Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2016"

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (28)

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Estão em pauta seis projetos de lei, uma emenda aditiva e modificativa, uma emenda modificativa e um projeto de lei complementar (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 28. Em apresentação estão: Projeto de Lei Nº 020/2016, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a permutar terreno, na Zona Urbana do município; Projeto de Lei Nº 026/2016, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Programa Municipal de Apoio a Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis ou Reutilizáveis (PROCTIVA), e dá outras providências. Em única discussão e votação estão: Emenda Aditiva e Modificativa N.º 01/2016 ao Projeto de Lei Nº 023/2016, de autoria do vereador Weliton Lopes, que acresce e modifica dispositivos legais constantes no Projeto de Lei n.º 023/2016; Emenda Modificativa N.º 01/2016 ao Projeto de Lei Nº 018/2016, de autoria do legislativo, que Modifica o art. 8º da Lei 018/2016, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Brumado, para o exercício financeiro de 2017. Em primeira discussão e votação está: Projeto de Lei Nº 017/2016, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a permutar terreno com a Loteadora Pessoa Bonfim LTDA. Em segunda discussão e votação estão: Projeto de Lei Nº 023/2016, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a proibição de funcionamento de estabelecimentos que se utilizem da mão de obra infantil e/ou adolescente no âmbito do município de Brumado, cria sanções administrativas, e dá outras providências; Projeto de Lei Nº 018/2016, de autoria do Executivo Municipal que estima a Receita e Fixa a Despesa do município de Brumado, para o exercício financeiro de 2017; Projeto de Lei Complementar Nº 016/2016, de autoria do Executivo Municipal, que altera redação do art. 457 da Lei complementar n° 004/2013 – Código de Urbanismo e Obras do Município de Brumado, introduzindo pela Lei Complementar 08, de 05 de agosto de 2016.

Justiça Eleitoral agenda diplomação dos prefeitos eleitos de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras para o dia 15 de dezembro

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Serão diplomados os prefeitos eleitos Eduardo Vasconcelos (Brumado), Sérgio Maia (Aracatu) e Terezinha (Malhada de Pedras) (Fotos: Arquivo/Sertão Hoje).

O Juiz da 90ª Zona Eleitoral, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, marcou para o dia 15 de dezembro a sessão pública para a diplomação dos prefeitos eleitos de Aracatu (Sérgio Silveira Maia - PSD), Malhada de Pedras (Terezinha - PP) e Brumado (Eduardo Vasconcelos - PSB), às 15h, 16h e 17h, respectivamente. A diplomação é uma declaração da Justiça Eleitoral que confirma que o candidato foi eleito e que não possui impedimento para tomar posse. Na cerimônia, os eleitos e seus suplentes recebem um diploma assinado pelo presidente da Junta Eleitoral da circunscrição contendo nome, partido, cargo ou classificação como suplente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o diploma pode conter outros dados definidos pelo juiz eleitoral. Além dos prefeitos, também serão diplomados os 9 vereadores de Malhada de Pedras, 8 vereadores de Aracatu e 13 vereadores de Brumado. O ato ocorrerá no Salão de Júri do Fórum Duarte Muniz, localizado Rua Rio de Contas, 470 – bairro do Hospital, em Brumado. O mandato dos políticos diplomados terá início no dia 1º de janeiro de 2017.

Tribunal de Contas dos Municípios aprova contas da Prefeitura de Ituaçu

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

As contas da Prefeitura de Ituaçu, da responsabilidade de Albércio da Costa Brito Filho, foram aprovadas na última quinta-feira (24) (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Tribunal de Contas dos Municípios, na última quinta-feira (24), aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Ituaçu, da responsabilidade de Albércio da Costa Brito Filho, relativas ao exercício de 2015. O prefeito foi multado em R$ 2.500,00 pelas ressalvas verificadas pela relatoria. Cabe recurso da decisão. Na mesma sessão, o TCM ainda aprovou com ressalvar as contas de outras 13 prefeituras, todas relativas ao exercício de 2015, sendo aplicadas penas de multas e ressarcimentos a alguns gestores por irregularidades na administração.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 30/11

