

Na manhã desta segunda-feira (12), os vereadores Léo Vasconcelos, Luiz Carlos Palito e Wanderlei Nem estiveram inspecionando os estragos ocorridos na obra de canalização do Riacho do Bufão, em razão das chuvas ocorridos neste final de semana em Brumado.

Conforme verificado, uma parte do muro de contenção da obra cedeu, deixando todos preocupados, em razão de ainda estar previsto um período chuvoso para Brumado. Mediante este fato os parlamentares estiveram reunidos com o empreiteiro responsável pelo serviço, que assumiu total responsabilidade pelos problemas ocorridos deixando bem claro que toda a reestruturação da obra será realizada com recursos próprios da empresa, sem nenhum prejuízo ao erário público, inclusive já tendo iniciado os reparos.

O presidente da Câmara, Léo Vasconcelos juntamente com os vereadores também esteve com o secretário municipal de infraestrutura a fim de inspecionar outras obras que estão sendo realizadas no município. Sendo que puderam verificar que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas por parte dos empreiteiros. “As obras estão sendo realizadas conforme cronograma, ainda não estando pronta a fase de drenagem, sendo necessário ressaltar que ainda não foram entregues ao Município, portanto, de total responsabilidade da empresa executante o reparo de qualquer problema”, esclarece Léo.    

Vereadores Léo Vasconcelos, Luiz Carlos Palito e Wanderlei Nem estiveram inspecionando os estragos ocorridos na obra de canalização do Riacho do Bufão.

Guanambi: Mutirão agendou 642 cirurgias para serem realizadas a partir de 29/11

Terça / 13.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

As 152 cirurgias de amígdalas e adenóides, 26 hérnias pediátricas, 42 tireóide, e 45 demais cirurgias serão feitas em Salvador. (Foto: Ascom Guanambi)

Foi finalizado na última sexta-feira (09), a etapa de exames pré-operatórios do Mutirão de Cirurgias Eletivas realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, em parceria com a SESAB. Ao todo foram marcadas 377 cirurgias eletivas, sendo 182 cirurgias de vesículas, 154 hérnias e 41 histerectomias que serão realizadas no Hospital Municipal de Guanambi, a partir do dia 29/11. As 152 cirurgias de amígdalas e adenóides, 26 hérnias pediátricas, 42 tireóide, e 45 demais cirurgias serão feitas em Salvador.  Ao todo, o mutirão atendeu 655 cidadãos de Guanambi e região.

Caetité: Mais de 40 agricultores concluem o curso de recuperação de pastagem

Terça / 13.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O curso foi promovido nas comunidades de Campinas, Barrinha, Barra dos Farias, Lameirão, Boa Vista, Ángua, Canabrava e Palmeiras. (Foto: Direcom Caetité)

Mais de 40 produtores rurais concluíram na última semana o Curso de Recuperação de Pastagem ABC Cerrado realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e com a Associação Viva.

O curso foi promovido nas associações de moradores das Comunidades de Campinas e Barrinha, beneficiando os agricultores(as) dessas localidades, bem como, das comunidades de Barra dos Farias, Lameirão, Boa Vista, Ángua, Canabrava e Palmeiras. A formação foi encerrada em sua 4ª etapa com aprendizagem prática realizada com as duas turmas de agricultores que foram capacitados para o manejo e recuperação do pasto, alimento essencial para a criação de gado. O curso também tem o objetivo de recuperar áreas degradadas com o uso de pastagem.

O prefeito Aldo Gondim, ressaltou a importância da capacitação que faz parte da política de incentivo à atividade rural do Governo Participativo. “Com o encerramento do curso temos produtores com conhecimento técnico para recuperar sua pastagem e produzir mais, o resultado disso é geração de renda e desenvolvimento no campo”, comemorou o prefeito.

Nas cerimônias de encerramento também estiveram presentes a secretária da SMDS, Mara Rebouças; a presidente da Associação Viva, Eulália Moreira; e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Vandré.

