Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2017"

Governo da Bahia articula convênios para colaborar na elaboração de planos de saneamento de mais 179 municípios

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Sihs e suas vinculadas (Agersa e Embasa), firmaram parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para execução dos planos.

Focado na meta de universalizar água e saneamento na Bahia, o Governo do Estado, articula convênios com consórcios de 21 territórios de identidade para ajudar na elaboração dos Planos dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), conforme manda a lei federal de nº 11.445/2007. Dessa vez, a matriz do projeto é envolver as quatro vertentes: abastecimento de água potável, sistema de esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos serão apoiadas. Para isso, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e suas vinculadas (Agersa e Embasa), firmaram parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A iniciativa coloca à disposição de 179 municípios o corpo técnico das duas pastas para direcioná-los nos quesitos: diagnóstico e capacitação de todas as diretrizes. A previsão é que até o final do final o processo seja iniciado.

Conforme faz questão de frisar o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, com isso, o apoio aos planos passará a ser completo e a Bahia ficará cada vez mais próxima de cumprir o que manda a legislação. “Porém, o mais importante nisso tudo é saber que estamos trabalhando por mais qualidade de vida de milhares de baianos. Afinal, a conclusão dos planos proporcionarão não apenas a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mas viabilidade técnica e econômica-financeira, com metas estabelecidas e acima de tudo investimentos, que serão revestidos em serviços de excelência com sustentabilidade”, comemorou Peixoto.

Na lista constam seis do Território Piemonte Norte do Itapucuru (Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu e Senhor do Bonfim, que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável; 13 do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Circuito do Diamante da Chapada Forte ((Andaraí, Barra da Estiva, Boa Vista do Tupim, Boninal, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê Lençóis, Lajedinho, Marcionílio Souza, Nova Redenção e Ruy Barbosa). No Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi integram os municípios de: Ibirapitanga, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Valença, Aratuípe, Cairu, Camamu, Igrapiuna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte.

No rol ainda estão mais 148 localidades dos consórcios do Extremo Sul, de Desenvolvimento no Vale do Jiquiricá, Sustentável do Vale do Jiquiricá, da Bacia do Jiquiriçá, Intermunicipal Mata Atlântica, do Litoral Sul, do Alto Sertão, do Recôncavo, da Costa do Descobrimento, do Portal do Sertão, da Bacia do Paramirim, do Oeste, de Irecê, do Sisal, do São Francisco, do Médio Rio de Contas, do Vale do Rio Pardo, da Bacia do Corrente e o Intermunicipal Somar, que dica no território metropolitano.

Dia 11 de setembro começa a Campanha de Multivacinação em Caetité

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, começará no dia 11 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até o dia 22 do mesmo mês. Durante este período, os postos de saúde irão oferecer 16 tipos de vacinas para crianças e para adolescentes menores de 15 anos, de diferentes faixas etárias. “O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação. É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a sua caderneta, para que os profissionais de saúde possam avaliar o esquema de imunização de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, explica a secretária de Saúde do município, Cynthia Lopes.

O Dia D será realizado em 16 de setembro, na sede do município, nos seguintes pontos: Posto de Saúde CAE III; Secretaria de Desenvolvimento Social; Centro de Saúde Dr. Woquiton Fernandes Teixeira; Creche Acalanto (Praça Coração de Maria); Escola Manoel Teixeira Ladeia (Alto do Cristo); Unidade de Saúde José Silveira Rocha (Bairro Nossa Senhora da Paz). Na Zona Rural, o cronograma de vacinação será da seguinte maneira: Cercado – 11/09; Santa Luzia – 12/09; Brejinho – 13/09; Juazeiro – 14/09; Maniaçu – 15/09; Aroeiras – 18/09; Pajeú -19/09; Caldeiras – 20/09; Campinas – 21/09; Lagoa do Mato – 22/09. As vacinas oferecidas na campanha de multivacinação oferecem proteção pra toda a vida, contra doenças como Sarampo, Paralisia Infantil, Varicela, Caxumba, Rubéola, Meningite, Hepatite A, Hepatite B, Febre Amarela e o HPV.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro São Francisco

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 10/09, das 08h às 16h, no bairro São Francisco, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Rio de Janeiro, Rua Henrique Dias, Avenida Governador Nilo Coelho e Rua Maria Quitéria. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Crianças da Escola Maria da Conceição Pontes fazem horta ecológica

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com garrafas pet os alunos fizeram um canteirinho e plantaram diversos tipos de hortaliças, como: coentro, cebolinha, salsa e alface.

