Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2017"

Baile da Saudade celebra os idosos do Serviço de Convivência de Caetité

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Centenas de idosos se reuniram em uma grande comemoração pela vida, com música ao vivo, temática dos anos 60 e um delicioso jantar.

O dia do idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro e, para celebrar a data, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, através do CRAS, realizou o Baile da Saudade para os idosos do Serviço de Convivência. Centenas de idosos se reuniram em uma grande comemoração pela vida, com música ao vivo, temática dos anos 60 e um delicioso jantar. A equipe da secretaria de desenvolvimento social idealizou o evento com muito carinho, pensando em todos os detalhes da decoração com temas e peças da época.

O prefeito Aldo Gondim destacou a importância de um programa social, como o Serviço de Convivência do Idoso – Prai. “Esse programa resgata a autoestima e a vontade de viver dos nossos idosos. Pertencer a grupos, reconhecer-se em um contexto, construir referências de atitudes e valores, perceber e respeitar a diversidade, são caminhos que só podem ser percorridos nas relações sociais e esse evento efetivou esses valores. Parabéns a toda a equipe desse projeto e aos que se empenharam para essa linda noite”, comemorou o prefeito. Durante a festa, foi exposto o projeto Colcha de Retalhos, confeccionado pelos idosos no qual eles puderam representar, através de um desenho livre, sua história de vida.

A secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Gondim, afirma que ter um programa direcionado para os idosos contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. “O Governo Participativo tem trabalhado para assegurar um espaço de encontro para os idosos, propiciando vivências que valorizam as experiências nas mais diversas áreas como: jogos, atividades manuais, danças, coral, voleibol masculino e feminino, bocha, ginástica e recreação”, explicou a secretária.

Para a coordenadora do CRAS de Caetité, Ana Rebouças, os idosos merecem respeito e dignidade para que tenham uma qualidade de vida adequada. “As atividades desenvolvidas nos CRAS de Caetité (urbano, rural e equipe volante quilombola) revelam o empenho da administração municipal em manter essas pessoas assistidas em suas necessidades básicas”, afirmou Ana. Juliana Moreira, responsável pelo Serviço de Convivência do Idoso, ficou emocionada com a alegria dos idosos. “Sem dúvidas essa foi uma noite inesquecível. Quero agradecer, de forma muito especial, o empenho da nossa equipe, em fazer do Baile da Saudade 2017, um marco para os nossos amigos da melhor idade!”, finalizou Juliana.

O prefeito Aldo Gondim destacou que o programa resgata a autoestima e a vontade de viver dos nossos idosos.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no dia 11/10

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quarta-feira (11), das 08h30 ás 14h30, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Sinésio Bastos, Rua Otávio Mangabeira, Rua Heitor Dias, Rua Brasília, Praça Juvêncio Ribeiro Silva, Praça Castro Alves, Rua General Juarez Távora, Rua Princesa Isabel e Rua Santa Catarina. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Secretaria de Saúde de Guanambi promove vasta programação da Campanha Outubro Rosa

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ação tem toda estrutura e uma vasta equipe de profissionais empenhados em fortalecer o projeto de prevenção ao câncer de mama.

Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi iniciou o mês de outubro com uma vasta programação da “Campanha Outubro Rosa”. A ação tem toda estrutura e uma vasta equipe de profissionais empenhados em fortalecer o projeto de prevenção ao câncer de mama, chamando a atenção da comunidade para a importância do diagnóstico precoce. As unidades de saúde ampliarão o trabalho de prevenção, realizando diversas ações, junto a sua comunidade local. Na programação, estão previstas atividades de capacitação, reuniões e palestras na quais os técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde receberão atualizações e será feito o alinhamento dos protocolos quanto orientações aos pacientes e cidadãos.

Atividades com a população: Palestra para profissionais de saúde e comunidade, com a médica mastologista Marina Cambuy, no dia 18/10, no auditório da Câmara de Vereadores; Grande Caminhada da Prevenção – Percorrendo as ruas do centro comercial, dia 19/10 às 8h, saindo da Secretaria de Saúde; Aulão Projeto VivaFit – Na praça do Feijão, às 19h.

