Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2014"

Santinho disse já ter chapa formada, mas só vai registrar se tiver votos necessários para se eleger

Quarta / 26.11.2014

Por Leonardo Oliva

Vereador José Santos - Santinho (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

O Vereador José Santos (Santinho), em bate-papo com representantes da imprensa local confirmou a sua intenção de concorrer à presidência do legislativo municipal. O vereador afirmou já ter uma chapa encaminhada, citando inclusive os nomes dos Vereadores Zé Ribeiro, Castilho Viana e José Carlos dos Reis como possíveis integrantes da mesma. Santinho afirmou, no entanto, que só registrará a chapa caso receba o apoio de mais seis vereadores, o que lhe garante a eleição como presidente. Questionado sobre o posicionamento do prefeito Aguiberto Lima Dias, tendo em vista que os dois vereadores – Dr. Alessandro e Santinho – são da situação, o Vereador confirmou não ter perguntado isto diretamente ao gestor, mas acredita na imparcialidade do mesmo. Além de Zé Ribeiro, Castilho Viana e José Carlos dos Reis, acredita-se que Santinho já tem o apoio de Márcio Moreira e Manoel Romar, totalizando seis dos sete votos necessários para se eleger.

Câmara de Brumado: Dr. Alessandro e Santinho podem disputar presidência

Quarta / 26.11.2014

Por Leonardo Oliva

Vereadores Dr. Alessandro Lôbo e José Santos (Santinho) (Foto: Montagem/Tribuna do Sertão)

O aparente clima de tranquilidade com que vinha sendo tratada a eleição para Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado acabou. Com a proximidade do término do mandato da atual Mesa Diretora, começaram as articulações e engana-se quem acredita que o atual Presidente Dr. Alessandro terá vida fácil para garantir a sua reeleição. O Vereador José Santos (Santinho) está articulando uma chapa, inclusive com Vereadores de oposição, visando chegar à presidência. Especula-se que ele tenha o apoio de cinco vereadores. Do outro lado, acredita-se que o atual Presidente Dr. Alessandro também tem o apoio certo de outros cinco vereadores. A Câmara de Brumado é composta por 13 vereadores e, confirmando-se esta informação, um voto pode decidir a eleição. Quem será o fiel da balança? Alguns vereadores já se posicionaram nesta questão, mas ainda há muitas conversas de bastidores e até o dia da eleição muita coisa pode mudar. Esperar para ver.

Orçamento Participativo: Weliton Lopes destacou apoio de Aguiberto ao projeto

Quarta / 26.11.2014

Por Leonardo Oliva

Vereador Weliton Lopes, autor da solicitação da Audiência Pública para debater com a comunidade o orçamento 2015 de Brumado (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Ao final da Audiência Pública que debateu o orçamento 2015 da Prefeitura Municipal de Brumado e tratou da implantação do Orçamento Participativo no município, o Vereador Weliton Lopes (SDD), autor da solicitação para a realização do evento, afirmou que as propostas apresentadas serão analisadas e podem ser incluídas pelos vereadores, através de emendas, no projeto de lei que trata do orçamento 2015 de Brumado. Weliton afirmou ainda que não se pode perder a esperança. ‘Devemos buscar o melhor para nossa cidade e participar de forma ativa no seu desenvolvimento e crescimento e a implantação do Orçamento Participativo é com certeza uma das melhores ferramentas’, afirmou. O Vereador destacou ainda o apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias ao projeto que visa garantir maior participação popular. ‘Temos o apoio do gestor municipal, então cabe a nós realizarmos um governo participativo, colaborando no direcionamento dos recursos’, destacou.