As crianças da Escola Maria da Conceição Pontes botaram as mãos na terra e fizeram sua própria horta ecológica. Com garrafas pet os alunos fizeram um canteirinho e plantaram diversos tipos de hortaliças, como: coentro, cebolinha, salsa e alface. A iniciativa foi um sucesso e a aprendizagem maior ainda, já que as crianças deram uma aula sobre a importância dos alimentos cultivados em casa e livres dos agrotóxicos. “A vontade de por os alunos em contato com a natureza para torná-los mais sensíveis e conscientes de que a vida depende do meio ambiente, e que o meio ambiente depende de cada um, levou Elides Flores a desenvolver esse projeto. É uma ação que nos enche de orgulho”, comemorou a gestora do grupo escolar, Meire Carvalho.

Polícia Civil prende homicida em Livramento de Nossa Senhora

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Joselito Crispim dos Santos matou um indivíduo a facadas no ano de 2007.

Nesta quarta-feira (06), investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) deram cumprimento a um Mandado de Prisão Preventiva na localidade da Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, em desfavor de Joselito Crispim dos Santos, de 58 anos. O Mandado foi expedido em 2015 pela Vara Criminal da Comarca de São Sebastião-SP, em razão de Joselito ter matado um indivíduo a facadas no ano de 2007. O indivíduo encontra-se temporariamente custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Livramento e deve ser submetido à julgamento em outubro do corrente ano.

Governador Rui Costa assina carta contra a privatização da Eletrobras

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O governador Rui Costa confirmou sua assinatura durante a viagem de retorno da China.

Em carta encaminhada ao presidente Michel Temer nesta terça-feira (5), os nove governadores do Nordeste apresentaram sugestões para a reestruturação do setor elétrico brasileiro e se opõem à venda da Eletrobras e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A Carta dos Governadores do Nordeste é uma reação à intenção anunciada pelo governo federal no mês passado de iniciar o processo de desestatização da Eletrobras, holding que controla as maiores geradoras de energia do país, como Chesf, Furnas e Eletronorte, e metade de Itaipu, atualmente a maior hidrelétrica do mundo. As mudanças preveem ainda a revisão do Marco Legal do setor e a descotização do mercado energético. O governador Rui Costa confirmou sua assinatura durante a viagem de retorno da China, onde cumpriu agenda nos últimos dias e assinou acordos importantes para a execução da Ponte Salvador-Itaparica, Fiol e Porto Sul.

Na carta, os governadores afirmam que a venda da Eletrobras para a iniciativa privada representará um aumento significativo das tarifas de energia para o consumidor brasileiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que o reajuste na conta de luz pode variar de 7% a 17%. “É fato que membros da equipe do governo têm se esmerado em negar aumento de custo da energia para o consumidor final”, aponta a Carta. Na avaliação dos governadores nordestinos, a transferência para investidores privados do controle operacional das usinas do Sistema Eletrobras, particularmente daquelas geridas pela Chesf, condicionará por décadas todo projeto ou ação que demande água do Rio São Francisco. Em especial, a carta alerta para o risco de colocar na iniciativa privada a gestão de usinas que utilizam água, comprometendo previamente a vazão dos rios necessária à geração da energia contratada, limitando o uso múltiplo das águas, como irrigação de lavouras e a transposição do Rio São Francisco.

“Com isso, põe em risco a segurança hídrica de numerosa população e ainda desestimula que levemos adiante estudos e planos para outros usos da água, no que podemos estar comprometendo o futuro de gerações. Quanto ao Rio São Francisco e a Chesf, lembramos que a empresa tem suas usinas dispostas em cascata num dos mais importantes rios brasileiros que, se for levado em conta o fato de banhar grande parte do semiárido nordestino, chega-se, sem dúvida à conclusão de que é ele o mais importante rio deste país”, destaca o documento. Os governadores apresentam, ainda, na carta, propostas e sugestões para viabilizar uma solução para o setor que não esteja centrada unicamente em uma discussão político-financeira, voltada apenas para a captação de recursos destinados ao fluxo de caixa do governo federal, sem considerar a complexidade e a importância do sistema elétrico para o País.

“Entendemos que um setor que exerce tamanho impacto sobre todas as cadeias produtivas e camadas sociais não deve, em hipótese alguma, financiar ou cobrir déficits no caixa do Governo”, diz o documento. Os governadores do Nordeste propõe a criação de um grupo de trabalho destinado a elaborar “um modelo de governança transparente e blindado às ingerências políticas e partidárias”. Além do governador da Bahia, a carta é assinada pelos governadores Renan Calheiros Filho (Alagoas), Paulo Câmara (Pernambuco) Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), Ricardo Coutinho (Paraíba), Wellington Araújo (Piauí), Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Jackson Barreto (Sergipe).

