Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Igaporã: Grupo Ginga Brasil promoveu batizado de Capoeira

Sexta / 20.11.2015

Por Samuel Gonçalves

As festividades aconteceram no Ginásio Municipal e reuniu centenas de famílias, que também puderam acompanhar apresentações artísticas como Maculelê

No último dia 14, foi realizado o batizado e troca de cordas do Grupo Ginga Brasil, Meninos e Meninas de Igaporã. O evento reuniu mais de 300 capoeiristas, destes 38 receberam as cordas em reconhecimento à sua evolução na arte marcial. As festividades aconteceram no Ginásio Municipal e reuniu centenas de famílias, que também puderam acompanhar apresentações artísticas como Samba de Roda e Maculelê.

Vários grupos de capoeira de outras cidades participaram da celebração Ginga Brasil de Riacho de Santana, Ginga Brasil Bom Jesus da Lapa, Caetité, Guanambi, Tanque Novo, Matina, Santana e Pindaí. Na ocasião várias autoridades também se fizeram presentes, a exemplo da Prefeita Rosana Cotrim que parabenizou aos capoeiristas: ‘é com muita alegria que parabenizo a todos os atletas pelo batizado. Nosso município se orgulha dos talentos que são valorizados por meio desse projeto’, afirmou.

O Grupo Ginga Brasil Meninos e Meninas de Igaporã iniciou as atividades socioeducativas no mês de março de 2014 quando o projeto recebeu o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O evento contempla cerca de 150 crianças, adolescentes, jovens e adultos da zona rural e sede, com aulas práticas e teóricas sobre a Capoeira. O projeto também recebeu o apoio da Prefeitura de Igaporã por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo durante todo o desenvolver das atividades.

A Prefeita Rosana Cotrim Também entrou na roda de capoeira. Na ocasião a gestora parabenizou a todos capoeiristas

Brumado: MODERA denuncia invasão de Área de Preservação Permanente (APP)

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na visita, foi constatado o acúmulo de entulhos, placas de outdoor, sucatas e outros resíduos de oficinas mecânicas descartados de forma irregular

No último domingo (15), membros do Núcleo Brumado e da Coordenação Geral do Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio (MODERA) visitaram a margem esquerda do Rio do Antônio, nas imediações da Avenida Coronel Santos, na cidade de Brumado. Na visita, foi constatado o acúmulo de entulhos de construção encobrindo o barranco do Rio, placas de outdoor, sucatas e outros resíduos de oficinas mecânicas descartados de forma irregular.

Todos esses resíduos sólidos estão presentes na margem do Rio do Antônio em decorrência da abertura de uma via pública há cerca de três anos, que invadiu a Área de Preservação Permanente (APP) prevista pela Lei Federal 12.651 e a Área de Proteção Ambiental, conforme a Lei Municipal Nº 1.205 de 1998, que institui normas de proteção ao Rio do Antônio. O MODERA vai acionar os órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O MODERA vai acionar os órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis

Bahia vence leilão com 24 projetos de energia eólica e fotovoltaicos

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Serão destinados cerca de R$ 3 bilhões na construção dos novos empreendimentos de energia eólica e solar (Foto: Manu Dias/GOVBA).

A Bahia saiu vitoriosa do segundo Leilão de Energia da Reserva (LER/2015), realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no último dia 13, com 18 novos projetos eólicos e seis fotovoltaicos. Vencedora de 24 dos 53 projetos, a Bahia terá capacidade para gerar 662 MW de potência a partir de 2018.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o processo de diversificação de fontes energéticas está sendo intensificado e os novos projetos vão expandir o potencial de geração de energia renovável no estado. “Este resultado é fruto do trabalho para consolidar a Bahia como maior geradora de energia renovável do País”. Segundo ele, com a conclusão do mapa solar, em fase de elaboração, será possível impulsionar ainda mais investimentos para o setor.

Serão destinados cerca de R$ 3 bilhões na construção dos novos empreendimentos de energia eólica e solar. Atualmente a Bahia possui 44 parques eólicos em funcionamento, outros 41 em construção e 125 contratados. Já empreendimentos solares somam 14 em andamento e dois grandes projetos em funcionamento. 

