Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Malhada de Pedras: Escola Municipal Jeferson Pereira dos Santos realiza gincana para comemorar Dia das Crianças

Terça / 20.10.2015

Por Luís Gustavo

No último dia, os alunos tiveram a oportunidade de desfrutar de um divertidíssimo banho de piscina e piquenique no Estádio Municipal (Minhocão).

Em Malhada de Pedras, a Escola Municipal Jeferson Pereira dos Santos, com o apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, desenvolveu uma gincana de cunho pedagógico para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. O objetivo foi desenvolver as crianças, garantir a diversão e estimular o trabalho em equipe. Desta forma, em cada dia da semana foram realizadas atividades envolvendo as equipes participantes. O último dia foi ainda mais especial, pois os alunos tiveram a oportunidade de desfrutar de um divertidíssimo banho de piscina e piquenique no Estádio Municipal (Minhocão). Um almoço servido na própria escola marcou o encerramento das atividades da Semana da Criança. A Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Jeferson Pereira dos Santos, Andréia Lôbo Aguiar aproveitou para agradecer a todos que contribuíram. ‘Quero agradecer a todos os professores, monitores e demais funcionários pelo empenho e dedicação ao longo da semana. Sem eles nossos alunos não teriam se divertido tanto’, afirmou.

O objetivo foi desenvolver as crianças, garantir a diversão e estimular o trabalho em equipe.

Brumado: Projeto Escola Adote um Capoeirista realizou Batizado e Encontro Cultural

Terça / 20.10.2015

Por Luís Gustavo

O evento contou com a participação de capoeiristas de várias cidades da região e até mesmo de outros cantos do estado (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje).

Entre os dias 09 e 11 de outubro, o Projeto Escola Adote um Capoeirista, desenvolvido pelo Contramestre Zumbi e pela Professora Gingadinha, realizou o 8º Batizado de Capoeira e Troca de Cordões e o 7º Encontro de Culturas de Matriz Africana. O evento foi realizado no Colégio Nice Público e contou com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Governo Federal e da Prefeitura de Brumado, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Esporte e Lazer.

O evento contou com a participação de capoeiristas de várias cidades da região e até mesmo de outros cantos do estado. Além do Batizado e Troca de Cordões, foram realizados ainda oficinas de capoeira com renomados Mestres baianos, palestra, show musical etc. No domingo, prestigiaram o evento: a Secretária Municipal de Educação. Acácia Gondim; o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias; e o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06/024, Subtenente Paulo Souza.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Os Secretários Miguel Lima Dias (Esporte) e Acácia Gondim (Educação) e o Chefe do TG 06/024 prestigiaram o encerramento do evento (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje).

Igaporã: Máquinas trabalham na limpeza da Barragem do Tamanduá

Segunda / 19.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Na limpeza, um grande volume de terra está sendo removido da bacia da barragem.

A Prefeita Rosana Cotrim esteve, na manhã de sexta-feira (16), na Barragem do Tamanduá, onde acompanhou a execução dos trabalhos de limpeza. A ação é fruto de parceria entre a Administração Municipal e a empresa Renova Energia, por meio do Programa Catavento. Na limpeza, um grande volume de terra está sendo removido da bacia da barragem. Com a recuperação, a capacidade de armazenamento de água do reservatório será ampliada significativamente, beneficiando um grande número de famílias da localidade e região.

Outras barragens públicas da zona rural do município também serão contempladas com este benefício, a exemplo das barragens da Santana, Olho D’água e Gurunga. As quais já estão previstas para iniciar em breve.

O Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente também acompanha o andamento dos trabalhos e salientou sobre a importância da mesma. Com a proximidade do período chuvoso esse trabalho é de extrema importância, pois beneficia famílias que moram na área rural e convivem diretamente com a seca. “O reservatório estando limpo e escavado, as águas pluviais serão armazenadas e utilizadas mais tarde para o consumo animal, além da possibilidade de pequenos cultivos para a agricultura familiar”, afirmou. 

Prefeitura de Caetité inaugura PSF na zona rural do município

Segunda / 19.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Com o PSF de Juazeiro, Caetité passa a contar com 9 Unidades em funcionamento, saltando de 8% para 60% na cobertura da atenção básica, nos últimos 6 anos.

