Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2014"

Dilma perdeu para Aécio em Vitória da Conquista

Domingo / 26.10.2014

No município de Vitória da Conquista, governado pelo prefeito Guilherme Menezes (PT), a presidente Dilma Rousseff recebeu uma votação menor que o seu adversário, o tucano Aécio Neves. A petista recebeu 49,41% dos votos válidos, enquanto Aécio recebeu 50,59%. Em números totais, Dilma obteve 82.732 votos, enquanto o tucano obteve 84.693, o que dá uma diferença de aproximadamente 2 mil votos a mais para o candidato do PSDB, que terminou derrotado nas eleições deste ano.

Dilma Rousseff é reeleita Presidente do Brasil

Domingo / 26.10.2014

A Presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita Presidente da República neste domingo (26), confirmando as pesquisas de intenção de voto dos principais institutos de pesquisa do Brasil – IBOPE e Datafolha. Ela derrotou na disputa o candidato Aécio Neves (PSDB), ex-governador do estado de Minas Gerais e atual Senador da República por este mesmo estado. Os dois candidatos tiveram desempenhos bastante distintos nas regiões brasileiras, com amplo domínio de Aécio nos estados do Sul e Centro-Oeste e amplo domínio de Dilma nos estados do Norte e Nordeste. Na região sudeste, Dilma venceu nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, tendo Aécio vencido em São Paulo e Espírito Santo. Na Bahia, Dilma obteve uma votação superior a 70% dos votos, confirmando o seu favoritismo.

Decisão do Juiz de Barra da Estiva foi ‘abusiva’

Sábado / 25.10.2014

Por Leonardo Oliva

Prefeito Arnaldo Pires (esquerda) está viajando e interrompeu a viagem para manter contato com a nossa redação (Foto: Arquivo/Tribuna do Sertão)

O prefeito de Ibicoara Arnaldo Pires, que não está no município e interrompeu a sua vigem para manter contato com a nossa redação, afirmou estar havendo falta de bom senso por parte do Juiz Eleitoral da Comarca de Barra Estiva, que decretou a prisão preventiva do Secretário Municipal de Transportes. Segundo ele, os ônibus do município foram enviados para Barra da Estiva, há cerca de 20 dias, pouco antes do 1º turno, para serem vistoriados e agora, antes do segundo turno, o juiz voltou a determinar uma nova vistoria. ‘Nós mandamos os ônibus para Barra da Estiva, o juiz nem lá foi e mandou uma pessoa tirar fotos e depois liberou os veículos. Nós tivemos uma despesa enorme para deslocar os carros para Barra da Estiva só para tirar foto’, afirmou. Ele destacou que neste segundo turno, solicitou que o juiz enviasse uma pessoa para fazer as fotos em Ibicoara, ao invés de deslocar todos os carros para Barra da Estiva novamente, mas a solicitação não foi atendida pelo Juiz. Arnaldo afirmou ainda que os veículos já estão a caminho de Barra da Estiva e que o Secretário de Transportes não deixou de cumprir a decisão, apenas não sendo possível ter enviado os ônibus antes. Em contato com a nossa redação, a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Ibicoara informou que já está tomando todas as providências no sentido de revogar o Mandado de Prisão Preventiva, que ainda não foi cumprido. Por telefone, um dos assessores do prefeito classificou a decisão do juiz de Barra da Estiva como sendo ‘abusiva’.

Juiz de Barra da Estiva decreta prisão preventiva do Secretário de Transportes de Ibicoara

Sábado / 25.10.2014

O Juiz da Comarca de Barra da Estiva, Bel. Egildo Lima, que também responde pela Comarca Eleitoral, expediu um Mandado e determinou à autoridade policial a prisão preventiva de Gercílio Ribeiro Santos, que é o Secretário Municipal de Transportes de Ibicoara, que tem à frente da sua administração o prefeito Arnaldo Pires. A decisão foi prolatada nos autos do Processo N.º 26-41.2014.6.05.0169 em que o Secretário é acusado do crime de desacato, previsto no Artigo 330 do Código Penal: ‘Desobedecer a ordem legal de funcionário público: Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa’. A equipe do Jornal Tribuna do Sertão e site Sertão Hoje tentou entrar em contato com o prefeito Arnaldo Pires para tentar esclarecer a situação, mas até o m momento ainda não foi possível. Mais informações em breve.