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 30/11, das 13:15h às 18:00h, no bairro Paraíso, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Anísio Teixeira; Rua 07; Rua A; Rua Archimedes A. Ribeiro; Rua Benjamin Constant; Rua Bernardo Guimarães; Rua Lima Barreto; Rua São Pedro; Trav. Vicente de Paula. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Tribunal de Contas dos Municípios aprova contas da Prefeitura de Brumado

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

As contas da Prefeitura de Brumado, da responsabilidade de Aguiberto Lima Dias, foram aprovadas na última quinta-feira 24 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Tribunal de Contas dos Municípios, na última quinta-feira (24), aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Brumado, da responsabilidade de Aguiberto Lima Dias, relativas ao exercício de 2015. O gestor foi penalizado com uma multa de R$ 5 mil pelas falhas encontradas durante o acompanhamento técnico. Na mesma sessão, o TCM ainda aprovou com ressalvar as contas de outras 13 prefeituras, todas relativas ao exercício de 2015, sendo aplicadas penas de multas e ressarcimentos a alguns gestores por irregularidades na administração.

Na Fieb, governador Rui Costa anuncia novos investimentos para a Bahia

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, Rui anunciou que colocará o Hospital da Chapada para funcionar no início do ano que vem (Fotos: Manu Dias/GOVBA).

A capacidade de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, mesmo em tempo de crises econômica e política, garantindo o desenvolvimento baiano, foi o destaque da palestra ‘Desenvolvimento Econômico da Bahia’. A Palestra foi ministrada pelo governador Rui Costa para representantes de diversos segmentos industriais, na última quinta-feira (24), na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador. Na ocasião, Rui anunciou o lançamento do Programa Primeiro Emprego no próximo dia 30. “Vamos contratar nove mil jovens para, em todas as áreas do estado, ocuparem contratos temporários de dois anos, onde terão a primeira experiência profissional”, disse. Rui ainda lembrou que diversos contratos já estão assinados com empresas privadas. Devem ser contratados 4,5 mil alunos no ano que vem e mais 4,5 mil em 2018, de escolas públicas.

Rui também ressaltou os investimentos em mobilidade em Salvador, que vão abrir novos vetores de desenvolvimento, como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando inicialmente o bairro de Paripe ao Comércio. “O lado mais bonito da nossa cidade é a Baía de Todos-os-Santos. Cometemos o erro, por muitos anos, de virar as costas para ela e deixá-la se degradar, com ocupação desordenada. Com o VLT substituindo o trem do Subúrbio, Salvador vai ganhar uma Orla com grandes possibilidades de investimentos em hotéis e restaurantes, tendo a beleza da Baía de Todos-os-Santos à sua frente”, afirmou. O governador também apresentou os investimentos no interior da Bahia, com destaque para a construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). "Teremos até o final de 2017 ou começo de 2018, o início das obras do Porto Sul e a retomada da ferrovia”. Segundo ele, o minério viabiliza o projeto e a empresa Bamin já deve começar os investimentos terrestres.

Rui relatou que, em 2017, a Bahia deve consolidar a posição de liderança na energia eólica no país e, em dois ou três anos, a liderança na energia solar. Na área de infraestrutura aérea, ele garantiu que está pressionando o governo federal quanto às obras do Aeroporto Internacional de Salvador. “Já iniciamos a obra em Vitória da Conquista, devemos inaugurar o novo aeroporto no início de 2018 e vamos licitar a operação deste aeroporto em 2017, provavelmente articulada com o de Barreiras, do qual estamos ampliando a pista. Vamos também licitar conjuntamente o aeroporto de Teixeira de Freitas e de Caravelas”, disse. Na área de saúde tiveram o destaque os novos hospitais construídos no interior e na capital. “Vamos colocar o Hospital da Chapada para funcionar no início do ano que vem. Temos também o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, que deve iniciar a operação no início do ano que vem, e o Hospital da Mulher”.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 29/11

Segunda / 28.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira, dia 29/11, das 08:15h às 11:30h, no bairro Lot. Maria Bastos, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Deolinda Martins; Rua B- Maria Bastos; Rua Hermes da Fonseca; Rua Joaquim Chaves; Rua Sandoval de Morais; Trav. Sandoval Morais. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Entrevistamos Beto Maradona, prefeito reeleito de Caculé

