Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Brumado: Câmara de Vereadores não vai funcionar nesta sexta-feira (30)

Quinta / 29.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A próxima sessão da Câmara, que ocorre normalmente na segunda-feira, será realizada na próxima quarta-feira, às 9h00 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O Presidente da Câmara de Brumado, Vereador Dr. Alessandro Lôbo, considerando que a Prefeitura de Brumado, por intermédio da Portaria N.º 395/2014, transferiu as comemorações do ‘Dia do Servidor Público’ para o dia 30/10/2015; e considerando que o art. 201, do Regimento da Casa Legislativa dispõe que ‘não haverá expediente no Legislativo nos dias de ponto facultativo decretado no Município’, estabeleceu Ponto Facultativo no dia 30/10/2015, no âmbito da Câmara Municipal de Brumado, em virtude das homenagens dedicadas ao ‘Dia do Servidor Público’.

Desta forma, nesta sexta-feira (30) a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado não terá expediente em razão do Dia do Servidor Público, transferido do dia 28 de outubro – data de sua comemoração – para o dia 30 de outubro. A Portaria foi publicado no Diário Oficial. Em razão deste fato a sessão da Câmara ocorrida sempre às segundas-feiras será realizada na próxima quarta-feira às 9h00.

Dom Basílio: Secretaria de Saúde promoveu 1º Torneio Rosa

Quinta / 29.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A competição foi realizada na quadra de Esportes da Secretaria de Educação e fez parte das ações realizadas durante a Campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Dom Basílio, através da Secretaria de Saúde, Coordenação de Atenção Básica e Núcleo de Apoio a Saúde da Família, em parceria com a Coordenação de Esportes, promoveu o 1º Torneio Rosa. A competição foi realizada na quadra de Esportes da Secretaria de Educação, na última sexta-feira, dia 23/10, e fez parte das ações realizadas durante a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O evento contou com a participação da médica Ginecologista e Obstetra Dra. Aneilma Solange Covas, que ministrou uma palestra sobre a importância da prevenção e detecção precoce no tratamento do câncer de mama. Cinco equipes de futsal feminino participaram do 1º Torneio Rosa, tendo sido premiadas com troféus e medalhas as duas primeiras colocadas.

A médica Dra. Aneilma Solange Covas ministrou palestra sobre a importância da prevenção e detecção precoce no tratamento do câncer de mama

Paramirim: 2º Encontro de Fuscas e Carros Antigos será realizado neste final de semana

Quinta / 29.10.2015

Por Fagner Abreu

Realizado desde 2014, o evento é organizado pelo Clube do Fusca, tem o apoio da Prefeitura de Paramirim e é aberto ao público

Apaixonados por fuscas e carros antigos, preparem-se! O 2º Encontro dos Fuscas e Carros Antigos, em Paramirim, acontecerá nos dias 31 e outubro e 1º de novembro, na Praça Santo Antônio, com exposição de centenas de automóveis. Realizado desde 2014, o evento tem o apoio da Prefeitura de Paramirim e é aberto ao público.

Fundado em 2014, o Clube do Fusca de Paramirim é presidido por Lorena Brito, uma enfermeira apaixonada pelo fusca e proprietária de um todo equipado e reformado. ‘Sou apaixonada pelo carro. Tenho ele há muito tempo e decidi reformá-lo, colocar como eu desejava. Demorou um pouco, mas consegui. O Clube do Fusca está aí pra isso. Para aproximar ainda mais os apaixonados por esse carro e aqui em Paramirim temos muitos’, afirmou Lorena;

No sábado, a partir das 18hs acontecerá exposição de fuscas e carros antigos. A partir das 20hs haverá show com Bruno Moreno. No domingo a exposição continua a partir das 8hs e haverá entrega de brindes e premiações aos participantes. As premiações vão contemplar os automóveis com maior distância percorrida, clube com maior número de participantes, carro mais original, carro modificado mais bonito. Lorena Brito explica a importância deste evento.

