Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Bancários se reúnem para organizar as ações durante a greve

Terça / 06.10.2015

Por Aline Mattos

A greve dos bancários começou em todo país nesta terça-feira (06), por tempo indeterminado

Os bancários da base do SEEB/VCR se reuniram na noite de segunda-feira, dia 5, para discutir as estratégias e o planejamento das ações durante a greve. Foram organizadas as comissões de convencimento e outras demandas do movimento. Para o bancário Antônio Alves, do Bradesco, é preciso força para encarar as negociações com os donos dos bancos. “Tudo indica que diante da crise econômica e política que a gente está vivendo, os banqueiros vão dificultar um pouco. Mas, creio que os sindicatos vão também resistir ao máximo, em busca de uma negociação justa. A gente conta com a categoria em massa, para que a gente conquiste aquilo que está nas nossas expectativas”, ressalta.

De acordo com o diretor do SEEB/VCR, Davi Lima, os bancários precisam estar cada vez mais unidos. “É de fundamental importância estarmos organizados neste momento para que a mobilização faça efeito. A participação de cada um é muito importante, e a gente tem feito um trabalho de conscientização desde antes. Contamos também com o apoio da população à nossa luta”, conclui. A greve dos bancários começou em todo país nesta terça-feira (06), por tempo indeterminado.

Guanambi: Bairros Monte Pascoal e Vasconcelos recebem praça, campo society e pavimentação

Terça / 06.10.2015

Por Maria Nunes

A população compareceu em bom número a solenidade de inauguração e aplaudiu a administração do prefeito Charles Fernandes

‘Todo mês tem inauguração’. Este tem sido o ‘mote’ mais evidente da administração municipal de Guanambi, que tem à sua frente o prefeito Charles Fernandes. E, na noite da última sexta-feira, dia 02, o atual governo de Guanambi deixou mais uma vez a sua marca, desta vez nos bairros Monte Pascoal e Vasconcelos. Ao lado de vereadores, secretários, Deputado Estadual Vitor Bonfim e expressivo número de pessoas da comunidade, o prefeito Charles Fernandes inaugurou a moderna Praça Arlindo Vasconcelos, dotada de academia pública de ginástica e de campo de futebol society, que levou o nome do saudoso desportista Delmar Pereira Menezes. Os moradores foram beneficiados ainda por obras de pavimentação no Bairro Monte Pascoal. 

Para Charles Fernandes, mais uma vez a administração municipal demonstrou o seu compromisso de trabalhar incessantemente para todos, levando melhorias para a vida das pessoas através de obras que são inauguradas. ‘Tenho, aqui nestes bairros, amigos de muitos anos. Muito andei e ando por aqui e continuo dialogando com os moradores’, afirmou.

O prefeito assumiu ainda o compromisso de equipar o campo de futebol society com gramado sintético. ‘Este campo será um dos primeiros da Bahia, em praça pública, a ser dotado da mais moderna grama sintética existente no mercado’, destacou Charles.

Os vereadores e secretários, que fizeram uso da palavra, foram unânimes em destacar a capacidade e competência da atual administração, que mesmo em um momento difícil da economia brasileira, ainda consegue inaugurar uma obra a cada mês. ‘Esta é a marca deste governo: inaugurar obras que beneficiam as famílias e chegam em todos os cantos da cidade, da zona rural e distritos’, salientou Jairo Magalhães, Secretário de Planejamento.

Após os pronunciamentos, o prefeito, acompanhado de uma multidão e dos familiares dos homenageados, ao som da fanfarra infantil Curumim, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, da Secretaria de Assistência Social, descerraram as placas, entregando oficialmente os equipamentos públicos para a comunidade. Ao final, o cantor Jardel Pereira e banda animaram os presentes no ato inaugural.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Ao lado do deputado Vitor Bonfim, Vereadores e Secretário, Charles Fernandes realizou a entrega das obras à população

CAPS de Caetité está realizando a Semana da Saúde Mental

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Evento começou ontem, dia 5 e vai até a próxima sexta (09)

O Centro de Atenção Psicossocial de Caetité (CAPS), com o apoio da Secretaria de Saúde e Prefeitura de Caetité, está realizando a Semana da Saúde Mental, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. Algumas das doenças mentais mais comuns são: esquizofrenia, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo.