A Prefeitura de Caetité inaugurou, na última quinta-feira (15), mais uma Unidade de Saúde da Família (PSF) no município, ampliando ainda mais a cobertura em atenção básica. A nova unidade fica na comunidade de Juazeiro – povoado situado na zona rural de Maniaçu, distrito de Caetité – e recebeu o nome de uma antiga moradora da região, Izolina Barbosa da Silva. O ato de inauguração contou com as presenças do prefeito José Barreira, da secretária de Saúde do município, Cynthia Lopes, de representantes das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), além de outras autoridades municipais.

Para o prefeito José Barreira, a entrega do PSF representa muito para a região de Juazeiro. “Fico muito satisfeito em estar aqui entregando mais essa unidade de saúde, em parceria com a INB. Os moradores, não só de Juazeiro como de toda essa região, ganham muito com essa inauguração”. O prefeito destacou que quando assumiu a prefeitura, em 2009, Caetité tinha uma cobertura de apenas 8% em atenção básica. De lá pra cá, com uma série de investimentos na saúde, o município consegue atingir uma cobertura de 60% em atenção básica.

Com a entrega do PSF de Juazeiro, o município passa a contar com 9 Unidades de Saúde da Família em funcionamento – distribuídos entre sede e zona rural. O atendimento em saúde básica vai melhorar ainda mais depois da conclusão das obras de mais 5 PSF’s que estão sendo construídos.  As localidades contempladas são: o bairro Prisco Viana (antigo Escola Agrícola), distrito de Maniaçu, Santa Luzia, Cachoeirinha e Campinas.

A unidade do PSF de Juazeiro é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caetité e a INB, e vai atender a toda população da comunidade e região no entorno. Este é mais um importante passo na atenção à saúde do município, proporcionando melhor atendimento com consultas médicas para adultos e crianças, pré-natal para gestantes e cuidados da saúde bucal da população.

A população compareceu em bom número para prestigiar a inauguração e manifestar o seu apoio à atual administração municipal.

Malhada de Pedras: Escola Municipal Raios de Sol realizou Semana da criança

Segunda / 19.10.2015

Por Luís Gustavo

O conto ‘O Mistério de Feiurinha’, do escritor Pedro Bandeira, foi encenado pelo Grupo Teatral da própria Escola Municipal Raios de Sol.

Para marcar as comemorações pelo Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, a equipe de profissionais da Escola Municipal Raios de Sol, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Malhada de Pedras, realizou a Semana da Criança. O objetivo foi proporcionar uma semana diferente e divertida para os todos os alunos da instituição de ensino. Desta forma, os estudantes participaram de piquenique, passeio ciclístico, competição de torta na cara, torneio de futsal e Festival de sorvete, entre outras atividades. Para fechar com chave de ouro a extensa programação, uma belíssima festa foi realizada na escola, contando com show de calouros, brincadeiras e apresentação do grupo teatral da própria escola, que encenou o conto ‘O Mistério de Feiurinha’, do escritor Pedro Bandeira. O evento foi um sucesso. ‘A felicidade nos olhos das crianças era evidente, sendo compensador os esforços de todo o grupo educacional de nossa escola’, declarou Elisângela Santos, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Raios de Sol.

O objetivo foi proporcionar uma semana diferente e divertida para os todos os alunos da instituição de ensino.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (19)

Segunda / 19.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Três Projetos de Lei, de autoria do Poder Executivo serão votados na sessão ordinária de hoje (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O Secretário Geral da Câmara de Vereadores de Brumado, Carlos Magno de Souza Novais, através da Assessoria de Comunicação da casa legislativa, divulgou a Pauta da Sessão Ordinária que será realizada hoje, dia 19/10/2015. Nesta sessão, serão votados: Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador José da Silva Santos (Santinho), que concede Título de Cidadão Brumadense; Projeto de Lei N° 022/2015, de autoria do Poder Executivo, que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, com a finalidade de constituir Consorcio Público de Saúde; o Projeto de Lei N° 019/2015, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de direito real de uso de bem público, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado; e o Projeto de Lei N° 020/2015, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de direito real de uso de bem público, à Associação de Moradores do Bairro Olhos D’água.