Guanambi: Prefeitura quer tarifa de esgoto menor e não descarta revogar concessão da Embasa

Quinta / 29.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Embasa quer cobrar uma taxa de 80%, mas existe uma lei municipal que estabelece um teto de 40%

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) divulgou, na última terça-feira (27), um comunicado oficial informado que obteve decisão judicial favorável para voltar a cobrar a taxa de esgoto em Guanambi. A tarifa será de 80% sobre o valor do consumo de água, ou seja, se o consumo de água foi de R$ 100,00, a conta total será de R$ 180,00, por conta da taxa de esgoto. Diante da informação, a Prefeitura de Guanambi, através da sua assessoria jurídica, está se mobilizando para tomar as medidas cabíveis para fazer cumprir a Lei Municipal N.º 990/2015, aprovada pela Câmara de Vereadores, que estabelece um teto máximo de 40% para a taxa de esgoto. A discussão deve girar em torno da constitucionalidade e legalidade da referida lei. Segundo informações obtidas pelo Site Sertão Hoje, diante de um impasse, existe inclusive a possibilidade da Prefeitura revogar a concessão da EMBASA em Guanambi.

Em Minas Gerais: acidente com carro da Câmara de Lagoa Real resulta em duas mortes

Quinta / 29.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Duas pessoas da comunidade do Barreiro Branco, município de Lagoa Real, morreram em acidente com carro da Câmara de Vereadores, em Minas Gerais (Foto: Paulo Rocha)

Segundo informações do jornalista Oliveira Júnior e do Jornal de Espinosa, duas pessoas morreram e uma ficou ferida após um acidente envolvendo três veículos na rodovia BR-122, trecho entre Porteirinha e Nova Porteirinha, em Minas Gerais. O acidente ocorreu hoje (29), por voltas das 6h30 e vitimou fatalmente Natanael Alves dos Santos, 56 anos, e Dezuíta Pessoa Silva, 51 anos, que estariam a bordo do veículo FIAT Siena, placa policial OUV-6543, de Lagoa Real (BA). As duas vítimas fatais são do município de Lagoa Real, mais precisamente da comunidade de Barreiro Branco. Já o motorista deste veículo ficou ferido e foi encaminhado ao pronto socorro do Hospital Regional de Janaúba. O FIAT Siena envolvido no acidente pertence à Câmara Municipal de Lagoa Real e, segundo informações ainda não confirmadas, estaria sendo usado para fazer o transporte de pacientes para tratamento de saúde em Minas Gerais. Com informações do jornalista Oliveira Júnior e Jornal de Espinosa.

Rui Costa diz ao TCU que a Bahia não abre mão da FIOL

Quinta / 29.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O governador da Bahia começou afirmando que estava ali representando o Estado da Bahia e não somente o governo, dada à importância da estrada de ferro

Uma comitiva de representantes da população da Bahia, liderada pelo governador Rui Costa, esteve nesta quarta-feira (28) no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para reforçar o que a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) significa para o estado e o País. O gabinete do presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, recebeu cerca de 30 pessoas, entre senadores baianos e tocantinenses, deputados federais (16) da base do governo Rui Costa e também de oposição, além de deputados estaduais. Pelo TCU, participaram ainda os ministros Augusto Sherman, que relata a obra da Fiol, Bruno Dantas e Augusto Nardes.

O governador da Bahia começou afirmando que estava ali representando o Estado da Bahia e não somente o governo, dada à importância da estrada de ferro. “A Fiol é um sonho dos baianos que está se materializando. A ferrovia é um indutor de desenvolvimento e, portanto, importantíssima para a Bahia, para o Centro-Oeste do País”. Ele prevê e vai atuar pela ligação da Fiol com a ferrovia Bioceânica - incluída no programa de investimento em logística 2015/2018 do governo federal -, para o aumento da competitividade da Bahia e do Brasil.