Para a Coordenadora da Unidade do CAPS de Caetité, Fernanda Oliveira, a realização de atividades é importante para os pacientes. ‘A função do CAPS é prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas. E a realização de eventos como esse, favorece e estimula a reinserção dessas pessoas no espaço social’, declarou. Confira a programação especial que foi preparada pela equipe do CAPS aqui em Caetité:

Terça-feira (06) - Gincana do CAPS, a partir das 09h, com brincadeiras e jogos, além de atividades esportivas;

Quarta-feira (07) - Dia da Família, às 09h, com palestras ministradas pela Enfermeira Elizabete Eunália e a Médica da Unidade, Mirian Priscila. O objetivo é informar e educar a família para lidar com o paciente com transtorno mental, evitando assim que a ela adoeça junto com o paciente, fato que tem ocorrido frequentemente. A tarde será realizada uma sessão de filme no cinema Anísio Teixeira, com o tema Saúde Mental e, em seguida, será oferecido um lanche aos participantes;

Quinta-feira (08) - A partir das 09h, acontecerá um piquenique no Clube da INB. A intenção em realizar ações fora da Unidade do CAPS é proporcionar momentos de diversão e descontração para os pacientes, fazendo com que eles conheçam novos ambientes. Serão realizadas atividades esportivas, seguidas de um lanche e a fisioterapeuta Cibele Naira, realizará alongamentos e atividades laborativas para funcionários e pacientes.

Sexta-feira (09) - A partir das 10h, será realizado um “Almoço Dançante” na unidade. Como a maioria dos pacientes gostam de música, será realizado um Forró, com participação de um sanfoneiro, no turno matutino, trazendo diversão e movimentação. Em seguida será servido um almoço ao ar livre.

Caculeenses exerceram sua cidadania em eleição do novo Conselho Tutelar

Terça / 06.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Eleição do Conselho Tutelar leva às urnas um expressivo número de votantes

A eleição para escolha dos cinco membros do Conselho Tutelar em Caculé, realizada neste domingo, 04 de outubro, superou as expectativas em relação ao número de votantes, comparecendo às urnas 1.553 pessoas, sendo eleitos os cinco candidatos mais votados.

Tanto a mobilização dos candidatos como a divulgação através da mídia e redes sociais foram fundamentais para o envolvimento da comunidade que respondeu positivamente exercendo sua cidadania de forma democrática, através do voto direto e secreto. Os cinco novos membros do Conselho Tutelar irão assumir a partir de janeiro de 2016.

Confira a relação dos candidatos eleitos: Wagner Luiz Oliveira Silva Mercês – 882 Votos; Odenilson Mendes da Silva -  814 Votos; Marinalva Alves de Souza Guimarães – 679 Votos; Vanusa Gonçalves Pereira Cardoso – 584 Votos; e Maria Rosenilda Neves Oliveira – 502 Votos.

Seleção Feminina de Barra da Estiva fatura etapa regional do Campeonato Baiano de Futsal

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Seleção de Futsal Feminino de Barra da Estiva está esperando a definição sobre o local e a data da fase final da competição

O município de Barra da Estiva, há alguns anos, vem se destacando no cenário esportivo regional, principalmente por contas dos bons resultados alcançados pela sua equipe de futsal masculino. Agora, começa a se destacar também pela força da sua equipe de futsal feminino. No último final de semana – 03 e 04/10, a Federação Baiana de Futsal realizou a etapa regional do Campeonato Baiano, Edição 2015, categoria adulto feminino. A competição foi disputada na cidade de Maracás e contou com a participação de seis equipes: Maracás, Jequié, Barra da Estiva, Revelação (Itatim), Iramaia e Lafaiete Coutinho.

Pelo Grupo A, a Seleção de Futsal Feminino de Barra da Estiva classificou-se para a final após vencer as suas duas partidas, sendo a primeira contra a equipe Revelação (Itatim) e a segunda contra Jequié, ambas pelo placar de 5 a 2. Já pelo Grupo B, Maracás classificou-se para a final após vencer Lafaiete Coutinho 7 a 2 e Iramaia pelo placar de 5 a 2. Na final, a equipe de Barra da Estiva foi melhor e venceu pelo placar de 2 a 0, sagrando-se campeã da etapa regional do Campeonato Baiano de Futsal Feminino, Edição 2015. Agora, a equipe espera a definição sobre o local e a data da fase final da competição.

Começa hoje (06): Bancários entram em greve por tempo indeterminado

Terça / 06.10.2015

Por Aline Mattos

Após assembleias deliberativas realizadas em todo o país, os bancários definiram o início da greve, por tempo indeterminado, para esta terça-feira, dia 6.

