Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2017"

Uílson Novaes, prefeito de Maracás, participou de audiência na SERIN para reivindicação de demandas

Sexta / 03.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

Entre as demandas reivindicadas para a cidade, a prioridade destacada pelo prefeito de Maracás foi o calçamento – pela Conder - de ruas de diversos bairros.

O prefeito Uílson Novaes, do município de Maracás, participou de audiência na Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN). Ele foi atendido pelo secretário Josias Gomes, titular da pasta. Também presente na reunião, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim.

Entre as demandas reivindicadas para a cidade, a prioridade destacada pelo prefeito de Maracás foi o calçamento – pela Conder - de ruas de diversos bairros. “Também solicitei ao Estado o gradeamento da sede do Batalhão da Polícia Militar (BPM), no centro da cidade. Outro pedido foi pelo envio – pela CAR – de um reboque tipo pipa para ser usado acoplado a um trator para desenvolver atividades rurais”, explicou o prefeito Uílson Novaes, de Maracás.

Comunidades de Boa Vista e região unem-se contra implantação de areal nos mananciais de água em Caetité

Sexta / 03.11.2017

Por Rede CN

A população reivindicou a revogação da licença ambiental e solicitou um estudo mais amplo dos impactos ambientais e que a área torne-se APA. (Foto: Blog do Latinha).

As Comunidades de Santa Luzia e região estiveram presentes nesta quarta-feira (01/11), na Igreja de Santa Luzia, discutindo a implantação e liberação da licença ambiental de uma lavra de areia nas proximidades da nascente do Sítio Vigário que fica localizada no povoado da Boa Vista em Caetité. A licença que foi liberada pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade, continha diversas condicionantes ambientais para o início do empreendimento. Segundo a população tais parâmetros não vinham sendo cumpridos o que fere a legislação do Brasil, o que gerou revolta e a mobilização das comunidades.

A reunião realizada nesta quarta-feira era uma das condicionantes imposta pela secretaria de Meio Ambiente para viabilizar a licença ambiental. Estiveram presente na reunião a empresa  MVS Mineração e Consultoria, através de seu  proprietário o Sr. Marcos Vinícius Santos, da Secretária de Meio Ambiente Italva Nery, Engenheiro Ambiental João Bosco, dos vereadores Moacir Santos e Jairo Fraga - Comissão de Meio Ambiente, Marcílio Teixeira, Álvaro Montenegro, Cláudio Borges, Cláudio Ladeira, João Carlos Fernandes e João Carvalho, do Presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Boa Vista e Adjacências - Gilson Soares de Souza, dos presidentes das associações das comunidades de Santa Luzia, São Miguel, Palmital e Candoga, do coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Gilmar Santos, do Presidente da ONG Prisma - José Carlos Latinha e de diversas caravanas de pequenos produtores rurais da região.

A população reivindicou do Prefeito de Caetité a revogação da licença ambiental e solicitou um estudo mais amplo e complexo dos impactos ambientais do empreendimento e que a área torne-se APA (Área de Proteção Ambiental). Ainda segundo a população, o  empreendimento teve início sem ouvir previamente os ensejos da comunidade e o ponto de vista da população em geral. Os vereadores que estiveram presentes na reunião mostraram-se a favor da revogação da licença e ficaram a favor da criação de uma área de preservação ambiental na região entorno de Santa Luzia. 

Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, discute demandas do município em audiência realizada em Brasília

Sexta / 03.11.2017

Por Ascom/Guajeru

Gil Rocha destacou a importância da audiência e ressaltou que a união dos municípios, por meio do CIVALERG, só tende a fortalecer a região e trazer benefícios.

O prefeito Gil Rocha, junto com outros treze gestores de municípios que fazem parte do CIVALERG (Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião), estiveram em Brasília na última quarta-feira (26), reunidos em audiência com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy. Na ocasião foram apresentadas demandas comuns aos municípios membros do Consórcio, momento em que foi pleiteada a instalação de uma usina asfáltica e a aquisição de uma máquina perfuratriz, equipamento utilizado para a abertura de poços artesianos.