O avanço da estrada de ferro na Bahia e sua interligação com o Porto Sul também foram apresentados por Rui, a exemplo do decreto de utilidade pública, publicado no início da semana, que é condição para que o Ibama libere a autorização de supressão vegetal do bioma de Mata Atlântica existente na região. Também salientou o diálogo que terá nesta quinta-feira (29) com os controladores da empresa Bamin para avanço do cronograma de investimentos do porto que será construído em Ilhéus, além de mais detalhes.

Prefeitura de Caetité divulgou 16ª Convocação do REDA

Quarta / 28.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral

A Prefeitura de Caetité divulgou, nesta terça-feira (27), o resultado do Processo Seletivo Simplificado definido no Edital nº 001/2014 para contratação temporária de servidores para as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde. Os aprovados no processo seletivo serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral s/n, Centro, munidos de laudo médico, emitido pela Junta Médica Municipal, e das cópias autenticadas dos documentos que constam no Edital.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COMPLETO

Malhada de Pedras é destaque na educação segundo o IOEB

Quarta / 28.10.2015

Por Luís Gustavo

O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de determinada localidade (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O Centro de Liderança Pública (CLP) tem como objetivo desenvolver líderes comprometidos com a melhoria das políticas públicas, através do exercício de forma ética e responsável das funções e aplicação de forma eficaz das mudanças necessárias na sociedade. Neste sentido, o CLP desenvolveu o Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB), que tem por finalidade identificar quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional da sociedade.

O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de determinada localidade. No Ranking, entre os estados que oferecem maior incentivo à educação, a Bahias está em 25º lugar, com média de 3,6. Na Bahia, Malhada de Pedras está em 1º lugar no ranking, sendo considerado o município com maior incentivo na área educacional, com média de 4,8.

Secretária de Educação Edna Pereira participando de reunião do Conselho Municipal de Educação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Professor da UNEB ministra palestra em Igaporã sobre Cultura e Identidade

Quarta / 28.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Participaram 50 estudantes do Curso Pré-Vestibular - Universidade Para Todos

Como parte da programação de atividades do Projeto Identidade Afro-brasileira: dialogando com as comunidades sobre a consciência negra, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Ação Social e apoio da UNEB - Universidade do Estado da Bahia foi realizada a Palestra: Identidade e Cultura no Curso Pré-Vestibular - Universidade Para Todos.

Segundo o palestrante Prof. Jorge Augusto, UNEB, a identidade é aquilo que nos define e marca no agrupamento social e cultura é um signo compartilhado e aceito por uma comunidade. A identidade, assim como a cultura deixou de ser uma realidade metafísica e, na atualidade é percebida como uma construção histórica.

Participaram 50 estudantes do Curso Pré-Vestibular - Universidade Para Todos. A palestra proferida é uma temática atual, representa uma iniciação dos sujeitos a uma nova realidade educativa: a da desconstrução de conceitos e a necessidade de pensar as novas reconfigurações da identidade e da cultura na pós-modernidade.

Governo de Caculé realiza nova ação da Pegada Ecológica

Quarta / 28.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Projeto Pegada Ecológica visita a Comunidade da Gameleira e Alegre com a participação dos alunos do CETEP e estudantes da UNEB de Jacaraci

Mais uma ação pelo Projeto Pegada Ecológica foi realizada na manhã de hoje, 27 de outubro, nas comunidades de Gameleira e Alegre. Idealizado pelo Governo de Caculé, o Projeto é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente – SEMEIA e pela Cooperativa de Catadores Catando a Vida tendo como objetivo reflorestar as matas ciliares, além da realização de palestras e distribuição de folders para a comunidade, a fim de conscientizar sobre a importância do cuidado com a natureza. Na ação foi realizado o recolhimento de material recicláveis nas áreas de preservação ambiental e o plantio e distribuição de mudas nativas.