Orçamento Participativo: Câmara de Brumado realizou audiência pública

Quarta / 26.11.2014

Por Eliana Costa

Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão

O Orçamento Participativo é a forma mais direta de participação da população na destinação dos recursos atendendo às principais necessidades primordiais dos Municípios, Estados e União. Buscando ofertar esse importante instrumento à população brumadense, o vereador Weliton Lopes (SDD) realizou proposição solicitando a realização de uma audiência para a implantação do Orçamento Participativo, visto que o orçamento 2015 de Brumado deverá ser votado na próxima segunda (1º). A Audiência Pública foi realizada hoje (26) e contou com as participações de Associações, Instituições, Sindicatos, representantes do governo municipal, vereadores, presidentes de partidos políticos, população em geral. Na oportunidade, o Secretário de Governo de Vitória da Conquista, Edvaldo Alves palestrou sobre a importância deste instrumento. Depois da explanação foi concedida a palavra para o público presente que relatou algumas carências e dificuldades em diversas áreas, destacando a relacionada à água, infra-estrutura e também saúde. 

Secretário de Governo de Vitória da Conquista, Edvaldo Alves palestrou sobre importância do Orçamento Participativo (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Caetité abre matrículas para 2015 e adere à Campanha Fora da Escola Não Pode!

Quarta / 26.11.2014

Por Giselle Quintão

Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) deram início a uma Campanha em favor das ‘Crianças Fora da Escola’. O desafio é que em 2015 todas as crianças estejam matriculadas na escola. No Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, uma rede da sociedade civil que atua pela efetivação do direito constitucional à educação no País. O município de Caetité abraçou esta causa e desenvolve diversas ações de incentivo a permanecia escolar. Hoje (26), a Secretaria de Educação abriu o período de matrículas e aderiu à Campanha Mundial ‘Fora da Escola Não Pode’, com o intuito de incentivar à continuação dos estudos. Para a Secretária de Educação, Rosemária Joazeiro, as ações municipais são tomadas no sentido de fazer com que os pais e estudantes entendam a importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal. “Trabalhamos para oferecer um estudo de qualidade, com cuidados para evitar evasões e abandonos escolares, já que é através dos estudos que construiremos um mundo melhor. Por estes motivos que Caetité aderiu à campanha por todas as crianças na escola no ano de 2015”, afirmou.

53 Anos de Mortugaba: Trilha da Mata será no domingo (30)

Quarta / 26.11.2014

Por Maria Nunes

Mortugaba vai comemorar 53 anos no próximo domingo (30) e, como parte integrante das comemorações será realizada a Edição 2014 da ‘Trilha da Mata’, evento que conta com o apoio do Governo de Mortugaba ‘Trabalhando para Você’. No sábado, os trilheiros serão recepcionados na Praça Júlio Carvalho, que será o palco das comemorações, inclusive com a realização de shows com as bandas Kart Love e Selva Branca. No domingo, dia em que Mortugaba comemora seu aniversário, a concentração será no Restaurante Mangueira, a partir das 8h00. A previsão é que a Trilha da Mata comece às 09h00, com chegada prevista para as 13h00, sendo os trilheiros recepcionados com aquele churrasco festivo. A organização do evento é do Grupo Trilheiros da Mata, com apoio do Governo de Mortugaba e comércio local.

53 Anos de Mortugaba serão comemorados no próximo sábado (29)

Quarta / 26.11.2014

Por Maria Nunes

O município de Mortugaba, distante cerca de 200 quilômetros de Brumado e situado a apenas sete quilômetros da fronteira com o estado de Minas Gerais, comemora no próximo domingo (30) seus 53 anos de emancipação político-administrativa. E, para comemorar a data, o Governo Municipal, que tem à sua frente o Prefeito Heráclito Matos, vai realizar uma série de eventos no sábado (29), começando com a realização do Projeto ‘Movimenta Mortugaba – Amor me Cuidar’, às 05h00. À noite, na área de eventos localizada em frente ao Mercado Municipal, a programação começa às 19h30 com a apresentação da Fanfarra de Mortugaba (FANMOR). Em seguida, será realizada a solenidade de premiação dos vencedores das Olimpíadas da Língua Portuguesa e de Matemática. Às 20h30 vai começar a edição 2014 do Festival Anual de Música, que vai premiar os três primeiros colocados. Encerrando a programação festiva, shows com as bandas Kart Love e Selva Branca.