Gil Rocha destacou a importância da audiência em Brasília e ressaltou que a união dos municípios, por meio do CIVALERG, só tende a fortalecer a região e trazer benefícios para todos. “Temos carências, dificuldades e problemas semelhantes e também dividimos os mesmos desejos de melhorias para os nossos municípios. Nada mais justo que nos unirmos na busca de ações que possam beneficiar a todos de forma conjunta”. 

UNEB prorroga inscrições para o Vestibular 2018

Sexta / 03.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro.

A UNEB prorrogou até o dia 12 de novembro, o prazo de inscrição para o Vestibular 2018, exclusivamente pela internet. Estão sendo disponibilizadas 4.069 vagas distribuídas em diversos cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campus de Salvador, Brumado, Caetité e outras 21 cidades baianas. A taxa é de R$ 85. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do certame. Clique aqui para se inscrever

Café de Piatã participa da Feira da Cidade em Salvador

Sexta / 03.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento, que reúne música, gastronomia, arte, moda e vinil, tem entrada gratuita.

O café de Piatã, que nos últimos anos vem se destacando internacionalmente pela sua qualidade, será vendido na próxima edição da Feira da Cidade, dias 04 e 05 de novembro, no Farol da Barra, pelo empresário Ayrton Penna, que traz a Salvador o Guadalupe – Café de Piatã, produzido na Fazenda Santa Bárbara, ganhadora do 1° lugar no Concurso 2016 do Cup of Excellence Brazil na categoria Pulped Naturals, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais. No stand do Guadalupe, quem for à Feira da Cidade vai poder beber café de primeira qualidade, comprar grãos e café em pó nas torras média ou escura, comprar as bonitas canecas personalizadas e ainda a exclusiva rapadura com coco e mamão verde, produto 100% natural que chega também direto de Piatã. Hoje é possível comprar o Guadalupe – Café de Piatã pelo telefone/ whatsapp 71 99254-2151 ou pelo e-mail [email protected] A Feira da Cidade será realizada no sábado (04) e no domingo (05), no Farol da Barra, em Salvador. O evento, que reúne música, gastronomia, arte, moda e vinil, tem entrada gratuita. No sábado, a feira será aberta às 11h e a programação se estende até as 22h. Já no domingo, o evento começa às 9h e vai, também, até as 22h. 

Governo de Caculé promove palestra para conscientização do Combate ao Câncer de Mama

Sexta / 03.11.2017

Por Ascom/Caculé

Essa é uma ação que garante um cuidado mais efetivo, buscando melhorar as condições de saúde da população, através da promoção da saúde e prevenção de agravos.

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde e o PSF Dra. Dolores Oliveira da Silva, realizaram nesta quarta-feira, o encerramento da  Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento contou com a participação de toda a equipe, usuários da área de abrangência da Unidade, enfermeiros e com a médica Ginecologista Dra. Suzie Cedro, que proferiu palestra abordando a importância dos cuidados que devemos ter, mostrando à população uma mensagem de conscientização e mobilização sobre a importância não só do exame de mamografia, mas também do preventivo realizado frequentemente. Segundo a Enfermeira da Unidade, Thaís Meira, essa é uma ação que garante um cuidado mais efetivo, buscando melhorar as condições de saúde da população, através da promoção da saúde e prevenção de agravos.

Brumado: Prefeitura realiza operação de limpeza e monta estrutura no Jardim Santa Inês em razão do Feriado de Finados

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

Equipes de limpeza estiveram no local recolhendo o lixo e entulho e fazendo o patrolamento da área em frente, bem como trocando a fachada que identifica o Santa Inês.

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf), realizou uma grande operação de limpeza e manutenção no Cemitério Jardim Santa Inês, na Av. Lindolfo Azevedo Brito, na BA-148, por conta do Feriado de Finados. Equipes de limpeza estiveram no local recolhendo o lixo e entulho e fazendo o patrolamento da área em frente, bem como trocando a fachada que identifica o Santa Inês. Uma estrutura com estandes e banheiros químicos também foi montada no local com a finalidade de melhor receber os munícipes durante a visita aos entes queridos. A expectativa é de que milhares de brumadenses passem pelo maior cemitério da sede do município nesta quinta-feira. Os demais cemitérios, da sede e das comunidades rurais, também foram preparados para o feriado.

