Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2017"

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Santa Tereza

Quarta / 20.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (21), das 08h às 14h, no bairro Santa Tereza, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Fazenda Roçado, Av. Mario Nilton Leite, Av. Maria de Lourdes M. Viana, Loteamento São Lourenço - Rua A, Loteamento Maria de Lourdes, Rua Mario Nilton Leite, Rua Joaquim Paulo Viana, Rua Antonio Machado Viana, Rua Augusta dos Santos Lima, Rua Maria de Lourdes Viana, Rua Jose Walter Leite. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Ministro das Cidades vai assinar portaria que permite o começo do Programa Cartão Reforma

Quarta / 20.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O ministro Bruno Araújo assina a Portaria que regulamenta o Programa nesta quarta-feira (20).

O Cartão Reforma, novo programa social do Ministério das Cidades, começa a se efetivar nesta quarta-feira (20), quando o ministro Bruno Araújo assina a Portaria que regulamenta o Programa. A partir da publicação no Diário Oficial da União, a próxima etapa será a abertura do edital de chamamento para seleção dos municípios que foram atingidos por enchentes, os primeiros a serem atendidos pela iniciativa. Participarão da cerimônia, o ministro substituto da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê, e a secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes. O Cartão Reforma busca melhorar as condições de moradias das famílias com renda de até R$ 2,8 mil por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil.

Piatã: Vereadores reagem a boato sobre aumento em seus salários e fazem representação contra os acusadores

Quarta / 20.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na sessão ordinária desta terça-feira (19) os vereadores reagiram aos boatos.

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Piatã, nesta terça-feira (19), serviu para que os vereadores reagissem ao boato que circulam no município sobre uma suposta aprovação de aumento em seus salários, a qual tomou conta das redes sociais nos últimos dias. Os vereadores classificaram as declarações como mentirosas e desrespeitosas, anunciando que os comentários não merecem crédito da população e alguns comentaristas vão responder por difamação e calunia. Os parlamentares ainda aprovaram uma nota de esclarecimento, desmentindo os boatos que estão circulando na Internet e em grupos de Whatsap.

Segundo a nota, os boatos são frutos de informações e interpretações controversas sobre os trâmites de projetos de lei da casa legislativa. O presidente afirma que as ementas, projetos e leis cumprem prazos, logo, “é infundado e equivocado dizer que vereadores estão legislando em benefício próprio”, diz a nota. Outro ponto destacado é que “os salários dos parlamentares sofreram perca” e que é falsa a afirmativa de que “as demissões e corte de despesas da prefeitura é por causa do suposto aumento dos vereadores, como está sendo noticiado”.

CLIQUE AQUI E VEJA A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA

Em Mutans, Governo de Guanambi oferece cursos e palestras de capacitação através do Projeto Prefeitura Itinerante

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem procurar a sede da subprefeitura, localizada na Praça Zé Pereira, onde uma equipe de funcionários estará orientando e encaminhando os cidadãos.

Fazendo parte do Projeto Prefeitura Itinerante, a Prefeitura de Guanambi, através da sua Subprefeitura em Mutans, em parceria com diversas secretarias municipais, está oferecendo uma ampla gama de serviços para a população local, além de cursos profissionalizantes, palestras e orientações. Os interessados devem procurar a sede da subprefeitura, localizada na Praça Zé Pereira, onde uma equipe de funcionários estará orientando e encaminhando os cidadãos.

Os serviços que estão sendo oferecidos são:

- Secretaria de Industria, Comércio e Planejamento: Palestras de capacitação, orientações e encaminhamento para a regularização fundiária, alvarás de funcionamento, Balcão de Empregos, matrícula em cursos do Senac, atendimento ao Micro Empreendedor Individual e orientações sobre microcrédito credibahia;
- Secretaria de Administração: Recebimento e expedição da carteira de identidade e carteira reservista;
- Secretaria de Assistência Social: Atualização do cadastro do Bolsa Família, orientações sobre o benefício de auxilio idoso e auxilio deficiente e orientações para lideranças comunitárias quanto ao Programa Nacional de Habitação Rural, cadastro nacional de entidades e cursos profissionalizantes;
- Secretaria de Agricultura: Realização de Cadastro Ambiental Rural, renovação da DAP, cadastro e renovação do Garantia Safra e serviços relacionados ao Incra;
- Os serviços da Secretaria de Saúde estão sendo oferecidos no PSF, como Consultas com especialistas, atualização cartão sus, intensificação de exames preventivos, entrega de medicamentos, entre outros serviços.
O prefeito Jairo Magalhães estará atendendo pessoalmente no gabinete da subprefeitura em Mutans durante esta semana e todo o sábado.

