Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2016"

Bolsa Família: Governo federal convoca usuários que tiveram repasse bloqueado após doações eleitorais

Sexta / 04.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Cruzamento de dados identificou inconsistência entre a renda das famílias e o valor das doações. Beneficiários terão que passar por atualização cadastral (Foto: Divulgação).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) está convocando para atualização cadastral 13 mil beneficiários do Bolsa Família que tiveram os repasses bloqueados no mês de outubro. Eles foram identificados em um cruzamento de dados feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base nas informações do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O batimento foi possível graças a um acordo de cooperação técnica firmado entre o MDSA e o TSE, para o fornecimento dos dados. ‘Essa parceria nos possibilitou aprimorar os mecanismos de controle do Bolsa Família, dando maior transparência ao programa. O nosso esforço é para que o benefício seja pago a quem realmente precisa’, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

O cruzamento de dados revelou indícios de inconsistência entre as doações eleitorais feitas por 16 mil beneficiários e a renda declarada por eles. Ao determinar o bloqueio dos repasses, o MDSA constatou que, do total verificado, cerca de 3 mil famílias já haviam tido o benefício cancelado por não se enquadrarem mais nas regras, o que reduziu o número de convocados na atualização cadastral para 13 mil. Segundo a coordenadora-geral de Administração de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDSA, Caroline Paranayba, os benefícios foram bloqueados em todo país para que as pessoas compareçam ao setor responsável pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único nos municípios e esclareçam as informações. ‘Os beneficiários do Bolsa Família podem fazer doações a campanhas eleitorais. O que nós queremos confirmar é se a renda que a família declarou no Cadastro Único está coerente com o valor da doação e se, de fato, a família fez a doação registrada no TSE, pois há indícios de uso indevido do CPF das famílias do programa’, explicou a coordenadora.

As famílias identificadas no batimento foram notificadas por meio de mensagem no extrato de pagamento e terão seis meses para fazer a atualização cadastral. ‘As famílias que tiveram o benefício bloqueado devem procurar o setor responsável pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único na sua cidade, levar o comprovante de doação, a documentação de toda a família e pedir para atualizar o cadastro’, esclareceu a coordenadora. Se não for apresentada nenhuma justificativa nesse prazo, o benefício será cancelado. Já as famílias que não se enquadram mais nas regras do Bolsa Família serão desligadas do programa. Nos casos em que não houve doação, mas o CPF do beneficiário consta entre os doadores, é preciso comunicar o erro à gestão do Bolsa Família no município.

Governador Rui Costa estará em Caetité para entregar importantes obras

Sexta / 04.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Entre as obras que serão entregues está a 2ª etapa da Adutora do Rio São Francisco.

O Governador Rui Costa e sua Comitiva estarão presentes em Caetité neste sábado (05), às 10h, no Estacionamento da Praça da Juventude, para entrega da 2ª etapa da Adutora do Rio São Francisco. Na oportunidade, também serão entregues 10 tratores agrícolas, a Praça do Bairro Nossa Senhora das Paz e a Academia de Saúde do nosso município. ‘Não tenho dúvidas que esse é mais um momento de conquistas de um trabalho sério, realizado por nossa administração, que mostra a valorização do povo de Caetité’, comemorou o prefeito Zé Barreira.

Caculeense ganha medalha de bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Terça / 01.11.2016

Por Tayga Ribeiro

Mikaele Rodrigues Barbosa recebeu orientação do professor Washington Luiz Silva Almeida e concorreu com cerca de 700 mil alunos.

A aluna do Colégio Paulo Freire de Caculé, Mikaele Rodrigues Barbosa, do nono ano do Fundamental II, foi premiada com a medalha de bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio de 2016 e resultado divulgado em outubro. Mikaele recebeu orientação do professor Washington Luiz Silva Almeida e concorreu com cerca de 700 mil alunos distribuídos em mais de sete mil escolas. Segundo o professor Washington, os alunos são familiarizados e orientados através das provas das Olimpíadas dos anos anteriores. ‘Desde o início da participação do colégio na OBA, a cada ano, pelo menos um aluno se destaca trazendo uma medalha para Caculé’, enfatizou. A OBA é um evento anual e aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbano ou rural, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais participam voluntariamente.

Mutirão já realizou mais de duas mil cirurgias pelo interior da Bahia desde setembro

Terça / 01.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

A expectativa é que, no período de um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de cinquenta cirurgiões do Mutirão.

Desde o início das atividades, em setembro deste ano, 2.107 pacientes com idades entre 14 e 65 anos já foram operados pelo Mutirão de Cirurgias promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab). Vinculada ao Programa Saúde sem Fronteiras, a iniciativa já beneficiou habitantes de cem municípios baianos das regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Valença, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari, em menos de dois meses. Procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma são ofertados à população com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que, no período de um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de cinquenta cirurgiões do Mutirão. De acordo com a coordenadora do projeto, Paloma Protásio, os atendimentos vêm sendo realizados em ritmo crescente, com o objetivo de reduzir a fila de espera pelos procedimentos médicos. ‘Estamos com uma expectativa muito positiva. A lista é grande, mas a gente tem conseguido superar a expectativa, muito por conta da demanda espontânea. A gente está ultrapassando o que está na lista única, em relação aos dias de oferta do serviço em cada município. Quem está sendo direcionado para o mutirão está tendo o problema resolvido’, destacou Protásio.

Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação, inédita no país, já alcançou a marca de quatro mil atendimentos em dois meses de serviço. O Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente e o kit pós-operatório para a segurança do mesmo na alta hospitalar. Os atendimentos médicos estão sendo realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Os municípios de Valença, Camaçari, Vitória da Conquista e Itabuna já estão em fase de cirurgias. As próximas cidades a serem contempladas com o mutirão são Ruy Barbosa (de 09 a 11 de novembro) e Santo Antônio de Jesus (de 28 de novembro a 02 de dezembro).

Brumado: Projeto Let’s Dance do Tiro de Guerra encerra Outubro Rosa

Terça / 01.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

As aulas do Projeto Let’s Dance são coordenadas pela professora Juliana Barretto.

Ontem, dia 31, como encerramento da programação do Outubro Rosa na cidade de Brumado, as dançarinas do Projeto Let’s Dance do Tiro de Guerra 06/024 realizaram uma aula de dança na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG e idealizador do projeto, agradeceu a participação de todos os que abrilhantaram o evento. As aulas de dança, que são inteiramente grátis, ocorrem de segunda à quinta-feira, às 19:00h, no Tiro de Guerra, sob a coordenação da professora Juliana Barretto.

Jussiape: 46ª CIPM realiza palestra do projeto de ações preventivas no Distrito de Caraguataí

Terça / 01.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, o Comandante da 46ª CIPM, Major Irlando Oliveira, proferiu uma palestra com base no PROAPEC para o corpo docente e discente do Ensino Fundamental II e Médio.

Na manhã desta teça-feira (1º), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) esteve no Distrito de Caraguataí, município de Jussiape, atendendo a convite de Jussimara Marques Pereira, Diretora do Colégio Estadual Rodolfo de Abreu. Na ocasião, o Comandante da 46ª CIPM, Major Irlando Oliveira, proferiu uma palestra do Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC) para o corpo docente e discente do Ensino Fundamental II e Médio. Foram abordados temas sobre o papel da família na educação dos filhos, a escola e a sociedade complementando nesse processo, bullying, compostos psicoativos (drogas) lícitas e ilícitas: aspectos relacionados à saúde e suas consequências jurídicas, adolescência: necessidade de auto-afirmação e grupos de pertencimento, dentre outros.

Dupla caculeense se destaca na Brasil Ride, maior ultramaratona de mountainbike das Américas

Terça / 01.11.2016

Por Tayga Ribeiro

Gustavo Bonelli Rebouças e Antônio Carlos Rodrigues concluíram a prova em 6° lugar.

Os caculeenses Gustavo Bonelli Rebouças e Antônio Carlos Rodrigues participaram da Brasil Ride Ultramaratona que aconteceu em Arraial D`Ajuda, distrito de Porto Seguro. A dupla competiu na Categoria ‘Grand Master’, percorrendo 600 km de trilha dentro dos mais importantes parques nacionais, e concluiu a prova em 6° lugar. ‘Conseguimos nos superar e estamos muito satisfeitos com o resultado do nosso alinhamento, foco e respeito’, revelou a dupla. Segundo Mario Roma, fundador da Brasil Ride, depois de seis anos, a Brasil Ride reinventou-se, veio para a Costa do Descobrimento e realizou mais uma edição histórica. ‘Os melhores mountain bikers do mundo enfrentaram as falésias e as montanhas do Sul da Bahia e saíram maravilhados com as belas paisagens e com a receptividade calorosa do povo baiano’, disse.

A competição contou com a presença de atletas de 30 países.

Gás de cozinha fica 4% mais caro a partir desta terça-feira (1º)

Terça / 01.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Com o aumento, o consumidor final deve pagar a mais entre R$ 2 e R$ 5 no botijão de 13 quilos na Bahia (Foto: Reprodução).

O preço do gás de cozinha (GLP) ficou 4% mais caro a partir desta terça-feira (1º). Com o aumento, o consumidor final deve pagar a mais entre R$ 2 e R$ 5 no botijão de 13 quilos na Bahia, de acordo com Rosana Melo, presidente do Sindicato Dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (SinRevGás). Contudo, Rosana destaca que esse valor varia conforme a política da distribuidora e custos operacionais. Portanto, a depender do bairro, o cliente pode achar o botijão entre R$ 55 e R$ 75. ‘O que deve acontecer é que algumas distribuidoras devem absorver esse custo por conta da crise. Só quem está com o preço defasado, que deve realmente aumentar. Isso acaba quebrando as empresas, mas não podemos tabelar o preço’, explica. O reajuste é consequência de uma mudança na política de custos do produto anunciada pela Petrobras. Com a alteração, as empresas que usam tanques de armazenagem da Petrobras para estocar o produto pagarão mais caro a partir de agora. Com isso, o aumento será repassado para o consumidor. O maior impacto é na região Nordeste, onde houve aumento de 4% no botijão de 13 quilos. Fonte: atarde.uol.com.br.