Guanambi: Polícia apreende grande quantidade de cocaína em veículo que saiu de São Paulo

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

Inicialmente, o condutor disse que se tratava de sabão caseiro, mas o material foi analisado pelo Departamento de Polícia Técnica e apresentou reagente positivo para a cocaína.

Uma grande quantidade de cocaína foi apreendida pelo 17º Batalhão de Polícia Militar durante ronda realizada em Guanambi. O material foi encontrado em um veículo que saiu de São Paulo com destino a Buritirama, na Bahia. No carro, os militares encontraram vários tabletes contendo substância similar a cocaína. Inicialmente, o condutor, identificado como Márcio Almeida do Vale, disse que se tratava de sabão caseiro. No entanto, o material foi analisado pelo Departamento de Polícia Técnica e apresentou reagente positivo para a referida droga. Além da cocaína, foram encontrados quatro trouxas de maconha embaixo do banco do passageiro e diversos aparelhos celulares e acessórios sem notas fiscais no porta malas. Márcio, que já tem passagem por porte ilegal de arma de fogo, foi detido e autuado em flagrante por tráfico de drogas. Dois menores de idade, que também estavam no veículo, foram encaminhados à delegacia para a adoção das medidas necessárias.

Contas de Boninal, Itiruçu e Lajedo do Tabocal são rejeitadas pelo TCM

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

As contas apresentaram indisponibilidade financeira de R$ 16.273.827,23, em Boninal; de R$ 1.105.570,19, em Itiruçu; e de R$ 1.239.227,37, em Lajedo do Tabocal.

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (26/10), rejeitou as contas das prefeituras de Boninal, Itiruçu e Lajedo do Tabocal, da responsabilidade de Vitor Oliveira Paiva, Wagner Pereira Novaes e Adalício Almeida da Silva, respectivamente, relativas ao exercício de 2016. Além das multas e ressarcimentos imputados pelas irregularidades contidas no relatório, todos os gestores terão representação encaminhada ao Ministério Público Estadual pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando será apurada a ocorrência de crime contra a administração pública.

No município de Boninal, as contas apresentaram uma indisponibilidade financeira no montante de R$ 16.273.827,23 para pagamento das despesas inscritas em restos a pagar e de exercícios anteriores, descumprindo o disposto no artigo 42 da LRF e provocando um enorme desequilíbrio nas contas públicas. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, receitou três multas ao ex-prefeito Vitor Oliveira Paiva. A primeira no valor de R$ 4 mil pelas falhas remanescentes no relatório, a segunda, de R$ 21.645,73, por não ter reduzido a despesa total com pessoal, e a terceira, de R$ 10.882,87, pela não publicação de relatórios de gestão fiscal.

Já o ex-prefeito de Itiruçu, Wagner Pereira Novaes, em seu último ano de gestão deixou um débito no montante de R$ 1.105.570,19, já que o saldo em conta não foi suficiente para quitar as despesas realizadas em 2016. O conselheiro relator José Alfredo Rocha Dias multou o gestor em R$ 4 mil e determinou o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 249.722,65, com recursos pessoais, sendo R$ 100.627,57 referentes à ausência de comprovação de pagamento de folhas de servidores; R$ 90.641,04 pela ausência de notas fiscais; R$ 26.685,54 diante da não comprovação de pagamento a terceiro; e R$ 31.768,50 pela não identificação dos beneficiários de pagamento.

Em Lajedo do Tabocal, além do descumprimento do artigo 42 da LRF, que promoveu um prejuízo no montante de R$ 1.239.227,37 aos cofres municipais, o ex-prefeito Adalício Almeida da Silva também não investiu na educação o percentual mínimo de 25% exigido pela Constituição Federal. O gestor aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal o montante de R$ 6.134.564,13, que corresponde a 23,34% dos recursos específicos. O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, multou o gestor em R$15 mil pelas irregularidades contidas no parecer e determinou o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 16.070,80, com recursos pessoais, pela ausência de comprovação de despesa. Cabe recurso das decisões.