De acordo com a Chefe da Divisão de Meio Ambiente da SEMEIA, Morgana Xavier, o empenho dos envolvidos define o sucesso do trabalho desenvolvido nas comunidades. “Já estamos programando a ação em mais comunidades, com palestras e distribuição de panfletos explicativos sobre a separação do lixo”, finaliza.

O Projeto teve início em janeiro de 2010, no Rio do Antônio, ganhando reconhecimento da mídia local, através da visita da equipe de jornalismo da TV Sudoeste, filiada da Rede Globo no Sudoeste da Bahia.

Na visita as comunidades foram realizadas as seguintes ações: mutirão de limpeza, Palestra sobre Educação Ambiental, Plantio e distribuição de mudas nativas

Prefeitura de Andaraí tem contas rejeitadas pelo TCM

Quarta / 28.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

As contas são de responsabilidade do Prefeito Wilson Paes Cardoso (foto), relativas ao exercício financeiro 2014 (Foto: reprodução/internet)

As contas da prefeitura de Andaraí, da responsabilidade de Wilson Paes Cardoso, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão realizada na tarde desta terça-feira (27/10). A relatoria determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e aplicou multa de R$6 mil pelas irregularidades contidas no relatório e de R$43.200,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução das despesas com pessoal.

O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, destacou que o prefeito não adotou providências visando a recondução dos gastos com pessoal ao limite de 54%. No 3º quadrimestre de 2012, o percentual dessas despesas alcançou 56,52% da receita corrente líquida e deveria ser reduzida em, pelo menos, 1/3 do percentual excedente no 2º quadrimestre de 2013 e o restante (2/3) em 1º quadrimestre de 2014, o que não foi feito. No 1º quadrimestre de 2014, foram promovidos gastos no montante de R$ 16.473.946,38, correspondendo a 62,33% da receita corrente líquida de R$ 26.428.851,92. No final do exercício, esse índice já representava 66,12% da RCL, ultrapassando novamente o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Cabe recurso da decisão.

Assembleia aprova fim da greve no BB e na CEF em Conquista e Região

Quarta / 28.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foram 22 dias de paralisação, e 100% dos bancos públicos permaneceram fechados durante a greve, na base territorial do Sindicato

Foi aprovado em assembleia, na noite desta terça-feira (27), o fim da greve nas agências da Caixa e do Banco do Brasil da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Mesmo com o fim da greve, a categoria continuará lutando por melhorias nas condições de trabalho em cada banco, combatendo o assédio, fim das metas abusivas e reivindicando por mais contratações, para que a população também deixe de ser explorada e tenha um atendimento digno.

“Eu vejo este último dia de greve com muita esperança do fortalecimento da luta da categoria. Fica claro que a base de São Paulo é manipulada por interesses próprios e partidários, e quando a gente nega a orientação e permanece mais um dia em greve, manifesta a nossa insatisfação com a proposta que foi aceita e indicada pelo Comando Nacional. A nossa luta é contínua, pois estamos diariamente em um campo de guerra. Ou você luta, ou é engolido por toda essa máquina financeira, que tem o poder de manipulação das grandes massas em prol dos seus próprios interesses”, afirma a bancária da CEF, Juliana Guimarães.

Foram 22 dias de paralisação, e 100% dos bancos públicos permaneceram fechados durante a greve, na base territorial do Sindicato. Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, é preciso que a categoria permaneça engajada e continue lutando contra a exploração dos bancos. “Estamos construindo um movimento com outros sindicatos, para que possamos mudar este padrão de negociação, em que o sindicato de São Paulo e a Contraf, sem consultar previamente as bases sindicais de todo o país, ditam os rumos do movimento. Por isso, a importância dos sindicatos terem autonomia e independência partidária para representar verdadeiramente os interesses dos trabalhadores bancários”, conclui.