Caetité realiza 1ª Conferência sobre Patrimônio e Cultura Afro-brasileira

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Este projeto foi selecionado pelo governo do estado e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caetité através das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social.

Entre os dias 24 e 28 de novembro o município de Caetité será palco da 1ª Conferência sobre Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira de Caetité, realizada pela Associação Ilê Asé Danadana, que tem como objetivo apresentar à sociedade o contexto do legado da cultura e religião afro-brasileira e sua contribuição na formação da sociedade baiana, estabelecendo conexões com a realidade do município. Este projeto foi selecionado pelo governo do estado e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caetité através das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social. Ele foi elaborado a partir da Oficina de Orientação para Inscrição de Editais no Fundo de Cultura 2014, realizada pela Secult, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Defensor Geral da Bahia estima implantação de mais Defensorias Públicas em 2016

Quinta / 19.11.2015

Por Luís Gustavo

Durante a coletiva, Dr. Clériston reconheceu que um Defensor Público para atender toda a demanda de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu não é o ideal.

Durante a inauguração da unidade de atendimento da Defensoria Pública Estadual, em Brumado, o Defensor Geral da Bahia, Dr. Clériston Cavalcante Macêdo concedeu entrevista coletiva, durante a qual afirmou existir um projeto que prevê um acréscimo de 17% no orçamento do órgão, em 2016. Ele afirmou que, caso isto se concretize, a intenção é abrir novas unidades de atendimento da Defensoria Pública, beneficiando municípios que ainda não contam com este serviço.

Durante a coletiva, Dr. Clériston reconheceu que um Defensor Público para atender toda a demanda de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu não é o ideal, mas que foi o que estava ao alcance do órgão neste momento. Ele destacou ainda que a Defensoria Pública de Brumado já chegou a contar com dois defensores, mas atendia um número maior de municípios. O Defensor Geral ainda comentou que o governo do estado tem intenção de construir uma unidade prisional em Brumado e a reinstalação da Defensoria Pública também atenderia esta necessidade.

Guanambi: Prefeitura promove limpeza de barragem em Tabua dos Alves

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Comunidade de Tabua dos Alves foi contemplada com a limpeza da Barragem que irá captar água das chuvas.

A Prefeitura de Guanambi continua executando obras para melhoria na zona rural, através de um amplo programa de ações para melhoria da qualidade de vida do homem do campo, assegurando o conforto do acesso ao líquido precioso, a água. A Comunidade de Tabua dos Alves foi contemplada com a limpeza da Barragem que irá captar água das chuvas. O mesmo trabalho já foi executado em Sítio (Morrinhos) e Porco Magro (Mutans). O trabalho visa assegurar a água para o homem do campo, garantindo este benefício tão importante no seu dia a dia.

Brumado: Comissão entrega certificados aos que contribuíram para reinstalação da defensoria pública

Quinta / 19.11.2015

Por Eliana Costa

O Vereador Weliton Lopes e o Presidente da Subseção Brumado da OAB, Dr. Osvaldo Laranjeira integram a Comissão em prol da reinstalação da Defensoria Pública.

No ano de 2013 o município perdia um dos seus mais importantes órgãos em benefício da classe mais carente – a Defensoria Pública Estadual.  Se podemos falar dessa forma foi “simplesmente” assim – desativada. Mas, por força de todos no último dia 12, foi realizada a cerimônia de inauguração da nova sede da Defensoria Pública Estadual em Brumado.

Em reconhecimento e agradecimento a união, ao trabalho, empenho e principalmente por terem acreditado que seria possível vencer todos os desafios para a conquista de um sonho a Comissão entregou a todos que juntos estiveram nessa marcha a honraria ‘Destaque Cidadania Brumadense’.

No ato da inauguração o defensor público geral da Bahia, Dr. Clériston Cavalcante de Macêdo ressaltou que “É uma grande satisfação estarmos reinstalando hoje os nossos serviços em Brumado. A participação de cada um de vocês mostra que uma sociedade organizada vence desafios se trabalha em conjunto. Esses desafios que são colocados só fazem com que nos estimulemos para que essas dificuldades sejam superadas".