O curso de Recuperação de Pastagem ABC Cerrado foi desenvolvido pelo Senar em parceria com a Prefeitura, por meio da SMDS, e com a Associação Viva. (Foto: Direcom Caetité)

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária desta terça-feira (13)

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária desta terça-feira (13).

Em Apresentação está o Projeto de Lei Nº 027/2018, de autoria do vereador Elias Piau, que institui no Calendário Oficial do Município de Brumado/BA, a semana de acompanhamento psicológico e terapêutico às crianças e adolescentes das escolas públicas e dá outras providências.

Em Primeira Discussão e Votação está Projeto de Lei Nº 026/2018, de autoria do executivo, que autoriza o Município de Brumado a associar-se à Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e dá outras providências.

Em Primeira e Única Discussão e Votação estão: Indicação  N° 461/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação  N° 462/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação  N° 463/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação  N° 464/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias.

Duas pontes são entregues pela Prefeitura na zona rural de Guanambi

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Entregamos quatro e mais duas estão em construção, totalizando seis pontes até o final do ano”, destaca o prefeito Jairo Magalhães. (Foto: Ascom Guanambi)

Os moradores da região de Poço Comprido, na zona rural de Guanambi, receberam duas pontes de concreto armado neste domingo (11). O ato de entrega foi realizado pelo prefeito Jairo Magalhães na sede da associação comunitária local e também contou com a presença de vereadores, secretários municipais, do ex-prefeito Charles Fernandes e de lideranças locais que aproveitaram a oportunidade para destacar a importância da obras e o resgate de mais um compromisso feito com os moradores da zona rural.

Para Orlando Cruz, presidente da associação, as pontes vieram na hora certa, no início do período chuvoso, onde os moradores não precisarão mais dar grandes voltas ou esperar a água baixar para poder ir a outras localidades.  Já o prefeito destacou do trabalho feito na zona rural: “Com mais estas duas, já somamos quatro entregues e mais duas em construção, o que totaliza seis pontes de concreto armado até o final do ano, que dá segurança e acesso livre dos moradores às diversas regiões rurais”, comemorou.

Caetité: Programa Primeira Infância no SUAS realizou dia da criança na Comunidade Quilombola de Malhada

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa reuniu dezenas de crianças que se divertiram em brinquedos montados ao lado da sede da associação da localidade. (Fotos: Direcom Caetité)

O Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, realizou no dia 8 de novembro, o dia da criança na Comunidade Quilombola de Malhada, região de Maniaçu. O evento contou com palestras, entrega de brindes, brincadeiras e muita diversão.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, fortalecendo os vínculos com a mãe, a iniciativa reuniu dezenas de crianças que se divertiram em brinquedos montados ao lado da sede da associação da localidade. Para o coordenador municipal do Programa, Tarcísio Teles, a ação busca atender as gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social. “O programa visa também, fortalecer o papel das famílias no exercício da função de cuidado, proteção e educação de crianças nessa faixa etária e promover momentos de diversão”, explicou o coordenador.

Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças; a assistente social do programa, Rosa Eni; a assistente social do CRAS Rural, Josi Caxias; Dona Cecê, Valdelícia e Idália do CRAS Urbano; Mirian e Hwang da Academia Samurai Combat Dance que promoveu uma mini aula com os participantes do evento.

ENEN 2018: Segundo dia de provas tem mais de 110 mil abstenções na Bahia

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia ficou em 9º no ranking de presenças no 2º dia de provas. No 1º, ficou em 7º. Em ambas as provas, a lista com as maiores presenças foi liderada por Piauí.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve 110.781 abstenções na Bahia no último dia das provas, realizadas no domingo (11). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o estado, 287.712 pessoas fizeram as provas nos dois domingos, um total de 72,2%.

O número corresponde a 27,8% do total de inscritos, que foi de 398.493 candidatos. O balanço é maior que no primeiro dia, quando 93.646 pessoas deixaram de fazer a prova, um percentual de 23,5%. Apesar do aumento de ausências entre os dois dias, o índice é menor que o balanço de 2017, quando foi registrada ausência de 32,4% dos candidatos inscritos. Além disso, os dados também são menores que a média nacional de ausências deste ano, que fechou em 29,2%.