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Dr. Juracy

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado, dia 09/09, das 07h45 às 13h45, no bairro Dr. Juracy, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Padre Anchieta, Rua dos Tamoios, Rua Souza Cruz, Rua Juscelino Kubistchek, Rua São Cosme, Rua Padre Vieira, Rua Rui Barbosa, Rua Brasília, Rua São Cosme e Rua Maria dos Santos Leite. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Câmara de Ituaçu divulga ata da segunda sessão ordinária do segundo período legislativo de 2017

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na Ordem do Dia foi aprovada a tramitação em regime de urgência, urgentíssima do Projeto de Lei que dispõe sobre o reajuste da taxa de visitação da Gruta da Mangabeira.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ituaçu disponibilizou a ata da segunda sessão ordinária do segundo período legislativo de 2017, realizada no dia 18/08/2017. A sessão foi realizada no auditório da Congregação Mariana de São Luiz em razão da reforma que está sendo feita na sede do legislativo municipal, contando com as presenças dos seguintes vereadores: Márcio Aparecido Araújo Rocha (Presidente), Ronaldo da Silva Rocha (Vice-Presidente), Joel Teixeira Silva (1º Secretário), Elza Marillu Martinelly Silva Ramos (2ª Secretária), Almir Santos Pessoa, Reinalvo Rocha Ferreira, Sivaldo Ferreira da Silva, Adriano Silva Machado,Tertulina Silva Andrade, Otacilio Caíres de Souza e Euvaldo Figueredo da Silva.Na Ordem do Dia foi aprovada a tramitação em regime de urgência, urgentíssima do Projeto de Lei Municipal N.º 006/2017, de autoria do Poder Executivo, que "Dispõe Sobre a Cobrança da Taxa de Visitação da Gruta da Mangabeira”. No Grande Expediente, os vereadores aproveitaram para debater a respeito do referido projeto, bem como outros assuntos de interesse do município.

CLIQUE AQUI E ACESSE A ATA DA SESSÃO NA ÍNTEGRA

Prefeitura de Caetité decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (08)

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Caetité determinou que o expediente das repartições públicas do Poder Executivo Municipal no dia 08 de setembro será cumprido por compensação, mediante acréscimo de uma hora na jornada normal de trabalho nos dias úteis. Estão ressalvados os serviços públicos essenciais cuja prestação não admita interrupções. Como justificativa a Prefeitura ressalta que são altos os gastos para o funcionamento dos órgãos e repartições públicas, pelo que a forma de compensação da jornada dos servidores nos dias facultados implicará redução de custos para o município. A prática em adotar sistema de compensação com ponto facultativo nos dias que antecedem ou precedem feriados, já é adotada pelos demais entes federativos como o Estado da Bahia, a União Federal e outros, como medida de eficiência e economicidade na Administração Pública.

CONFIRA NA ÍNTEGRA DO DECRETO

11º Passeio Ciclístico de Caetité será realizado amanhã (07 )

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com apoio da Prefeitura Municipal o Passeio Ciclístico estimula a prática esportiva no município.

Há dez anos o Passeio Ciclístico do 7 de setembro em Caetité tem atraído pessoas de todas as idades para as ruas, em um movimento que é um misto de civismo, entretenimento, amor à pátria e ao ciclismo. Tornou-se, então, uma tradição para a cidade, tendo sido incluído no calendário de atividades do município e considerado um exemplo claro de incentivo à prática esportiva, à saúde e ao bem estar para milhares de pessoas de Caetité e região.

O percurso terá início às 08h, em frente à Cerb, passando pelas principais ruas da cidade, findando-se na Praça da Juventude. Ao longo de todo o percurso será disponibilizado um carro de apoio para recolher garrafas plásticas, copos descartáveis, banners e papéis utilizados no evento, que serão encaminhados à Cooperativa de Reciclagem (Coopercicli) de Caetité. Além de toda a segurança e suporte dos anos anteriores, o circuito será animado pelo DJ Thiago. Adquira já a sua Camisa na Loja Naza Bikes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caetité.

Caetité: Escola Dom Manoel Raimundo de Melo realiza projeto FestEJA

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A noite cultural foi norteada pelo eixo temático: Doenças no Brasil: Causas e prevenções.

Na última quinta-feira (31), a escola de primeiro grau Dom Manoel Raimundo de Melo, do Povoado de Santa Luzia, iniciou o projeto FestEJA: Show de Talentos, Cultura e literatura nas turmas da EJA. A noite cultural foi norteada pelo eixo temático: “Doenças no Brasil: Causas e prevenções, com enfoque nas DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) e gravidez sem planejamento”. Na oportunidade, foi realizada uma palestra com a participação da enfermeira Maria de Fátima Barberino e, em seguida, houve uma rodada de perguntas para que os alunos tirassem dúvidas. A noite foi marcada por muitas informações e esclarecimentos sobre o tema proposto.

Brumado: Indivíduo reage à ação da Polícia Civil e morre em confronto

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

No confronto, Leones Ferreira Costa, de 22 anos, foi atingido e posteriormente encaminhado ao Hospital Magalhães Neto, onde veio a óbito.

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) tentaram abordar um indivíduo no bairro Mercado, em Brumado, quando o mesmo sacou uma arma de fogo e atirou contra os policiais. Houve pronta reação da equipe e o indivíduo Leones Ferreira Costa, de 22 anos, foi atingido e posteriormente encaminhado ao Hospital Magalhães Neto, onde veio a óbito. Leones era indivíduo de alta periculosidade e vinha praticando vários roubos em Brumado e outros municípios da região. Em junho 2010, quando ainda era menor, praticou um latrocínio no município de Barra da Estiva, ceifando a vida de uma advogada. O revólver que Leones portava foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica a fim de ser periciado, e o corpo foi submetido à necropsia no Instituto Médico Legal.

Câmara de Ituaçu divulga ata da primeira sessão do segundo período legislativo

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A sessão foi realizada no auditório da Congregação Mariana. No grande expediente, os vereadores comentaram diversos assuntos de interesse da comunidade.

A Câmara de Vereadores de Ituaçu, através da sua Mesa Diretora, disponibilizou a ata da primeira sessão do segundo período legislativo de 2017. A sessão contou com as presenças dos vereadores Márcio Aparecido Araújo Rocha (Presidente), Ronaldo da Silva Rocha (Vice-Presidente), Joel Teixeira Silva (1º Secretário), Elza Marillu Martinelly Silva Ramos (2ª Secretária), Almir Santos Pessoa, Reinalvo Rocha Ferreira, Sivaldo Ferreira da Silva, Adriano Silva Machado,Otacilio Caíres de Souza e Euvaldo Figueredo da Silva.Ausente a Vereadora Tertulina Silva Andrade (falta justificada). A sessão foi realizada no auditório da Congregação Mariana e não teve nenhuma matéria sendo apreciada na Ordem do Dia. No grande expediente, os vereadores comentaram diversos assuntos de interesse da comunidade.

CLIQUE AQUI E ACESSE A ATA DA SESSÃO NA ÍNTEGRA

PF contabiliza mais de R$ 51 milhões em 'bunker' que seria de Geddel

Quarta / 06.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O valor apreendido em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

A Polícia Federal chegou ao valor de mais de R$ 51 milhões (R$ 51.030.866,40) durante a contagem do valor apreendido em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). A PF usou sete máquinas e levou o dia inteiro para finalizar a contagem. A ação, realizada na manhã desta terça-feira (5), foi chamada de Tesouro Perdido e é um desdobramento das investigações sobre fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal, a operação Cui Bono. A quantia foi encontrada em malas e caixas espalhadas no apartamento e já é considerada a maior da história em apreensões pela PF. De acordo com a polícia, os valores apreendidos foram transportados a um banco, para ser contabilizado e, depois, depositado em conta judicial.

Livramento: CERB implantará dois poços artesianos no distrito de Iguatemi

Terça / 05.09.2017

Por Raimundo Marinho

A reivindicação, junto ao diretor Marcos Bulhões, foi intermediada pela deputada Ivana Bastos, a pedido do ex-prefeito Carlos Batista, do vereador Juscelio Pires e Lucas Spínola.

A Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (CERB) anunciou dois poços artesianos para o distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, já alocados por uma equipe do órgão no último dia 29 de julho. Segundo a CERB, trata-se de reivindicação, junto ao diretor Marcos Bulhões, intermediada pela deputada estadual Ivana Bastos, a pedido do ex-prefeito Carlos Batista, do vereador Juscelio Pires e Lucas Spínola. Carlos Batista afirmou que o atual sistema de abastecimento de água na sede do distrito, implantado em sua gestão, necessita de ampliação urgente até que uma solução definitiva seja implementada.

Para o vereador Juscelio, os poços serão “um alento para o povo de Iguatemi, pois estamos em um momento de calamidade”. A deputada Ivana Bastos declarou-se contente com o início das providências e que estará atenta ao andamento do pleito e às muitas outras dificuldades enfrentadas pela população. A falta d’água no distrito e no município foi tema de reunião em Salvador, do grupo da deputada com o senador Otto Alencar e o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, com reivindicações ao governador.