VLI reforçará prevenção durante Semana Nacional do Trânsito em Brumado

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além de Brumado, outras cidades baianas sediarão palestras e blitze.

Nesta segunda-feira (18), a VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), começou a mobilizar equipes Brasil afora para a campanha de segurança da Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação prevê ações em dezenas de cidades de oito estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Tocantins e Goiás). Serão realizadas blitze em diversos municípios como Brumado, Camaçari, Cachoeira, São Félix, Senhor do Bonfim, entre outros. “Apostamos cada vez mais em iniciativas diversas para compartilhar com a população a importância da prevenção e do comportamento seguro”, explica Eliezer Batista, analista de Segurança Operacional.

Estudantes da rede pública de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que participam do Conexão Comunidade – iniciativa criada pela VLI com a Associação Imagem Comunitária (AIC) – produziram uma animação sobre segurança ferroviária que pode ser assistida acessando o canal da VLI no YouTube. A empresa realiza ações de cunho preventivo durante todo o ano em municípios por onde passam a FCA e a FNS. Entre as medidas adotadas estão a ampliação das sinalizações em passagens de nível e a instalação de mecanismos que emitem sinais luminosos quando o trem se aproxima.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Ipanema

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 20/09, das 08h às 12h, no bairro Ipanema. Serão atingidos os seguintes locais: Rua A; Rua K; Rua 23; Rua 25; Rua 14; Rua 15; Rua 16. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeito de Guanambi autoriza limpeza de barragem na região de Mutans

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito autorizou ainda a melhoria das estradas vicinais e a busca de alternativas para melhorar o sistema de abastecimento de água.

No último sábado (16), o prefeito Guanambi, Jairo Magalhães, esteve na comunidade de Vargem Grande para discutir demandas do local. A reunião fez parte da implantação do projeto Prefeitura Itinerante no Distrito de Mutans, que prevê visitas e ações importantes também na zona rural do Distrito. Na ocasião, Jairo autorizou o início dos serviços de limpeza da Barragem do Turco, obra que há muito representa demanda da comunidade local, a melhoria das estradas vicinais e a busca de alternativas para melhorar o sistema de abastecimento de água. O prefeito reafirmou seu compromisso de estar presente na comunidade com obras e serviços que promovam a melhoria da qualidade de vida do povo. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Helio Pereira (Lelé), agradeceu a presença do gestor na região e frisou o apoio que vem recebendo na secretaria para desenvolver ações em prol da zona rural.

Saeb emite nota sobre adiamento no resultado do concurso da PM e Corpo de Bombeiros

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A previsão de o resultado ser publicado no dia 15 deste mês, no entanto, segundo a Saeb, a prorrogação foi necessária em função da complexidade e da abrangência do concurso.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) informa que foram adiados os resultados da primeira e segunda etapa do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que estavam previstos para a última sexta-feira (15). O resultado será publicado no dia 22 deste mês, no Diário Oficial do Estado (DOE), no site da Saeb, no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O cronograma provisório do certame, publicado no anexo II do Edital Saeb 01/2017, trazia a previsão de o resultado ser publicado no dia 15 deste mês. No entanto, a prorrogação foi necessária em função da complexidade e da abrangência do concurso, o maior já realizado para a Polícia Militar no Estado, com cerca de 150 mil inscritos.

Deputado Luciano Ribeiro parabeniza municípios que comemoram emancipação política no mês de setembro

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O deputado parabeniza os municípios de Paramirim, Feira de Santana e Tanhaçu, desejando progresso, desenvolvimento e qualidade de vida a sua gente.