A Bahia ficou em 9º no ranking de presenças no segundo dia de provas. No primeiro dia, ficou em 7º. Em ambas as provas, a lista com as maiores presenças foi liderada por Piauí. Os gabaritos oficiais do e os cadernos de questões serão divulgados pelo Inep na quarta-feira (14), no aplicativo e no site do Enem (enem.inep.gov.br). A previsão é de que os resultados das provas estejam disponíveis no dia 18 de janeiro de 2019.

Livramento: 46ª CIPM troca de Comandante

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Especializado em segurança pública e cursos em diversas outras áreas, Vandilson Araújo é o sétimo oficial a ocupar o posto, desde 2004. (Fotos: Raimundo Marinho / O Mandacaru)

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Livramento de Nossa Senhora, trocou de comando na última quinta-feira (08). Em um ato protocolar realizado em frente ao antigo CETEB, no bairro Benito Gama, o Major PM Raimundo Nonato passou o comando da Companhia para o Capitão PM Vandilson Santos Araújo.

Especializado em segurança pública e cursos em diversas outras áreas, inclusive na gestão pública, Vandilson Araújo é o sétimo oficial a ocupar o posto, desde 2004. No discurso de despedida, Major Nonato agradeceu ao poder público municipal, ao Ministério Público, à Polícia Civil, aos policiais comandados e ao que chamou de “imparcialidade da imprensa local”.

Fonte: Raimundo Marinho / O Mandacaru

Guanambi: Entregue a 1ª etapa de obras de mobilidade urbana e a drenagem e pavimentação de ruas nos bairros Lagoinha e Vila Nova

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

O ato aconteceu na rotatória construída de frente ao Parque da Cidade e que interliga os bairros Morada Nova, Beija-flor, Monte Azul. (Fotos: Ascom Guanambi)

Na noite da última sexta-feira (09), em Guanambi, o Prefeito Jairo Magalhães, o vice-prefeito Hugo Costa, vereadores e secretários municiais entregaram a primeira etapa das obras de mobilidade urbana, drenagem e pavimentação de seis ruas que que interligam os bairros Lagoinha e Vila Nova e as avenidas Tiradentes e Prisco Viana (antiga Waldir Pires).

O ato de entrega aconteceu na rotatória construída de frente ao Parque da Cidade e que interliga a diversos bairros, como o Morada Nova, Beija-flor, Monte Azul, e que tinha um alto índice de registro de acidentes, inclusive, muitos destes fatais.

Às 19 horas foram entregues as inúmeras intervenções realizadas no trânsito da cidade ao longo dos meses, como a construção de duas rotatórias, uma no Centro, ao lado do Docelar, e outra na BR-122, novos semáforos, sinalização, alterações de rota, entre outras. Logo após, todos se dirigiram para a Rua Tamandaré, trecho que interliga os bairros Lagoinha e Vila Nova, onde o prefeito entregou as obras de drenagem e pavimentação das ruas. O ato aconteceu na residência de dona Branca, onde diversos populares agradeceram pela intervenção, pois antes das obras, a região era totalmente intransitável na época das chuvas.

Tanhaçu: Polícia Civil prende falso médico que dava plantão na UPA

Segunda / 12.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Saullo é formado em Medicina na Bolívia, por isso precisava ser aprovado na Revalida para poder exercer a profissão no Brasil. (Foto: Divulgação / 20ª Coorpin)

Na noite da última sexta-feira (09), a Polícia Civil prendeu um homem que estava exercendo irregularmente a profissão de médico em Tanhaçu. De acordo com a Polícia, Saullo Emídio de Almeida, de 27 anos, estava de plantão na UPA.

Saullo concluiu no ano passado o curso de Medicina, porém, por ter se formado na Bolívia, precisava ser aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida. Como não foi aprovado, Saullo não poderia exercer tal atividade no Brasil, o que o levou a utilizar irregularmente o nome e o CRM de outro médico.

Saullo foi autuado no plantão da Delegacia de Polícia Civil de Brumado, pelo Delegado Cláudio Marques, pela prática dos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina.