Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2018"

Utinga: Cipe Chapada captura assaltante e apreende moto roubada

Quinta / 27.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Galego confessou os crimes e indicou que havia roubado a moto com o seu comparsa Adonias Alves Correa, o 'Don', que já está preso. (Fotos: Divulgação / SSP-BA)

Em posse de uma faca e uma moto, um indivíduo foi preso na noite desta terça-feira (25), acusado de praticar assaltos na cidade de Utinga, região da Chapada Diamantina, pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Chapada.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), após receber denúncias de que uma dupla vinha praticando delitos no município, os PMs se deslocaram até a 'Ponte da Tábua', onde localizaram Rafael Vieira da Silva, conhecido também como 'Galego', em posse de uma motocicleta Honda Fan CG 125, cor preta, placa NTG 7759 que utilizava para efetuar os assaltos. Galego confessou os crimes e indicou que há duas semanas atrás havia roubado a moto com o seu comparsa Adonias Alves Correa, o 'Don', que já está preso. Galego, Don e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Utinga.

Fonte: SSP-BA

Termina nesta sexta-feira (28), o prazo para trabalhadores com menos de 60 anos sacarem cotas do PIS

Quinta / 27.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Aproximadamente 11,8 milhões de brasileiros ainda não realizaram o saque das cotas que têm direito.

Termina em 28 de setembro o prazo para que cotistas do PIS com idade inferior a 60 anos possam retirar seu benefício. Por força da Lei 13.677/18 e Decreto 9.409/18, os trabalhadores cadastrados no PIS entre 1971 e 4 de outubro de 1988 podem resgatar o PIS, independentemente da idade. Cerca de 4,4 milhões clientes da CAIXA receberam o valor por depósito automático em 8 de agosto.

Para saber se tem direito, o trabalhador pode consultar o site caixa.gov.br/cotaspis, informando o CPF ou NIS e a data de nascimento e o valor que tem a receber, mediante a informação da senha internet. Para realizar o saque, o trabalhador deverá apresentar documento oficial de identificação com foto. O trabalhador pode também se informar por meio do APP CAIXA Trabalhador, que está disponível para download nas plataformas Android (clique aqui) e IOS (clique aqui). O APP é gratuito. Outras opções de atendimento são os terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking (internetbanking.caixa.gov.br) para correntistas da CAIXA.

Tanhaçu: Coelba comunica Desligamento Programado nesta sexta-feira (28)

Quinta / 27.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, nesta sexta-feira (28), das 10h às 14h, na zona rural de Tanhaçu. Serão afetados os seguintes locais: Fazenda Tampa, Povoado Várzea da Pedra, Praça do Mercado, Praça Nossa Senhora D’Ajuda, Rua Tanhaçu N. Pires.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: 8ª Caminhada pela Inclusão acontece nesta sexta-feira (28)

Quinta / 27.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

A mobilização tem como objetivo fortalecer a luta em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência e sensibilizar sobre a importância, aceitação e valorização quanto às diferenças.

O Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC) promoverá a 8ª Caminhada em comemoração ao Dia Nacional de luta em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento, que tem apoio da Prefeitura Municipal, acontecerá nesta sexta-feira (28), às 8h, saindo da Praça da Catedral, percorrendo a Avenida Santana e encerrando no Parque das Árvores.

Conforme os organizadores, a mobilização tem como objetivo primordial fomentar e fortalecer a luta em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a importância, aceitação e valorização quanto às diferenças, pois, a inclusão perpassa pelas várias dimensões sociais, políticas e humanas. A caminhada da Inclusão é uma ferramenta importante no empoderamento à garantia dos direitos das pessoas com deficiência e efetivação de práticas e ações mais inclusivas e sem preconceitos visando uma sociedade com mais respeito, tolerância e acessibilidade.

Operação evita roubo de avião de valores e desmonta quadrilha que agia na Bahia e Pernambuco

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Polícia Militar baiana, através da Cipe Caatinga, a polícia de Pernambuco e a Polícia Federal acompanhavam a movimentação da organização criminosa. (Fotos: SSP-BA)

Uma operação integrada deflagrada, na madrugada desta quarta-feira (26), evitou o roubo de um avião que transportava valores e desmontou uma quadrilha que agia nos estados da Bahia e Pernambuco. Com seis criminosos foram apreendidos, até o momento, sete fuzis, entre eles um calibre 50.

A Polícia Militar baiana, através da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe) Caatinga, a polícia de Pernambuco e a Polícia Federal (PF) acompanhavam a movimentação da organização criminosa. Sabendo do plano de roubar uma aeronave com valores, no Aeroporto da cidade de Salgueiro (PE), a operação foi deflagrada. O grupo atirou nas guarnições e, no confronto, seis criminosos, não identificados, acabaram morrendo. Com a quadrilha os policiais apreenderam um fuzil calibre 50, seis fuzis AK 47, carregadores e munições. "Mais uma demonstração da importância do trabalho integrado. Avançamos muito no combate ao roubo de banco e agora estamos fechando o cerco contra quadrilhas que agem contra transportadoras de valores", destacou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

Fonte: SSP-BA

Com a quadrilha os policiais apreenderam um fuzil calibre 50, seis fuzis AK 47, carregadores e munições. (Foto: SSP-BA)

Coelba disponibiliza serviços online e gratuitos pelo site ou aplicativo

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Uma das facilidades do serviço online é a opção de parcelamento facilitado que pode ser negociado em até 12 vezes ou através do cartão de crédito. (Foto: Reprodução)

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) está disponibilizando, através de seu site (servicos.coelba.com.br) ou nas plataformas Android (Clique aqui) e IOS (Clique aqui), de forma online 24 horas e gratuita todos os serviços já ofertados nas lojas físicas.

Estão disponíveis serviços como segunda via de pagamento, informação de interrupção de energia, histórico de consumo e consulta de dívida. Outras demandas como Nova Ligação, desligamento definitivo, religação, troca de titularidade e parcelamento de dívida também podem ser realizados, sem burocracia, através do site. Uma das facilidades do serviço online é a opção de parcelamento facilitado que pode ser negociado em até 12 vezes ou através do cartão de crédito.

Movimento Café com Poemas realizou 1º Sarau Literário em Condeúba

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Foi uma belíssima noite com declamações e recitais de Poemas e Poesias, bate-papo, reflexões socioculturais e educacionais. (Fotos: Movimento Café com Poemas)

O Movimento Café com Poemas de Condeúba promoveu, na noite do último sábado (22), o 1º Sarau Itinerante de Poesia no distrito de Mandaçaia de Cordeiros, no município de Condeúba. O evento, organizado pelo professor, escritor e poeta Antônio da Cruz Santana e pela embaixadora da poesia mariana Penides Oliveira Martins, aconteceu em uma das salas da Escola Municipal Aristides Carvalho e contou com a ilustre presença do Escritor e Poeta Edson Silveira, bem como a participação de estudantes, professores, diretores de escolas, convidados e público presente em geral. O Movimento protagonizou uma belíssima noite de arte literária com declamações e recitais de Poemas e Poesias, bate-papo, momentos de reflexões socioculturais e educacionais, dentre outras ações concretas que ocorreram dentro da programação.

Os organizadores proferiram agradecimentos a todos os convidados e membros que participaram e dedicaram-se para a realização desta noite, mas em especial, também agradeceram a Leandro Flores, idealizador do projeto. “Aproveitamos desse espaço, para agradecer ao nosso grande idealizador do Projeto Café com Poemas em Condeúba, o nosso Escritor e Poeta Leandro Flores, que tem nos acompanhado e orientado mesmo estando residindo em Salvador. Agradecemos imensamente aos membros do Projeto Movimento Café com Poemas, pela dedicação e pelo apoio nas reuniões ordinárias, nos eventos aos quais são solicitados e aos nossos queridos convidados especiais desta noite”.

O “Café com Poemas” é uma empresa que tem como busca, o equilíbrio entre a promoção da cultura, através de Projetos Sociais que visam agregar poetas e poesia em um movimento de identidade sociocultural e educacional, seja em atividades em outros ramos de atuação, como organização de eventos, serviços editoriais, jornalismo, design, culinária, etc. Ou seja, o Café com Poemas é um “guarda-chuva” para diversas atividades culturais, artísticas e educacionais, além das publicações editoriais, entretenimento e média.

Confira a programação do 2º Fórum Municipal de Cultura de Caetité que começa amanhã (27)

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O Fórum será um espaço de avaliação e proposição tendo como base o Plano Municipal de Cultura”, destacou a vice-prefeita Jaquele Fraga. (Foto: Divulgação / Direcom Caetité)

Começa amanhã (27), a partir das 8h, na Casa Anísio Teixeira, o 2º Fórum Municipal de Cultura de Caetité. Uma construção coletiva provocada por agentes culturais do Município, Conselho Municipal de Cultura e recebida pelo executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Caetité (Secelt).

O evento terá uma programação de palestras e grupos de trabalhos que vão tratar de assuntos pertinentes ao tema. Após o credenciamento e abertura oficial, a vice-prefeita e secretária da Secelt, Jaquele Fraga, falará sobre a estrutura e legislação da pasta. Na sequência, terão as palestras “Estratégias para o Desenvolvimento Cultural do Município e o Programa Municípios Culturais”, com Sandro Magalhães, representante da Secretaria de Cultura da Bahia; e “A importância dos Conselhos de Cultura na implementação das políticas culturais”, com Emílio Tapioca, presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.  

“O 2º Fórum de Cultura de Caetité será um espaço de avaliação e proposição tendo como base o Plano Municipal de Cultura e demais leis que embasam as políticas culturais do município. O Plano municipal foi instituído no ano de 2016 e conforme lei de criação deve ser avaliado de 2 em 2 anos. Por isso, conto com a presença dos caetiteenses, para fortalecermos juntos as políticas públicas voltadas para a cultura do nosso município”, destacou a vice-prefeita e secretária responsável pela Secelt, Jaquele Fraga.

Confira abaixo a programação completa:
 

A diretora-geral da Funceb, Renata Dias, participará dos Grupos de Trabalho (GTs) para avaliar o Plano Municipal de Cultura e proposições. (Foto: Weleson Cotrim)

Segunda Turma do STF nega pedido de Geddel para quebrar sigilo telefônico da Polícia Federal

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Geddel virou réu em maio por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele está preso desde setembro do ano passado no presídio da Papuda, em Brasília. (Foto: TV Globo)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (25), por unanimidade, pedido da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) para quebrar sigilo telefônico do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal (PF) em Salvador. A defesa queria saber de qual número partiu a denúncia anônima que levou a Polícia Federal ao apartamento onde foram encontrados R$ 51 milhões em caixas e malas. O dinheiro e o imóvel, de acordo com as investigações, têm ligação com o ex-ministro.

O Ministro Luiz Edson Fachin já havia negado a quebra de sigilo da PF. No recurso, a defesa pediu para verificar quais números ligaram para a PF no dia 14 de julho de 2017, dia da denúncia, "possibilitando a identificação do número responsável pela ligação anônima". Fachin afirmou que o direito à informação não tem caráter absoluto e neste caso prevalece o sigilo da investigação. "Entendo que o pedido não pode ser atendido porque o núcleo de inteligência é órgão público que se submete ao princípio da publicidade, mas o direito à informação, como qualquer outro, não tem caráter absoluto", entendeu Fachin. Todos os ministros da Segunda Turma acompanharam. Por unanimidade, os ministros concederam à defesa acesso ao material utilizado na perícia do apartamento, tais como "fragmentos de impressões papilares" e mídias com gravações de imagens. A PF afirmou ter encontrado as digitais de Geddel no local. Geddel virou réu em maio deste ano pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele está preso desde setembro do ano passado no presídio da Papuda, em Brasília.

Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado do dia 5 é redefinida para o dia 2 de Outubro

Quarta / 26.09.2018

Por Eliana Costa

De acordo com o comunicado, a alteração para o dia 2 de outubro se deu através da Portaria Nº 47/2018 em razão do período eleitoral.

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado divulgou em seu site oficial (www.cmbrumado.ba.gov.br), nesta terça-feira (25), uma nota informando a mudança de data da Sessão Ordinária que aconteceria no dia 5 de outubro. De acordo com o comunicado, a alteração para o dia 2 de outubro se deu através da Portaria Nº 47/2018 em razão do período eleitoral. A antecipação ocorreu após deliberação dos vereadores que compõem a Casa Legislativa.