O deputado Luciano Ribeiro parabeniza os municípios baianos que comemoram emancipação política no mês de setembro, desejando progresso, desenvolvimento e qualidade de vida a sua gente. No dia 16 de setembro, a cidade de Paramirim completou 139 de emancipação político administrativa. A cidade faz parte da bacia hidrográfica do São Francisco, sendo o Rio Paramirim um dos maiores e mais importantes afluentes da margem direita do Rio São Francisco. Localizada na Chapada Diamantina, no "Ciclo do Ouro", com destaque nas atrações turísticas para a Barragem do Zabumbão e as pinturas rupestres da Serra da Pedra Branca.

Feira de Santana fez 184 anos em 18 de setembro. A sexta maior cidade do interior do país, com uma população maior que oito capitais estaduais (com população estimada pelo IBGE de 627.477) e sede da maior região metropolitana do interior nordestino. Feira de Santana é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial, financeiro, administrativo, cultural e comercial do interior da Bahia e um dos principais do Nordeste, exercendo influência sobre centenas de municípios do estado.

Tanhaçu completará 56 anos em 22 de setembro. Tanhaçu é município típico do interior nordestino, que sobrevive da agricultura, pecuária e do comércio. Primitivamente habitada por índios, a região teve povoamento intensificado em meados do século XVIII em virtude da expedição comandada pelo bandeirante André da Rocha Pinto, que se estabeleceu na região pela alta fertilidade dos solos. A partir daí o município só se desenvolveu. O nome Tanhaçu originou-se da língua Tupi-Guarani, cujo significado é “Porco Grande”, pois sua região era primitivamente habitada por grande quantidade de porcos.

Prefeito Elmo Vaz confirma que Irecê não terá festa de Réveillon

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o gestor, a crise econômica que atinge os municípios foi o que impossibilitou a realização da festa da virada.

A tradicional festa de Réveillon não será realizada este ano em Irecê. A confirmação foi feita pelo prefeito Elmo Vaz na tarde desta segunda-feira (18), em entrevista a uma emissora de rádio local. Nos últimos quatro anos, a festa foi realizada na Praça Clérison Andrade, atraindo milhares de pessoas para curtir uma programação com grandes nomes da música nacional, a exemplo da dupla Simone e Simaria. De acordo com o gestor, a crise econômica que atinge os municípios foi o que impossibilitou a realização da festa da virada. “Não vamos ter Réveillon. A crise não nos permite”, afirmou. Ainda de acordo com Vaz, a Micareta – uma promessa de campanha - também não será realizada neste seu primeiro ano de gestão. Fonte: Irecê Repórter.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 18/09

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Guanambi: Jairo Magalhães inspeciona início de obras e ações do projeto Prefeitura Itinerante

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo segue atendendo as demandas da localidade, ouvindo populares no seu gabinete, visitando diversos locais e buscando a solução das questões.

Desde a inauguração da subprefeitura no Distrito de Mutans, em Guanambi, ocorrido no último sábado (16), o prefeito Jairo Magalhães segue atendendo as demandas da localidade, ouvindo populares no seu gabinete, visitando diversos locais e buscando a solução das questões. Uma grande estrutura já está disponível para a população, diversas máquinas niveladoras, pás-carregadeiras e caçambas. Equipes de funcionários intensificaram os trabalhos de revisão da iluminação pública na manhã desta segunda-feira (18), com a troca para lâmpadas mais potentes, braços maiores dos postes, limpeza das vias de acesso ao distrito, poda de árvores, limpeza de aguadas nas comunidades rurais, entre outros.

No sábado, o prefeito já tinha assinado a ordem de serviço para a pavimentação de sete ruas e para início da construção de uma quadra poliesportiva, na qual a prefeitura irá ampliar o projeto, realizando a sua cobertura, dotando de vestiários e arquibancada, o que tornará um miniginásio. A ação atende uma antiga reivindicação da juventude local. “Já estamos atendendo o povo no nosso gabinete já instalado em Mutans, onde estamos aguardando a visita dos cidadãos do distrito e das comunidades rurais circunvizinhas para ouvir as demandas e procurar as soluções”, salientou o prefeito.

Deputado Luciano Ribeiro entrega tratores agrícolas por meio de emendas parlamentares para Piripá e Cordeiros

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Entrega do trator em Cordeiros, com a presença do dep. Leur Lomanto, líder local Dão de Vavá, vereadores e lideranças.