Segunda / 28.11.2016

Por Leonardo Oliva

O Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje entrevistou o prefeito reeleito de Caculé, José Roberto Neves (Beto Maradona), em seu gabinete, na Prefeitura Municipal. O gestor, que foi reconduzido ao cargo em uma disputa acirrada, comentou o resultado das eleições 2016, disse que a votação apertada acendeu um sinal de alerta e falou sobre as mudanças que pretende fazer nesta segunda gestão. Beto Maradona comentou ainda o cenário político atual, rumo às eleições 2018 e falou sobre as dificuldades que os municípios brasileiros devem enfrentar nos próximos anos. Leia a seguir, na íntegra, a entrevista. Você pode ouvir também o áudio da entrevista, na íntegra.

Sob a gestão de Alessandro Lôbo, Câmara de Brumado devolve recursos ao município e tem contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM

Segunda / 28.11.2016

Por Eliana Costa

Para Alessandro Lôbo o parecer do TCM o deixa muito exultante, porém destaca que não deveria ser considerado um fato histórico para o município e sim uma constante.

Comprometimento, responsabilidade e compromisso foram a base da gestão do vereador Alessandro Lôbo e Silva à frente da presidência do legislativo brumadense por dois mandatos consecutivos. O trabalho efetivado nas respectivas gestões pode ser observado por toda população, que foi contemplada com importantes benefícios, visando sempre o desenvolvimento e o crescimento do município. Consolidando a eficiência da administração do presidente Alessandro Lôbo, na última quarta-feira (22) aconteceu a aprovação, por unanimidade dos conselheiros e sem ressalvas, das contas relativas ao exercício financeiro de 2015. Para Alessandro Lôbo o parecer do TCM o deixa muito exultante, porém destaca que não deveria ser considerado um fato histórico para o município e sim uma constante, visto que ao assumir um cargo público, em especial de gestor, deve-se ter como premissa a integridade de administrar com responsabilidade, honestidade e total transparência os recursos que pertencem a toda população.

“Como homem público prezo pelo bem estar de toda a comunidade. E para que isso possa ocorrer temos que ter a máxima responsabilidade em gerir os recursos, sempre buscando a realização de benefícios que possam beneficiar a um todo. Restituímos ao executivo municipal, em nossa gestão no ano de 2015, para que fossem aplicados não só em infraestrutura, mas em diversas áreas, destacando a área da saúde. Foram R$ 203.864,67”, observou Alessandro. Por fim, o presidente do legislativo agradeceu toda sua equipe que, assim como ele, teve o empenho, responsabilidade e a eficiência para que juntos conquistassem essa grande vitória. “Fica mais uma vez a observância – façamos disso uma constância para que nosso país possa trilhar os caminhos do progresso e do tão buscado desenvolvimento”, finalizou.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 28/11

Sábado / 26.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima segunda-feira, dia 28/11, das 09:00h às 12:00h, na Zona Rural de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rod. BR 122; Faz. Granja Gbi Brizz; Faz. Caiçara; e Povoado Coruja. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Bancários protestam contra o fechamento de agência do Banco do Brasil em Conquista

Sábado / 26.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

A abertura da agência foi retardada e a categoria fez discursos públicos e panfletagem para esclarecer a população e cobrar ações do poder público.

Na manhã de ontem (25), funcionários do Banco do Brasil e o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) fizeram uma manifestação contra o fechamento da agência do Banco do Brasil Régis Pacheco. O fechamento deve acontecer no início do próximo ano como parte do programa de reestruturação do banco em todo o país. A abertura da agência foi retardada e a categoria fez discursos públicos e panfletagem para esclarecer a população e cobrar ações do poder público, para que busque a manutenção do funcionamento da unidade. Com o fechamento do BB/Régis Pacheco, os mais de 350 mil habitantes de Vitória da Conquista contarão com apenas três agências do Banco do Brasil, sendo que o BB Estilo é destinada à clientes de alta renda. O lado oeste da cidade ficará desassistido, forçando clientes e usuários a se deslocar para o Centro ou para a Av. Olívia Flores.

Segundo o SEEB/VCR, cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados. Além disso, os trabalhadores que fazem o apoio, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Ainda pela manhã, o Sindicato dos Bancários participou, juntamente com outros sindicatos, de movimentos sociais e estudantis, do ato contra a PEC 55, Reforma Trabalhista e Previdenciária, e os ataques do governo, que aconteceu no CEASA. Na oportunidade, também foi feita panfletagem contra a reestruturação do BB. "Neste momento de retirada de direitos devemos estar unidos com todas as categorias contra o projeto neoliberal de privatização de empresas públicas. É importante que os bancários estejam mobilizados para combater os ataques e defender o papel social dos bancos públicos", afirmou a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto.

Caculé: Comunidade recebe visita da equipe do Projeto Pegada Ecológica

Sábado / 26.11.2016

Por Tayga Ribeiro

O evento contou com a apresentação de uma palestra educativa de cuidado com o meio ambiente e a importância da coleta seletiva para a cidade.

Em mais uma ação do Projeto Pegada Ecológica de Caculé, a Comunidade Capivara recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA) e Cooperativa de Catadores Catando a Vida. O encontro, que aconteceu na última quinta-feira (24), contou com a apresentação de uma palestra educativa de cuidado com o meio ambiente e a importância da coleta seletiva para a cidade. Na oportunidade, a equipe do Projeto distribuiu mudas com intuito de incentivar o reflorestamento. Os alunos e funcionários da escola São João e a comunidade ainda assistiram uma palestra sobre consciência ecológica como ação do Projeto Escola Sustentável. Na mesma semana, a equipe do projeto também visitou o Centro de Educação Infantil Gente Nova, que assistiu a peça ‘Meio Ambiente, a doença da TERRA’ do Grupo de Teatro ‘A Fênix’.

A equipe do projeto também visitou o Centro de Educação Infantil Gente Nova, que assistiu a peça ‘Meio Ambiente, a doença da TERRA’ do Grupo de Teatro ‘A Fênix’.

Conquista: Polícia Federal investiga desvios de R$ 3 milhões em transporte escolar

Sábado / 26.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Operação Vigilante apura, ainda, fraudes em licitação, superfaturamento e cobranças indevidas na Bahia (Foto: Reprodução).

Ontem (25), o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal realizaram a Operação Vigilante, que visa desarticular esquema de desvios de recursos destinados ao transporte escolar no município de Vitória da Conquista. O prejuízo estimado ao Erário é de, pelo menos, R$ 3 milhões. Durante as investigações, foram identificadas fraudes em licitação, com direcionamento, para contratação de empresa vinculada a gestores municipais; superfaturamento mediante adulteração de quilometragem de linhas percorridas; e cobrança pela prestação de serviço de transporte em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida. Participaram da ação cerca de 90 pessoas, entre policiais e auditores da CGU. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão, nos municípios baianos de Malhada de Pedras, Salvador, Alagoinhas, Itagibá e São José do Jacuípe. Os envolvidos devem responder pelos crimes de responsabilidade, fraudes em licitação, organização criminosa, além de atos de improbidade.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 27/11

Sábado / 26.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 27/11, das 07:15h às 13:150h, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Manoel Vitorino, Rua General Osorio; Rua Simões Filho; Rua Gama Alves Dias; Travessa Pirajá; Avenida Sandoval Moraes; Avenida Deolinda Martins; Avenida Senador Nilo Coelho; Praça Cel. Cajaiba; Rua Cel. Cajaiba; Rua Duque de Caxias; Praça Jacinto Lobo; Rua 10 de Novembro; Rua Cel. Zequinha; e Travessa da Concordia.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeitura de Guanambi promove curso de capacitação para novos agentes de trânsito

Sábado / 26.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi aberto na última quarta-feira, dia 23, em parceria com a Polícia Militar, e terá carga horária de 120 horas.

A Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito, está promovendo, até o dia 12 de dezembro, um curso de capacitação técnica para oito novos agentes. O evento foi aberto na última quarta-feira, dia 23, em parceria com a Polícia Militar, e terá carga horária de 120 horas. “Serão ministradas noções importantes para que estes profissionais estejam aptos a atuar, respeitando a lei e mantendo uma boa relação com a comunidade”, destacou a Superintendente de Trânsito, Eleuza Nogueira.