Receberam o Certificado Destaque Cidadania Brumadense: Dr. Clériston Cavalcante de Macêdo - Defensor Público Geral; Aguiberto Lima Dias - Prefeito de Brumado; Dr. Alessandro Lobo e Silva - Presidente da Câmara de Vereadores; Dep. Daniel Almeida - Deputado Federal; Dep. Lúcio Vieira Lima - Deputado Federal – ausente; Dep. Luciano Ribeiro - Deputado Estadual; Dra. Leonor da Silva Abreu - Juíza de Direito; Dr. Genivaldo Alves Guimarães - Juiz de Direito – ausente; Dr. Paulo César de Azevedo - Promotor de Justiça – ausente; Dra. Angélica Coelho de Oliveira- Defensora Pública; Brumado Agora - Wilker Porto; Brumado Notícias – Lay Amorim; Brumado Verdade - Nildo Freitas; Brumado Urgente – Daniel Simurro – ausente; Brumado Acontece - Washington Tiago; Destaque Bahia – Fabiano – ausente; Jornal do sudoeste da Bahia- Antônio Luiz da Silva; Jornal tribuna do Sertão - Leonardo Oliva; Rádio Alternativa FM - Emanoel Araújo; Rádio Alternativa FM- Carlos Silva.

O Jornal Tribuna do Sertão recebeu o certificado ‘Destaque Cidadania Brumadense’.

Brumado: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia foi realizada no Campus do IFBA

Quinta / 19.11.2015

Por Luís Gustavo

Durante o evento, foram oferecidas palestras e minicursos e houve também a apresentação de trabalhos.

Entre os dias 10 e 12 de Novembro, foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SECITEC), que em 2015 teve como tema ‘Luz, ciência e vida’. Apesar da SECITEC estar em sua 12ª edição, esta foi a sétima realizada em Brumado. Durante o evento, foram oferecidas palestras e minicursos e houve também a apresentação de trabalhos. As inscrições para participar das palestras e minicursos foram gratuitas e disponibilizadas para alunos do IFBA e comunidade em geral. Ao final de cada curso, os participantes têm direito ao certificado, que será disponibilizado no site da SECITEC. No dia 15 de novembro, no ginásio do IFBA-Campus Brumado, no bairro São José (Urbis I), foram realizados os jogos da SECITEC.

Apesar da SECITEC estar em sua 12ª edição, esta foi a sétima realizada em Brumado.

Guanambi: Charles Fernandes anuncia pavimentação de todo o bairro beija-flor 2

Quinta / 19.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

As obras anunciadas representam um investimento na ordem de R$ 2,2 milhões, com recursos próprios do município.

O Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes participou de uma reunião na rua Donato Nascimento, no Bairro Beija Flor 2, no último dia 12. Na oportunidade, o gestor municipal anunciou a pavimentação do bairro, totalizando 38.839 metros quadrados de vias, em 17 ruas. O prefeito anunciou também a total revitalização da iluminação pública do bairro, com braços de postes maiores e lâmpadas modernas com o dobro da potência. As obras anunciadas representam um investimento na ordem de R$ 2,2 milhões, com recursos próprios do município.

“É assim que trabalhamos, levando obras para os que mais precisam, tive uma grande emoção, quando ao final da reunião, diversas mães de família, com crianças no colo, me abraçaram emocionadas, felizes com as melhorias anunciadas, por isso, nada irá me fazer esmorecer, continuarei trabalhando para o povo de Guanambi”, disse o prefeito.

A reunião contou com expressiva participação popular e contou ainda com as presenças de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e do suplente de vereador Bené Lopes (Super Bené), representando a associação de moradores.

A reunião contou com expressiva participação popular e contou ainda com as presenças de autoridades do município.

Autoridades participaram da inauguração da Defensoria Pública em Brumado

Quarta / 18.11.2015

Por Luís Gustavo

O Defensor Geral do Estado, Dr. Clériston Cavalcanti participou da solenidade de inauguração da unidade de atendimento em Brumado

Depois de muitos pedidos e muita persistência, Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras voltam a contar com os serviços da Defensoria Pública Estadual. Nesta luta, há de se destacar o trabalho realizado pela ‘Comissão em prol da reinstalação da defensoria pública’, formada por representantes de diversos segmentos da sociedade, que se mobilizaram e atuaram nesta causa, que beneficia principalmente as populações mais carentes dos três municípios beneficiados.