O secretário de Saúde de Guanambi, André Moitinho Fagundes, lembrou que o município tem ofertado uma grande quantidade de mamografias ao longo de todo o ano, tendo inclusive firmado parcerias para o Mutirão de Mamografia, ocorrido na cidade no mês de maio. “Estamos fazendo todo o esforço e conseguimos ampliar para mais de 7.500 mamografias oferecidas, visando a prevenção, que é o melhor caminho”, salientou o secretário.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Centro

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quarta-feira (11), das 07h30 ás 13h, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Barão do Rio Branco, Rua Barão do Rio Branco, Rua Carijós, Rua Dr. José Humberto Nunes, Rua General Cordeiro de Farias, Rua José Humberto Nunes, Rua Otávio Mangabeira, Rua Pedro Calmon, Travessa Barão do Rio Branco e Travessa Buenos Aires. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Governo de Caculé inicia distribuição de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da ação é atender famílias em vulnerabilidade nutricional e que não possuem condições de adquirir o alimento.

O Governo de Caculé, através da Secretaria de Assistência Social e a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), iniciou na última quinta-feira (05), a distribuição de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovendo o acesso à alimentação e incentivando a agricultura familiar. O objetivo da ação é atender famílias em vulnerabilidade nutricional e que não possuem condições de adquirir o alimento. A prioridade é dada às famílias que se enquadram no perfil de renda do Programa Bolsa Família, crianças de 2 a 7 anos de idade, gestantes e idosos. Atualmente são 225 famílias cadastradas no programa no município. O leite é fornecido pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), do Governo Federal. O município possui o Programa PAA-Alimentos e também disponibiliza produtos oriundos da Agricultura Familiar para diversas entidades e famílias. A distribuição acontece semanalmente no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

Deputado Luciano Ribeiro consegue asfaltamento para Brumado

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Mais uma importante ação do mandato de Luciano Ribeiro: recuperação asfáltica para Brumado.

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) viabilizou, por solicitação do prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos (PSB), uma importante obra estrutural junto ao Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para recuperação de 7 km de extensão das principais vias do município. As obras já iniciaram. O gestor brumadense agradeceu o empeno de Luciano Ribeiro na conquista do pleito, já que a obra é necessária e de grande importância para urbanização da cidade e circulação dos brumadenses. Luciano Ribeiro salientou que a obra virá atender uma real necessidade, que Brumado e os brumadenses merecem. “Nosso mandato é empenhado atentamente nas possibilidades de melhoria aos municípios que representamos”, destacou o deputado.

Hospital Municipal de Ituaçu volta a realizar partos

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na última semana nasceram mais dois Ituaçuenses.

O Hospital Municipal de Ituaçu voltou a realizar partos na última semana, o que trás comodidade para as gestantes. Na última terça-feira (03) e no sábado (07) nasceram mais dois Ituaçuenses. A Dr.ª Alane Correia informou que o parto realizado na terça-feira foi de extrema complexidade. Segundo ela, a gestante estava com dificuldade de entrar em trabalho de parto, o bebê ficou cerca de 6 horas no canal. Porém, com toda sua experiência a medica induziu o trabalho de parto, e por volta das 8h40 o bebê nasceu muita saúde. Em contrapartida o parto realizado na madrugada do último sábado foi bem tranquilo. “É com muita emoção que voltamos a realizar partos em nossa cidade e voltamos a ter filhos realmente naturais de Ituaçu, essa foi uma proposta de campanha e graças a Deus estamos podendo por em prática” enfatizou o prefeito Adalberto Luz.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Alazão

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira (10), das 08h30 ás 16h, na bairro Alazão, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua 05, Rua 02, Rua 14, Rua 06 e Rua 01. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Três homens são condenados por homicídio em Ituaçu

Segunda / 09.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Roniel Lima Souza, de 24 anos, Yury Batista Silva, 29 anos, e Cleiton Rodrigues da Silva, de 30 anos, foram considerados culpados pela morte de Ubiratan Oliveira.