Foram quase dois meses de negociações, mas até o momento nenhuma reivindicação foi atendida. Os bancos se negaram a assumir o compromisso com a manutenção dos empregos e não propuseram melhoria das condições de trabalho, da segurança e da igualdade de oportunidades. Na última rodada de negociação, ocorrida no dia 25, a Fenaban apresentou a proposta irrisória de 5,5% de reajuste salarial, o que não cobre nem mesmo a inflação, acumulada em 9,88% no mês de setembro. Apesar da crise econômica declarada no país, os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander) já lucraram juntos mais de R$ 36,3 bilhões somente neste ano.

Principais pontos da pauta de reivindicações: - Redução da taxa de juros e tarifas para clientes e usuários dos serviços; Atendimento à população no tempo designado na Lei dos 15 minutos; Fim da seleção por tipo de serviço e do encaminhamento de clientes e usuários aos correspondentes bancários; Mais segurança para evitar golpes e saidinhas bancárias; Contratação de mais bancários para melhorar o atendimento; Reajuste salarial com reposição da inflação mais 5,7% de aumento real; Maior participação nos Lucros e Resultados (PLR); Prevenção contra assaltos e sequestros; Igualdade de oportunidades para os funcionários.

Dados da região - No total, 91 agências funcionam nas 45 cidades que compõem a base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, contando com a atuação de 1.130 bancários. 

Caculé: Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa será comemorado

Segunda / 05.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado no dia 06, às 18h30, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória

O Governo de Caculé, em parceria com o SEBRAE, através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, convidam a todos para participar do evento em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O evento será realizado no dia 06, às 18h30, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória.

Brumado: Oficinas vão diagnosticar situação atual do saneamento básico

Segunda / 05.10.2015

Por Luís Gustavo

As oficinas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro, das 14 às 18hs na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado

Começou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Brumado. Após a formação do Grupo de Trabalho (GT), serão realizadas duas oficinas para diagnosticar a situação atual do saneamento básico na cidade. As oficinas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro, das 14 às 18hs na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado. O objetivo é que este diagnóstica seja usado em oficinas posteriores para definir as ações que serão previstas no Plano. Os membros do GT destacam que a participação da população é fundamental na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, como forma de garantir que todas as necessidades de Brumado sejam atendidas.

Brumado: Guarda Municipal lança Campanha Azul Marinho ‘Doe brinquedos, ganhe sorrisos’

Segunda / 05.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Guarda Municipal de Brumado, em parceria com apoio da Prefeitura Municipal, realizará no próximo dia 10 de Outubro, antevéspera do Dia das Crianças, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Igreja Matriz), das 08 às 14 horas, a Campanha Azul Marinho ‘Dos brinquedos, ganhe sorrisos’, que vai realizar brincadeiras e distribuir brinquedos para as crianças. Essa iniciativa da Guarda Municipal de Brumado visa garantir mais integração dos guardas com as crianças e comunidade brumadense. A Guarda Municipal está aceitando doação de brinquedos, que podem ser entregues na sede da Guarda Municipal, localizada na Rua Dr. Mário Meira, ao lado do antigo Fórum. Quem quiser, pode ligar ainda para os números 77 9997-3117 / 9999-5149 / 9989-3694. Os guardas municipais agradecem antecipadamente a colaboração de todos. ‘Agradecemos a sua estimada colaboração, na certeza que faremos a alegria das crianças menos favorecidas, sabendo que seremos brindados com o sorriso cativante destes pequenos’, diz a nota encaminhada para nossa redação.

MP ajuíza ação para garantir atendimento a pacientes do SUS em Brumado

Segunda / 05.10.2015

Por CECOM/MP

O Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Gustavo Fonseca Vieira e Lívia Sampaio Pereira, ajuizaram ação civil pública com pedido liminar para que a Justiça determine ao Município de Brumado o reestabelecimento imediato dos serviços médicos e de fisioterapia prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a ação, estão suspensos a partir deste mês atendimentos ambulatoriais na Policlínica Manoel Fernandes dos Santos e no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, além das cirurgias eletivas realizadas na unidade hospitalar, com previsão de retorno só em 2016. Já a fisioterapia estaria parada desde a anulação, em julho, de contratos irregulares com prestadores do serviço, uma vez que a Prefeitura, apesar de ter acatado recomendação do MP e credenciado novas empresas, não ter celebrado nenhum contrato com as clínicas credenciadas. Ainda segundo a ação, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Soares Feres, admitiu a suspensão dos serviços, informando que somente atendimentos de urgência e emergência serão mantidos. No entanto, informa a ação, os médicos declararam inaceitável a proposta do governo municipal de apenas prestarem os serviços de urgência e emergência. “Portanto, a realidade é que, a partir do dia 1ª de outubro, não há médico para prestar serviços – até mesmo de urgência e emergência – no Hospital Municipal e na Policlínica”, escreveram os promotores.