A unidade de atendimento, localizada na Rua Rio de Contas, em frente ao Fórum Duarte Muniz, em Brumado, foi inaugurada no último dia 12, em solenidade que contou com a participação de diversas autoridades dos municípios e da Bahia. Presentes os Prefeitos Aguiberto Lima Dias (Brumado) e Ceará (Malhada de Pedras); Vereadores e o Presidente da Câmara de Brumado, Dr. Alessandro Lôbo; Deputados Luciano Ribeiro e Vitor Bonfim; o Presidente da Subseção OAB-Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeira; a Juíza de Direito, Dra. Leonor Abreu; o Defensor Geral do Estado, Dr. Clériston Cavalcanti; entre outras autoridades.

Durante a solenidade, o Defensor Público Dr. Henrique da Costa Sena assumiu oficialmente a Defensoria Pública sediada em Brumado. Após a cerimônia, todos os presentes foram convidados para um almoço no Clube da Amizade, do Rotary Club, oportunidade em que algumas entidades e personalidades que apoiaram as ações desenvolvidas pela ‘Comissão em prol da reinstalação da defensoria pública’ receberam o certificado ‘Destaque Cidadania Brumadense’.

A solenidade de inauguração da sede da Defensoria Pública Estadual, em Brumado, contou com as presenças de autoridades dos municípios beneficiados e da Bahia

Barra da Estiva: 475 Vigilantes Sanitários Jovens são certificados

Quarta / 18.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

475 alunos participaram do projeto e, ao longo deste ano, participaram de palestras, cursos e oficinas voltados para as questões de saúde pública

Durante todo ao ano letivo, alunos do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi participaram do Projeto ‘Jovens Sanitaristas’, promovido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), em parceria com a Prefeitura de Barra da Estiva, Secretaria Municipal de Educação e profissionais do próprio Colégio. 475 alunos participaram do projeto e, ao longo deste ano, participaram de palestras, cursos e oficinas voltados para as questões de saúde pública, cuidados sanitários e produção de hortaliças orgânicas.

A entrega dos certificados aos alunos participantes foi realizada no último dia 12, no Salão da Igreja Mundial e contou com a presença do Prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho), do médico veterinário e engenheiros da ADAB, da Secretária de Educação, do Coordenador de Projetos Ambientais da SEMEC, Diretor, Vice-Diretor, Professores e Alunos do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi.

A entrega dos certificados aos alunos participantes foi realizada no último dia 12 e contou com a presença do Prefeito Dinho, representantes da ADAB e demais autoridades

Pedreiro Polivalente: Curso está qualificando 20 profissionais em Guajeru

Terça / 17.11.2015

Por Aloísio Costa

Mais uma oportunidade de se profissionalizar através do curso de capacitação oferecido em parceria com a Prefeitura Municipal (Foto: ASCOM/Governo de Guajeru).

O Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social deu início ao curso de qualificação profissional em parceria com o Qualifica Bahia. Vinte alunos iniciaram as aulas no curso de pedreiro polivalente que terá duração de três meses.

Segundo José Carlos Rodrigues, Chefe de Gabinete do Governo de Guajeru, o curso tem como objetivo oferecer aos inscritos, qualificação profissional para que possam exercer a profissão desempenhando um trabalho com melhor qualidade, haja vista que muitos dos inscritos já exercem informalmente a função de pedreiro ou ajudante de pedreiro.

Para a Assistente Social Joana Paulo Dias, coordenadora do CRAS, a escolha do curso se deu em virtude da carência de profissionais da área no município, como também da oportunidade de oferecer aos alunos uma capacitação profissional e a possibilidade de atuarem no mercado de trabalho em uma área com bastante demanda. A ação é uma parceria entre o Governo de Guajeru e o Governo de Estado que oferecem o curso inteiramente gratuito, além de fornecerem todo o material didático.

Vinte alunos iniciaram as aulas no curso de pedreiro polivalente que terá duração de três meses (Foto: ASCOM/Governo de Guajeru).

Dilma sanciona com um veto lei que regulamenta o direito de resposta

Terça / 17.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Nova lei englobo veículos como rádio, televisão, jornais e internet.