Na última quinta-feira (05), foram julgados os réus Roniel Lima Souza, de 24 anos, Yury Batista Silva, 29 anos, e Cleiton Rodrigues da Silva, de 30 anos, aos quais era imputada a prática de um homicídio ocorrido em 2016, em Ituaçu. O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Ituaçu considerou os réus culpados pela morte de Ubiratan Oliveira, de 23 anos de idade, tendo o Juiz Rodrigo Souza Brito aplicado a pena de 14 anos de reclusão a Roniel e Cleiton, bem como 16 anos de reclusão ao réu Yuri.

O homicídio ocorreu em 25 de Julho de 2016, no interior de um bar, situado no Bairro Avenida Brasil, município de Ituaçu, quando os referidos indivíduos entraram no estabelecimento e efetuaram vários disparos que atingiram Ubiratan, o qual faleceu no local. A Polícia Civil (20ª COORPIN) agiu rápido e iniciou as investigações, as quais foram presididas com excelência pelo Delegado Marco Torres, que logo representou ao Poder Judiciário pela decretação das prisões preventivas dos autores do homicídio, bem como representou pela busca e apreensão em suas residências.

Posteriormente, todos foram presos por equipes da Polícia Civil e permaneceram à disposição da Justiça, sendo que naquela ocasião, Yury também foi autuado em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. A 20ª COORPIN continuará sempre se empenhando ao máximo no combate aos crimes contra a vida, o que vem contribuindo para que nossa região ostente um dos mais baixos índices de crimes violentos letais intencionais de todo o Estado.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira (09)

Sexta / 06.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada da próxima segunda-feira (09). Em primeira discussão e votação está: Projeto de Lei 037/2017, de autoria do executivo municipal. Em segunda discussão e votação estão: Projeto de Lei 030/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Projeto de Lei 033/2017, de autoria do vereador Elias Piau. Em primeira e única discussão e votação estão: Moção de Pesar N° 0262017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 562/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 563/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 564/2017, de autoria do vereador Zé Ribeiro; Indicação N° 565/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 566/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 567/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 568/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 569/2017, de autoria da vereadora Ika Abreu; Indicação N° 570/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 571/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 572/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias.

TP Publicidade realiza premiação dos destaques do ano de 2017 em Brumado

Sexta / 06.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil.

No último sábado (30), a TP Publicidade realizou o coquetel de premiação para empresas e profissionais que se destacaram neste ano de 2017 no município de Brumado. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento contou ainda com apresentações culturais, desfile de moda e show ao vivo com voz e violão. Os homenageados estavam acompanhados de familiares e amigos e elogiaram a dinâmica do evento. “Essa premiação visa a valorização do comércio e da prestação de serviços em geral do município, pois, através de pesquisa popular, reconhece o destaque que cada contemplado desempenhou durante o ano. Estão todos de parabéns e esperamos que nos anos vindouros o nosso comércio se fortaleça ainda mais”, enfatizou a organizadora do evento, Iracy Souza Nascimento.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

O evento contou ainda com apresentações culturais, desfile de moda e show ao vivo com voz e violão.

Prefeito de Brumado autoriza doações para o Hospital Regional de Janaúba

Sexta / 06.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O secretário de Saúde, Cláudio Feres, entregou o material doado pessoalmente para o anestesista do Hospital Magalhães Neto, Bruno Brandão, que é natural de Janaúba.

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), autorizou a realização de doações de materiais hospitalares e medicação para o Hospital Regional de Janaúba. A unidade de saúde está recebendo doações de todo país para ajudar no tratamento das crianças atingidas pelo incêndio criminoso ocorrido na Creche Municipal Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, na manhã desta quinta-feira (05). O secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, entregou o material doado pessoalmente para o anestesista do Hospital Professor Magalhães Neto, Bruno Brandão, que é natural de Janaúba. Ele levará as doações para o Hospital Regional de Janaúba, onde também irá colaborar como médico.