O último dia 17 de setembro marcou o começo de uma nova era para o desenvolvimento da agricultura familiar em comunidades rurais dos municípios de Piripá e Cordeiros. Fruto de emendas parlamentares do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), foram entregues tratores e implementos para a comunidade de Lagoa do Ferreira (em Piripá) e para a Associação dos Pequenos Produtores de Malhada (Cordeiros), com as presenças das lideranças locais Dão de Vavá e Adriano Bilac, vereadores e do deputado Leur Lomanto. Luciano Ribeiro também já destinou tratores agrícolas para Guajeru, Licínio de Almeida, Mortugaba, Ibiassucê e Cícero Dantas. Para o deputado, a ação é importante na lida diária dos produtores, “o que se torna uma grande contribuição para as comunidades ao proporcionar fixação do homem no campo, gerando renda, subsistência e qualidade de vida”, avaliou.

Entrega do trator em Lagoa do Ferreira (Piripá), com a presença do dep. Leur Lomanto, líder local Adriano Bilac e da comunidade.

Baixo de Irecê e proposta de desconto para liquidação de dívidas de produtores são temas de reunião em Brasília

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A solicitação feita na reunião é para que Pessoas Jurídicas também tenham acesso aos descontos, já que a medida contempla apenas os produtores Pessoas Físicas.

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, e o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Harley Nascimento, reuniram-se em Brasília (DF) com parte da bancada parlamentar da Bahia, prefeitos e produtores de projetos de irrigação da Codevasf. No ato, que ocorreu na última semana, eles dialogaram sobre assuntos da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da empresa, localizada em Bom Jesus da Lapa (BA). "A reunião foi bastante proveitosa. Pudemos tratar sobre o início das atividades do Projeto Baixio de Irecê e sobre a inclusão das Pessoas Jurídicas na Lei 13.340. Acredito que conseguiremos ser exitosos em todos os pleitos. O Projeto Formoso foi muito bem representado pelo presidente do Conselho, Antônio Márcio, que fez a solicitação referente à inclusão das Pessoas Jurídicas na Lei 13.340", conta o superintendente regional da Companhia, Harley Nascimento.

A Lei 13.340/2016 estabeleceu descontos para incentivar a liquidação das dívidas de titulação de lote e tarifa de água (conhecida como K1) de agricultores de projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf. Os descontos previstos na lei variam de 10% a 95%. A campanha teve início em fevereiro deste ano e seguirá até o mês de novembro. A solicitação feita na reunião é para que Pessoas Jurídicas também tenham acesso aos descontos, já que a medida contempla apenas os produtores Pessoas Físicas. Cerca de 2,3 mil agricultores dos projetos públicos irrigados do Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf – podem ser beneficiados até o final do ano com os descontos. Outro assunto da reunião foi o início das atividades do perímetro de irrigação Baixio de Irecê, localizado nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, que tem área irrigável prevista de 47 mil hectares, e está sendo implantado pela Codevasf. Perímetro tem potencial para ser um dos maiores projetos de irrigação da América Latina. A primeira etapa do projeto já foi concluída.

Assaltante esfaqueia bebê de três meses porque a mãe não tinha celular

Terça / 19.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A mãe teve que receber quatro pontos, e a bebê três.

Por causa de um celular, mãe e filha foram feridas por um criminoso durante um assalto em Bauru, interior de São Paulo, no último sábado (16). A vítima em nenhum momento reagiu e entregou o dinheiro rapidamente, mas nem isso foi suficiente para evitar o ataque. Mãe e filha estavam na calçada e seguiam para um supermercado que fica no bairro, quando dois homens em uma moto passaram por elas. O garupa desceu e encurralou as duas. Armado com faca, o criminoso exigiu dinheiro e o celular da vítima, no entanto, a mulher não estava com o aparelho.

A dona de casa Débora Ricci entregou R$ 50 que gastaria nas compras, mas não foi o suficiente pra se ver livre do criminoso. Ela contou que na hora não tinha ninguém na rua e, mesmo entregando o dinheiro, o assaltante feriu ela e a filha com a faca. Desesperada e sem reação, ela voltou pra casa que fica cerca de 30 metros do local da abordagem e ligou pra os parentes que levaram as duas até o pronto-atendimento. Débora teve que receber quatro pontos, e a bebê três. Até esta terça-feira (19) nenhum suspeito foi preso. Fonte. g1.globo.com.