Audiência pública em Brasília discute obras da Fiol

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Em 2017, a Bamin e o executivo baiano, assinaram um Memorando para o financiamento do projeto integrado da Fiol, do Porto Sul e da mina de Pedra de Ferro. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Uma audiência pública sobre a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) foi realizada nesta terça-feira (25), em Brasília. Coordenado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o evento faz parte do processo para concessão do trecho entre Ilhéus e Caetité, que, de acordo com o governo federal, está prevista ainda para 2018. O próximo passo é analisar as contribuições feitas nas audiências e editar um relatório final com conclusão desses estudos e, então, prosseguir com a licitação.

O secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, considera que as audiências são passos fundamentais para as obras da Fiol. Em 2017, na China, a Bahia Mineração (Bamin) e seu acionista Eurasian Resources Group (ERG), juntamente com o poder executivo baiano, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) com um consórcio chinês para o financiamento do projeto integrado da Fiol, do Porto Sul e da mina de Pedra de Ferro. Dauster explica que esse consórcio pretende viabilizar o primeiro trecho da Fiol e o Porto Sul, já que uma obra depende da outra para cumprirem suas funções.

Brumado: Polícia Civil incinera mais de 1 tonelada de drogas

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

As drogas foram apreendidas pela Polícia Militar, em diferentes ocasiões, nos municípios de Brumado, Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora. (Fotos: Divulgação / 20ª Coorpin)

Policiais da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Brumado destruíram, nesta segunda-feira (24), cerca de 1,3 tonelada de drogas que tinham sido apreendidas durante o ano. Conforme a Polícia Civil, a maior parte do montante era de maconha e cerca de 2 kg de cocaína. As drogas foram apreendidas pela Polícia Militar, em diferentes ocasiões, nos municípios de Brumado, Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora. A destruição se deu em um dos fornos de uma empresa local e também contou com um representante do Ministério Público, bem como da Vigilância Sanitária do Município de Brumado.

DPM de Ituaçu lança o Whatsapp Denúncia

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Pelo Whatsapp 77 9 8160-6090, o denunciante pode repassar aos policiais, informações sobre homicídio, assalto, roubo, furto, tráfico de drogas ou para prender envolvidos.

O Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Ituaçu agora conta com o serviço de Whatsapp Denúncia. Segundo o Destacamento, a ferramenta é um instrumento de grande importância para a prevenção e repressão de delitos, contabilizando resultados animadores, tendo ajudado a prevenir e elucidar vários crimes.

Pelo Whatsapp 77 9 8160-6090, o denunciante pode repassar aos policiais, informações sobre homicídio, assalto, roubo, furto, tráfico de drogas ou para prender envolvidos. O sigilo é garantido e as denúncias recebidas de forma anônima passam por uma análise criteriosa, após isso são repassadas imediatamente às guarnições.

Prefeitura de Brumado convida a população para Audiência Pública nesta quinta-feira (27)

Quarta / 26.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

A audiência será realizada no dia 27 de setembro na Sala de Treinamento da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, às 10h. (Foto: Reprodução / Ascom Brumado)

A Prefeitura de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda, postou um comunicado em seu site oficial (www.brumado.ba.gov.br), na última quinta-feira (20), convidando “os diversos segmentos da Sociedade: Empresários, Cidadãos, Organizações Governamentais e Não Governamentais, para uma Audiência Pública” para a de apresentação dos Relatórios das Metas Fiscais do 2° Quadrimestre de 2018. A audiência será realizada no dia 27 de setembro na Sala de Treinamento da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, às 10h.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta quinta-feira (27)

Terça / 25.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em Guanambi nesta quinta-feira (27), das 8h às 14h, na Rua Casemiro Neves e na Avenida Tiradentes, no centro, e das 8h às 16h, no bairro Belo Horizonte, nos seguintes locais: Avenida Barão do Rio Branco, Avenida Petrônio Portela, Rua Aurelino José Cotrim, Rua Barão de Macaúbas, Rua Osvaldino Pereira Donato, Avenida Algaroba, Avenida Governador Nilo Coelho, Rua Delfim Moreira, Rua (A, B, C, D, E, G, K, M, N, O, P e Q), Rua Alagoas, Rua Calmerindo Cruz Teixeira, Rua Vivi de Castro Donato, Rua Augusta Pereira de Oliveira, Rua Iracy Pereira de Oliveira, Rua Maria Joaquina, Rua Aurelino José Cotrim e Rua Ezequiel Francisco de Oliveira, Rodovia BR 030.