ACM Neto aponta fim do DEM depois das eleições

Sábado / 25.10.2014

A sinalização é do prefeito de Salvador, uma das lideranças nacionais da agremiação (Foto: Max Haack/Bahia Notícias)

O Democratas (DEM), antigo PFL, pode ter um fim depois da eleição presidencial deste domingo (26). A sinalização é do prefeito de Salvador, uma das lideranças nacionais da agremiação. Segundo o Globo, seja qual for o resultado da eleição, o DEM deve caminhar para uma negociação com dez partidos considerados nanicos, que abrigam ao todo 24 deputados, para criar uma nova legenda. “O DEM não vai mais existir como tal. Se Aécio ganhar, faremos uma fusão para crescer. Se Aécio perder, faremos uma fusão para sobreviver”, disse Neto. O DEM elegeu 22 deputados nas eleições do primeiro turno, e seus líderes imaginam chegar a 50. Esse caminho não é unânime. Há os que defendem se entregar nos braços do PSDB. Informações do site Bahia Notícias.

PSFs de Ibitira aderiram ao Outubro Rosa

Sábado / 25.10.2014

Por Maria Nunes

A campanha foi realizada pela Secretaria de Saúde, com apoio da Prefeitura de Rio do Antônio (Foto: Maria Nunes/Tribuna do Sertão)

As duas unidades do Programa Saúde da Família de Ibitira, município de Rio do Antônio, aderiram à Campanha Outubro Rosa, que visa estimular a realização de exames preventivos para identificação do câncer de mama em seu estágio inicial, quando a chance de cura supera 90% dos casos. Atendendo convite da Secretaria Municipal de Saúde, o médico Dr. Geraldo Rodrigues participou da campanha e ministrou uma palestra na Casa Paroquial, alertando para a importância do diagnóstico precoce, bem como do uso do preservativo para evitar uma gravidez indesejada e prevenir o câncer de colo de útero. O médico ainda esclareceu dúvidas e respondeu questionamentos feitos pelo público presente. A campanha foi realizada pela Secretaria de Saúde, com apoio da Prefeitura de Rio do Antônio, sob a coordenação da enfermeira Larissa Rodrigues e com as participações das enfermeiras Lady Laura e Dalvan de Jesus e demais profissionais das unidades de saúde. Nos dias 20, 21 e 22, na sede do PSF Ibitira II foram realizadas mamografias e as mulheres receberam orientações de como fazer o autoexame das mamas.

Governo de Caculé convida população para caminhada da Campanha Outubro Rosa na próxima sexta (31)

Sábado / 25.10.2014

Por meio da sua Assessoria de Comunicação Social, a Prefeitura de Caculé e Secretaria Municipal de Saúde estão convidando toda a população a participar da Caminhada de sensibilização da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 31, com concentração às 16 horas na Praça Deoclides Cardoso (Praça da Feira). O objetivo e sensibilizar toda a sociedade local sobre a importância da realização de exames preventivos visando a identificação do câncer de mama e próstata no estágio inicial, em que o percentual de cura é superior a 90% dos casos. Participe da caminhada e entre nesta luta, que é de todos nós.