PARA ACESSAR A PAUTA COMPLETA DA SESSÃO, CLIQUE AQUI!

Na Câmara de Brumado: Qualifica Bahia realiza curso de informática para jovens surdos e com deficiência múltiplas

Segunda / 19.10.2015

Por Eliana Costa

A ideia agradou o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo, que disponibilizou o Infocentro para que o curso fosse ministrado

O Programa Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado da Bahia, realizada através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, com o objetivo de promover a qualificação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia e preparar estas pessoas para serem inseridas no mundo do trabalho. Os princípios do programa são:

O público do programa são os trabalhadores e trabalhadoras que buscam colocação no mercado de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional, tendo prioridade de atendimento às populações socialmente vulneráveis do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, entre outros.

Mediante a necessidade de qualificação das pessoas com algum tipo de deficiência a fim de que possam buscar a inclusão no mercado de trabalho, o vereador Édio da Silva Pereira solicitou o apoio do deputado Daniel Almeida para que o curso de informática básica fosse ministrado em Brumado.

A ideia agradou muito o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo e Silva que disponibilizou o Infocentro para que o curso fosse ministrado, já que seu objetivo tem sido o de oferecer as instalações do legislativo para a população, fazendo com que fique mais próxima, utilizando os benefícios que estão sendo oferecidos, entre os quais a biblioteca e o infocentro.

Desta forma desde o último dia 08 de outubro está sendo realizado o curso que beneficia 20 alunos da rede municipal que residem na zona rural e urbana, que estão muito satisfeitos pela oportunidade oferecida, pois terão a oportunidade de buscarem a melhoria da qualidade de vida com a qualificação profissional.

Rui Costa assina acordo para Bahia produzir medicamento para anemia falciforme

Segunda / 19.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O acordo assinado pelo governador Rui Costa, na última sexta-feira (16), na Itália, vai permitir a produção, pela Bahiafarma, da hidroxiuréia

Um acordo entre o Estado da Bahia e a indústria farmacêutica italiana Chemi, assinado pelo governador Rui Costa na última sexta-feira (16), na Itália, vai permitir a produção, pela Bahiafarma, da hidroxiuréia, remédio usado no tratamento para anemia falciforme. A assinatura ocorreu durante visita da comitiva do Governo da Bahia à sede da empresa em Milão.

A produção baiana deve começar entre oito meses e um ano e vai atender plenamente à demanda do SUS da Bahia e de outros estados, além de ter condições de exportar o medicamento. Atualmente, o Brasil importa a hidroxiuréia e o fornecimento não atende a toda necessidade da população.

Fora do continente africano, a Bahia é o local com maior número de portadores de anemia falciforme. Estima-se que, a cada 650 bebês nascidos vivos, um possui a doença. Além disso, atualmente, cerca de 30 mil baianos possuem a doença.

"É um momento marcante para o Brasil. Vamos garantir a disponibilidade, com menor custo, do medicamento para o tratamento de uma doença com alta incidência no país e que não recebe a atenção que deveria. Vamos transformar a Bahia no centro de referência do tratamento da anemia falciforme do Brasil, gerando ainda emprego e renda", afirmou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Guanambi: domingo tem inauguração da adutora do Poço do Magro/Morro de Dentro

Sexta / 16.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A adutora, com mais 15km de extensão, vai beneficiar mais de cem famílias e representou um investimento de R$ 350 mil com recursos próprios do município

No próximo domingo, dia 18, às 16h00, os moradores da zona rural de Poço do Magro/Morro de Dentro serão beneficiados com a inauguração de uma adutora com mais 15 quilômetros de extensão e que vai beneficiar mais de cem famílias das comunidades de Poço do Magro, Mucambinho, Morro de Dentro, Amaro da Boa Vista, Seis Vinténs etc. A obra é um sonho antigo dos moradores e representou um investimento de R$ 350 mil com recursos próprios do município.

Para o prefeito Charles Fernandes, a obra atende a um anseio antigo, que foi fruto do diálogo com as associações rurais, “o nosso governo é pautado por ouvir o homem do campo, a equipe da Secretaria de Agricultura trabalhou arduamente para que esta adutora atendesse mais de 100 (cem) famílias, seguramente, é uma das maiores obras já construídas pelo Poder Público Municipal na Zona Rural do município”, destacou Charles.