Coelba alerta sobre falsa promessa de cartão que promete economia de energia

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objeto está à venda na internet e promete redução de até 30% na conta de luz.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enviou um alerta sobre a falsa promessa de um "cartão mágico" para economia de energia. A concessionária garante que não existe possibilidade de a economia ocorrer desta forma. O objeto está à venda na internet e promete redução de até 30% na conta de luz, através de uma tecnologia que interfere no fluxo da corrente elétrica. Dicas de como economizar energia estão disponíveis no site www.coelba.com.br e dúvidas podem ser tiradas através dos canais de atendimento da empresa como agências, rede Coelba de Serviços ou pelo telefone: 0800 071 0800.

Governo de Guajeru constrói 42 casas pelo PNHR para beneficiar famílias carentes

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

39 casas já estão prontas, mais três em fase de conclusão.

O Governo Municipal de Guajeru está em fase final da construção de 42 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), construídas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Rede Gavião. 39 casas já estão prontas, mais três em fase de conclusão. Em sua página oficial no Facebook o prefeito Gil Rocha disse que em breve será realizada a entrega das casas às famílias beneficiadas. “Trabalhar para os que mais precisam tem sido uma de nossas missões. É um sentimento de gratidão, saber que nossa passagem pela vida pública possa levar mais dignidade ao nosso povo. Trabalhamos para dar mais qualidade de vida aos nossos munícipes, com carinho ao nosso povo da zona rural”, ressaltou o prefeito em sua publicação.

Brumado: UBS Joaquim de Castro Donato encerra Outubro Rosa com caminhada pelo bairro

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

Nesta terça-feira (31), a campanha foi encerrada com uma caminhada pelo bairro, salão de beleza para as mulheres, lanche e solicitação de mais mamografias.

Durante todo o mês de outubro, várias atividades com o tema saúde da mulher foram realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim de Castro Donato em celebração ao Outubro Rosa. A enfermeira Marilene Gonçalves e a Médica Yelenis Miguez solicitaram mais de 100 mamografias. Além disso, ao longo do mês, as equipes da unidade e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) promoveram atividades na Sala de Espera Outubro Rosa a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e de útero, palestras educativas sobre o tema, bem como foi realizado um mutirão de três dias de exames preventivos. Nesta terça-feira (31), a campanha foi encerrada com uma caminhada pelo bairro, salão de beleza para as mulheres, lanche e solicitação de mais mamografias. A Enfermeira Marilene Gonçalves fez questão de agradecer a toda equipe da UBS, à Secretaria Municipal de Saúde e a todos os parceiros envolvidos na realização e organização da campanha.

IFBA Campus Brumado promove a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quarta / 01.11.2017

Por Redação Sertão Hoje

No evento, serão ofertados para toda a comunidade (interna e externa ao Campus) diversos minicursos, oficinas, palestras, jogos matemáticos, apresentações culturais e exposições.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SECITEC) foi criada em 2004 pelo governo Federal, visando à aproximação da Ciência e Tecnologia com a comunidade. Desta forma, são realizados vários eventos nacionais por instituições de ensino promovendo diversas atividades. Este ano o tema central é “A Matemática está em tudo”, e o IFBA Campus Brumado também participará deste grande movimento nacional, promovendo a 6ª SECITEC nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017.

Nesse evento, serão ofertados para toda a comunidade (interna e externa ao Campus) diversos minicursos, oficinas, palestras, jogos matemáticos, apresentações culturais e exposições. As inscrições para participar dos minicursos, oficinas e palestras poderão ser feitas até o dia 06 de novembro de 2017 ou até as vagas serem preenchidas. Para as demais atividades não é necessário se inscrever. Clique aqui para se inscrever. Mais informações através do telefone (77)3441-1607.