Vigilância de Ituaçu intensifica ações de combate ao Calazar

Sexta / 24.10.2014

O objetivo é mapear as áreas mais suscetíveis à evolução da doença e, consequentemente, intensificar as ações e tornar o controle mais eficiente

A Vigilância Epidemiológica de Ituaçu, em parceria com a 19ª DIRES e com o apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando uma varredura em toda a cidade para identificar, capturar e classificar as espécies existentes da Leishmaniose. O objetivo é mapear as áreas mais suscetíveis à evolução da doença e, consequentemente, intensificar as ações e tornar o controle mais eficiente. Esta não é a primeira ação realizada em 2014. No início do ano, a Vigilância Epidemiológica, sob a coordenação do Enfermeiro Jorge Lopes, realizou um mutirão envolvendo Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros visando conscientizar a população sobre a gravidade da doença. Agora, em outubro, representantes da 19ª DIRES estiveram no município para capacitar os Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde, enfermeiros e equipe responsável pela limpeza pública. Além de mostrar todo o ciclo da doença, incluindo transmissão, sinais, sintomas, diagnóstico, manejo ambiental, tratamento e eutanásia dos animais diagnosticados com a doença, as representantes da 19ª DIRES ainda chamaram a atenção para a importância da participação de todos no combate ao Calazar. O município de Ituaçu, assim como outras cidades circunvizinhas, são afetados por esta doença, que é endêmica e, por possuir condições favoráveis à sua fixação, resultado da presença do cão infectado, do Vetor (mosquito) e condições ambientais favoráveis, deve receber uma atenção especial e o seu combate tem grande importância.

Caetité: muita alegria e diversão na 1ª Gincana Solidária do PRAI

Sexta / 24.10.2014

Por Giselle Quintão

O espaço da gincana foi decorado com muito carinho para tornar o ambiente ainda mais alegre (Foto: Divulgação)

Mais de 400 idosos participaram da 1ª Gincana Solidária “De Bem com a Vida” do PRAI, realizada no dia 23 de outubro, no Ginásio de Esportes Professor Hélio Negreiros, em Caetité.  O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, teve o objetivo de promover a integração entre os componentes dos oito núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso, incentivando a criatividade na superação de desafios, no conhecimento compartilhado e na prática de ações solidárias. Os participantes foram divididos em duas equipes - Beija-Flor e Flor de Lis - e desempenharam diversas atividades como: show de talentos, qual a música, concurso de dança, concurso da Rainha da Primavera, dentre outras tarefas que visaram desenvolver o espírito participativo e a motivação entre as equipes. A Gincana incluiu arrecadação de donativos para famílias carentes cadastradas no CRAS e para instituições da cidade. Ao todo foram arrecadadas 5.000 peças de roupas.

Aos 96 anos, José Silva, um dos fundadores da União Operária é homenageado pela Câmara de Brumado

Sexta / 24.10.2014

Ao receber a Moção de Aplauso, o homenageado afirmou estar muito feliz e agradeceu ao vereador Weliton Lopes pelo reconhecimento

A Câmara Municipal de Brumado, a pedido do Vereador Weliton Lopes (SDD), concedeu uma Moção de Aplauso e Congratulações ao Senhor José Antônio da Silva, um dos fundadores da União Operária de Brumado, no ano de 1954. O vereador Autor da proposição declarou em seu discurso que era uma imensa satisfação poder conceder uma Moção a ‘uma pessoa tão digna, com uma história exemplar, de valores tão nobres como a simplicidade, honradez e cidadania. Tenho muito orgulho de ter a oportunidade e a honra de poder de forma tão simples homenagear esse homem que é um exemplo a ser seguido por todos’, afirmou Weliton. Neste sábado (25), a família estará reunida para comemorar os 96 anos de idade de Zé Silva, momento ímpar, que pode ser vivido por poucos. Ao receber a Moção de Aplauso, o homenageado afirmou estar muito feliz e agradeceu ao vereador Weliton Lopes pelo reconhecimento.