Gustavo Vieira e Lívia Sampaio solicitam à Justiça que determine ao Município o imediato reestabelecimento de todos os serviços de saúde prestados anteriormente, especialmente os atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas e serviços de fisioterapia, e de urgência e emergência; a imediata prorrogação da contratação dos médicos que, até setembro, prestavam serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde; a abertura em 30 dias de concurso público para preencher as vagas dos médicos prestadores ou, em caso de deserção, abertura de procedimento licitatório para contratação de profissionais prestadores de serviço; e a contratação imediata das clínicas de fisioterapia já credenciadas.

Liberado pagamento do Fundo Nacional de Saúde para 14 municípios baianos

Segunda / 05.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Érico Cardoso e Guanambi estão entre os municípios beneficiados

O Ministério da Saúde liberou na última quinta-feira (1º) o pagamento de recursos do Fundo Nacional de Saúde para 14 cidades baianas. A Representação do Governo da Bahia em Brasília alerta os municípios para a checagem direta no portal do Fundo. São beneficiados nesta leva os municípios de: Alagoinhas, Barreiras, Érico Cardoso, Guanambi, Jacobina, Jussari, Maracás, Porto Seguro, Santa Teresinha, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Tremedal, Tucano e Valente. O montante de R$ 6,7 milhões é para que os entes federativos baianos realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde, bem como investimentos na rede de serviços e na cobertura assistencial e hospitalar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Brumado: Jovens dispensados do Serviço Militar recebem CDI

Segunda / 05.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Todos prestaram ainda o compromisso à Bandeira Nacional

Foi realizada na última sexta-feira (02), a solenidade de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) a 180 cidadãos, da classe de 1997 e anteriores, dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial, do município de Brumado. Todos prestaram ainda o compromisso à Bandeira Nacional. A solenidade contou com as presenças: do Capitão José Rivaldo Magalhães Moreira, Delegado da 4ª Delegacia de serviço Militar; do Subtenente Paulo Henrique de Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06/024; do Sr. Aurelino Lima de Ataíde, Secretário da Junta de Serviço Militar de Brumado; e familiares dos jovens dispensados.

Decretada situação de emergência em municípios atingidos por incêndios florestais

Segunda / 05.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A medida entrou em vigor na sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O governador Rui Costa assinou, na última quinta-feira (1º), decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entrou em vigor na sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.

Para o decreto foram levadas em conta situações como “fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais”.

A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, “colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida”, como assinala o decreto.

Lista dos municípios: Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique.

Igaporã: Adultos e Idosos concluem curso de Informática Básica

Segunda / 05.10.2015

Por Samuel Gonçalves

O objetivo de aprender a informática para adultos e terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias

Aconteceu na última quinta-feira (1º), na sede do Espaço Cultural, a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes do curso de Informática Básica. Este curso foi promovido pela Administração Municipal por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo e ministrado pelas monitoras Cleidimar Magalhães e Nelma Vieira. O curso teve como público alvo adultos e melhor idade, dos quais 24 alunos receberam os certificados. O objetivo de aprender a informática para adultos e terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou gênero. Diante deste fato, cada vez mais se vê pessoas com mais idade procurar instruir-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar.

Programa Mais Educação beneficia alunos de Maetinga

Segunda / 05.10.2015

Por Luís Gustavo

Em Maetinga, o Programa Mais Educação conta com a participação ativa dos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, Professores e Voluntários

Em 2014, com o apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal, foi implantado em Maetinga o Programa Mais Educação. Desde então, alunos da sede e da zona rural participam de oficinas de capoeira, atletismo, artesanato e brinquedos. Estão sendo beneficiados os alunos das escolas Euclides da Cunha, José Camargo, Érico Veríssimo, Ulisses Guimarães, Machado de Assis e Centro Educacional de Maetinga (Fundamental I). Além de participar das oficinas, os alunos da sede e zona rural ainda recebem acompanhamento pedagógico, que é feito no turno oposto ao do horário da aula. Em Maetinga, o Programa Mais Educação conta com a participação ativa dos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, Professores e Voluntários.