'

A presidente Dilma Rousseff sancionou com um veto o projeto de lei aprovado pelo Congresso que regulamenta o direito de resposta a quem se sentir ofendido por algum veículo de imprensa. Dilma vetou, no texto enviado pelo Congresso, o trecho que previa que a pessoa ofendida pudesse ‘dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente’ no rádio ou na TV. Na justificativa para o veto, a presidente disse que ‘ao não definir critérios para a participação pessoal do ofendido, o dispositivo poderia desvirtuar o exercício do direito de resposta ou retificação’.

Pela nova lei, o direito de resposta será garantido quando uma reportagem atentar, ‘ainda que por equívoco de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica identificada ou passível de identificação’. Pelo projeto aprovado, o reclamante tem 60 dias a partir da veiculação da reportagem para solicitar o direito de resposta diretamente ao órgão de imprensa ou à pessoa jurídica responsável. Caso a resposta não seja publicada sete dias após o pedido, o reclamante poderá recorrer à Justiça.

A partir do ajuizamento da ação, o juiz terá 30 dias para proferir a sentença. Nesse período, vai citar o órgão de imprensa para que explique as razões pelas quais não veiculou a resposta e para que seja apresentada a contestação à reclamação. Ao ofendido, é garantido direito de publicação da resposta com os mesmos ‘destaque, publicidade, periodicidade e dimensão’ da reportagem, tanto no veículo que originalmente divulgou a reportagem quanto em outros que a tenham replicado. O texto não assegura resposta a comentários feitos por leitores, como os que são publicados por internautas.

Taxa de juros do cartão de crédito é a maior em 19 anos

Terça / 17.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Juros dessa modalidade chegaram a 368,27% ao ano em outubro.

Os juros cobrados dos consumidores nas operações de crédito continuaram subindo em outubro, segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). No cartão de crédito, a taxa passou de 361,4% ao ano em setembro para 368,27% no mês passado – a maior desde os 385,86% registrados em março de 1996.

Houve elevação nos juros em todas as modalidades de crédito para as pessoas físicas pesquisadas pela Anefac. No cheque especial a taxa passou de 222,16% para 226,39% ao ano, a maior desde setembro de 1999, quando era de 241,98%.

No comércio, os juros subiram de 86,26% para 86,9% ao ano. No financiamento de automóveis, a taxa passou de 29,84% para 30,15% ao ano. Já no empréstimo pessoal em bancos, a taxa subiu de 63,84% para 64,59%, enquanto em financeiras passou de 146,28% para 149,03%.

Com as elevações, a taxa média de juros cobrada das pessoas físicas em operações de crédito subiu de 131,1% em setembro para 132,91% ao ano em outubro – a maior desde abril de 2009, quando estava em 133,7%.

Projeto da Prefeitura de Guanambi é selecionado para evento nacional do SEBRAE

Terça / 17.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Estado com o maior número de participantes foi Santa Catarina com 12 projetos. Da Bahia, apenas o Projeto de Guanambi foi aprovado.

O Projeto ‘Sala do Empreendedor de Guanambi Capacita’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Prefeitura de Guanambi foi selecionado para participar de evento nacional, que será realizado em Cuiabá. Projetos de todo o Brasil irão participar do grande evento, que terá cobertura da grande mídia nacional. O Estado com o maior número de participantes foi Santa Catarina com 12 projetos e a região com mais inscritos foi a Sul, com 20. Da Bahia, apenas o Projeto de Guanambi foi aprovado.

Para Fabrício Lopes, Secretário Municipal de Indústria e Comércio, “a aprovação do projeto guanambiense é mais um reconhecimento nacional feito por uma entidade altamente respeitada que é o Sebrae, que soube mensurar um projeto de vanguarda executado em Guanambi, e que agora, será levado ao conhecimento de todo o país. Este projeto é mais um fruto do comprometimento e profissionalismo da gestão e de nossa equipe”, frisou.

A Maratona de Negócios Públicos é um concurso de 3 dias organizado pelo Sebrae Nacional, que visa selecionar e aprimorar projetos inovadores de Agentes de Desenvolvimento, que visem fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico local. Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, uma verdadeira maratona, incluindo módulos de capacitação e consultoria de especialistas em gestão pública municipal. O programa culmina em uma experiência de apresentação dos seis melhores projetos para uma banca de avaliadores qualificada, composta por representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento econômico local.