Neste sábado (25), a família estará reunida para comemorar os 96 anos de idade de Zé Silva

Banda Cenário Único vai fazer um ‘Tributo’ a Marisa Monte em Brumado

Sexta / 24.10.2014

A Banda Cenário Único, formada por músicos tarimbados e selecionados pelo produtor musical Amarílio Lima e pelo Produtor Cultural Paulo Esdras, vai realizar, no dia 22 de novembro, um ‘Tributo’ a Marisa Monte, que além de se destacar como cantora, é instrumentista, produtora cultural e compositora, com mais de vinte anos de carreira. O evento será realizado na AABB, a partir das 20 horas e contará com a participação da cantora Moni Viana e convidados. Em contato com a redação do site Sertão Hoje, o produtor cultural Paulo Esdras destacou que a organização do evento está sendo feita através do sistema de financiamento coletivo, com contribuições de pessoas que gostam da boa música e em contrapartida terão espaços reservados e de destaque no dia do evento. Interessados podem manter contato com o Produtor através do telefone (77) 9992-2367.

Governo do Estado vai distribuir farelo de soja para pequenos criadores

Sexta / 24.10.2014

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), vai distribuir 26.250 sacos de 50kg de farelo de soja, para evitar que criadores da agricultura familiar sejam prejudicados com nova perda de rebanhos, decorrentes da estiagem prolongada que atingiu  a região Nordeste do Brasil. Com esse incentivo, os criadores poderão alimentar os rebanhos remanescentes, com o farelo de soja sendo uma opção complementar ao milho. A ação, desenvolvida através da Superintendência da Agricultura Familiar da Seagri vai beneficiar produtores de diversas regiões, inclusive do Território de Identidade Sertão Produtivo e Chapada Diamantina.

Brumado: Curso de Eletricista Instalador Predial, que seria iniciado na próxima segunda (27), foi adiado

Sexta / 24.10.2014

Através de nota divulgada para a imprensa, através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Brumado, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), Themis Narvaes informou que o curso de Eletricista Instalador Predial, que começaria na próxima segunda-feira (27) teve o seu início adiado e está previsto para começar no dia 08 de dezembro. O curso profissionalizante será oferecido pela Prefeitura de Brumado, em parceria com o SENAI e PRONATEC.

Após nove anos sem concurso, TJ-BA publica edital de concurso público para servidores

Quinta / 23.10.2014

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), após nove anos sem realizar concurso público para provimento de vagas, promoverá um novo concurso para servidores. O edital foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (23) e prevê 200 vagas para analista e técnico Judiciário, tanto de nível superior, quanto de nível médio e médio técnico, com salários entre R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24. As inscrições começam na próxima quarta-feira (29), terminam no dia 4 de dezembro e podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas. O valor da inscrição é de R$ 85 para nível superior e R$ 68 para nível médio e técnico. 

Câmara de Dom Basílio aprova Orçamento do Executivo para 2015

Quinta / 23.10.2014

Por Leonardo Oliva

A apreciação deste projeto ganhou notoriedade pelo fato do Vereador João Edmilson (Lôro) ter apresentado uma emenda ao mesmo suprimindo a suplementação de 100%

Em segunda e última votação, durante sessão ordinária realizada hoje (23), a Câmara de Dom Basílio aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima receita e fixa despesas do poder executivo municipal para o exercício financeiro de 2015. A apreciação deste projeto pelo legislativo ganhou notoriedade pelo fato do Vereador João Edmilson (Lôro), da bancada de situação, ter apresentado uma emenda ao mesmo suprimindo a suplementação de 100% prevista no projeto original. A proposta recebeu o apoio dos três vereadores oposicionistas e só foi aprovada com o voto de desempate do Presidente Francisco Isaias (Chico da Ana), após o empate em 4 a 4. Em defesa da sua proposta, Lôro afirmou que o objetivo era garantir que a câmara fosse consultada caso o executivo precisasse fazer a suplementação do seu orçamento. ‘Não considero correto deixar esta responsabilidade somente a cargo do executivo’, afirmou. Em contraposição, Chico da Ana argumentou que é vereador há três mandatos e a câmara de Dom Basílio sempre aprova o orçamento desta forma. ‘ano passado, nós aprovamos o orçamento desta forma, inclusive com alguns vereadores querendo que o projeto fosse submetido a somente uma votação, mas de lá para cá alguma coisa mudou e hoje está sendo questionada esta suplementação, mas a decisão final caberá ao plenário’, destacou.