Com previsão de zerar fila de espera, Mutirão de Cirurgias atenderá pacientes de Guanambi e região

Sexta / 06.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O atendimento inicial será feito a partir das 7h, em uma grande estrutura montada na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), em Guanambi.

Uma ação de parceria do Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde e demais prefeituras e secretarias da região, receberão a partir dos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro o Mutirão de Cirurgias eletivas. A ação contemplará pacientes de Guanambi, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

O atendimento inicial será feito a partir das 7h, em uma grande estrutura montada na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), em Guanambi, onde serão feitos nas unidades móveis os procedimentos pré-operatórios e exames de eletrocardiograma, Rx de Tórax e ultrassonografia.  As cirurgias de hérnias inguinal, umbilical e epigástrica, vesícula (colecistectomia) por vídeo, histerectomia total para pacientes de 14 a 65 anos, serão realizadas na estrutura do Hospital Municipal de Guanambi (HMG) durante todo o mês de novembro. Os serviços contarão com o apoio e suporte e infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde, na qual a equipe médica de profissionais de Salvador irão realizar as intervenções cirúrgicas. Com a ação do Governo do Estado em parceria com as prefeituras da Região, existe a previsão da realização de 500 cirurgias, o que vai zerar a demanda e filas dos procedimentos oferecidos.

Confira a programação da campanha Outubro Rosa Novembro Azul 2017 em Caetité

Sexta / 06.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Este mês a população irá participar das atividades voltadas para a saúde da mulher. Em novembro, vai ser a vez dos homens terem uma atenção especial.

A Campanha Outubro Rosa Novembro Azul de Caetité já é referência, não só na Bahia, mas em todo o país. Em 2017, já foram realizadas mais de 2.500 mamografias, demonstrando a preocupação da administração municipal com a prevenção do câncer. Durante este mês de outubro a população vai estar de peito aberto para participar das atividades voltadas para a saúde da mulher. Em novembro, vai ser a vez dos homens terem uma atenção especial.

A programação do mês rosa consiste em dias D específicos em todas as Unidades de Saúde da Família do município (sede e zona rural), com a realização de palestras, exames preventivos e distribuição de brindes. No dia 19, será realizada uma roda de conversa no Auditório do Cetep, a partir das 19h, com uma médica especialista esclarecendo dúvidas e promovendo um amplo acesso a informações sobre a saúde da mulher.

No dia 22 deste mês (domingo), vista-se de rosa ou azul para participar da Pedalada de peito Aberto, que terá início no Parque das Árvores, às 08. E, encerrando a programação do mês de outubro no dia 31, a partir das 18h30, o anfiteatro da Praça da Feira Velha será palco de muita alegria e descontração, com atividades físicas e aula de zumba para as mulheres do município.

Governo de Guajeru inicia campanha de conscientização do Outubro Rosa

Sexta / 06.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

No decorrer do mês de outubro também será realizado o mutirão de Preventivo e Mamografia, atendimento ginecológico e atividades nas salas de espera das UBS.

Neste mês de outubro o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover uma série de atividades para marcar a luta contra o câncer de útero e mama. Para garantir um atendimento mais rápido e humanizado, o município irá ampliar o atendimento voltado à Saúde da Mulher durante todo o mês de outubro em todas as Unidades de Saúde. Como parte da programação que marca a campanha Outubro Rosa, foi realizada, nesta quinta-feira (05), na Câmara de Vereadores, uma palestra com a Ginecologista e Obstetra Dr. Suzie Cedro. A palestra foi aberta ao público e esteve voltada para a sensibilização sobre como identificar o câncer de mama e o de colo uterino, formas de tratamento, importância dos exames periódicos e sobre a rede de atendimento à mulher existente na região. Do decorrer do mês de outubro também será realizado o mutirão de Preventivo e Mamografia, atendimento ginecológico no município e atividades nas salas de espera de todas as Unidades Básicas de Saúde, da sede e da zona rural.