Palmeiras vai realizar 'peneira' em várias cidades da região

Sexta / 16.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Sociedade Esportiva Palmeiras, equipe que disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, vai realizar, entre os dias 24/10 e 01/11, uma série de avaliações técnicas em municípios da região. O público alvo são garotos nascidos entre os anos de 1999 e 2003 e as inscrições são gratuitas. O evento tem a coordenação geral de Roberto Esportes, de Vitória da Conquista.

Deputado Luciano Ribeiro defende que contas do governo sejam julgadas pela Assembleia Legislativa

Sexta / 16.10.2015

Por Giselle Quintão

Para o deputado, desta forma será preservado sempre a competência do Poder Legislativo para julgar as contas do Chefe do Executivo

O Deputado Estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Proposição de Emenda à Constituição do Estado da Bahia para que, assim como acontece na esfera Federal, a indelegável prerrogativa de julgar as contas prestadas pelo Governador de Estado e pelo Prefeito Municipal assista somente à Assembleia Legislativa e à Câmara de Vereadores, respectivamente, mediante parecer prévio do Tribunal de Contas, a quem incumbe exercer auxílio meramente técnico-jurídico. Para o deputado, desta forma será preservado sempre a competência do Poder Legislativo para julgar as contas do Chefe do Executivo, além de respeitar o Princípio da Simetria. “Já que temos o Congresso Nacional responsável pelo julgamento das contas prestadas pelo Presidente da República e não o Tribunal de Contas da União, desta forma, o julgamento das contas dos governadores caberá a Assembleia Legislativa e a dos prefeitos às Câmaras de Vereadores”, ressaltou o deputado.

Lançamento da Chapa Mais OAB 86 lota Associação Comercial da Bahia

Sexta / 16.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A candidatura à reeleição, segundo Luiz Viana, se dá em razão do compromisso com um projeto coletivo que defende princípios e bandeiras e não pode voltar atrás

“O nosso sonho de uma OAB de verdade continua. Fizemos juntos muito e vamos fazer muito mais”, afirmou o candidato à reeleição a presidente da Ordem na Bahia, Luiz Viana, diante de mais de 400 advogados que participaram do lançamento oficial da Chapa Mais OAB 86, na Associação Comercial da Bahia, na noite da última quarta-feira (14).  Num discurso emocionado, Viana compartilhou com todos as realizações da gestão que lidera na OAB Bahia desde 2013, destacando a necessidade de consolidar a mudança profunda por que vem passando a Ordem.

A candidatura à reeleição, segundo Luiz Viana, se dá em razão do compromisso com um projeto coletivo que defende princípios e bandeiras e não pode voltar atrás. “Não é por vaidade nem por volúpia pelo poder”. Essas palavras de Viana foram ratificadas no pronunciamento do professor Fernando Santana, que disse: “Luiz Viana encarna o exercício da liderança sem personalismo, voltado para o engrandecimento da instituição”.

A defesa das prerrogativas dos advogados, uma das prioridades do programa da Chapa Mais OAB 86, será feita, de acordo com Luiz Viana, com base no dito por Rui Barbosa: “Quem pede um direito não pede pedindo, mas exigindo”. Por isso, ele propôs ampliar a profissionalização da Procuradoria da OAB voltada para essa questão. “O modelo do voluntariado não dá mais conta das necessidades atuais”.

Para Viana, a crise da Justiça é uma questão de estado e todos os poderes públicos mais a sociedade civil precisam estar unidos na solução do problema, que prejudica principalmente os menos favorecidos. O candidato à reeleição ressaltou a necessidade de valorização dos jovens advogados, que tiveram avanços na atual gestão, como a criação do Conselho Consultivo e a instituição do valor referência de remuneração, mas ainda é preciso fazer muito mais.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado de energia no próximo domingo

Sexta / 16.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Desligamento vão afetas ruas do centro, bairro Ginásio Industrial e bairro do Hospital. Veja na matéria a relação completa dos logradouros afetados

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 18/10, das 07h30 às 13h30, em parte do Centro, bairro Ginásio Industrial e bairro do Hospital, em Brumado.

Serão afetados os seguintes locais: Av. Cassimiro Pinheiro Azevedo, Av. Dr. Mourão Guimarães, Av. Dr. Guilherme Dias, Pça. Coronel Zeca Leite, Av. Mestre Eufrásio, Rua Deolino Carvalho, Rua Miguel Dias, Rua dos Estudantes, Rua José Costa Ribeiro, Rua Tibúrcio da Silva Leite, TV Enoc José Neves,  Rua Antônio da Silva Lula, Rua São Bento, Tv Sílvio Schettini,  Tv Recife, Tv Santa Rita, Av. Jeremias Alves de Lima, Pça. Abias Santos Azevedo, Rua Antônio B Santos, Rua David Bonfim da Silva, Rua Eugênia Dantas de Araújo, Rua Fidelcino Leite Abrantes Filho, Rua José Algárvio Cardoso, Rua José Batista da Silva, Rua Marcelino dos Santos Flores e Maria Nilza Azevedo Silva.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Décimo dia de greve dos bancários contou com ação do Outubro Rosa em Conquista

Sexta / 16.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Nesta quinta-feira (15), décimo dia da greve nacional, os bancários promoveram uma ação de prevenção do câncer de mama, como programação do Outubro Rosa na cidade.

A categoria se reuniu na Praça Barão do Rio Branco, onde foram oferecidos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão, testes de glicemia e orientações ligadas à prevenção da doença. O servidor público Antônio Robertson aproveitou a oportunidade e destacou a greve dos bancários como necessária. “Resolvi fazer o teste de glicemia porque é importante a gente cuidar da saúde, se prevenir do câncer tanto de mama quanto de próstata, no meu caso. Sobre a greve eu acredito que é um direito dos bancários, pois os banqueiros estão enriquecendo e o trabalhador ficando cada vez mais pobre. Sou funcionário público e também faço greve quando é preciso”, afirma.

Para a dona-de-casa Orminda Santos, que já foi diagnosticada com a doença, estas ações são fundamentais para que as mulheres saibam mais sobre a importância da prevenção. “Para mim é muito importante que estas ações sejam realizadas. Sempre que vejo um evento assim eu paro e tiro dúvidas, pois eu já tive câncer de mama e hoje estou curada. Ainda faço o tratamento, mas como descobri logo no início, foi mais fácil para mim”, explica.

A diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, reforça que a categoria precisa continuar mobilizada e lutar por melhorias ligadas à saúde. “Esta ação do Outubro Rosa reforça a responsabilidade do SEEB/VCR perante a sociedade, e acima de tudo faz refletir sobre a importância de continuarmos mobilizados, lutando por melhorias nas nossas condições de trabalho e, sobretudo, as cláusulas de saúde, já que os bancários apresentam altos índices de afastamentos por doenças ocupacionais”, conclui.

GREVE CONTINUA - O número de agências fechadas na Bahia chegou a 1.043 nesta quinta (15), sendo 623 de instituições públicas e 420 unidades de bancos privados. Na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, 76 agências estão fechadas, com 100% dos bancos públicos sem funcionamento. Até o momento, a Fenaban não se posicionou sobre uma nova proposta a ser apresentada para os bancários.

TCM aprova as contas das Prefeituras de Mucugê e Sebastião Laranjeiras

Sexta / 16.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeitas Luciana Muniz (Sebastião Laranjeiras) e Ana Medrado (Mucugê) tiveram as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios

Na sessão desta quinta-feira (15/10), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das prefeituras de Mucugê e Sebastião Laranjeiras, da responsabilidade de Ana Olímpia Medrado e Luciana Leão Muniz, respectivamente, relativas ao exercício de 2014.

O relator das contas de Mucugê e Sebastião Laranjeiras, conselheiro Raimundo Moreira, multou a prefeita Ana Olímpia em R$ 3 mil e determinou o ressarcimentos aos cofres municipais da quantia de R$ 3 mil, com recursos pessoais, pela ausência de comprovação da efetiva prestação do serviço, e aplicou duas multas à prefeita Luciana Muniz, sendo a primeira no valor de R$ 2.500,00 pelas falhas contidas no relatório e outra de R$ 36 mil, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução da despesa com pessoal. Cabe recurso da decisão.