Consciência Negra: Colégio de Paramirim realiza projeto

Quarta / 26.11.2014

Por Fagner Abreu

Foto: Aguinaldo Bibiano

Nesta terça (25), no mês em que se comemora do Dia da Consciência Negra, o Colégio Modelo Vereador Arlindo de Souza, de Caraíbas, Distrito de Paramirim, realizou projetos de valorização da cultura afro. Foram apresentadas danças, comidas típicas, indumentárias, poetas e intelectuais que fazem trabalhos e pesquisas sobre afrocultura entre outros. Os estudantes e professores mostraram o quanto o Brasil é diverso e uma das raízes dessa diversidade é a cultura afro. O diretor da Instituição, Aguinaldo Bibiano, sintetizou: “Novembro é o mês da Consciência Negra. É para a conscientização de todas as pessoas de que as culturas africanas são partes integrantes e imprescindíveis da formação do povo brasileiro. Esse mês deve ajudar a nós brasileiros a nos conscientizarmos de que somos um povo formado de muitos povos e de muitas culturas. Nesse sentido, torna-se importante entendermos a urgência de resgatar estes conteúdos para pleno entendimento da história da sociedade brasileira e da contribuição do povo negro na construção social, econômica e cultural do nosso país”.

Foto: Aguinaldo Bibiano

Plano Municipal de Educação de Lagoa Real será debatido na próxima sexta (28)

Quarta / 26.11.2014

Por Leonardo Oliva

Na próxima sexta-feira, dia 28, será realizada uma Audiência Pública no município de Lagoa Real com o objetivo de apresentar e debater o Plano Municipal de Educação (PME). A Audiência será realizada no Centro de Treinamento para Professores, a partir das 8h00. O evento será realizado pela Prefeitura de Lagoa Real, através da Secretaria Municipal de Educação, objetivando apresentar o PME e submetê-lo ao crivo popular, numa perspectiva de construção coletiva. No convite feito, o Governo Municipal destaca a importância da participação popular: ‘Sua presença é imprescindível para a realização deste trabalho’.

Unidade Móvel do SESI Cozinha Brasil está em Lagoa Real

Quarta / 26.11.2014

Por Leonardo Oliva

Unidade Móvel é equipada com cozinha experimental e didática

Uma Unidade Móvel do Programa SESI Cozinha Brasil está em Lagoa Real, onde, de hoje (26) a domingo (30), vai ensinar moradores do município a se alimentar bem, sem gastar muito. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Lagoa Real, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Serviço Social da Indústria (SESI). Na Unidade Móvel, equipado com cozinha experimental e didática, os instrutores do Programa Cozinha Brasil estão orientando 120 pessoas inscritas, que foram divididas em turmas, introduzindo na vida delas cardápios de alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes do alimento, inclusive talos, cascas e demais, que normalmente são jogados fora, os instrutores ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. A Unidade Móvel, que está em Lagoa Real, é uma das trinta unidades existentes em todo o Brasil. 

Presidente da Aprovale-DB entrega Carta Aberta ao Governador Jaques Wagner

Terça / 25.11.2014

Por Leonardo Oliva

O protocolo de recebimento foi assinado pelo Chefe do Cerimonial do Governador Jaques Wagner

O Presidente da Associação dos Produtores do Vale do Brumado (Aprovale), em Dom Basílio, o ex-vereador Orlando Barbosa aproveitou a visita do governador Jaques Wagner e da Deputada Estadual Ivana Bastos ao município para entregar aos dois uma ‘Carta Aberta’ com reivindicações feitas em nome de todos os irrigantes. A Carta é subscrita por representantes de diversas Associações e sociedade civil e inicialmente relata que desde 2010 os produtores do pólo estão enfrentando muitas dificuldades, principalmente porque nos últimos 25 anos nenhum investimento substancial foi feito no perímetro, apesar de todo o seu crescimento neste período. Entre as reivindicações estão: pressurização do Bloco I, controle das atividades agrícolas que estão sendo executadas nas nascentes dos Rios Brumado e Paramirim, transposição do excedente da água do Rio Brumado para a Barragem do Riacho do Paulo, recuperação e revitalização das barragens Luís Vieira e Riacho do Paulo, regularização fundiária dos lotes do perímetro irrigado e realização de estudo hidrológico no Rio Brumado. Em ofício de encaminhamento da Carta Aberta ao Governador Jaques Wagner, Orlando Barbosa destacou que a ‘Carta Aberta’ tem o objetivo de melhor informar o governador e alertá-lo para a necessidade de soluções que ‘assistam o povo sofrido do sertão’.