Mês das Crianças: Biblioteca e Praça do Forró vão se tornar um grande palco cultural em Caetité

Terça / 27.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Inteiramente dedicado às crianças, o mês de outubro reservou diferentes atividades gratuitas para a criançada de Caetité

Na próxima sexta-feira, dia 30, a Biblioteca Municipal Cézar Zama e a Praça do Forró vão se torar um grande palco cultural. Confira a programação:

08h – Na Biblioteca Municipal Cézar Zama: Oficina de Grafite – Iniciação a arte de transformar paredes em obra de artes. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na Biblioteca.

15h – Arte na Praça: Conjunto de Manifestações artísticas para crianças e adolescentes através da música, dança, teatro, grafite e muito mais.

Inteiramente dedicado às crianças, o mês de outubro reservou diferentes atividades gratuitas para a criançada de Caetité. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo organizou programações que reuniram opções como teatro, música, oficinas, cinema e campeonatos esportivos, que foram realizadas nos quatro cantos do município.

Caculé: Evento vai marcar centenário de nascimento de Miguel Fernandes

Terça / 27.10.2015

Por Tayga Ribeiro

A solenidade acontecerá às 20 horas, do dia 14 de novembro de 2015, no Auditório da Câmara de Vereadores de Caculé

O Governo de Caculé e a Câmara de Vereadores convidam toda a população para um evento especial em homenagem ao Centenário de nascimento de Miguel Antônio Fernandes. A solenidade acontecerá às 20 horas, do dia 14 de novembro de 2015, no Auditório da Câmara de Vereadores, situada na Praça Deoclides Cardoso, em Caculé; e contará com as presenças do deputado estadual Luciano Ribeiro e homenageados. Na oportunidade serão concedidas medalhas de Honra ao Mérito às personalidades que prestam e/ou prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento social, financeiro e político de Caculé.

Crise no abastecimento de água afeta moradores de Dom Basílio

Terça / 27.10.2015

Por Leonardo Oliva

Para o Diretor do SAAE, o momento é crítico e até começar a chover, os moradores precisam economizar água e evitar o desperdício (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje)

Desde o início de outubro, os moradores da cidade de Dom Basílio estão enfrentando um racionamento que beira a falta d’água. A explicação, segundo o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o ex-vereador José Bonfim é que as três barragens usadas para captar água secaram desde o início do mês de outubro.

Os mananciais ficam localizados em uma região conhecida como Pastinho, onde também existe uma minação. Além disto, o município dispõe de um poço tubular com vazão de 2.500 litros/hora. O que o SAAE tem feito é esperar acumular água - minação e poço - para depois bombear para o reservatório existente, com capacidade para 180 mil litros, onde recebe cloro e depois a água é distribuída para os moradores, através de um sistema de rodízio. Atualmente, o SAAE tem tentado abastecer desta forma a cidade, metade do povoado da Várzea, Alto do Rosário e Várzea do Engenho.

A zona rural do município está sendo abastecida pelos caminhões-pipa contratados pelo Exército Brasileiro. No total são 15 caminhões, que buscam água em na localidade de Rocinha, que fica 16 quilômetros distante da Torre do Taquari, em Livramento. A água que abastece os caminhões contratados pelo Exército é paga pela Prefeitura de Dom Basílio.

A Prefeitura também mantém quatro caminhões-pipa trabalhando, que buscam água na sede da ADIB, na terça, quarta e quinta. No restante dos dias, os caminhões buscam água na Barragem de Riacho do Paulo.

Para o Diretor do SAAE, o momento é crítico e a esperança é que comece logo o período de chuvas. Até lá, os moradores precisam dar a sua parcela de contribuição, economizando água e evitando o desperdício. Ele destacou ainda que um projeto de construção de uma barragem maior, também no Pastinho, já foi entregue ao Governador Rui Costa, sendo esta a solução definitiva. Outra possibilidade seria a construção de uma adutora da Barragem Luiz Vieira para a Estação de Tratamento de Dom Basílio.