Deputado Marquinhos Viana quer produtores de Contendas do Sincorá sendo atendidos no Banco do Nordeste de Barra da Estiva

Terça / 25.11.2014

Por Leonardo Oliva

O Deputado Estadual Marquinhos Viana destacou que decisão de instalar agência em Barra da Estiva foi tomada pela diretoria do Banco do Nordeste

Na última sexta-feira (21) foi inaugurada a 61ª Agência do Banco do Nordeste no estado da Bahia. Localizada no município de Barra da Estiva, a agência atenderá também os produtores e empresários de outros quatro municípios: Ituaçu, Tanhaçu, Ibicoara e Jussiape. O Deputado Estadual Marquinhos Viana participou da solenidade de inauguração e, inicialmente, rebateu as críticas de que ‘busca’ benefícios apenas para Barra da Estiva. ‘A decisão de onde seria implantada a agência do Banco do Nordeste coube única e exclusivamente à sua diretoria e foi tomada levando em consideração uma série de fatores’, afirmou Marquinhos. O parlamentar não negou que te um carinho especial pela sua terra natal, mas ressaltou que busca benefícios para todos os municípios da região. Marquinhos Viana aproveitou ainda o momento para solicitar ao Superintendente do Banco do Nordeste, no estado da Bahia, que os produtores e empresários de Contendas do Sincorá sejam atendidos pela agência de Barra da Estiva, que fica mais próxima e tem maior facilidade de acesso. O superintendente ficou de analisar esta possibilidade.

Câmara de Brumado: Amanhã (26) tem Audiência Pública para debater Orçamento 2015

Terça / 25.11.2014

Por Eliana Costa

O Vereador Weliton Lopes foi o autor da solicitação para a realização da audiência pública

Amanhã (26), a partir das 9h00, será realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores com o objetivo de discutir a Proposta Orçamentária do Município de Brumado para o ano de 2015. Autor da solicitação, o Vereador Weliton Lopes destacou que o objetivo é ampliar o debate sobre a aplicação dos recursos em Brumado e implantar o chamado Orçamento Participativo. A expectativa é que a Audiência Pública conte com a participação de representantes de associações, sindicatos, sociedade civil e religiosa, movimentos sociais e membros da comunidade de uma maneira geral. ‘Este é o momento de efetivamente decidirem sobre o desenvolvimento e o crescimento da sua cidade’, destacou Weliton Lopes.

Rui Costa diz que anúncio da reforma administrativa será na segunda

Terça / 25.11.2014

O Governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), participou hoje da entrega do novo Ginásio de Esportes do Bairro de Cajazeiras, em Salvador. Na oportunidade, Rui disse que o anúncio da nova estrutura administrativa do Governo da Bahia tem data marcada para a próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro. “Vamos apresentar a nova proposta aos deputados da base e também faremos uma coletiva à imprensa. Neste momento, estamos finalizando os trabalhos”.

Governo da Bahia lança sistema para mapear casos de violência contra mulheres

Terça / 25.11.2014

No Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres (25 de novembro), a Bahia deu um passo importante para o enfrentamento do problema social que assusta pessoas do gênero feminino em todo o mundo. Por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), o Governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira, no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, no município de Camaçari, o Sistema Estadual de Informação sobre a Violência contra as Mulheres (Sisprev), que vai permitir o mapeamento dos casos de violência de gênero em território baiano. O Sisprev é um sistema sobre dados das beneficiárias que acessam os 19 Centros de Referência da Mulher espalhados pela Bahia. Com a ferramenta, o Estado terá condições de gerar relatórios que contribuirão para o acompanhamento mais efetivo das ações desenvolvidas e, consequentemente, a expansão da Rede e da Política de Prevenção e Enfrentamento do problema.